Como fazer a mala perfeita pode ser um grande desafio se você não seguir alguns critérios. Mas mesmo levando em conta algumas orientações, saiba que na maioria das vezes vai acontecer de você levar coisas que não precisa e deixar coisas que teriam sido úteis. Não se incomode muito com isso, o importante a aproveitar a viagem.
Primeiramente o destino da viagem é o que mais vai definir o tipo de mala que você vai fazer. O segundo fator será o clima: inverno ou verão? Mas não deixe de incluir peças da estação oposta, pois o tempo sempre pode variar um pouco.
O estilo da viagem e quais são as atividades que você vai fazer no destino, também servirão de parâmetro.
Nunca deixe de checar a previsão do tempo no local, nos dias que antecedem a viagem. Se estiver indo para um destino que nunca esteve antes e não tem muito conhecimento, não deixe de fazer uma busca na internet sobre as atrações daquele local.
Dito isso, elaborei um pequeno guia básico para ajudar você a montar a sua mala. Mas não deixe de adaptar para o seu próprio estilo.
Mala Perfeita para Mulheres:
Como primeira regra tente juntar peças de roupas que combinem entre si. O ideal é escolher uma paleta de cor.
- Calçados – quanto menos melhor!
Alguns calçados podem favorecer o seu visual, mas arruinar a sua viagem. É melhor levar sapatos que você já usou bastante e que sejam confortáveis.
Eu gosto de levar um par de tênis (normalmente já vou usando), uma sapatilha mais bonitinha ou um saltinho quando for viável, e as inseparáveis havaianas. Essas servem para tudo, ficar dentro do quarto do hotel, para ir à praia ou piscina, e ainda como um calçado alternativo para um passeio descontraído ou um pé dolorido. rs
- Calças – duas ou três.
Pelo menos uma jeans. Vista a mais confortável para a viagem de avião.
Mais um vestido ou uma saia, e uma bermuda.
- Blusas – seis ou sete.
Além de um casaquinho.
- Casaco de frio – um.
Não importando o destino, pois sempre pode haver a mudança de temperatura ou no caminho para o seu destino ter que fazer uma conexão em algum lugar mais frio. Eu, particularmente, acho que os aeroportos são muito frios.
- Cintos e bijuterias.
Com moderação, mas prefira deixar as jóias em casa.
- Lenços, scarf ou cachecol.
Com esses você pode abusar um pouquinho, pois são eles que mudarão seu visual e você poderá repetir as roupas tranquilamente. Além do que, se você for visitar algum santuário, eles podem ser úteis para cobrir os ombros.
- Biquíni ou maiô.
Nunca deixo de levar um. Mesmo que o destino seja de inverno, pode haver uma piscina aquecida no hotel e a gente querer aproveitar, não é?
- Pijamas, meias e roupa íntima.
Extras
Sombrinha, luvas, capa de chuva (eu levo uma descartável), chapéu e óculos de sol.
Aqui acho que vai de cada um avaliar a necessidade ou não.
Sempre procuro arrumar uma mala ideal para uma semana fora de casa. Mesmo que a viagem seja de mais dias, pois basta repetir algumas roupas e lavar outras, simples assim. Quando digo lavar, não estou pensando no serviço do hotel (mas esse também é uma solução), estou pensando numa lavanderia self service. Uso quando fazemos uma viagem mais longa, colocando a roupa da família toda (somos em quatro) numa máquina. Ou ainda aquela lavadinha básica no chuveiro ou na pia do banheiro do hotel e depois deixar secar no cabide durante a noite. Mas para isso as roupas tem que ser práticas, no estilo viajante. Acredito que fazendo assim, podemos levar uma levar uma mala pequena e leve, que é muito mais conveniente.
Mala Perfeita para Homens:
- 2 calças – pelo menos uma jeans
- 1 bermuda
- 1 camisa um pouco social
- 4 camisas ou camisetas
- 1 Blazer
- 1 Casaco de frio
- Pijamas, meias e cuecas
- 1 sapato, 1 tênis e 1 chinelo
- Guarda chuva, luvas, capa de chuva, chapéu e óculos de sol, se achar conveniente.
Mala Perfeita para Crianças:
Havia pensado em fazer uma lista para crianças, mas desisti. Acho que isso varia muito com a idade. Cabe à mãe, ou adulto que cuida da criança, decidir o que ela necessita.
Eu sempre fui um pouco exagerada na bagagem dos meus filhos enquanto eles eram pequenos. Mas acho que isso se deve ao fato das roupas serem pequenas e poder exceder um pouquinho. Contudo confesso que sempre voltei com várias roupas que não tinham sido usadas.
Nota: Algo importante para lembrar, é que você deve também se preocupar com o peso da bagagem e não apenas com o volume. Às vezes a gente pode se empolgar com uma mala grande, mas depois não consegue movimentá-la. Sem contar a restrição de peso que as companhias aéreas impõem.
Não podem ficar de fora:
- máquina fotográfica – se você usa apenas o celular, lembre-se de descarregar suas fotos antes de viajar, para não correr o risco de ficar sem espaço. Lembre-se também que quando se usa o celular para tirar fotos a bateria gasta com maior velocidade. Uma outra câmera ou um carregador portátil (powerbank) podem ser úteis.
- carregadores – para celular, tablete, máquina fotográfica – enfim para o que quer que você esteja levando. Pense também na possibilidade de uma bateria extra.
- fones de ouvido – eles podem ser úteis já na viagem de avião, pois algumas cias aéreas não fornecem ou cobram pelo uso.
- óculos – se você usa um regularmente é claro que não vai esquecer de levá-lo. Mas já pensou em um par adicional para o caso de um acidente? O mesmo serve para lentes de contato.
- remédios – não deixe de levar os remédios que você toma regularmente, mas também aqueles que você tomaria em caso de uma indisposição. Principalmente estomacal, o que é bem comum durante viagens, pois acabamos comendo alimentos que não estamos habituados. Se a viagem for para o exterior essa medida é ainda mais importante, pois quase sempre é complicado comprar medicamentos em outros países.
Necessaire
Procure fazer uma necessaire com a menor quantidade possível dos seus produtos de beleza e higiene pessoal – o suficiente pra duração da viagem apenas. Os líquidos e cremes acabam pesando muito na mala. Acho que aqui cada um tem sua lista do que usa normalmente. Agora não leve nada desnecessário, tipo um creme que você só usa de vez em quando. Siga a regra do se não uso em casa não usarei na viagem.
Eu gosto de levar um vidro de esmalte, a mesma cor que estiver usando, normalmente um tom claro e um vidrinho super pequeno de removedor. Assim posso fazer retoques ou tirar e pintar novamente se a viagem for mais longa.
Escova ou pente de cabelo. Esqueça o secador de cabelo, faz muito, muito tempo mesmo, que não fico em um hotel que não tenha um.
Necessaire para levar a bordo
Não esqueça que cada embalagem contendo líquido, gel ou creme para levar a bordo de aviões em voos internacionais, não pode ter mais de 100 ml e o total dos produtos não pode ultrapassar um litro. O ideal é ir com uma bolsinha transparente, senão a segurança do aeroporto pode pedir para você colocar em um saquinho plástico que eles fornecem.
Itens que eu considero super importantes de ter a bordo: hidratante, protetor labial, colírio, lenço umedecido, escova e pasta de dentes.
O ar do avião é super seco e ficar por horas dentro dele em uma viagem longa, resseca muito a nossa pele e os lábios.
Espero ter reunido aqui as informações básicas para você arrumar a mala para sua próxima viagem. Mas se eu esqueci alguma coisa, por favor me avise escrevendo nos comentários abaixo.
Uma boa viagem pra você!
Talvez você também se interesse por esses artigos:
5 Dicas Para Evitar a Ansiedade Pré Viagem
10 Dicas Para Amenizar o Medo de Viajar de Avião
11 Dicas Para Fazer Uma Viagem de Avião Tranquila
Se você gostou deste artigo de como fazer a mala perfeita, pode salva-lo no seu Pinterest para futuras consultas. 😉
Obs.: Alguns itens nesta página estão com links de afiliados e levam para a loja onde o produto pode ser adquirido. Caso você efetive a compra, o blog recebe uma pequena comissão, mas você não paga a mais por isso.
SaveSave
SaveSave
SaveSaveSaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSaveSaveSave
SaveSave