Entre Polos

Tudo Sobre Monte Carmelo, a Melhor Vista de Israel

Jardim Bahai

O Monte Carmelo fica na cidade portuária de Haifa, ao norte de Israel.

No alto do monte está o Monastério dos Carmelitas Stella Maris e também uma basílica dedicada à Nossa Senhora do Monte Carmelo. Igualmente conhecida como Nossa Senhora do Carmo.

O Monte Carmelo é o local citado no Antigo Testamento, onde o Profeta Elias foi usado por Deus e fez cair fogo do céu e venceu Baal.

A palavra Carmelo significa jardim fértil ou vinhedo de Deus.

Monastério dos Carmelitas

O Monastério dos Carmelitas Stella Maris foi construído em 1827 , mas as autoridades locais da época não permitiram que a fachada da igreja ficasse aparente.

Somente a visão da cúpula indica a presença de uma igreja naquele local.

Foi no Século IV que alguns ermitões inspirados pelo Profeta Elias passaram a viver nas cavernas do Monte Carmelo.

Ali uma capela foi construída pelos Cruzados em torno do Século XII. Posteriormente, em 1207 o Patriarca de Jerusalém declarou fundada a Ordem dos Irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

A porta de acesso à igreja é de bronze e tem as imagens do Profeta Elias e a do Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus oferecendo o escapulário.

A igreja foi construída em estilo neoclássico italiano com uma cúpula central onde aparecem cenas alusivas ao Profeta Elias. Certamente a cena mais distinta, a da sua subida ao céu em uma carruagem de fogo.

Também se vê outros profetas e a Sagrada Família, que segundo a tradição passou por ali em uma de suas viagens à Nazaré.

[ppromo_passagens origin=”RG_SAO” destination=”TLV” header_text=”Passagens Aéreas” limit=”03″ tags=”post HAIFA”]

A cúpula foi decorada pelo carmelita maltês Luigi Poggi (1924-1928).

Nas faixas das pilastras da Basílica, há quatro gravuras dedicadas a quatro santos carmelitas. São eles: Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, St. Edith Stein e St. Mariam Bouardy.

Caverna de Elias

Sob o altar, encontra-se a caverna de Elias. Onde, de acordo com a tradição, o profeta viveu por algum tempo, seguindo uma vida eremítica de oração e silêncio. Nele, e em seu modo de vida, se inspiraram os primeiros religiosos da Ordem dos Carmelitas.

Dentro da caverna, há um altar esculpido na rocha, com uma pequena estátua do Profeta. Além disso, uma luz vermelha ilumina a gruta em alusão ao fogo que veio do céu à pedido do profeta.

Altares

A imagem de Nossa Senhora do Carmo, colocada no centro do altar principal, sobre um pedestal esculpido em cedro do Líbano. Inegavelmente, a imagem é muito venerada pelos cristãos locais.

👉🏼 Encontre hotéis com desconto em Haifa

Nos altares laterais estão dois quadros. Um com Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz aos pés de São José. Outro com São Simão Stock recebendo o escapulário de Nossa Senhora.

Exterior do Mosteiro do Monte Carmelo

Bem em frente à entrada da igreja, há um memorial dedicado aos soldados franceses que morreram após a retirada de Napoleão (1799). Onde encontra-se esta citação: «Como caem os poderosos no meio da batalha!» , lembrando a lamentação do rei Davi pela morte de Saul e Jônatas.

Há também uma pequena loja de souvenires, onde podem ser comprados artigos religiosos e escapulários de tecido.

Este eu comprei na loja de souvenires do Monastério do Monte Carmelo

Escapulário

Apesar de existirem vários tipos de escapulários, o original é feito de tecido. Ele simboliza a veste que foi dada por Nossa Senhora à São Simão Stock em um visão. Enquanto ele rezava pedindo ajuda para a ordem dos carmelitas.

Simão Stock que era o Prior da Ordem do Carmo, teve a visão de Nossa Senhora trazendo-lhe o escapulário nas mãos e dizendo as seguintes palavras:

“Recebe, Meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Obs.: Nossa Senhora do Carmo é sincretizada nas religiões afro-brasileiras da região Nordeste do Brasil (exceto na Bahia) com a orixá Oxum.

ENTREPOLOS5

Jardins Bahá’i

Muito próximo do Monastério dos Carmelitas estão os Jardins da Fé Bahá’i. Local onde está a tumba de Mirza Ali Mohamed, o fundador da religião e uma linda vista do porto de Haifa no Mar Mediterrâneo. Sem dúvida, a mais linda vista de Israel!

A religião Bahá’i é sincretista e vê igualmente Moisés, Cristo, Buda e Maomé. Todos são mensageiros enviados por Deus a distintas partes do mundo e em distintas épocas, praticando mais ou menos a mesma filosofia.

Se gostou deste post, por favor não deixe de compartilhar. 😉🙏

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave