Entre Polos

Tudo Sobre as Novas Regras da Franquia de Bagagem

franquia de bagagem

As novas regras para a franquia de bagagem no voos nacionais já está em vigor há algum tempo, mas eu ainda não havia escrito nada sobre isso até o momento. Em minha última viagem, comprei a tarifa com direito a uma mala despachada de 23Kg. Pra mim isso é mais que suficiente, mas no aeroporto observei várias pessoas fazendo pagamento de malas adicionais. Então achei interessante fazer um resumo do que você precisa saber para a sua próxima viagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou essas mudanças na regulamentação do transporte aéreo brasileiro, porque entende que elas representam um avanço na forma como as passagens são cobradas no Brasil.

Eles esperam que isso acabe beneficiando os passageiros, pois quem viaja sem bagagem despachada paga uma tarifa mais baixa.

Outra mudança importante foi o aumento do limite de peso permitido para a bagagem de mão. Passou 5Kg para 10Kg.  Eu como ex-comissária considero isso um exagero, pois de modo geral, as cabines dos aviões não comportam tanta bagagem assim.

Em meu último voo internacional, muitas bagagens de mão foram despachadas gratuitamente já no check-in.  Isso porque eles já sabem que depois de todos os passageiros embarcados, não há espaço para toda a bagagem. Como todos têm o direito de levar 10Kg a bordo, a única solução é colocar no porão, e agora de graça.

A ANAC também imagina que as novas regras irão aumentar a concorrência entre as cias aéreas e novas empresas de baixo custo (comuns na Europa e Estados Unidos)  surgirão no Brasil. Essas empresas normalmente cobram por qualquer serviço considerado extra. Como por exemplo, bagagem despachada, lanche a bordo, fone de ouvido, marcação de acento, etc. Na realidade já estamos observando isso acontecer aqui no Brasil, o único problema é que não sentimos muito a redução dos preços.

 

E quanto se paga pela franquia de bagagem?

Bom, sem mais choramingos, vamos ao que interessa, quanto vamos pagar por cada mala despachada.

Como regra geral quanto menos bagagem você tiver, menos vai pagar. Depois, sempre que pagar pela bagagem extra com antecedência, também será mais barato. Se deixar para pagar no aeroporto, vai custar um pouco mais.

Na hora em que você estiver comprando a passagem, já vai poder fazer a opção pela tarifa que dá direito a uma mala despachada, sempre com o limite de 23Kg. Para mais malas, cada cia aérea tem um valor que é informado no site e eu coloquei na tabela abaixo.

 

Para não ter maiores problemas no aeroporto, eu decidi compra uma balança de viagem. Assim dá pra pesar a mala enquanto a gente ainda está arrumando e poder fazer alguma alteração.

Clicando na imagem abaixo você será direcionado para a loja, caso efetive a compra o blog recebe uma pequena comissão.

Se você optar por uma tarifa sem direito a despachar bagagem, sempre terá direito a uma bagagem de mão de até 10Kg.  Lembre-se: UMA APENAS! Se levar duas com 5Kg cada, eles não aceitam.

Não deixe de ler o post onde dou dicas de como fazer a mala perfeita e usar melhor a franquia de bagagem.

 

 

Continua com dúvidas sobre franquia de bagagem?

Aqui estão os links das cias aéreas já para a página sobre a franquia de bagagem de cada uma.

Latam, Gol, Azul, Avianca e Passaredo

SaveSave

SaveSave