Assim que fiquei sabendo da existência do Parque Histórico de Carambeí, o qual é relativamente novo, imediatamente decidi que tínhamos que ir lá para conhecer. Como já era nosso plano visitar as Cataratas do Iguaçu e o Parque Estadual de Vila Velha, foi fácil incluí-lo no roteiro.
Saímos cedo de casa e pela hora do almoço estávamos visitando Vila Velha em Ponta Grossa. De lá seguimos para o Parque Histórico (mais ou menos 20km) para almoçar no restaurante e confeitaria Koffiehuis, que fica logo na entrada do parque, antes da bilheteria.
Me pareceu que os moradores da região frequentam o restaurante, sem necessariamente visitar o parque. Também observei que para o café da tarde fica bem lotado, formando fila no balcão de pedidos. A atmosfera do local é bem agradável e dá pra esperar pelo seu lanche com bastante conforto. Você pode ser servido na área interna ou externa do restaurante.
Nos finais de semana e feriados o restaurante serve um buffet com pratos típicos da Holanda, além de algumas porções, tortas salgadas e sopas. Para o café da tarde existe uma boa variedade de tortas, incluindo é claro, a torta holandesa, vendidas por peso.
Deixando a comida de lado, vamos ao parque… ele ocupa uma aérea de 1km² e conta com cinco alas:
1. Relembrar o passado na Casa da Memória
Com acesso gratuito ao lado do restaurante e lojinha de suvenires – mantém acervos de peças relativas a presença de imigrantes holandeses na região, além do Museu do Trator e uma maquete da antiga vila de Carambeí. Tanto a Casa da Memória como o parque tem a intenção de manter viva a história da imigração holandesa no Brasil.
Os imigrantes se estabeleceram naquela região no início do século 20 e se especializaram na produção de lacticínios, criando posteriormente a marca Batavo. Foram esses colonos que introduziram o cooperativismo no Brasil.
As demais alas estão dentro do parque, após a bilheteria.
Passando a ponte pênsil, à esquerda está uma espécie de recepção do parque. Onde você pode e deve assistir a um rápido filme que conta a história da colonização holandesa na região e um pequeno relato de como o parque foi construído.
Nesse local também é possível locar roupas típicas da Holanda, e tirar algumas fotos bem legais. (as fotos são por sua conta, não tem nenhum fotógrafo lá não)
2. Interagir com o local na Vila Histórica
Aqui foi reconstruído em tamanho original uma amostra do que era a primeira vila de Carambeí, com suas pequenas casas, igreja, escola e estação de trem, além do comércio e atividades desenvolvidas na pequena comunidade. Praticamente todos os espaços são interativos e muito interessantes para ir com crianças.
3. Valorizar a arte no Centro Cultural Amsterdã
Reproduzirá um trecho dos canais holandeses. Terá como objetivo estimular a cultura integrando arte, ciência e educação numa área para espetáculos, exposições e serviços. (em fase de construção)
4. Participar de atividades no Parque de Exposições
Construído originalmente pela Batavo Cooperativa Agroindustrial, atende o município na sua programação de feiras e eventos rurais, além de outras atividades culturais. Esqueci de tirar fotos (oops), mas é um lugar bem grande que comporta vários tipos de eventos.
Aprenda qualquer idioma online em aulas personalizadas com professores nativos! Clique aqui e registre-se agora em Italki
5. Entender como a Holanda lida com a água no Parque das Águas
Mostra as soluções holandesas para o controle e uso das águas, com pequenas pontes, diques e pequenas construções. Lamentavelmente no dia da nossa visita o céu estava encoberto e não vimos o reflexo das casinhas na água, o que deixaria tudo mais bonito.
6. Comprar lembrancinhas importadas da Holanda
Antes de ir embora, não deixe de passar na lojinha de suvenires ao lado do restaurante. Lá você vai poder comprar os famosos tamancos holandeses e muitos outros produtos de porcelana, os quais são importados da Holanda. Há também bastante artesanato local.
Passamos momentos muito agradáveis neste parque, pois trata-se de um daqueles lugares completos. Ou seja, um lindo espaço para passear, aproveitar a paisagem, tirar fotos e fazer uma boa refeição. Além de conhecer vários aspectos de outra cultura, também se conhece um pouco mais da história do nosso país, pois a imigração europeia foi fundamental para a formação do Brasil de hoje.
Tomei conhecimento do Parque Histórico de Carambeí, pelo post que a Sílvia do Matraqueando escreveu há alguns meses e me encantei com o lugar. Ela foi em um dia de sol e tem fotos lindíssimas, se tiver curiosidade dá uma olhada lá.
Clique aqui para encontrar hotéis com desconto na região de Carambeí.
Se você já conhece o parque ou ficou interessado em ir conhecer, não deixe de comentar aqui. É muito bom poder trocar ideias e conhecer o ponto de vista de outras pessoas.
Salve a imagem abaixo em seu Pinterest, para futura consulta.
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U
SaveSave