Entre Polos

Tudo Sobre a Capadócia e o Parque Nacional de Göreme

A Capadócia é a região da Turquia que tem uma paisagem absolutamente diferente de tudo que estamos acostumados a ver.  São formações rochosas cônicas moldadas ao longo de séculos e conhecidas como Chaminés de Fadas.

Essa paisagem única se formou devido a erupções de vulcões há cerca de 30 milhões de anos. As cinzas se espalharam sobre a região e eventualmente se solidificaram em rochas. 

Nos milhões de anos que se seguiram, o vento e a água erodiram o tufo nas formas estranhas que podemos ver hoje. Como a rocha era macia e fácil de trabalhar, povos mais recentes passaram a usá-la como moradia, escavando e esculpindo portas, janelas e escadas. Assim, a região tornou-se a sede de várias civilizações.

Patrimônio Mundial

Em 1985, o Parque Nacional Göreme da Capadócia e os Sítios Rochosos da Capadócia foram declarados patrimônio mundial pela UNESCO. O parque compreende todo o território entre as cidades de Nevşehir, Ürgüp e Avanos, na região central da Turquia. Além de duas cidades subterrâneas, cinco aldeias trogloditas e mais de 200 igrejas escavadas nas rochas, sendo algumas com numerosos afrescos.

A vila de Göreme, encontra-se aproximadamente no centro do parque, nas proximidades  do  Museu ao Ar Livre de Göreme, a principal atração turística do parque.

Museu ao Ar Livre de Göreme

O Parque Nacional de Göreme compreende além da fascinante paisagem e cavernas,  importantes igrejas bizantinas, que refletem a história da arte religiosa daquele período. 

Essas igrejas estão especialmente localizadas em um local o qual foi um monastério bizantino que abrigava cerca de 20 monges, no século XVII transformou-se em um local de peregrinação e hoje constituem o Museu ao Ar Livre de Göreme. 

A vida monástica, que existia ali prosperou até o século XIII e só no século XVIII é que os últimos mosteiros trogloditas foram abandonados.

No Museu ao Ar Livre de Göreme estão algumas das igrejas primitivas da história do Cristianismo. Essa região da Turquia, conhecida nos tempos bíblicos como Ásia Menor, foi uma das primeiras a abraçar o cristianismo e a Capadócia pode receber o crédito por ter espalhado a palavra para o resto do mundo.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=604812

O destaque do museu é a Igreja das Trevas (acima), a qual é necessário pagar uma taxa adicional para visitar, mas vale a pena. Este é um local que você não deve deixar de incluir no seu roteiro, quando visitar a Capadócia. Não é permitido fotografar dentro das igrejas que possuem afrescos, então a foto acima é da wikipedia.

Para visitar o museu se prepare para subir algumas rampas e várias escadas. Esteja com calçados confortáveis para uma boa caminhada, caso queira entrar na maioria das cavernas.

Cidades Subterrâneas da Capadócia

Enterradas na superfície da Capadócia também estão várias cidades subterrâneas. Acredita-se que essas encantadoras e apenas parcialmente reveladas cidades subterrâneas da Capadócia tenham níveis mais profundos aguardando exploração. As cidades subterrâneas, por longos períodos usadas como santuários, foram recentemente renovadas e abertas aos visitantes.

As cidades subterrâneas provavelmente foram inicialmente construídas por volta de 2000 a.C. e posteriormente expandidas por civilizações posteriores à medida que entravam e saíam daquela área. Tinham então, o intuito de proteger a população local de exércitos saqueadores e bandos de invasores.

A mais extensa das cidades subterrâneas é a de Kaymakli, onde é possível ver as áreas para armazenamento, alojamentos, vinificação e estábulos. Já a mais profunda é a cidade subterrânea de Derinkuyu

Eu visitei uma menor, chamada Özkonak, a qual possui dez níveis abaixo do solo, porém somente quatro estão abertos para visitação. Nela havia um sistema de comunicação para que cada nível pudesse falar com o acima ou abaixo dele, uma característica única da cidade. Também exclusivo desta cidade, era o seu sistema de buracos logo acima das entradas da cidade através dos quais eles poderiam derramar óleo quente em qualquer invasor. 

Não tenho fotos boas da cidade subterrânes que visitei, mas encontrei esse vídeo no YouTube

Em algumas das cidades subterrâneas, muitas das câmaras e túneis ainda são usados ​​pelos habitantes da região como armazenamento e espaço de vida, pois foram algumas das primeiras pessoas a encontrar a cidade histórica sob seus pés.

Cavernas e habitações trogloditas da Capadócia

Como mencionei acima, sendo as rochas dessa região fáceis de esculpir, elas acabaram se transformando em moradias para os diversos povos que ali habitavam. Mesmo atualmente muitas delas ainda seguem com pessoas residindo em seu interior.

👉🏼 Troglodita: Pessoa que vive numa caverna; quem habita uma gruta escondida numa rocha.

Pelo que entendi da explicação do nosso guia, o governo da Turquia, tenta dentro do possível, remover toda a população que vive lá. Uma das formas, é permitir que apenas pontos comerciais possam ser estabelecidos, como bares, restaurantes e hotéis, mas não moradias.

Se você quiser ter uma experiência totalmente diferente, que tal se hospedar em um hotel caverna? Clica aqui para dar uma olhada.

Como chegar no Parque Nacional de Göreme

O Parque Nacional de Göreme fica nos arredores da cidade de Göreme, 12 km a leste de Nevsehir e no coração da Capadócia, na Anatólia Central.

A cidade de Göreme é facilmente acessível por estrada de todas as direções, especialmente através de Nevsehir. Você pode alugar um carro para circular pela Turquia, pois é totalmente seguro e as estradas são ótimas. Contudo, vale lembrar que todas as cidades são na realidade, pequenos vilarejos e pode haver dificuldade na comunicação fora dos hotéis.

Eu viajei com pacote reservado aqui no Brasil e enquanto fazia os trajetos entre as atrações, percebia como essa tinha sido uma boa opção. 

Devo dizer que você não precisa fazer as trilhas no vale para poder conhecê-lo. Existem vários pontos que servem de mirantes (como o da foto acima) para quem deseja apenas ver superficialmente. Contudo não posso deixar de mencionar que certamente a melhor forma de conhecer todo o Parque Nacional de Göreme é fazendo o famoso passeio de balão da Capadócia.

Agora, se você tem medo de altura ou qualquer outro problema, pode ir apenas nos pontos de decolagem e também ter uma visão magnífica dos aproximandamente 150 balãoes que voam todas as manhãs no céu da Capadócia.

Quando visitar a Capadócia e o Parque Nacional?

A melhor época para visitar a região é entre março e novembro. Para quem deseja fazer trilhas dentro do vale, verá que elas são claramente marcadas e ao redor, há vários hotéis, pensões e restaurantes, especialmente na vila de Göreme.

Se estiver preparando uma viagem pela Turquia não deixe de ler alguns posts que já escrevi sobre esse lindo país.


Este post faz parte do Projeto 8on8. O tema deste mês foi Parques pelo Mundo. O link para ler o post das demais participantes está abaixo.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave