Entre Polos

7 Dicas Sobre a Basílica do Sacré Coeur Paris

Vista da Basílica do Sacré Coeur em Paris

A Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur) está localizada no alto de Montmartre, uma colina de 130 metros de altura de onde se tem uma das mais belas vistas de Paris.

Há muito tempo desejava conhecer essa igreja, pois é famosa por sua localização e exelente local para ver o pôr do sol em Paris. Infelizmente não pude ir num final de tarde e nem num dia de céu limpo, mas mesmo assim foi uma ótima experiência.

Muitos imaginam que esta seja uma igreja antiga como a Notre Dame, mas não é o caso. Na realidade sua construção aconteceu entre o final do século 19 e início do século 20. Ou seja, uma igreja jovem para os padrões europeus.

A Basílica do Sacré Coeur foi construída em honra das 58 mil pessoas que perderam suas vidas durante a Guerra Franco-Prussiana, na qual a França foi derrotada.

Sua construção também teve o intuito de inspirar a fé do povo francês durante uma época muito difícil e turbulenta que o país atravessou durante a Comuna de Paris.

Após o período que a comuna tomou o governo da cidade, o arcebispo de Paris ordenou a construção da igreja como uma forma de expiar os crimes dos comunardos. Isso, é claro, causou muita controversia, já que os dois lados haviam cometidos crimes horríveis. Na época de sua construção a igreja chegou a ser chamada de “basílica do ridículo”.

A região de Montmartre havia sido o local da primeira rebelião da Comuna de Paris e a colina já era uma área envolta em religiosidade há muito mais tempo. Desde o período dos druidas gauleses, e mais tarde os romanos também construíram ali templos dedicados a Marte e Mercúrio. Então aquele era certamente, o espaço ideal para a construção da nova igreja.

Mesmo com um histórico cheio de controversias, hoje a Basílica do Sacré Coeur é um local muito querido pelos parisienses.

1. Estilo Arquitetônico e Construção

O arquiteto responsável pelo projeto foi Paul Abadie, o qual venceu uma competição que deixou para trás quase uma centena de participantes.

A basílica tem um estilo bem diferente das outras igrejas parisienses, pois o arquiteto se inspirou nas igreja bizantinas. Uma das principais características daquelas igrejas é o terem várias cúpulas.

Já escrevi sobre minha visita a uma das principais igrejas bizantinas, que é a Hagia Sophia na Turquia.

O arquiteto que projetou a Basílica do Sacré Coeur faleceu logo após o lançamento da pedra fundamental. Assim, a construção foi acompanhada por outros arquitetos que seguiram o projeto original. A obras terminaram em 1914, após 39 anos do seu início. Contudo, devido à Primeira Guerra Mundial, a basílica só foi dedicada em 1919.

Os recursos para a construção foram totalmente arrecadados entre os fiéis, sendo a maioria de peregrinos que visitavam uma antiga capela que já existia no local.

2. Exterior da Basílica do Sacré Coeur

A igreja foi construída em mármore travertino o que lhe dá a aparência branca que vemos. Como essa pedra constantemente desprende um pó branco, ela se mantém clara mesmo com a ação da poluição de uma cidade grande como Paris.

Mesmo que o estilo da construção não seja típico francês, a basílica possui vários elementos que simbolizam a nação. O principal exemplo são as duas estátuas equestres na cor verde que estão acima da entrada principal.

Olhando para a igreja a escultura da direita representa Joana d’Arc (santa francesa canonizada em 1920) e a da esquerda representa o Rei Louis IX, mais tarde canonizado como Santo Luis.

Falei mais sobre o Rei Louis quando escrevi sobre a Sainte Chapelle de Paris, a qual foi mandada construir por ele.

Entre as duas estátuas de bronze, está a de Jesus e abixo dela podemos ler a frase em latim “Cor Jesu Sacratissimum” ou seja, Sagrado Coração de Jesus, que em francês é Sacré Coeur.

O Sagrado Coração é o símbolo do amor de Jesus pela humanidade.

3. Torre do Sino

A torre do sino abriga o famoso “Savoyarde”. É o maior sino do mundo, pelo menos um que pode balançar. Ele pesa 19 toneladas. Sua tonalidade, a do dó baixo, é muito característica. Quando ele foi instalado em 1895, precisou ser puxado por 28 cavalos e transportado com grande dificuldade até aquela altura.

4. Interior da Basílica do Sacré Coeur

Entrando na basílica a gente percebe a mesma grandeza que viu no exterior. O elemento mais relevante dentro da Basílica do Sacré Coeur é o mosaico na abside do altar principal. Ele é intitulado “Cristo em sua Majestde“.

O mosaico é considerado um dos maiores do mundo com 475 m² e representa o Cristo Ressuscitado, vestido de branco, com os braços bem abertos, revelando um coração de ouro. Em torno dele, há várias representações, como a Virgem Maria, São Miguel, Santa Joana d’Arc, assim como, a França personificada oferecendo sua coroa e o Papa Leão XIII oferecendo o mundo.

O grande órgão da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre é unanimemente considerado um dos mais notáveis ​​de Paris, França ou Europa.

5. Subida à Cúpula

Saiba que é possível subir até a cúpula principal e de lá ter uma vista de Paris mais espetacular ainda. É considerada a segunda melhor vista panorâmica de Paris (360°), só perdendo para a do topo da Torre Eiffel.

Para subir basta se dirigir ao lado esquerdo da entrada principal e você já verá as placas indicativas para a entrada da cripta e para a cúpula. Para subir ao Domo, são quase 300 degraus, sem elevador (não recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção). Eu mesma não subi, mas se você tem condições, não vai perder essa oportunidade de ver a Cidade Luz de forma privilegiada e gratuita. Aberta entre 10h e 17,30h.

6. Como chegar na Basílica do Sacré Coeur

A melhor forma de chegar a Montmartre e consequentemente à basílica é de metrô. Desembarque na estaçã Anvers, linha 2 ou na Abbesses, linha 12. Depois é só seguir as indicações até o pé da escadaria da igreja, onde você faz a opção de subir pelos inúmeros degraus (não sei quantos exatamente) ou pegar o Funicular de Montmartre que fica no lado esquerdo e custa um ticket de metrô.

Dica de hotel em Paris: Como sou uma pessoa de sorte, já estive várias vezes em Paris e sempre gostei de ficar hospedada no Quartier Latin. Contudo nos últimos tempos tem ficado cada vez mais difícil encontrar um hotel com bom preço naquela região. Em uma das últimas viagens fiquei hospedada em La Defense e foi bem interessante. Você pode ler o post Hotel Bom, Barato e Bem localizado em Paris e ver se é uma boa opção para você também.

7. Horário

A basílica fica aberta todos os dias, das 6:00 às 22:30 e a entrada é gratuita.

Para verificar o horário das missas acesseo site da basílica aqui.


Este post faz parte do projeto coletivo 8on8, este mês com o tema “Igrejas Incríveis pelo mundo”. Minhas colegas que participam do projeto escreveram sobre outras igrejas incríveis que certamente vai ser bacana você conhecer, basta clicar nos links abaixo:

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave