Entre Polos

Tudo Sobre o Arco do Triunfo, um Marco de Paris

Arco do Triunfo, Paris

Quem visita Paris pela primeira vez, já tem em mente alguns lugares que deseja visitar e com certeza o Arco do Triunfo está na lista.

O Arco do Triunfo de Paris está localizado na Praça Charles de Gaulle, também conhecida como Place de l’Etoile (Praça da Estrela), ela é redonda e dela partem 12 avenidas, sendo a Champs Elysées a mais famosa.

Para que o Arco do Triunfo foi Construído

A construção do Arco do Triunfo em Paris foi encomendada em 1806 pelo Imperador Napoleão Bonaparte. Seu exército havia conquistado a maior parte da Europa e foi considerado invencível e após a grande vitória em Austerlitz Napoleão lhes prometeu que ao voltarem para casa passariam por uma arco de triunfo.  

Com a derrota de Napoleão em Waterloo em 1815 e o projeto da construção foi interrompido. A construção do Arco do Triunfo foi concluída em 1836, muito depois da morte de Napoleão em 1821.

Mesmo que os soldados de Napoleão não tenham passado pelo arco, muitos desfiles de vitória passaram por ele, incluindo os alemães em 1871 e os franceses em 1918, os alemães novamente em 1940 e os franceses com os aliados em 1944 e 1945.

Atualmente o arco é o marco de onde se iniciam os grandes desfiles parisienses e onde acontecem manifestações populares. Ele é o símbolo do patriotismo francês.

Todos os anos, em 11 de novembro, é realizada uma cerimônia em comemoração ao aniversário do armistício que foi assinado entre a França e a Alemanha em 1918. 

Arco do Triunfo – Arquitetura

O design do Arco do Triunfo de Paris é uma  versão neoclássica da arquitetura romana antiga. Visto que os arcos triunfais estão associados à arquitetura da Roma Antiga. Acredita-se que os romanos aprenderam a construir arcos com os etruscos, o que teve um grande impacto na arquitetura romana.  Com esse conhecimento os romanos passaram a usá-lo na construção de aquedutos, templos e anfiteatros. Daí imagina-se que o arco passou a ser um símbolo adequado para o triunfo dos romanos.

O Arco do Triunfo de Paris é adornado com quatro grupos de esculturas, sendo o grupo mais célebre, a do escultor François Rude,  “Partida dos Voluntários”, também conhecido como Marseillaise. A mulher representa a França e os soldados, o povo francês.

Outra grupo marcante é aquela conhecido como “Triunfo de Napoleão em 1810”, esculpido por Jean-Pierre Cortot.  Nele está o Imperador Napoleão I sendo coroado por uma figura feminina, uma alegoria representando a Deusa da Vitória.  

Dois outros grupos de esculturas no lado oposto são a “Resistência de 1814” e “Paz de 1815”, ambas do escultor Antoine Etex.

As inscrições na parte inferior do arco, são referências a várias guerras e disputas das quais a França esteve envolvida. Contudo as batalhas que ocorreram no período entre a saída de Napoleão de Elba e sua derrota final em Waterloo não foram incluídas.

Túmulo do Soldado Desconhecido

O túmulo do soldado desconhecido da Primeira Guerra Mundial repousa sob o Arco do Triunfo desde 1920. A chama eterna queima em memória dos mortos que nunca foram identificados na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial. 


A laje acima do túmulo traz a inscrição “Aqui descansa um soldado francês que morreu pela pátria 1914-1918 ”.

👉🏼 Veja aqui pacotes para Paris com desconto especial. 🧡

A chama é reavivada todas as tardes às 18:30h, enquanto soldados colocam guirlandas decoradas com as cores azul (liberdade), branco (igualdade) e vermelho (fraternidade), representando os ideais da revolução francesa. 

Há muito tempo, em minha primeira viagem à Paris, pude presenciar esse momento. Não poderia deixar de incluir aqui, uma foto que tirei do fundo do baú.  Desculpem pela péssima qualidade da foto da década do século passado. 😀

Arco do Triunfo – Ingressos

A maioria das pessoas só visitam mesmo a base do Arco do Triunfo, o que é gratuito, mas para subir ao  topo é necessário pagar ingresso.

Entrada para quem já tem o ingresso

Para ver uma das mais lindas vistas de Paris você terá que subir os 284 degraus em uma escada caracol. O elevador está disponível apenas para pessoas com capacidade de locomoção reduzida e gestantes.

De alto do Arco do Triunfo você vai avistar a Torre Eiffel e a Torre Montparnasse, a Basílica de Sacré Coeur, o Grand Palais e  o Museu do Louvre.

Procurando hotel em Paris? Clica aqui e dá uma olhada na minha dica de hotel bom, barato e bem localizado em Paris.

Valor do Ingresso: €12.00

Para menores de 18 anos a entrada é gratuita.

Gratuito para todos no 1º domingo do mês (de 01 de janeiro a 31 de março e de 01 de novembro a 31 de dezembro). 

Você pode comprar antecipado o ingresso fura fila para entrar e subir no Arco do Triunfo ou pode optar por comprar o Paris Passlib’ e incluir outros locais de seu interesse.

Horário de Funcionamento do Arco do Triunfo

Como Chegar

O arco é facilmente acessível usando o metrô (linhas 1 e 2) e desembarcar na estação Etoile. Ou, se quiser, você pode caminhar pela mais famosa avenida de Paris, a Champs Elysée (Campos Elísios) e com certeza vai encontrá-lo.

Não existe a menor chance de atravessar alguma daquelas avenidas movimentadas para chegar até a praça. Para quem tenta, a multa é altíssima. Você deve usar o túnel subterrâneo que se encontra no lado par da Avenida Champs Elysées.

Um dos melhores dias do ano para visitar o Arco do Triunfo em Paris, é 14 de julho, dia da Bastilha. O desfile do Dia da Bastilha segue por toda a extensão da avenida Champs Elysées e uma enorme bandeira é colocada no topo do arco.

Mais posts sobre a França

Sainte Chapelle – Um Relicário no Centro de Paris

Conheça o Lindo Santuário de Lourdes

Lisieux – A Pequena Cidade de Santa Teresinha

Pensando em ir para a França? Dá uma olhada nessa promoção do HURB.

Este post faz parte do Projeto 8on8, cujo objetivo é fazer uma postagem no dia 8 incluindo apenas 8 fotos. O tema deste mê foi Marco Arquitetônico. Abaixo estão os links para os demais blogs participantes. Confira!

Turistando.in Arquitetura Europeia: 8 Marcos arquitetônicos de cair o queixo
Let’s Fly AwayDuomo de Florença: tudo para você visitar e se encantar [8on8] Travel Tips BrasilJogos no Maracanã: Copa, Flamengo e amor ao futebol O Berço do MundoCasa da Música do Porto: 15 anos de melodia Destinos por onde andei… Atomium de Bruxelas, vale a pena conhecer! Viajante EconômicaComo é visitar a Sagrada Família em Barcelona

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.