Fazer um safari na África do Sul foi uma experiência muito boa que tivemos ao conhecer uma reserva próxima a Cidade do Cabo.
Todo o tempo que estivemos na África do Sul, usamos com um carro alugado. O qual pegamos ao chegar no aeroporto de Cape Town (Cidade do Cabo em português) e devolvemos nele mesmo, uma semana depois.
A África do Sul é um país relativamente grande, então, a menos que você tenha muito tempo para percorrê-lo, terá que fazer escolhas sobre as regiões que pretende visitar.
Nossa escolha…
A região de Cape Town foi a nossa escolha, pois há muito tempo eu e meu marido desejávamos conhecer a cidade. Em nossa viagem de apenas alguns dias, decidimos incluir um safári perto de Cape Town. Contudo a região do Cabo não oferece grandes parques nacionais e para safaris. Os parques mais famosos como o Kruger e o Hluhluwe-Umfolozi estão situados ao norte do país. São grande parques e acredito que para melhor aproveitá-los a viagem deve ter o safari como objetivo principal.
Recebemos a dica de uma amiga de que o melhor safári perto de Cape Town seria o Garden Route Game Lodge. Trata-se de uma reserva pequena, mas onde os animais se encontram em uma ampla área fechada e algumas espécies, como os leões e os elefantes, são alimentados por seres humanos. É, portanto, um safári para iniciantes, para um primeiro contato com a fauna africana e principalmente para quem tem pouco tempo.
Para nós, foi o local ideal, visto que foi fácil de reservar e de chegar, além de estar em uma região livre de malária e de ser ideal para famílias viajando com crianças. Acompanhe e veja se pode ser uma boa dica para a sua próxima viagem.
O Garden Route Game Lodge é uma propriedade familiar e possui uma reserva com abundância de vida selvagem, incluindo os Big Five. A expressão Big Five, (ou Cinco Grandes em português), se refere aos cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem. São eles: o leão, o elefante africano, o búfalo africano, o leopardo e o rinoceronte.
Quanto custa um Safari na África do Sul?
A diária no alojamento inclui dois safaris, ou games, como eles dizem por lá. Um ao entardecer e outro ao amanhecer. Esses são os horários mais prováveis de se ver os animais e também, é quando a paisagem fica ainda mais bonita.
Após o primeiro game, ao entardecer do dia que fizemos o check in, jantamos no restaurante do hotel, chamado Serengeti. Esse jantar também estava incluído na diária e nos proporcionou uma experiência gastronômica fantástica. Jamais pensei em comer uma variedade de caça, como a da cozinha africana.
Não bebemos, mas os vinhos sul-africanos, que são famosos, complementam a refeição.
A vista do restaurante é simplesmente fantástica, além de ser possível ficar na parte de fora em um deck de madeira. Excelente opção para tomar o café da manhã.
Existem vários tipos de acomodações no lodge, como os chalés para casais em lua de mel, os quais ficam mais isolados e distantes do edifício principal. Os quartos são decorados com temas africanos, e possuem uma simplicidade elegante. Supostamente eu havia reservado um quarto familiar, mas quando chegamos lá, nos deram dois quartos duplos, contudo, estavam um ao lado do outro.
Clique aqui para ver quanto custa o safári no período da sua viagem.
Como é o safari na reserva?
Um game, ou safari, dura entre duas e três horas e cada um tem sua peculiaridade. Os animais que não forem avistados no primeiro safari (tarde), serão “procurados” ardentemente pelo guia na manhã seguinte.
Um safari na África do Sul e também nesta reserva é feito em Land Rover aberto, acompanhado por um ranger, ou seja, o guia e também motorista. O ranger é um conhecedor da fauna e flora sul-africana e nos deu uma verdadeira aula sobre o assunto.
A reserva do Garden Route Game Lodge, além dos Big Five que mencionei acima, também abriga zebras, girafas e várias espécies de antílopes, além de várias aves como o avestruz.
O safari matinal, começa ao amanhecer após o café da manhã simples servido no restaurante. No retorno, perto das 9h da manhã, pudemos tomar aquele cafezão de hotel com bastante tranquilidade e uma vista totalmente diferente daquela que estamos acostumados.
Já no safari do entardecer, é feito uma parada para drinks típicos em um ambiente de savana africana em volta à uma fogueira.
Atividades para Crianças
Vimos na programação que havia várias atividades especiais para crianças, como passeios de carro, caminhadas, pesca e visita interativa ao centro de répteis da reserva. Além de possuírem duas áreas temáticas e piscinas aquecida e fria.
Como chegar ao Garden Route Game Lodge?
Como já mencionei, havíamos alugado um carro, então foi muito fácil chegar à reserva. Saímos pela rodovia N2 em direção a Mossel Bay e rodamos pouco mais de 300 km.
Uns 7 km depois que se passa a entrada para a cidadezinha de Albertinia, o Garden Route Game Lodge estará à esquerda. O estacionamento na reserva é gratuito.
Dirigir na África do Sul, apesar de ser na mão inglesa, é muito tranquilo. Principalmente nas estradas, com pouquíssimo movimento. Não há necessidade da carteira internacional, pois turistas podem dirigir com a carteira de habilitação brasileira. Mas se você quiser providenciar uma, pode ser interessante.
Existem vários locais para fazer paradas na Garden Route. Normalmente, é uma área para fazer um piquenique e descansar sob a sombra de uma árvore. Esses locais estão indicados por uma placa, uma boa distância antes, e estão em intervalos regulares.
Achamos interessante que para fazer uma ultrapassagem na África do Sul, basta você se aproximar do carro na sua frente, que ele já vai para o acostamento e te dá passagem. O carro que ultrapassa, “agradece” com uma piscada de luz de alerta.
Faça sua reserva de carro na África do Sul na RentCars, você paga em reais, sem IOF e ainda pode parcelar.
Caso você não pretenda dirigir, entre em contato com o hotel, pois eles também oferecem serviço de traslado do aeroporto, mas com um custo adicional.
A famosa Garden Route começa naquelas imediações e segue por uns 200 quilômetros até Port Elizabeth. Desta vez não tivemos tempo suficiente, mas pretendemos voltar à África do Sul para fazer o itinerário todo.
Mais algumas informações sobre o Garden Route Game Lodge:
Eles oferecem WiFi gratuito nas áreas comuns do hotel. A propriedade tem acessibilidade e também possui uma loja de presentes.
Você pode fazer sua reserva pelo booking.com que na maioria das vezes permite o cancelamento gratuito se você mudar de ideia. Cheque sempre as condições em que isso é possível.
Se você está pensando em fazer um safári no famoso Park Kruger, dá uma lida no post do blog Sthe o the Road, lá tem dicas indispensáveis para planejar sua viagem.
Espero que este post tenha te inspirado a fazer esse pequeno safari na África do Sul, ou pelo menos a fazer uma viagem para aquele país que eu, adorei conhecer. 😉
Clique aqui para ler o post sobre o Cabo da Boa Esperança.
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para reler mais tarde.