Entre Polos

O que Fazer em Valência em 2 Dias

Onde ficar em Valência

O que fazer em Valência em 2 dias? Fácil! Para organizar sua visita a Valência, tenha em mente que a cidade tem três áreas principais de interesse turístico: a cidade velha, o complexo de entretenimento Cidade das Artes e das Ciências e suas praias e porto.

Valência é a terceira maior cidade da Espanha, ficando atrás apenas de Madri e Barcelona. É repleta de parques, museus, ótimas praias e excelente gastronomia. Foi aqui que os árabes introduziram o arroz na Europa e os valencianos o combinaram com legumes, mariscos e coelho e apresentaram ao mundo a paella.

Valência é uma das cidades mais antigas da Espanha, tendo sido fundada durante o período do Império Romano. Nos séculos seguintes passou por várias invasões, tendo ficado de posse dos mouros, dos cristãos, novamente dos mouros. Finalmente em 1238 durante o período da Reconquista, os mouros foram forçados a se retirar e a cidade voltou a ser cristã.

O século XV foi a Idade de Ouro de Valência, quando a maioria das edificações que hoje são os atrativos turísticos da cidade, foram construídos.  Nas últimas décadas a cidade dedicou-se a restaurá-los e a construção de novos atrativos como foi o caso da Cidade das Artes e das Ciências.

Outro fato interessante sobre Valência é o fato de terem seu idioma próprio. O valenciano, que constitui uma das principais variantes do catalão, é considerado língua oficial na Comunidade de Valência. Muitas escolas tem o valenciano como primeiro idioma, o que faz com que a maioria dos jovens sejam bilingues. Observei que todas as placas de trânsito e nomes de ruas estão nesse idioma, assim como os cardápios nos restaurantes, muitas vezes são apresentados nos dois idiomas oficiais. (No texto usei algumas expressões em valenciano, conforme elas estavam divulgadas nos guias turísticos.)

 

Cidade Velha

Torre de Quart e Torre de Serranos

Antigo portão do oeste e portão principal (respectivamente) da era medieval, quando a cidade era murada.

Catedral (Seu)

Construída no estilo de fortaleza entre os anos 1252 e 1482 sobre o local onde antes era uma mesquita. É o edifício mais antigo da cidade e desde o século XV diz possuir o Cálice Sagrado.

A foto mostra um cartaz na entrada da catedral. O Cálice Sagrado seria a parte superior, pois a inferior toda adornada foi uma adição feita há vários séculos.

Para uma vista panorâmica da cidade você pode subir na torre de estilo gótico conhecida como Miguelete.  Anexo está o Museu da Catedral.

 

Lonja de La Seda

 

Construída entre 1482 e 1533, também no estilo fortaleza, como um local para o comércio da seda. Está na lista de patrimônio mundial da UNESCO.  O estilo arquitetônico é o gótico com muitas gárgulas bem interessantes. O hall principal é repleto de colunas retorcidas, na sala de negociações é possível assistir um vídeo contado a história do local. Também há um jardim central com muitas laranjeiras e uma fonte.

 

Mercado Central

É um dos maiores mercados de comida da Espanha. Construído em estilo modernista, tem um teto muito lindo. Lá é possível comprar páprica e açafrão por um ótimo preço. Se você estiver de carro, saiba que os estacionamentos próximos são apenas para as pessoas que estão indo realmente fazer compras no mercado. Fomos barrados em dois deles e depois orientados para qual deveríamos ir.

Plaza Redonda

Fica bem próxima da Catedral. Lá é o lugar ideal para comprar artesanato valenciano e também de outras partes da Espanha. No domingo pela manhã transforma-se em um mercado das pulgas.

Praias

Valência possui quase 3km de praias, com ótimas facilidades. As mais próximas do centro são as Playa Arenas com areia branca e fina e Playa Marlvarrosa, ambas certificadas pela organização Blue-Flag.  Em toda beira-mar está o Passeo Marítimo, com vários restaurantes especializados em frutos do mar. Estivemos lá no inverno, então não pudemos aproveitar, mas deu pra ver que no verão deve ser maravilhoso.

 

Cidade das Artes e das Ciências

O complexo foi construído sobre o leito seco do Rio Túria, o qual foi totalmente canalizado depois de uma grande enchente. O projeto arquitetônico é obra do arquiteto e engenheiro valenciano de renome internacional Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Calatrava contou com a enorme contribuição do arquiteto, também espanhol, Félix Candela.

 

São 350 mil metros quadrados distribuídos em vários edifícios onde a arte, a ciência e a natureza se encontram para que todos possam desfrutar. Cheque horários e preços no site oficial.

Palau de Les Arts Reina Sofía

Trata-se de um edifício de 14 andares que hospeda a Ópera de Valência. São 4 salas de apresentações. Foi o último edifício a ser construído o qual finalizou o projeto em 2005.

Hemisfèric

Foi o primeiro edifício, concluído em 1998, aparente ser um olho gigante. Abriga um cinema IMAX e um planetário.

 

Museu de Les Ciències Príncipe Felipe

Trata-se de museu interativo de ciências e mais dedicado aos esportes. O edifício lembra o esqueleto de uma baleia.

Àgora

Um espaço multidisciplinar onde acontecem diversos eventos.

Oceanogràfic

É o maior aquário oceanográfico da Europa. Mostra habitats da vida submarina. As várias áreas são conectadas por passagens submersas.

 

Outros locais de interesse na cidade podem ser a Plaza del Toros e a Estação de Trem. Acabamos não visitando, mas tirei uma foto enquanto passávamos de carro.

Enquanto estivemos em Valência ficamos hospedados em um excelente flat. Veja aqui onde ficar em Valência.

Estamos passando uma longa temporada na Espanha, então este será o assunto aqui no blog por algum tempo. Espero que você goste e fique atento para outras postagens sobre esse país maravilhoso.

Outros posts sobre a Espanha:  Pintores EspanhóisA Maior Festividade da EspanhaMuseus de Madri.

 



Booking.com