A Capela da Medalha Milagrosa é assim chamada devido às aparições de Nossa Senhora das Graças para uma noviça das Irmãs da Caridade em Paris, no século 19. As aparições aconteceram na capela do convento, a qual mais tarde foi reformada e aumentada até ficar com a aparência atual.
Este é o edifício na Rue du Bac, 140 em Paris. Se você for procurando por uma igreja, vai acabar passando sem perceber.A congregação das Irmãs da Caridade foi fundada por São Vicente e por Luisa de Marillac e instalada nesse edifício em 1813.
Passando pelo portão você entra em um pátio interno muito agradável e a capela estará no final dele à direita. Antes disso poderá alugar audioguia e passar pela loja de lembranças, onde encontrará diversas apresentações da Medalha Milagrosa, além de livros, terços e bijuterias. Um detalhe importante, a loja não aceita cartões de crédito.
No pátio é possível ver em painéis a história da vida de Santa Catarina Labouré e das aparições de Nossa Senhora.
A Capela da Medalha Milagrosa
Este é o altar principal da Capela da Medalha Milagrosa, mostrando Maria em pé sobre o globo. Raios se desprendem de suas mãos, representando as graças que ela derrama sobre aqueles que as pedem.
Ela esmaga a serpente, símbolo do mal. Em torno de sua cabeça uma coroa de doze estrelas, representando os doze apóstolos que são a base da igreja, da qual ela é a mãe.
Este afresco reproduz a noite da primeira aparição da Virgem Maria em julho de 1830, para a Irmã Catarina Labouré.
Este é o altar das aparições e foi também o altar principal até 1856, quando aquele acima foi construído e este passado para a lateral. É chamado de altar das aparições porque foi o indicado pela Virgem como o altar onde as graças daqueles que ali orassem, seriam atendidas.
Em torno da estátua de São Vicente de Paulo, há chamas de fogo. Símbolo da caridade que ardia em seu coração. É apresentado junto com as crianças que ele recolhia na ruas de Paris. Abaixo está o relicário com o coração de São Vicente.
Nesse altar também está a cadeira que foi usada por Nossa Senhora na primeira aparição.
Santa Luisa de Marillac
O mosaico acima do relicário e a cruz colocada na parte inferior do altar exprimem sua grande devoção ao Espírito Santo e à Paixão de Cristo.
Em 27 de novembro de 1830 a Irmã Catarina, no silêncio da oração vê a Virgem, os olhos fixos no céu, apresentando à Deus o Globo da terra encimado de uma pequena cruz: é o mundo inteiro, todos os homens e cada um de nós.
A Capela da Medalha Milagrosa não é tão pequena como se possa imaginar. Nas laterais existem dois andares superiores que acomodam muita gente.
Quem é a Santa Catarina Labouré?
Aos vinte e quatro anos, Catarina, entra como noviça na Casa das Filhas da Caridade, à rua do Bac, em Paris. Foi aí, na Capela, que a Santíssima Virgem lhe apareceu alguns meses mais tarde; a primeira vez, para lhe anunciar uma missão. A segunda vez, para lhe revelar a medalha que Catarina será encarregada de mandar cunhar.
No ano seguinte, terminado o seu seminário, Irmã Catarina foi enviada para Reuilly, na época um subúrbio de Paris. Ela ficou encarregada, até o fim de sua vida, dos anciãos que lá viviam, desconhecida de todos, enquanto que a medalha se espalhava, milagrosamente, pelo mundo inteiro.
Catarina Labouré morre, em 31 de dezembro de 1876.
Em 1933, por ocasião de sua beatificação, foi aberta sua sepultura, na Capela de Reuilly. O corpo de Catarina foi encontrado intacto e transferido para a Capela da rua do Bac, sendo instalado sob o altar da Virgem do Globo.
História da Medalha Milagrosa
A primeira aparição aconteceu na véspera da festa de São Vicente de Paulo, em 18 de julho de 1830. Catarina orou ao santo pedindo que ela tivesse a graça de ver com seus próprios olhos a Virgem Maria, e estava convencida de que isso aconteceria.
Então, às onze e meia daquela noite, ela ouve o seu nome. A voz era de uma criança ao pé da sua cama que dizia: “A Santíssima Virgem está esperando por você.” Catarina se levanta, se veste e segue a criança carregando raios de luz por onde passa. Quando chega à capela do convento, ela pára perto da cadeira do padre, e ouve o som de um vestido de seda. A criança, que a guia, diz: “Aqui está a Santíssima Virgem”. Ela hesita e a criança repete a mesma frase em voz mais alta.
Catarina corre e senta-se aos pés da Virgem sentada em uma poltrona e descansa as mãos nos joelhos de Nossa Senhora.
A Santíssima Virgem mostra o altar e diz: “Venha ao pé deste altar. Ali, as graças serão espalhadas em todas as pessoas que vierem orar com confiança e fervor. “
Catherine recebe o anúncio de uma missão difícil e o pedido para fundar uma Irmandade de Filhos de Maria. Isso será feito pelo Padre Aladel em 2 de fevereiro de 1840.
Segunda Aparição aconteceu em 27 de novembro de 1830, no final da tarde, Catarina dirigiu-se à capela com as outras irmãs. Levantando seus olhos para o altar, ela viu mais uma vez a Virgem segurando um globo dourado, com uma cruz superposta. A Virgem explicou que o globo simbolizava todo o mundo, mas especialmente a França e todas as pessoas.
Em seguida a visão que Catarina tem, se modifica e ela vê a Virgem Maria com os braços estendidos e nos dedos, anéis que irradiavam luz coloridas e brancas e rodeada pela frase:
«O’ Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós! ». Então uma voz se faz ouvir:
« Fazei cunhar uma medalha sob este modelo. As pessoas que a usarem, com confiança, receberão muitas graças ».
Então Catarina vê o reverso da Medalha: no alto, uma cruz, com a inicial do nome de Maria superposta, e, embaixo, dois corações, um coroado de espinhos, e outro, transpassado por uma lança.
Catarina perguntou à Nossa Senhora como deveria proceder para que a ordem fosse cumprida. A Virgem disse que ela procurasse a ajuda de seu confessor, o padre Jean Marie Aladel.
De início o padre Jean não acreditou no que Catarina lhe contou, mas depois de dois anos observando os atos de Catarina ele finalmente dirigiu-se ao arcebispo, que ordenou a cunhagem de duas mil medalhas.
Desde então a devoção a esta medalha, sob a invocação de Santa Maria da Medalha Milagrosa, não cessou de crescer.
Catarina nunca mencionou as aparições à ninguém, salvo pouco antes da morte, autorizada pela própria Virgem.
Endereço da Capela da Medalha Milagrosa em Paris:
140, rue do Bac
75007 – Paris
Horários de abertura: Todos os dias, das 7:45h às 13h e das 14:30h às 19h
Estação de metrô mais próxima: Sèvres-Babylone (linhas 10 e 12).
Site oficial da capela, versão em português aqui.
Horários das Missas na Capela da Medalha Milagrosa em Paris, atualizado você pode conseguir aqui.
Se você pretende visitar a capela em janeiro, reveja seus planos. Todos os anos ela fecha por três semanas nesse período. Confirme no site oficial, a data precisa.
A foto abaixo é ideal para você guardar no seu Pinterest, e ler novamente no futuro.