Entre Polos

Guia Para Visitar a Catedral de Atenas

Catedral de Atenas

Assim que Atenas se tornou a capital da Grécia em 1834, se sentiu a necessidade de erguer uma catedral para a cidade.
Assim, iniciou-se em 1842 sua construção. Contudo ela só foi concluída, 20 anos mais tarde, em 1862. Durante esse período a obra passou por vários estágios de construção e por diferentes arquitetos. Tendo sido finalizada pelo arquiteto francês François Boulanger juntamente com o grego Panayotis Kalkos.

Na construção foram usados materiais de ruínas de antigas igrejas bizantinas. As pinturas internas feitas por Piridon Giallinas e Alexander Seitz seguem as tradições bizantinas.
Os elementos arquitetônicos como os capitéis e o púlpito foram desenhados pelo escultor Georgios Fitalis.

A Catedral de Atenas foi dedicada à Anunciação da Virgem Maria (Evangelismós Theotókou). Na dedicação em 21 de maio de 1862, estavam presentes os então reis da Grécia, Rei Otto e Rainha Amalia.
A catedral é a sede do Bispo de Atenas e um importante centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega.
Ela está localizada no centro da cidade na Praça Mitropoleos (Catedral).

As numerosas alterações de padrões que aconteceram durante a construção da igreja, levam a uma má definição do estilo atual. O qual não é muito admirado, principalmente quando comparado com a antiga e pequenina catedral que está ali ao lado.

👉 Clique aqui para ver minha dica de onde se hospedar em Atenas

 

Interior da Catedral de Atenas

Contudo o seu iconostásio (aquela divisória que separa a nave central, onde ficam os fiéis, do santuário, que é onde fica o clero) é muito admirado pela sua beleza. A igreja possui três naves, separadas por colunas, uma cúpula central e duas torres.

A Catedral de Atenas guarda as tumbas de dois santos mortos pelos Turcos Otomanos:

Santa Filoteia morta em 1589, por resgatar mulheres gregas que haviam sido escravizadas em haréns turcos. Seus ossos estão expostos em um relicário de vidro.

Gregório V, Patriarca de Constantinopla, o qual foi enforcado e jogado nas águas do Estreito de Bósforo em 1821, em retaliação pela rebelião grega, a qual levou à Guerra da Independência da Grécia (1821–1829). Seu corpo foi encontrado por marinheiros gregos e levado para Atenas.

Estátua do Arcebispo de Demaskinos, o qual foi Arcebispo de Atenas durante a Segunda Guerra Mundial, na praça em frente à catedral.

 

Horário de abertura da Igreja: das 7h às 19h.
Preço: gratuito.

Ortodoxa – É uma palavra derivada de duas palavras gregas orthos -que significa correta e doxa – que significa ou glorificação. Ou seja, a palavra “Ortodoxa” indica a convicção de acreditar e glorificar Deus da forma correta.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave