Entre Polos

Tudo Sobre a Catedral de São Pedro em Lisieux

A Catedral de São Pedro em Lisieux, é um monumento medieval no coração da cidade, mas não é a original. Imagina-se que ali já existia uma catedral desde o ano 538, visto que existe referência ao bispo de Lisieux já naquela época. Contudo nada se sabe sobre essa primeira igreja.

Hoje, Lisieux é uma cidade conhecida em todo o mundo devido a Santa Teresinha e seus pais, os santos Louis e Zélie Martin. Mas a cidade tem uma história longa com mais de 2000 anos de existência.

 

Somente no século XI há registros da reconstrução de uma catedral em Lisieux. É ao bispo Arnoul, amigo do rei Luís VI a quem se deve a construção da atual catedral. Ele começou a partir de 1149, no retorno da segunda cruzada, onde havia acompanhado o rei da França.

A catedral foi parcialmente destruída pelo fogo em 1126; a torre norte entrou em colapso em 1554; em 1793, os sinos foram fundidos e a catedral permaneceu fechada até o final da Revolução Francesa. Lisieux foi a sede de um bispado até 1790.

Voltou a ter celebrações em 1802, e foi poupada, durante os atentados de 1944 na Segunda Guerra Mundial.  

Capela da Família de Santa Teresinha

A Catedral de São Pedro em Lisieux fez parte da vida da família de Santa Teresinha. Foi lá que ela participava das missas aos domingos, junto com seu pai e suas irmãs.

Uma estátua e uma inscrição em uma capela do coro lembram o local onde a família ficava durante as celebrações.

 

Foi nesse local que a futura santa teve a revelação de sua missão: salvar as almas dos pecadores.

O pai de Teresa, Louis Martin, ofertou o altar principal do coro.

Desde o século XX, Santa Teresa é o terceiro santo padroeiro da catedral, depois de São Pedro e São Paulo. Como tal, aparece em um dos vitrais na parte de trás do coro.

A Catedral de São Pedro em Lisieux é classificada como monumento histórico da França desde 1840, sendo um dos monumentos mais importantes da Normandia.

Sua importância arquitetônica está no fato de pertencer a um período intermediário em que a arte românica vai dando espaço ao estilo gótico.

Note-se de passagem que a Catedral de Lisieux foi ocupada entre 1432 e 1442 pelo bispo Pierre Cauchon, o mesmo que em 1431 condenou Joana d’Arc a ser queimada viva como herege.

Após revisão do processo de Joana d’Arc ela foi considerada inocente pelo Papa Calisto III, e o processo foi considerado inválido, e em 1909 ela foi beatificada. Em 1920, foi canonizada pelo Papa Bento XV.

Horário da Catedral de São Pedro em Lisieux

Aberta diariamente das 9:00h às 18:45h

Missas: Domingo: 10:30h Durante a semana: 18:00h

Para mais informações visite o site da Catedral de Lisieux.

Clique aqui para ler o post sobre Lisieux – A Pequena Cidade de Santa Teresinha.

Gostou de conhecer a Catedral de São Pedro em Lisieux? Então, não deixe de compartilhar. 🙏🏼

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave