Entre Polos

Tudo que Você Vai Ver ao Visitar o Vaticano e a Basílica de São Pedro em Roma

Uma visita a Roma, certamente não é completa se você não vai ao Vaticano, principalmente a Basílica de São Pedro.

Abaixo são as coisas que você vair ver durante a sua visita. Ao final, eu falo de como você ter uma chance de participar de uma audiência com o Papa.

 

1. Praça de São Pedro

Normalmente o primeiro contato com o Vaticano é a chegada à Praça de São Pedro, onde ficamos impressionados.

Primeiramente com a colunata em duas alas abertas em semicírculo, que parecem os braços da igreja, que acolhem as pessoas que a visitam.

 

Bem ao centro está o Obelisco, o qual foi trazido do Circo Neroniano , tem 25 de altura.

Mais duas fontes ornamentam a praça de forma simétrica. A da direita foi projetada por Carlo Maderno e a da Esquerda por Bernini.

A atual Basílica de São Pedro teve sua construção iniciada pelo Papa Júlio II (1503-1513) e levou 176 anos para ficar pronta.

Ela foi construída no mesmo local onde havia a antiga igreja construída pelo Imperador Constantino.  A antiga igreja, por sua vez, foi construída no local onde São Pedro havia sido sepultado, após ser crucificado durante o reinado do Imperador Nero.

 

2. Exterior da Basílica de São Pedro

Na fachada está escrito em latim a seguinte frase:

“Em honra do Príncipe dos Apóstolos, Paulo V Borghese Roman Pontífex Maximus 1612 sétimo ano do seu pontificado”.

Ao centro está a Varanda das Bençãos, de onde é anunciado um novo Papa e de onde ele dá a sua primeira benção à cidade e ao mundo (Urbi et Orbi).

Em cada lado da fachada estão dois relógios e sob eles encontram-se dois dos seis sinos da basílica.

A Basílica possui 5 portas de entrada, a Porta da Morte, a  Porta do Bem e do Mal, a Porta de Bronze, a Porta dos Sacramentos e a Porta Santa que é a da extrema direita.

 

3. Interior da Basílica de São Pedro

Todo o interior da igreja é ricamente decorado com mármores, esculturas, relevos e ornamentos com acabamentos em ouro.

Entrando na igreja, logo à direita está a capela que abriga uma das mais belas obras de arte de Michelangelo, a Pietá.

 

A basílica contém um grande número de túmulos não só de papas como também de outras personalidades, muitos são considerados verdadeiras obras de arte.

Seguindo para a frente da igreja ficamos arrebatados pela imagem do grande baldaquino sobre o Altar Papal. Projetado por Bernini, é sustentado por colunas em espiral, feitas de bronze. As colunas remetem ao Templo de Salomão e simbolizam a força e a estabilidade.

No alto do baldaquino está escrito em latim a frase de São Cipriano:

“Aqui se espalha por todo o mundo a única e verdadeira fé, aqui nasce a unidade do sacerdócio”.

 

Sob o baldaquino, encontra-se um bloco paralelepípedo de mármore branco, o qual foi colocado verticalmente sobre o túmulo de São Pedro. Este altar é conhecido por Altar da Confissão, pois está situado no lugar conhecido como Confessio, o túmulo do apóstolo que confessou sua fé através do seu martírio.

No Prebistério está a Cátedra de São Pedro. Também projetada por Bernini, foi toda construída em bronze e guarda no seu interior como um relicário, a cadeira original de São Pedro.

Se tiver oportunidade, não deixe de voltar mais uma vez, pois essa igreja é imensa e repleta de detalhes para serem observados com calma.

 

Como ter uma audiência Papal no Vaticano (não é difícil não!) 

Se durante a sua visita a Roma, você tiver a chance que participar de uma audiência com o Papa, saiba que não é difícil conseguir o convite.

As audiências acontecem às quartas-feiras na Praça São Pedro, mas elas também podem ser transferidas para um auditório interno, para 6.000 pessoas.

No mês de julho não há audiências, pois o Papa vai para a residência de verão em Castel Gandolfo, próximo a Roma.

Como se pode imaginar, as audiências são bem populares, então é preciso providenciar os convites um bom tempo antes.

Para quem está em Roma, basta ir até a Prefeitura do Vaticano e fazer a solicitação. Para quem está fora de Roma, como nós, tem que enviar um fax ou uma carta para a prefeitura. Informando a data desejada, o número de pessoas que irão, seu nome, endereço e número de telefone.

Fax número:  + 39 06 6988 5863

Endereço para a carta:   Prefeitura da Casa Pontifícia  –   000120   –    Cidade do Vaticano.

Cada pessoa pode solicitar até 10 convites. ELES SÃO INTEIRAMENTE GRATUITOS.

Depois de algum tempo você deve receber, pelo correio uma confirmação para retirar os convites. Os convites, ou bilhetes como eles dizem, deverão ser retirados na Prefeitura do Vaticano. Isso pode ser feito na tarde anterior entre 15:00h e 19:00h ou no próprio dia da audiência entre 07:00h e 10:00h.

Para saber as datas das audiências e se será necessário convite (em algumas não é necessário), acesse o calendário aqui.

Talvez você também se interesse em conhecer a A Última Igreja Gótica de Roma, A Mais Linda Igreja de Roma ou Basílica de Santa Maria Maior

 

Relembrando uma antiga viagem quando vi o Papa…

Há muitos anos, quando fiz uma viagem com minha mãe a Roma, nós comparecemos a uma audiência. Como estava com bastante tempo lá, fiz o processo pessoalmente, uns dois dias antes. Mas isso foi em outros tempos, atualmente, com um número maior de pessoas viajando, é melhor providenciar com bastante antecedência.

 

Posso dizer que foi uma experiência muito especial, mesmo que nós duas já tivéssemos tido a oportunidade de assistir uma missa do Papa João Paulo II, quando ele esteve no Brasil.

Indo ao Vaticano, não deixe de visitar Os Museus Vaticano e a Capela Sistina. São atrações maravilhosas, mas requerem ingresso.

Se gostou deste post, não deixe de comentar ou compartilhar com amigos através do botões abaixo. Você também pode salvar a foto abaixo no seu Pinterest.