Entre Polos

Tudo Sobre o Festival de Dança de Joinville

Julho é o mês que nossa cidade fica especialmente charmosa. É porque nesse mês acontece aqui o Festival de Dança de Joinville. Durante o período do festival a cidade ganha um clima de festa. São muitos jovens andando pelas ruas, ônibus de turismo rodando pela cidade, as lojas decoram suas vitrines com motivos de dança, enfim, o clima fica diferente e muito alegre.

Eu moro aqui há dezoito anos e nesse tempo vi várias inovações que o festival apresenta a cada ano. Agora imagina quem começou assistindo desde a primeira edição? O festival começou em 1983, quando a sede foi a Sociedade Harmonia Lyra. Naquela edição o festival durou apenas cinco dias e reuniu 40 grupos competindo.

Atualmente o festival, que acontece sempre na segunda quinzena de julho, tem sua sede no Centreventos Cau Hansen. As competições duram quase duas semanas, quando são apresentadas em média 200 coreografias, que foram previamente selecionadas entre as inúmeras inscritas. 

O Festival de Dança de Joinville é uma grande oportunidade que os bailarinos e grupos têm de aprimorar suas técnicas. Este ano o festival está promovendo mais de 100 cursos e oficinas com especialistas em suas áreas. Sem contar a possibilidade de assistirem e entrarem em contato direto com outros grupos e trocar experiências. 

As coreografias que se apresentam na Mostra Competitiva, são avaliadas por um júri especialista no assunto. As apresentações são muito divertidas, pois normalmente contam com torcidas organizadas, o que deixa tudo mais vibrante. Os campeões de cada categoria, se apresentam novamente no final do festival, na Noite dos Campeões, ganham troféu e ainda garantem a vaga para a competição do ano seguinte.

Categorias da Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville:

Festival Meia Ponta

Fora a Mostra Competitiva, o festival inclui também a competição infantil conhecida como  Festival Meia Ponta. Ela acontece no palco do Teatro Juarez Machado que está no mesmo complexo do Centreventos Cau Hansen. Essas competições são sempre no período da tarde, enquanto as demais acontecem à noite.

Os vencedores do Festival Meia Ponta também recebem troféus e se apresentam novamente na Tarde dos Campeões.

 

Palcos Abertos

Todos os anos, vários palcos são criados em muitos pontos da cidade, como praças, shoppings centers, centros comunitários, ginásios, museus, etc. Uma programação exclusiva inclui apresentações especiais nos hospitais de Joinville. No guia do festival que é distribuído gratuitamente, consta a lista dos Palcos Abertos e os horários que eles receberão apresentações. 

Muitas dos grupos e bailarinos solo que se apresentam nesses palcos, vêm ao festival apenas para isso. Mesmo que não tenham sido selecionados para a Mostra Competitiva, ou mesmo que não tenham se inscrito para ela, eles se inscrevem para os Palcos Abertos. Isso mostra como o Festival de Dança de Joinville é importante para a carreira desses artistas.

 

Feira da Sapatilha no Festival de Dança de Joinville

Durante todos os dias do Festival acontece no Expocentro Eduardo Doubrawa, anexo ao Centreventos, acontece a Feira da Sapatilha. A feira reúne expositores de produtos e serviços, vindos de todo o Brasil.

A feira também conta com uma Praça de Alimentação e um Palco Aberto com apresentações em vários horários durante o dia todo.

Extras durante o Festival de Dança de Joinville

Várias atividades extras são incluídas a cada ano no festival. A visita aos bastidores, por exemplo, é gratuita e só precisa que a inscrição seja feita no Balcão de Informações. 

 

Sempre há alguma exposição de artes plásticas e muitas outras opções disponibilizadas tanto para os participantes como para a comunidade local.

 

Pedaltur

Aproveite sua participação no Festival de Dança de Joinville para conhecer um pouco mais nossa cidade. Uma ótima opção é o passeio de bicicleta em grupo e com guia, que mostra os principais pontos turísticos de Joinville. 

É um circuito de mais ou menos 6 km, todo plano e com ciclovias, durando aproximadamente 90 minutos. Os grupos são de no mínimo duas pessoas e no máximo de oito.

Os grupos partem e chegam no Centreventos Cau Hansen.

Se você gosta de dança, tenha certeza que esta é a melhor época do ano para visitar a cidade. Caso contrário, venha em qualquer outra época que certamente será muito bem recebido.

 

Como julho é um mês de férias, talvez você possa dar uma esticadinha até o Vale Europeu e conhecer um pouco mais da Santa e Bela Catarina!

 

Mais sobre os pontos turísticos de Joinville: