Entre Polos

Conheça os 10 Principais Pontos Turísticos de Recife

Pontos Turísticos de Recife

Nesse post você vai conhecer os principais pontos turísticos de Recife.

Recentemente fizemos uma viagem de poucos dias para lá, mas foram suficientes para a cidade nos deixar encantados e com vontade de voltar.

Recife é uma cidade com uma longa e fascinante história. Conhecer um pouquinho dela é fundamental para apreciar seus principais pontos turísticos, principalmente os localizados no Centro Histórico.

É a capital estadual mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 1537.  No século XVII foi sede da colônia Nova Holanda e durante a administração de Maurício de Nassau recebeu vários artistas europeus, os quais deixaram um grande legado para a arte da região e de todo o Brasil.

Após a expulsão dos holandeses, Recife tornou-se a cidade mais importante da região.

É conhecida como Veneza Brasileira, desde que um romancista francês fez esta comparação quando a visitou. Sempre ouvi isso, mas confesso que não concordo. Apesar de Recife possuir muitos canais, acho que está longe de se comparar a Veneza. Mas essa é só a minha opinião.

 

1. Centro Histórico

O Centro Histórico do Recife, não fosse pelas muitas demolições e descaracterizações, certamente seria reconhecido como uma patrimônio mundial. De qualquer maneira, o que restou  representa um dos maiores patrimônios do estilo barroco no Brasil.

Passear por ele é extremamente agradável tanto para o turistas quanto para os moradores locais.  Uma boa dica é começar pela Rua do Bom Jesus, antigamente conhecida como Rua dos Judeus, pois é repleta de edifícios antigos e coloridos. Aos domingos, quando acontece uma feira de artesanato e muitas manifestações culturais e artísticas, fica melhor ainda.

 

 

2. Marco Zero e Armazéns do Porto

Pelo que li, essa área foi revitalizada em 2017. Além da bela paisagem natural, ainda há variadas opções de restaurantes e bares que completam o local. Não esquecendo da enorme programação cultural. Nós mesmo pudemos conferir algumas.

O Marco Zero, na Praça Rio Branco é o local onde a cidade nasceu e de onde todas as distâncias de Recife são medidas. Na mesma praça foi adicionado o letreiro com o nome da cidade, muito concorrido para fotos. Durante o carnaval você vai encontrar muita agitação por aqui.

 

3. Parque de Esculturas de Francisco Brennand

O parque está instalado sobre arrecifes em frente a praça do Marco Zero. Nele há uma exposição permanente das esculturas do artista pernambucano. Sendo a principal obra a Coluna de Cristal com 32 metros. A travessia pode ser feita em pequenos barcos que partem da praça.

Mais obras do artista podem ser vistas na Oficina Brennand, instalada em uma olaria desativada no bairro Várzea.

 

4. Museu Paço do Frevo

O Paço do Frevo é como o próprio nome diz, um museu dedicado ao frevo. Com o intuito de divulgar e manter a sua prática para as futuras gerações. É um local para você experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo. A programação é composta por atividades como o Sábado no Paço, a Hora do Frevo e o Arrastão do Frevo.

 

5. Sinagoga Kahal Zur Israel

A Primeira sinagoga das Américas foi aberta ao público em 2001 depois de extensa restauração. A sinagoga não retomou a aparência original do século XVII. Mesmo que muitos estudos tivessem sido feitos, não foi possível determinar qual seria a aparência de algumas áreas.

 

O edifício é usado como memorial e centro de documentações judias. A comunidade judaica no nordeste brasileiro, se formou primeiramente com os cristãos-novos, vindos da península ibérica nos séculos XVI e XVII. Contudo durante a ocupação holandesa vieram de Amsterdan vários judeus portugueses. Isso fez com que os cristãos-novos que já viviam em Recife retornassem ao Judaísmo. Formando assim, novas congregações como a Kahal Zur Israel.

 

6. Capela Dourada

Fica localizada dentro do complexo de edifícios Convento e Igreja de São Francisco e o Museu  Franciscano de Arte Sacra. Seu nome deve-se a grande quantidade de ouro em que a mesma foi revestida.

A capela foi construída pelos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, criada em Recife no século XVI. Os irmãos, tendo condições financeiras, decidiram construir (1696) a capela para os noviços da ordem.

Como a época era de grande prosperidade na região, aos poucos a capela recebeu melhorias e rica decoração em estilo barroco.

 

7. Teatro Santa Isabel

Durante sua construção ele seria chamado de Teatro de Pernambuco. Contudo pouco antes de sua inauguração em 1850 seu nome mudou para Teatro de Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II.

O Teatro de Santa Isabel recebeu muitas personalidades, incluindo Dom Pedro II. Mas foi Joaquim Nabuco quem proferiu a célebre frase que ficou gravada em placa no teatro:   Aqui nós ganhamos a causa da Abolição.

O teatro possui um programa de visitas guiadas e gratuitas, as quais  acontecem aos domingos na companhia de guia. Na visita são abordados aspectos da arquitetura e história do local.

Os grupos são formados no saguão do teatro às 14h, 15h e 16h. Poderá haver alteração do horário dependendo da agenda de espetáculos. Não deixe de checar antes de ir.

 

8. Instituto Ricardo Brennand

O Instituto é a realização de um sonho do excêntrico colecionador Ricardo Brennand. O Instituto Ricardo Brennand conta com uma pinacoteca, uma biblioteca, auditório, cafeteria e um castelo construído em estilo medieval.

Ele construiu em sua propriedade no bairro Várzea de Recife, um castelo chamado São João, para abrigar suas coleções de obras de arte. A coleção é composta por obras das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI.  Com ênfase na sua coleção de armaria, considerada uma das maiores do mundo.

A parte que mais me interessava entretanto, era o exposição sobre o Brasil Holandês. Já há muito tempo estava querendo visitá-la. Nela está exposta a coleção particular de Ricardo, das gravuras de Frans Post, o pintor holandês, que veio ao Brasil durante o governo de Maurício de Nassau.  Sua incumbência era retratar a vegetação e a paisagem brasileira. As ilustrações de Frans Post faz do Brasil o único país das Américas a ter esse grande registro do período colonial.

 

9. Praia de Boa Viagem

É bem possível que se você vai se hospedar em hotel na sua visita a Recife, você fique hospedado em Boa Viagem. Este é o bairro que possui a maior concentração de hotéis.

A praia é bonita e com muitos quiosques com comidas e bebidas. Além de um belo calçadão para passear.

[ppromo_passagens origin=”RG_SAO” destination=”REC” limit=”3″ header_text=”Veja os melhores preços de passagens para Recife.” tags=”post rec” show_logo=”false” /]

A pracinha de Boa Viagem é famosa pela sua igrejinha e feirinha de artesanato e comidas típicas, que acontece todos os dias das 16:00h até as 22h.

A Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, foi tombada como patrimônio cultural da cidade.

[Marco primordial do processo de formação do povoado da Boa Viagem, a Igreja de Boa Viagem deu seu nome à praia, e porteriormente ao bairro. Embora a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem traga em seu frontispício a data de 1707, ano da doação do terreno, não se sabe ao certo a data de sua inauguração, tendo como referência mais remota de seu funcionamento o ano de 1730.
O edifício, apesar das modificações sofridas, traz a marca do estilo barroco setecentista. Apresenta três portas, com duas janelas, óculo central ao nível do coro e frontão triangular encimado por cruz e recortado em suas volutas.
O obelisco, de 1926, marca a conclusão da Av. Boa Viagem e da consolidação do bairro. A praça, inicialmente destinada à reserva de área verde e lazer, foi aos poucos ocupada pelo comércio informal.] Fonte: Fundarpe.

Clique aqui e veja nossa dica de hotel em Recife.

 

10. Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia com piscinas naturais a mais ou menos 60 km de Recife. As piscinas que se formam na maré baixa, são de águas claras e mornas. A praia é de areia branca e muitos coqueiros. É considerada uma das praias mais lindas do Brasil.

No passado o local era chamado de Porto Rico, pela abundância de pau-brasil na região. No período da escravidão, era um ponto de comércio ilegal de escravos para o nordeste. Muitas vezes esses escravos chegavam escondidos em engradados de galinhas-d’angola. Toda vez que isso acontecia, circulava a notícia que havia galinha nova no porto. Assim a praia ficou conhecida como Porto de Galinhas.

A partir da década de 1990 vários empreendimentos turísticos se instalaram na região, atraindo um grande número de turistas para os imensos resorts à beira-mar.

Como estávamos com um carro alugado foi muito simples chegar lá. A estrada, conhecida como pedagiada, é relativamente nova e bem sinalizada. Com certeza vale o passeio. Além das lindas praias, o vilarejo de Porto de Galinhas é uma graça, com muitas lojinhas, bares e restaurantes.

Também é possível contratar um passeio com agências de turismo. Vários representantes ficam na feirinha de Boa Viagem oferecendo esse e outros passeios pela região. Você pode se juntar à um grupo, ou dependendo do número de pessoas que estiverem com você, formar um grupo fechado.

Para saber mais detalhes de como fazer esse trajeto consulte o post do blog  Viciada em Viajar que mostra com detalhes como ir para Porto de Galinhas.

Eu e minha família curtimos muito essa viagem e espero que este post tenha inspirado você a conhecer Recife! Nós queremos voltar em breve para o nordeste e dá próxima vez pensamos em fazer como vimos no blog Destinos Notáveis e incluíremos Maragogi no roteiro. Maragogi fica em Alagoas, mas está muito perto da fronteira com Pernambuco. Caso você vá até Porto de Galinhas, saiba que Maragogi está a apenas 87 km. Vale muito dar uma esticadinha até lá.

Não deixe de ler o post sobre nosso passeio ao Centro Histórico de Olinda.

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest, para ler em outra oportunidade.

SaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave