Há muito o que fazer em Foz do Iguaçu além de ver as Cataratas. Ficamos apenas 3 dias na cidade, mas com o número de atrações que têm, daria para ficar ainda mais e com atividades o tempo todo.
Aqui estão apenas algumas das principais:
1. Marco das Três Fronteiras
O marco é composto por três obeliscos. Cada um em suas cores nacionais e situados em seu país: Brasil, Argentina e Paraguai. Estando em um deles, é possível ver os outros dois.
No lado brasileiro está sendo construído o Complexo Turístico Marco das Américas, integrando o Marco das Três Fronteiras e futuramente o Espaço das Américas. A inauguração estava sendo preparada para os próximos dias.
Pelo que vimos, vai ficar muito legal. Nesta primeira fase vai incluir um grande estacionamento, área para exposições, lanchonete, loja de lembranças, banheiros e centro de visitantes. Numa segunda fase haverá a implantação de um restaurante e outras melhorias.
Fomos informados que após a inauguração haverá cobrança de ingresso.
2. Parque das Aves
No dia seguinte começamos pelo Parque das Aves, que fica junto à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, mas fora do complexo. Contudo, acho que não foi uma boa ideia, pois acabamos perdendo muito tempo ali, num horário (mais fresco) que seria mais interessante estar visitando as cataratas. Se você pretende incluir o parque das aves nos seus passeios, considere ir depois de visitar as cataratas, quando o dia está mais quente e você ficará abrigado em baixo das árvores.
O Parque compreende vários viveiros de pássaros e outros animais exóticos, os quais podem ser apreciados bem de perto. Considere pelo menos uma hora para essa visita, pois trata-se de um caminho a ser seguido e quanto maior o número de pessoas ou maior o seu interesse em observar os animais, assim, maior será o tempo gasto lá dentro. Não esqueça de aplicar repelente, mas se você não levar na bagagem, têm muitos ambulantes vendendo na entrada.
Vale lembrar que a maior parte das aves que estão no parque, são provenientes de apreensões da Polícia Ambiental/Polícia Federal/IBAMA. Outras foram resgatadas por não terem mais condições de viver na natureza, além de muitas delas estarem ameaçadas de extinção.
3. Itaipu Binacional
O setor de turismo da Hidroelétrica de Itaipu é bem organizado é possui uma excelente infraestrutura. Lá são organizados diversas atrações, sendo que a visita panorâmica é a mais popular, com duração de duas horas. Este foi o passeio que fizemos, mas ainda é possível escolher entre outras como: Ecomuseu, polo Astronômico, Refúgio Ecológico, Iluminação da Baragem (somente sexta e sábado), Circuito Especial, Porto Kattamaram e Teste Drive num carro elétrico.
Fazer o passeio panorâmico em um dia que um dos três vertedouros estava aberto, foi muito especial.
No Porto Kattamaran, além do passeio de barco, ainda é possível almoçar no restaurante à beira do lago.
4. Macuco Safári
Na minha opinião este é o passeio mais legal de Foz do Iguaçu.
Lamentavelmente, não pudemos fazer este passeio. Começou a chover muito e, além de estarmos bem molhados, ficamos com um pouco de receio. Contudo, posso dizer que é um passeio fantástico, pois já fiz em outra oportunidade.
A duração é de aproximadamente 2 horas e começa em um veículo elétrico entrando na mata. Orientado por guias que descrevem um pouco da fauna e flora local, segue-se em uma caminhada por trilha (600 m) e, finalmente, o passeio em barcos super velozes indo até o Cânion das Cataratas. O clímax deste passeio é sentir o estrondo das quedas e ficar molhado como se tivesse tomando um banho de cachoeira. Só leve câmera se a sua for à prova d´água. Entretanto, o passeio é fotografado e filmado pelos organizadores e cópias poderão ser adquiridas no final.
Como este passeio está dentro do complexo do Parque Nacional do Iguaçu, o ideal é que você faça no mesmo dia em que visita as cataratas. Caso contrário terá que pagar o ingresso do parque novamente.
Se você não é fan de turismo de aventura, pode fazer só parte terrestre do passeio. O horário de funcionamento é das 09:00 às 17:30 h com saídas a cada 10 minutos.
Para saber mais detalhe e preços clique aqui para ir ao site do Macuco Safári.
5. Passeio de Helicóptero
Não tivemos a oportunidade de fazer este passeio, mas tenho amigos que fizeram e acharam simplesmente fantástico. É organizado pela empresa Helisul, que opera ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Todos os dias entre as 9:00 e 17:30 h. A empresa não efetua a venda dos bilhetes, eles devem ser comprados através de agências de turismo.
6. SkyDive
Na realidade eu tenho vontade de fazer SkyDive em qualquer lugar, mas morrrro de medo. O skydive de Foz é um salto duplo sobre a Hidroelétrica de Itaipu, visualizando a tríplice fronteira. Não vou falar mais, porque não fiz o salto, mas vou deixar aqui o link para você reservar, caso decida se aventurar.
Foz do Iguaçu está repleta de passeios e atrações. Quem quiser e puder ficar mais tempo por lá vai sempre ter o que fazer. Não esquecendo ainda dos diversos resorts que existem na cidade. Ao lado deixo uma sugestão de leitura.
A foto abaixo é ideal para salvar no Pinterest.