A Catedral Metropolitana de Florianópolis está localizada em frente à conhecida praça da figueira, no centro da cidade. O Museu Histórico de Santa Catarina também está localizado na mesma praça e ambos fazem parte da história da cidade. Não deixe de fazer uma visita quando estiver na redondeza.
História da Catedral
Segue o texto encontrado no site da catedral:
A Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade. Foi o centro de onde se originaram, irradiando-se para os lados e para os fundos, as primeiras ruas.
Para o pequeno povoado, o Largo da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os moradores, nas horas de ócio, discutiam seus problemas, comuns ou individuais. Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes.
Francisco Dias Velho Monteiro, fundador de Nossa Senhora do Desterro, em 1673, construiu a primeira igreja da Ilha, em honra de Nossa Senhora do Desterro. Era uma pequena capela, construída de pedra e cal, com um altar-mór e dois laterais.
A Paróquia foi criada em 5 de março de 1712 e no mesmo ato, Desterro foi elevada a freguesia. Em 25 de setembro de 1747, o Governador da Capital, José da Silva Paes, escreveu ao Rei de Portugal, pedindo licença para a construção de uma nova Matriz, da qual ele, engenheiro militar, foi o autor do projeto arquitetônico. A construção foi iniciada em 1753 e concluída em 1773.
A denominação de Nossa Senhora do Desterro foi oficialmente adotada em 24 de fevereiro de 1726.
Reformas posteriores alteraram-lhe o estilo original. Em 1908 foi elevada à categoria de Igreja Catedral.
Nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922, deu-se a grande reforma, quando teve a nave ampliada, alteradas as torres, e acrescido os alpendres neoclássicos, na parte frontal. Dentro do alpendre central ainda se vê a bela portada de cantaria da primeira construção.
Desterro é o antigo nome de Florianópolis.
A edifício da Catedral Metropolitana de Florianópolis é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
No seu acervo se encontra a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em madeira em tamanho natural, pelo artista tirolês Ferdinand Demetz. Está na Catedral desde 1902, quando foi abençoada.
Horário das Missas na Catedral Metropolitana de Florianópolis:
Segunda a sexta-feira: 06h30 e 18h15
Sábado: 18h15
Domingo: 07h30; 09h30; 18h e 19h30
Outras igrejas em Florianópolis:
Igreja de N. S. do Rosário e de São Benedito
Crédito da foto de capa: Caio Vilela/MTur