Em minha recente viagem à Turquia, tive a oportunidade de conhecer o Anıtkabir – Memorial de Atatürk em Ancara.
Já havia visto alguns vídeos e achado muito interessante, então fiquei muito feliz quando vi que o meu roteiro incluía uma breve visita ao Anıtkabir. Trata-se de um monumento com mais de 3.000 m² de área construída, que além de abrigar o mausoléu, inclui o Museu da Guerra da Independência Turca.
1 – Anıtkabir
A palavra turca anıtkabir, significa túmulo memorial. Este foi construído para abrigar o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o primeiro presidente da República da Turquia.
Mustafa Kemal liderou o movimento nacional turco, o que depois se transformou na Guerra da Independência Turca. O sucesso nas batalhas contra as tropas da França e do Reino Unido, levaram à libertação do país e à proclamação da república. Assim, ele tornou-se o primeiro presidente e promoveu reformas políticas, econômicas e culturais. Com isso, acabou recebendo o apelido de Atatürk (Ata = pai; türk = turcos) o pai dos turcos.
2 – Atatürk
Atatürk transformou o que havia restado do Império Otomano em um estado democrático e secular. Entre as reformas que implantou, uma das mais importantes foi a mudança da forma de escrever, adotando o padrão ocidental e latinizando o alfabeto turco.
3. Salão de Honras
Esta é a parte principal do memorial e onde está a tumba simbólica. É o local onde os chefes de estado que visitam a Turquia, fazem uma homenagem ao Atatürk, depositando flores.
O estilo arquitetônico lembra o Otomano, com teto piramidal e detalhes em ouro.
4 – Sarcófago Simbólico
Este é apenas uma tumba simbólica, onde as homenagens são prestadas. A verdadeira tumba está localizada em uma sala especial, logo abaixo desse local. Ela é permanentemente vigiada e não está aberta à visitação, mas é possível visualizá-la por imagens em uma tv instalada à sua entrada.
5 – Museu da Guerra da Independência Turca
Em um dos setores do museu, passamos por galerias onde podemos ver representações das três principais batalhas daquela guerra.
São grandes telas pintadas com cenas das batalhas e à sua frente, cenários de trincheiras, montados em tamanho real, com manequins de soldados, equipamentos de guerra e efeitos sonoros. O realismo é impressionante, parece que estamos em um campo de batalha.
O objetivo é mostrar aos visitantes como foi o processo de formação da República da Turquia.
6 – Corredor dos Arcos
Em outra parte do museu está um enorme corredor com uma série de arcos, típicos de igrejas, com galerias mostrando várias etapas do processo de construção do novo país (1919/1938).
Ao longo do corredor estão dispostos os bustos de vários soldados que lutaram na guerra, junto com um painel contando brevemente a história de cada um.
7 – Galerias
Nas galerias do corredor, há sempre um painel em alto relevo representativo dos fatos, além de documentos e fotos dos eventos.
Escolhi esta que mostra: Reformas na Lei, Direito das Mulheres e Adoção de Sobrenomes.
8 – Praça de Cerimônias
A grande esplanada, chamada de Praça das Cerimônias, acomoda 15.000 pessoas. O chão é de mármore travertino em vários tons, decorado como se fosse um tapete turco com padrões kilim.
No outro extremo da esplanada está o túmulo do segundo presidente da Turquia, İsmet İnönü.
Esse post faz parte do projeto [8 on 8] onde blogs de viagem no dia 8 de cada mês, falam sobre um tema escolhido e incluem 8 fotos. Espero que você também tenha gostado do tema deste mês que foi sobre monumentos e queira continuar lendo nos outros blogs participantes:
Mulher Casada Viaja – Pantheon, o senhor de Roma
Destinos Por Onde Andei – Monumentos no Mundo – 8 Arcos Maravilhosos
Turistando.in – As antigas portas de entradas das cidades italianas
O Berço do Mundo – O real alcázar e a alma árabe de Sevilha
Viajando em 3..2..1. – Top 8 monumentos na Europa
Você já usa o Pinterest para organizar suas viagens? Então pode salvar a foto abaixo e depois achar este post rapidinho. 😉
Leia também sobre outros Passeios Imperdíveis para Fazer na Turquia.
Foto de Capa: nikbays on Pixabay