Entre Polos

10 Dicas Para Fazer uma Viagem de Avião Tranquila

Dicas para uma viagem de avião tranquila

Se você está fazendo sua primeira viagem de avião ou viaja com pouca frequência, estas dicas serão ótimas para você.

Mas se você viaja com bastante regularidade, poderia dar uma lida, e lá no final, nos comentários, deixar as suas próprias dicas para outros viajantes. 

Vou partir do princípio que a passagem já foi comprada e toda a viagem já foi organizada. Essas dicas serão apenas para tornar a viagem de avião mais tranquila e você aproveitar cada momento.

Dito isso, vamos às dicas:

 

1. Documentação para uma viagem de avião

Caso sua viagem de avião seja nacional, você só precisará da sua identidade. Pode ser a carteira de motorista ou até uma cópia autenticada. Mas se a viagem de avião for internacional, você precisará de um passaporte.  Clique aqui para ver como tirar passaporte brasileiro.

 

2. Alimentação para uma viagem de avião

Caso você precise de uma dieta especial para a sua viagem de avião, (especialmente em casos de voos longos), é só ligar para a cia aérea com até 48h de antecedência e fazer a solicitação. O mesmo princípio serve para quem estiver viajando com crianças e precisar de alguma alimentação especial, como mamadeira de leite ou uma papinha. Outras solicitações como cadeira de rodas ou assistência para uma pessoa de idade ou com necessidades especiais, também devem ser feitas por telefone. Aquele mesmo número que se usa para fazer uma reserva.

 

3. Check in Antecipado

Procure fazer o check in da sua viagem de avião antecipadamente. A maioria das cias aéreas envia um e-mail aproximadamente 24h antes do voo. Nele haverá um link pedindo para você efetuar o check in on line.

Muitas empresas aéreas possuem um aplicativo para celulares, no qual você faz o procedimento e mantém seu cartão de embarque sem precisar imprimir. Se isso te parece um pouco confuso, não se preocupe, é só ir para o aeroporto e se apresentar no balcão da companhia aérea ou nos totens especiais para isso, que tudo estará resolvido.

 

4. Mais sobre a alimentação a bordo do avião

Sempre recomendo que as pessoas levem alguma comidinha para sua viagem de avião. Elas podem servir como distração para quem tem medo de viajar de avião, como também de alimentação mesmo, para aqueles voos que onde não servem nada. Eu me lembro de pelo menos duas vezes em que um pacote de biscoitos me salvou. Uma vez indo para Miami, alguma coisa aconteceu nos fornos e eles serviram a comida praticamente congelada (verdade, congelada). Pediram mil desculpas, mas muita gente ficou com fome. Outra vez, viajando com minha filha ainda pequena, para a Europa. Ela não gostou de nada que foi servido, então jantou biscoitos.

Na Europa, naqueles voos de companhias low cost, onde tudo que é servido é cobrado, é bem comum ver as pessoas comendo os lanches que levaram de casa ou do aeroporto.

 

5. Fazendo as malas para a Viagem de Avião

Faça sua mala com sabedoria, para sua próxima viagem de avião. Principalmente agora que as bagagens despachadas estão sendo cobradas. Se não desejar pagar nada extra, verifique com a cia aérea o peso máximo que pode ser levado dentro da cabine. Ele varia entre 7 kg e 10 kg, mas cada empresa tem as suas regras.

Também é bom checar o tamanho máximo da bagagem, o que varia um pouco de empresa para empresa. Lembre-se que elas têm que caber no compartimento acima das poltronas. Para mim isso é suficiente para fazer uma viagem de uma semana.  Se é suficiente para uma semana, é também para duas, não é mesmo?

 

Clique aqui para ler como fazer a mala perfeita.

Como referência coloco aqui a imagem com as medidas que está no site da Latam.

Atenção especial para o transporte na bagagem de mão para líquidos, géis, e aerossóis, pois alguns países têm restrições sobre levá-los a bordo. Isso inclui perfumes, cremes, desodorantes, creme dental, batom, etc. A embalagem desses produtos não pode ser superior a 100 ml cada e deverão estar dentro de uma bolsa transparente, para que possam ser inspecionados. O total não pode ultrapassar a 1 litro.

Contudo é possível transportar líquidos com mais de 100 mil nos seguintes casos:

Objetos adicionais na bagagem de mão:

As companhias aéreas permitem o transporte de objetos adicionais, que podem ser levados a bordo do avião, junto com a bagagem de mão. São: bolsa com notebook, máquina fotográfica, telefone, mp3, tablet, guarda-chuva, sobretudo, materiais de leitura e bolsas femininas.

Caso vá despachar sua bagagem, saiba que maioria das empresas tem uma tarifa especial para uma mala de até 23 kg.  Não esqueça de identificá-la apropriadamente para não correr o risco de alguém pegá-la por engano na esteira do aeroporto de destino.

Tudo bem… não precisa identificar tanto assim. rs. Mas não esqueça de colocar uma etiqueta com os seus dados e se possível uma fita colorida na alça. Se achar conveniente você pode usar um cadeado e/ou um lacre.

Quando a viagem for para os Estados Unidos, é recomendado que o cadeado seja aprovado pela TSA (agência do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos). É relativamente comum que a bagagem seja aberta para verificação.  Assim eles não terão que cortar o cadeado e sim, abrir com uma chave mestra e fechar novamente.

 

6. No Aeroporto

Chegando no aeroporto para sua viagem de avião. Aqui é outra coisa que precisa ser checada com a companhia aérea que você vai viajar. Como regra geral para voos domésticos você deve comparecer com pelo menos 1 hora de antecedência e para voos internacionais com 3 horas. Contudo isso pode variar dependendo do aeroporto.

Outra situação que deve ser levada em consideração é a data do voo. Em datas festivas, feriados e período de férias escolares os aeroportos ficam bem mais movimentados, então não custa se antecipar para não acabar perdendo o voo.

 

 

7. Despachando a bagagem

Caso já tenha feito o check in antecipado e não vá despachar bagagem, você pode ir direto para a sala de embarque. Passando antes pelo controle de segurança do aeroporto, é claro.

Caso ainda não tenha feito o check in, ou queira despachar sua bagagem, dirija-se ao balcão da cia aérea. Alguns aeroportos disponibilizam um guichê especial para quem vai apenas despachar a bagagem. 

No momento de passar pelo raio-x, telefone e tablet podem ficar dentro da bolsa. Mas se você estiver levando um notebook, ele deverá ser colocado na bandeja.

Às vezes, o controle de segurança solicita que o passageiro retire os sapatos. Então procure usar calçados fáceis de retirar. Evite viajar usando saltos altos, mesmo do tipo anabela, a chance de você ter que tira-los aumenta bastante.

 

8. No portão de embarque

Procure o seu portão de embarque e fique próximo à ele. Caso haja alguma mudança do número do portão (acontece com frequência), você logo perceberá. Fique sempre atento aos seus pertences e não deixe nada para trás.

 

As cias aéreas costumam chamar os passageiros para o embarque pela fileira e número do assento, então preste atenção para não ficar em pé na fila desnecessariamente. Uhh… mas se você está com criança pequena, tem dificuldade de locomoção ou já passou dos 60 – tem prioridade!

 

9. No local de embarque

Continue com seu cartão de embarque em mãos até chegar ao seu assento. Assim você terá certeza do seu lugar e poderá mostra-lo, caso alguém esteja sentado no seu lugar por engano.

 

10. Dentro do Avião

Acomode sua bagagem no compartimento superior. Aqui vejo um pequeno problema. Se você não conseguir levantar sua bagagem, vai ter que contar com a ajuda de alguma alma caridosa. Muitas cias já proíbem os comissários de bordo de fornecer essa ajuda, por questões de segurança do trabalho.

Agora é só se sentar e aproveitar sua viagem de avião. Se for um voo longo ou internacional, certamente haverá o sistema de entretenimento da empresa.  Aproveite para relaxar e ver ou rever filmes legais.

Espero que com essas dicas você tenha se preparado bem e faça um ótimo voo!!

Se gostou do que leu, que tal compartilhar com seus amigos?!

 

 

SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave