Entre Polos

Dicas Para seu Passeio nas Cataratas do Iguaçu, Uma das 7 Maravilhas da Natureza

Foz do iguaçu

Acredito que visitar as Cataratas do Iguaçu faz parte do sonho da maioria dos brasileiros e também de muito estrangeiro. Temos a sorte de estar aqui tão perto dessa maravilha que além de ser um Patrimônio Natural da Humanidade classificada pela Unesco, também é considerada uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, segundo votação popular pela internet em 2011 (também votei).

Já havia visitado as Cataratas outras vezes no passado, mas esta foi especial porque era a primeira vez dos meus filhos. Como eu imaginei, elem também amaram conhecer.

Como já comentei em outros posts, fizemos um roteiro de carro visitando no caminho até lá, o Parque Estadual de Vila Velha e depois o Parque Histórico de Carambeí. Dormimos uma noite em Guarapuava e seguimos no dia seguinte para Foz.

 

Neste post vou contar como foi a visita ao Parque Nacional do Iguaçu e depois escreverei um outro sobre os demais passeios para fazer em Foz do Iguaçu.


Booking.com

Cataratas – lado brasileiro

As Cataratas do Iguaçu, são formadas pelo Rio Iguaçu que na língua original da região o Tupi-Guarani significa água grande (Y=água e guasu ou guaçu=grande).

O Parque Nacional do Iguaçu compreende uma grande área, que inclui várias trilhas e passeios. Você deve se familiarizar com o complexo antes de ir para tirar o maior proveito da sua visita. Na entrada do parque fica o Centro de Visitantes, onde você vai poder comprar o ingresso e pagar o estacionamento, caso esteja usando. Ali você encontrará um balcão de informações turísticas, com mapas mostrando todos os passeios e trilhas dentro do parque. Dalí embarcará em um ônibus para fazer o trajeto dentro do parque e poderá desembarcar em qualquer das estações, para realizar alguma trilha ou passeio, como é o caso do Macuco Safari.

Você pode comprar o ingresso antecipado pelo site do parque, o que provavelmente vai lhe economizar um bom tempo na alta temporada (verão), pois as filas são imensas e se perde tranquilamente mais de uma hora nesse processo.

  

Dicas durante os passeios:

  • Beber muita água (Foz do Iguaçu é uma cidade muito quente);
  • Usar protetor solar;
  • Passar repelente;
  • Vista uma capa de chuva (se não quiser se molhar com a névoa das cataratas);
  • Usar calçados apropriados para caminhar bastante.

Agora a mais importante de todas as recomendações:

 

Evite levar alimentos para dentro do parque, pois os quatis sentem o cheiro nas mochilas e podem atacar.  Não deixe nada na mão de crianças, pois por estarem muito próximas do chão, são o alvo mais fácil para os animais.

Para finalizar, eu totalmente recomendo que você visite as Cataratas do lado argentino. Sempre acreditei que nós tínhamos a melhor vista do lado brasileiro, e é uma verdade, mas a vista do lado argentino é diferente e complementar, assim você vai poder apreciar as Cataratas do Iguaçu em toda a sua magnitude. Não deixe de ir.

A foto abaixo é ideal para você salvar no Pinterest, assim poderá facilmente encontrar este post no futuro.