Entre Polos

Tudo Sobre a Igreja da Natividade em Belém, Palestina

A Igreja da Natividade é o local mais importante de Belém, na Palestina. Foi em Belém, há pouco mais de 2.000 anos, que Maria deu à luz o menino Jesus. Hoje, é uma cidade próspera, localizada na Cisjordânia, aproximadamente 10 km ao sul de Jerusalém e a Igreja da Natividade é a principal atração da cidade. Em 2012, a Igreja da Natividade de Belém foi adicionada à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Na Igreja da Natividade, o Natal é celebrado em 25 de dezembro para os católicos romanos; 13 dias depois, os gregos ortodoxos celebram e 12 dias adicionais depois é celebrado pelos armênios. Os armênios comemoram a chegada dos Reis Magos no dia 6 de janeiro.

História da Igreja da Natividade 

A Bíblia nos conta que Maria e José deixaram sua casa em Nazaré e viajaram para Belém. Os romanos decidiram realizar um censo e as pessoas foram obrigadas a viajar até a casa de sua família ancestral para se registrar. Como José era da Casa de Davi e Belém era a cidade de Davi, o casal não teve escolha a não ser fazer a longa viagem, apesar de Maria estar grávida. 

Naquela época, era comum que casas fossem construídas perto de uma caverna que eles pudessem usar para abrigar seus animais. Quando Maria e José chegaram a Belém e não encontraram nenhum quarto disponível na pousada, eles foram convidados a passar a noite em uma caverna próxima. Sem outras opções e com Maria prestes a dar à luz, eles se acomodaram ali mesmo. 

Menos de um século após a morte de Jesus, os cristãos identificaram uma caverna em Belém como sendo o local de seu nascimento.

No século 4, o primeiro imperador romano cristão, Constantino e sua mãe Helena encomendaram a construção de uma igreja ao redor da caverna sagrada da natividade. A igreja foi dedicada em 339 DC. No século 6, a igreja sofreu danos de incêndio e o imperador Justiniano substituiu a igreja por uma maior e mais ornamentada. 

Em 614, os persas invadiram a Terra Santa e destruíram a maioria das igrejas. Felizmente, a Igreja da Natividade foi poupada graças a um mural na igreja retratando os Três Reis Magos que estavam vestidos com roupas persas de sacerdotes zoroastrianos. Assim, essa é a igreja mais antiga de toda a Terra Santa.

Os cruzados chegaram à Terra Santa no século 12 e durante esse tempo adicionaram duas torres, mas que não sobreviveram e murais. Alguns vestígios daqueles murais ainda podem ser vistos. 

>>>Leia mais sobre os cruzados na Terra Santa

Nos anos 1600, mais uma destruição com a invasão turca. A igreja foi saqueada e muito danificada. Em 1800, a igreja sofreu danos devido a terremotos e mais tarde foi saqueada novamente, agora pelos otomanos, que buscavam por seu mármore e chumbo.

O que ver na Igreja da Natividade 

Ao se aproximar da entrada da igreja, você passará pela Praça da Manjedoura e entrará pela Porta da Humildade. Essa porta era enorme, mas com o tempo foi sendo diminuída para que os saqueadores não pudessem entrar na igreja com seus camelos. Inclusive é possível ver na parede as marcas das portas anteriores. Acabou que um novo significado foi dado à ela, ou seja, todos aqueles que entrarem precisam se curvar ao cruzar a soleira. 

O impressionante interior tem paredes revestidas de mosaico dourado. O espaço é dividido em cinco corredores por 44 colunas pintadas.

Uma parte do piso de mosaico da igreja original do século IV ainda pode ser vista através de uma abertura nas lajes. As lâmpadas adicionam uma atmosfera maravilhosa à igreja e um teto aberto mostra as vigas de madeira expostas. 

No corredor sul fica uma fonte batismal octogonal da igreja Justiniana do século VI. 

A igreja tem vários altares incluindo o Altar da Circuncisão, o altar-mor que apresenta uma iconostase ortodoxa tradicional e o Altar Armênio dos Três Reis Magos.

Gruta da Natividade

O principal ponto de interesse dentro da igreja é a Gruta da Natividade. Dois lances de escada levam à gruta, onde uma estrela de prata de catorze pontas marca o local exato do nascimento de Jesus. Uma inscrição na estrela diz: Hic de Virgin Maria Jesus Christus Natus Est – que significa “Aqui Jesus Cristo nasceu da Virgem Maria”. 

Esse é considerado o lugar mais importante para o cristianismo e por essa razão , sempre existem filas para entrar na capela. Prepare-se para aguardar pelo menos duas horas até chegar sua vez. A fila se forma dentro da igreja e não há nenhum tipo de organização. Então, fique atento para não acabar aguardando mais tempo do que o necessário.

Na primeira vez que estive lá, acabei indo no final da tarde e não havia fila alguma. Contudo tive que fazer uma visita rápida, pois havia toque de recolher e eu precisava voltar para Jerusalém antes disso. Já na última vez, fui com excursão, na parte da manhã e aí estava bem cheio.

Fila para entrar na Gruta da Natividade
Saída da Gruta da Natividade

A Gruta da Natividade é enorme, mas não é toda acessível pela Igreja da Natividade. O acesso à outra parte da gruta é pela Igreja de Santa Catarina de Alexandria que fica ao lado. As duas igrejas são ligadas pela gruta que está abaixo delas.

Muitos acreditam que o verdadeiro local do nascimento de Jesus seja a parte da gruta que está abaixo da Igreja de Santa Catarina. Isso porque, quando as pessoas se abrigavam em grutas, era comum ficarem na parte do fundo dela. Não deixe de visitar as duas igrejas e as duas grutas. 

Os Reis Magos

A Capela Armênia dos Reis é dedicada aos Três Reis Magos. Em Mateus 2: 1-12, lemos sobre homens sábios que vieram do Oriente em busca do rei recém-nascido. Quando eles chegaram e encontraram Maria e seu filho recém-nascido, eles se ajoelharam e prestaram homenagem apresentando presentes de incenso, mirra e ouro

Embora a Bíblia não nos diga que houve três homens ou mesmo se eles foram reis, ao longo dos anos a história foi embelezada e os Três Reis Magos agora fazem parte da história tradicional do presépio. 

A tradição cristã armênia acredita que os sábios foram sacerdotes persas zoroastristas pertencentes à seita “Magos” de sacerdotes persas. Esses sacerdotes eram considerados extremamente sábios e até possuíam poderes mágicos. A palavra “Mago” origina da palavra grega magoi e é também de onde tiramos a palavra mágica

Como mencionei acima, quando os persas saquearam as igrejas da Palestina, pouparam a Igreja da Natividade porque viram um mosaico dos Três Reis Magos vestidos com roupas persas.

Custódia da Igreja da Natividade

Em 1847, a Estrela de Prata que marcava o local da Natividade foi roubada e isso gerou um conflito internacional pelo controle dos locais cristãos da Terra Santa, à medida que franceses, turcos otomanos e Roma disputavam o poder. 

No final, eles concordaram com a custódia compartilhada da igreja por três denominações cristãs: Ortodoxa Grega, Católica Romana e Armênia. Os gregos foram nomeados guardiões da Gruta da Natividade e os armênios da Capela dos Reis Magos. Cada uma das denominações de custódia cuida de uma área específica da estrutura e todas elas realizam cultos na igreja.

A Igreja de Santa Catarina, ao lado, que é católica, tem a custódia dos Franciscanos.

>>> Encontre hotéis com desconto em Belém

Cristãos Armênios e os Três Reis Magos 

Os Cristãos Armênios vêm de uma nação na região montanhosa do Cáucaso. Em 301 DC, a Armênia se tornou a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial. Muitos peregrinos armênios dirigiram-se a Jerusalém para visitar locais bíblicos e estabeleceram-se em Jerusalém. Até hoje, a Cidade Velha de Jerusalém é o lar de uma comunidade de cristãos armênios que vivem no bairro armênio. Os armênios compartilham a custódia de vários locais religiosos, além da Igreja da Natividade. 

Os cristãos armênios têm tradicionalmente um vínculo com os magos, o que explica a escolha de uma capela dedicada a eles em uma das igrejas mais importantes do mundo. A lenda armênia afirma que os três Magos, Melchior da Pérsia, Gaspar da Índia e Baltasar da Arábia passaram pela Armênia a caminho da Judéia quando ouviram falar do nascimento de Cristo. A lenda conta que os Magos voltaram à Armênia após o nascimento de Cristo e continuaram sua jornada.

Horário de funcionamento da Igreja da Natividade

Verão (abril – setembro) 6h30 – 19h30

Inverno (outubro – março) 5h30 – 17h00

Nota: Domingo pela manhã a igreja está aberta para a Santa Missa. A gruta está fechada no domingo pela manhã e abre à tarde.

Placa mostrando que a igreja faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave