Entre Polos

10 Coisas Para Fazer em Bogotá Durante Sua Conexão no Aeroporto

O que fazer em Bogotá, durante uma longa conexão no Aeroporto El Dourado? – Sem dúvida alguma: um city-tour específico para passageiros em trânsito. (Layover in Bogota)

Em nossa última viagem, fomos aos Estados Unidos, com a Avianca. Como eles não tem voo direto, fizemos uma conexão na Colômbia. O preço da passagem foi ótimo, o que compensaria o longo percurso (executiva com valor inferior à classe econômica). Além de voar em classe executiva, que é tudo de bom, rendeu uma boa milhagem no Programa Amigo e ainda nos deu a oportunidade de conhecer Bogotá. Perfeito!

A temperatura média de Bogotá é de 14°C o ano todo. Então, é fresquinho o tempo todo, mas não passa disso.

Busquei uma sugestão no TripAdvisor de o que fazer em Bogotá num passeio de um dia e gostei dos comentários sobre o Explora Bogota. Havia muitos elogios ao guia Edgar. Entrei em contato com ele via e-mail (explorabogota@gmail.com), ao qual ele respondeu prontamente e em português. O Edgar é super culto e profundo conhecedor da história do seu país. Fala português e conhece os costumes brasileiros, visto que já morou por aqui.

Ele estava nos esperando no aeroporto de Bogotá, El Dorado, no local e horário combinado. O valor do city tour foi de 45 dólares por pessoa, feito em uma van privativa para nossa família. Tudo pode ser acertado antecipadamente, mas ele vai orientar sobre os pontos turísticos mais importantes, e você pode decidir quais deseja fazer.



Booking.com

Por exemplo: nós decidimos não visitar uma loja de esmeraldas, onde haveria uma demonstração de tipos , cortes, polimentos, etc.  Foi uma decisão acertada, pois no nosso retorno ao aeroporto, ficamos  45 minutos na fila para entrar na sala de embarque e passar pelo raio x. Tenha isso em mente, pois mesmo com o cartão de embarque na mão, as coisas podem ser demoradas. É claro que estávamos viajando na alta temporada, o que deixa tudo mais lento.

 

Bom, vamos ao city tour…

1. Cerro de Monserrate

Começamos o nosso passeio subindo o cerro de Monserrate, o que foi ótimo, porque havia pouco movimento. É possível subir de teleférico, funicular ou a pé.  Naquele horário, somente o funicular estava disponível.

O Cerro é um dos pontos mais alto de Bogotá e oferece uma excelente vista da cidade.

Todo o local pertence a uma congregação católica e lá no alto está o Santuário del Senõr Caído de Monserrate. No caminho há representações da via-crúcis, sendo comum a peregrinação durante a semana santa.

          

 

2. Pandebono e Café El Dorado

Em seguida fomos fazer uma caminhada no Centro Histórico de Bogotá.  Mas antes de mais nada paramos para um café colombiano e apreciar alguns quitutes da culinária local.

Tudo absolutamente maravilhoso: experimentamos pão de queijo (lamento dizer: melhor que o nosso) e empanadas.

 

3. Avenida Carrera Séptima

É uma das principais avenidas de Bogotá. Corta a cidade de norte a sul. No centro histórico onde ela se junta com a Avenida Jiménez está o edifício do Jornal El Tiempo, o que faz lembrar o Times Square de Nova Iorque.

 

4. Igreja de San Francisco

Atualmente é a igreja mais antiga (1557-1621) preservada em Bogotá, pertence à Ordem dos Franciscanos e seu interior é magnificamente decorado. Lamentavelmente, não é possível fotografar.

 

5. Plaza Bolívar

A Praça Bolívar é a sede do Poder Colombiano. Ali está El Capitol, ou seja o congresso, o Palácio da Justiça, Palácio Liévano (sede da Prefeitura da Cidade) e a Catedral de Bogotá.

 

6. Catedral de Bogotá

A Catedral Primada da Colômbia é dedicada à Imaculada Conceição de Maria. A construção data de 1538 , mas foi reconstruída diversas vezes. Abriga criptas de algumas das figuras históricas mais importantes do país. Em contraste com a Igreja de San Francisco, o interior da catedral é pouco decorado.

 

Das capelas internas a mais admirada é dedicada a Santa Isabel da Hungria, na qual está o túmulo do fundador de Bogotá, Gonzalo Jiménez de Quesada.

Por seu significado histórico e valor cultural e arquitetônico ela foi declarada Monumento Nacional.

[themify_quote][/themify_quote] Caso você esteja pensando em ficar mais dias em Bogotá, procure o hotel ideal no booking.com.

 

 

7. La Puerta Falsa

La Puerta Falsa é o restaurante mais antigo de Bogotá (200 anos). Normalmente há filas, pois o local é pequeno, mas todos dizem que vale a espera. Lá é possível comer a melhor comida típica da Colômbia, assim como os melhores doces e sobremesas. Bem turístico, mas com preços baixos.

Continuando nosso passeio, passamos pelo Centro Cultural Garcia Marques, pela Ópera, pelo Museu de Bogotá e pela Igreja da Candelária.

         

 

8. Museu Botero

Em seguida visitamos o Museu Bottero, que abriga as obras do famoso artista plástico colombiano, além da sua coleção de arte, contendo inúmeras obras de renomados artistas. O museu está situado em um edifício estilo colonial e pertence ao Banco da República da Colômbia, para o qual todas as obras foram doadas pelo artista.

 

9. Plaza Chorro de Quevedo (fonte do padre Augustino Quevedo)

É nesta praça que acredita-se que Bogotá foi fundada. Ela abriga a Ermita de San Miguel del Príncipe, além de edifícios em estilo colonial e do princípio do século XX . É dela que parte a rua mais estreita da cidade.

 

10. Museu do Ouro

Foi com a peça da foto abaixo, encontrada em Antioquia (um dos 32 estados colombianos) no século 19, que o Banco de La República iniciou o museu em 1939.  O museu conta com cerca de 34.000 peças de ourivesaria, além de milhares de objetos de outros materiais, das culturas Quimbaya, Calima, Tayrona, Sinú, Muisca, Tolima, Tumaco e Malagana.

A coleção do museu foi declarada Monumento Nacional e é considerada a mais importante do mundo nesse gênero.

             

Poderíamos depois disso, conhecer um pouco sobre a extração e lapidação de esmeraldas. Contudo, como já mencionei, optamos por regressar ao aeroporto com medo de perder a nossa conexão.

Este foi o nosso guia de turismo em Bogotá. Se gostou do que leu aqui não deixe de contatá-lo.

 

 

E você? Já fez algum pit-stop como esse? Recomenda? Conte pra gente nos comentários.

Conhece alguém que está planejando uma viagem assim? Então compartilhe, usando os botões abaixo.

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSave