Entre Polos

O que Fazer em Santiago de Compostela

Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é o centro da pequena cidade de mesmo nome, localizada na Espanha.  Situa-se na província de La Coruña, a qual faz parte da região da Galícia. Durante a Idade Média, foi o destino de milhões de peregrinos cristãos.

A tradição conta que o corpo de São Tiago (apóstolo de Cristo), o qual foi martirizado em Jerusalém no ano 44, foi levado para a península ibérica e sepultado naquele lugar.

A origem da cidade de Santiago de Compostela está ligada à descoberta do túmulo que acredita-se ser de São Tiago (Santiago em espanhol). Naquela época, a península ibérica estava praticamente toda tomada pelos mouros, o que manteve os cristãos confinados no extremo norte da região. Diante da ameaça da expansão muçulmana, a devoção ao apóstolo criou um ponto de referência para os cristãos espanhóis e solidificou a ideia de uma rota de peregrinos.

Até os dias de hoje, Santiago de Compostela é um importante destino de peregrinação cristã, possivelmente apenas menos popular que Roma e Jerusalém.

A visita ao túmulo de Santiago, marca o final da peregrinação, onde muitos percursos podem ser percorridos e conhecidos como Caminhos de Santiago ou Via Láctea.

O centro antigo de Santiago de Compostela é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1985.

Quem foi Santiago de Compostela

Tiago Maior foi um dos doze apóstolos de Cristo. Por ser muito entusiasmado, Jesus lhe deu a alcunha de “Filho do Trovão”. Foi um dos grandes divulgadores do cristianismo, tendo viajado grandes distâncias para isso. Foi até o fim do mundo, como era conhecida a península ibérica naqueles tempos.
Depois de sua evangelização na Espanha, ele voltou para Jerusalém, onde foi martirizado. Seus discípulos, então, recolhem seu corpo e o levam de volta à Galícia, a terra que ele tanto amou.

Seu túmulo, acaba caindo no esquecimento por muito tempo e somente é redescoberto no ano 813 por um eremita. A notícia se propaga rapidamente e logo peregrinos de toda a Europa começam a se dirigir para o local, o que se mantêm até os dias de hoje.

Catedral de Santiago de Compostela

Ao longo do tempo, várias igrejas foram construídas sobre o túmulo do apóstolo, e ao entorno delas foi surgindo a cidade de Santiago de Compostela. A igreja atual, construída em estilo românico, teve sua edificação iniciada em 1078. Foi consagrada em 1128 e terminada em 1211 quando teve sua fachada principal (também conhecida como do Obradoiro) construída em estilo barroco, considerada uma obra prima da arquitetura galega.

Ritual dentro da Catedral de Santiago de Compostela

Este ritual é seguido por todos os peregrinos que visitam a catedral, mas principalmente por quem está terminando o Caminho de Santiago.

Se você tiver a sorte de entrar pela porta principal, visto que toda a catedral tem sido restaurada por anos e nem sempre isso é possível, se deparará com o Pórtico da Glória. O pórtico é uma obra de arte do grande escultor espanhol mestre Mateo. Em estilo românico, ela representa a história da salvação.

À esquerda estão quatro profetas do antigo testamento, simbolizando a vinda de Cristo. À direita estão quatro apóstolos do Novo Testamento, simbolizando o anúncio de Cristo. No centro está Cristo, representando o templo, o mediador entre Deus e os homens. Na coluna central, está Santiago, o apóstolo, o enviado de Cristo que nos transmitiu essa fé.

Uma das tradições do ritual de quem visita a igreja é ir dar um abraço ao Apóstolo.  Sobe-se uma uma pequena escada localizada no lado direito do Altar Maior, no alto está a imagem de Santiago, a qual é abraçada por trás, e desce-se por outra escada no lado esquerdo do altar.

Obrigado amigo Santiago, irmão Santiago, por ajudar-me a chegar até aqui!
Obrigado por tua pessoa, por tua companhia, por teu depoimento, por teu legado!

Dando continuidade aos procedimentos tradicionais, se visita o Sepulcro de Santiago. Agora é preciso descer para ir até embaixo do altar principal, onde está a cripta, cujas paredes são da antiga tumba. Lá você poderá ver a urna com os restos mortais do apóstolo.

Assistir a Missa do Peregrino é outra das tradições do ritual dentro da Catedral de Santiago de Compostela, ela acontece todos os dias ao meio dia. Como uma saudação especial, é lida uma lista dos peregrinos que chegaram nas últimas 24 horas em Santiago de Compostela e que passaram pelo Escritório do Peregrino. Também é mencionada a localidade de onde eles provêm.

O botafumeiro, grande atração da Catedral de Santiago de Compostela, é considerado um dos maiores do mundo. É usado apenas nas principais solenidades e quando solicitado à catedral antecipadamente, para receber peregrinações.

O botafumeiro é usado da mesma forma que o incensário no altar, durante a procissão de entrada ou no final da Eucaristia. São necessários oito homens para movimentá-lo, pois mede 1,50 metros e pesa 53 kg. Está suspenso na cúpula a uma altura de 20 metros, podendo atingir uma velocidade de 68 km por hora.

Terminada sua visita à Catedral de Santiago de Compostela, procure sair pela porta sul, chamada de Porta das Platerias. O nome se deve a oficinas de prata que existiam naquelas imediações.

Observe na fachada, que entre os arcos das duas portas, há um Criptograma, símbolo de Cristo. Contudo as letras Alfa e Ômega, estão ao contrário. Mostrando que o fim tornou-se o princípio, ou seja, a meta do Caminho de Santiago é agora o começo de uma nova vida.

 

Eu e meu grupo entramos e saímos pela Porta das Platerias, pois como a catedral está sendo reformada há algum tempo, não podíamos entrar pela porta principal.

Meu grupo nessa viagem.

Horário da Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago fica aberta todos os dias do ano, das 9:00 às 19:00, para o abraçar o Apóstolo e visita ao Sepulcro de São Tiago.  Acesso pela Porta de Platerías.  Você pode conseguir Informações mais atualizadas acessando o site oficial da Catedral de Santiago de Compostela.

Dia de Santiago de Compostela

O dia 25 de julho é considerado o dia de Santiago. Quando as festividades coincidem com um domingo, aquele é considerado um Ano Santo. Naqueles anos é aberta a Porta Santa de Santiago de Compostela e os fiéis podem conseguir a indulgência plena, ficando absolvidos de seus pecados se tiverem o seguinte procedimento:

  1. visitar a catedral qualquer dia do ano santo, se possível, assistir a uma missa;
  2. rezar uma oração pela intenção do papa;
  3. confessar e comungar, no mesmo dia ou nos quinze dias anteriores ou posteriores ao dia da visita.

O que ver em Santiago de Compostela

Em minha passagem por Santiago pude observar como a cidade, semelhante a um museu, pode nos levar à uma viagem maravilhosa no tempo.  Suas lindas ruas de pedra, juntamente com os edifícios imponentes fazem do passeio pela cidade uma experiência inesquecível.

Este famoso lugar de peregrinação no noroeste de Espanha tornou-se um símbolo na luta dos cristãos espanhóis contra o Islã. Destruída pelos muçulmanos no final do século X, foi completamente reconstruída no século seguinte. Com os seus edifícios românicos, góticos e barrocos, a cidade velha de Santiago é uma das mais belas áreas urbanas do mundo. Os monumentos mais antigos agrupam-se em redor do túmulo de Santiago e da catedral, à qual se acede pelo magnífico Pórtico da Glória.”

– Citação no Site do Patrimônio Mundial da UNESCO

O passeio pela cidade pode ser facilmente feito à pé, mas se você estiver com pouco tempo ou quiser preservar seus pés, pode fazer o passeio com um trenzinho turístico.

O trenzinho sai da Praça do Obradoiro de hora em hora. Na parte da manhã das 11h até à 13h e na parte da tarde das 16h até às 19h. O passeio dura aproximadamente uma hora e percorre os principais pontos da região central de Santiago.

 

Praça do Obradoiro

Certamente o ponto de maior interesse para quem visita a cidade, é a Catedral. Como a cidade nasceu e cresceu ao seu entorno, é fácil conhecer outras atrações na redondeza.

A principal praça da cidade, é a Praça do Obradoiro, que tem esse nome justamente por terem ficado ali as oficinas que se ocuparam da construção da catedral.

Na Praça do Obradoiro além de estarem os edifícios mais importantes de Santiago, também é o local onde os peregrinos que fizeram o Caminho de Santiago, chegam. Além de ser o local onde ocorrem as manifestações políticas da cidade.

 

Hostal dos Reis Católicos

Este hostal/hospital foi mandado construir pelos Reis Católicos em 1501, para auxiliar os doentes e peregrinos que chegavam à Santiago. Além de chegarem cansados, muitas vezes, chegavam doentes em virtude das dificuldades da jornada.

Em frente a fachada podemos ver grossas correntes originais do século XVI, que foram colocadas para demarcar uma disputa de propriedade com a Câmara Municipal. Na laterais da grande porta de entrada vemos retratados no lado esquerdo Adão, Santa Catarina e São João Batista, e no lado direito Eva, Santa Luzia e Maria Madalena. Acima do arco da porta, estão dois medalhões com os bustos dos reis Isabel e Fernando.

No andar superior, acima do friso, está a janela do Aposento Real, reservado para os monarcas que também peregrinavam até Santiago. Em sua laterais estão as imagens de Cristo, da Virgem Maria, de Santiago, São Pedro, São Paulo e São João Evangelista. A cornija é toda decorada com gárgulas grotescas (algumas obscenas).

Atualmente o Hostal dos Reis Católicos faz parte da rede Parador da Espanha, que são propriedades históricas que foram transformadas em hotéis de luxo. Já pensou que fantástico poder se hospedar em um local com essa história e ainda super bem localizado? O melhor é que além de poder se hospedar lá, você pode fazer a reserva através do Booking.com com preço super especial.

Lembrando um pouco as aulas de história: 👉Viajando pela Espanha você perceberá várias referências aos reis católicos. Essa é a alcunha que receberam, a Rainha D. Isabel de Castela e o Rei D. Fernando de Aragão, os quais também são considerados os primeiros reis da Espanha.

Colégio de São Jerônimo

O Colégio São Jerônimo é outro belo edifício na Praça do Obradoiro, é também conhecido como Colégio dos Artistas. Atualmente é a sede da reitoria da Universidade de Compostela. Não está aberto a visitação, mas podemos apreciar a arquitetura exterior do edifício de dois andares com um pórtico medieval que foi trazido do antigo prédio onde antes funcionou o colégio.

As figuras representadas no pórtico são: do lado esquerdo, Santiago, São João e São Francisco; do lado direito, São Pedro, São Paulo e São Domingos. No centro do arco está a imagem da Imaculada, ladeada por Santa Catarina e Santa Margarida. Mais ao alto está a Virgem Maria com o Menino Jesus e vários santos e santas.

Paço de Raxoi

O Paço de Raxoi, localizado em frente à fachada principal da Catedral de Santiago, foi construído em 1766, sob encomenda do arcebispo de Raxoi, para ser um seminário para confessores, que administravam penitência aos peregrinos. Contudo, acabou abrigando também a casa consistorial (administração municipal) e cárcere municipal.

No início do século XX passou a servir como residência de cônegos e mais tarde, até os dias de hoje é sede da Presidência da Junta da Galícia.


O edifício lembra um palácio ao estilo francês, pois foi projetado para enriquecer esta parte da Praça do Obradoiro. Na parte central está a entrada principal que avança ligeiramente para a praça. Em relevo vemos uma representação da batalha de Clavijo (uma das mais célebres batalhas da Reconquista Espanhola, no ano 844) e uma escultura equestre do apóstolo Santiago.

Não esqueça que a Espanha faz parte do Espaço Schengen e para entrar nele é obrigatório um seguro de viagem.  Indico a Real Seguros, que é um buscador e comparador de vários seguros disponíveis no mercado brasileiro.

Convento e Igreja de São Francisco

O Convento de São Francisco foi fundado por São Francisco de Assis, quando visitou Santiago de Compostela em 1214.

Existe uma inscrição no muro do convento que descreve a sua fundação. Lá diz que São Francisco encomendou a sua construção a um carvoeiro, que, segundo a lenda, encontrou um tesouro que lhe permitiu pagar pela obra.

O edifício que vemos atualmente foi construído quinhentos anos depois, mas ainda conserva, do prédio original, cinco arcos góticos do claustro e o túmulo do tal carvoeiro.

O Museu da Terra Santa, anexo ao convento, guarda vários objetos referentes aos lugares santos e da tradição peregrina.

Está localizado a poucos metros da Praça do Obradoiro e é lá que durante o ano de 2019 se realizará a Missa do Peregrino, diariamente às 12h.

Como Chegar em Santiago de Compostela

Avião: O aeroporto de Santiago de Compostela se chama Lavacolla, e não está muito longe do centro da cidade (apenas 11km).  Recebe voos de Madri, Barcelona e de muitos outras capitais europeias.

Ônibus: Existem várias ligações entre Santiago e Madri e também para várias cidades de Portugal. Verifique no site da Alsa, a empresa de ônibus espanhola, para encontrar horários e preços.

Trem: Esta é uma excelente opção, visto que é relativamente rápida e com preço acessível. São vários horários partindo de Madri diariamente. No site da Renfe, a empresa estatal da Espanha, você vai encontrar maiores informações.

Carro: Se você estiver viajando com mais pessoas, esta opção será a mais econômica com toda certeza. Busque no site da RentCars o carro ideal para a sua viagem. Você pode reservar e pagar aqui no Brasil, podendo até parcelar e ainda ficar livre do IOF.

 

Quando ir à Santiago de Compostela

Eu considero que a melhor época do ano para viajar para a Europa, de modo geral, é na primavera e no outono no hemisfério norte. Logo, isso significa ir entre os meses de março a junho, na primavera e entre setembro e dezembro. Vale considerar que em junho já estará quente e que em dezembro já estará frio. Contudo, na Espanha, o clima altera com muita rapidez, quando visitei Santiago, aquele foi o dia mais frio e também o mais quente de toda a viagem.

Analise o quadro abaixo e veja qual é o clima ideal para você. Mas não esqueça de se preparar para a variação de temperatura diária.

Aproveite para ler o post onde dou dicas para fazer a mala perfeita, clicando neste link.

Caminhos de Santiago:

Agora vamos falar um pouco sobre os diversos Caminhos de Santiago. Eles são vários, porque as pessoas saem de vários locais da Europa para chegar à Santiago de Compostela. Durante a idade média, quando as peregrinações iniciaram, alguns caminhos eram mais usados e com o passar do tempo acabaram sendo demarcados.

Contudo, se diz que uma peregrinação começa no momento que a gente sai de casa.

Os caminhos mais conhecidos na Europa são:

Você pode ver a rota e saber mais sobre cada um deles acessando o site Caminho de Santiago.

No Brasil existem várias associações de amigos do Caminho de Santiago, aqui na minha região tem a ACACSC- Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. No site deles tem uma lista com as diversas associações do Brasil e da Europa. Nessas associações você consegue várias informações e orientações para fazer o caminho e obter a credencial de peregrino. Descubra a que está mais próximo à você para, quem sabe, até participar das caminhadas preparatórias que elas normalmente promovem.

O Caminho de Santiago é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1993.

Espero que este post ajude você a organizar sua viagem a Santiago de Compostela, na Espanha.  Também espero que te proporcione uma visão melhor desse local tão importante para a fé católica.

Talvez você também se interesse em ler sobre o Caminho Brasileiro Caminho de Santiago.

Não deixe de compartilhar com seus amigos e salve a imagem abaixo no seu Pinterest para reler no futuro.