Entre Polos

Tudo Sobre Sainte Chapelle – Um Relicário no Centro de Paris

A Sainte Chapelle em Paris foi construída no pátio do antigo Palais de La Cité, que era o Palácio Real do rei da França na era medieval.

Hoje, pouco resta do palácio real, o qual foi transformado em Palácio da Justiça, um órgão do Ministério do Interior da França.

Por estar escondida dentro de um órgão público, acaba sendo menos conhecida pelos turistas que vão a Paris. Contudo, acredito que após o trágico incêndio da Catedral de Notre Dame, que fica ali pertinho, a Sainte Chapelle passou a receber mais visitantes.


Foi construída para ser a Capela Real a ser usada pelo rei e sua família. Mas o principal objetivo era abrigar algumas relíquias que o Rei Luís IX, mais tarde canonizado como São Luís, havia comprado do Imperador Bizantino em Constantinopla, na atual Turquia.

Relíquias

A principal relíquia adquirida era a Coroa de Espinhos, que acredita-se ser aquela com a qual Jesus foi crucificado. Outras relíquias, como fragmentos da própria cruz, faziam parte da aquisição.

A decisão do rei em fazer tal compra tinha a intenção de reforçar sua posição na cristandade ocidental e além da devoção do rei, ainda existia a intenção de colocar Paris nas rotas de peregrinação e transformar o seu reino numa “nova Jerusalém”.

Na Idade Média, os reinos e os seus governantes competiam para conseguir relíquias sagradas, visto que naquela época, eram consideradas milagrosas. O rei da França conseguiu para Paris, algumas das que eram mais cobiçadas.


Para protegê-las eram construídos lindos relicários finamente ornamentados. Ao que parece o rei Luís levou isso a um outro nível e construiu a Sainte Chapelle como se fosse um relicário.

Após a Revolução Francesa, as relíquias foram para o Tesouro da Catedral de Notre Dame de Paris.  Clique aqui para ver uma publicação minha no instagram, com a foto da relíquia.

Construção da Sainte Chapelle

A Sainte Chapelle foi construída rapidamente e ficou pronta em 1248. Ela está dividida em dois pavimentos. A capela inferior era destinada para os funcionários do palácio e convidados. Já a superior era de uso exclusivo do rei e de sua família.

A Sainte Chapelle passou por um processo de sete anos de restauração e muito trabalho ainda continua em andamento. Se você se interessa por este assunto clique aqui para saber mais.  

Capela Inferior

A capela inferior é decorada em cores fortes, vermelho, azul e dourado, sendo o principal elemento decorativo, a flor de lis, que era o símbolo da família real.

Atualmente, no ponto central está uma estátua do rei e santo Luís. O Rei Luís participou da sétima e oitava cruzada, tendo morrido nesta última.

Já escrevi um pouco sobre as cruzadas, clique aqui para ler mais.


O culto deste santo foi juridicamente examinado e aprovado pelo papa Bonifácio VIII, que o canonizou em 1297 com o nome de São Luís da França. A cidade brasileira de São Luís do Maranhão é uma homenagem à ele.

Na capela inferior há também uma pequena loja com souvenirs com lindas reproduções dos vitrais.

Capela Superior

Para chegar à capela superior, precisamos subir uma escada caracol com 33 degraus. Chegando lá em cima,não temos outra reação senão: “uau!!!”  Até fiquei uns minutinhos ali perto só observando a reação de cada pessoa que chegava. Ouvi somente variações de Óóóóóóó!!! Uau!!! Eu já havia visto alguns vídeos antes de ir, mas acredite, pessoalmente a Sainte Chapelle consegue ser mais deslumbrante ainda.


>>> Leia também sobre o Hotel Bom, Barato e Bem Localizado que fiquei em Paris.

A capela superior possui dois nichos, um em cada lado, onde o rei e a rainha ficavam durante as celebrações.


No ponto central está o local onde ficavam as relíquias.

As paredes praticamente não existem, as colunas entre os 15 vitrais são extremamente finas para não atrapalharem a entrada da luz. Como toda construção em estilo gótico, possui um pé direito alto, levando o olhar das pessoas para o céu.


Para acompanhar o desenvolvimento da história você deve ler os vitrais da esquerda para a direita e de baixo para cima.

Apenas um dos vitrais não mostra uma cena bíblica, é aquele que conta a história das relíquias, desde a sua descoberta por Santa Helena em Jerusalém até sua chegada na França.

Entre os vitrais, na finas colunas, estão estátuas dos doze apóstolos, além de muitas figuras de anjos.


No local existem panfletos informativos mostrando os detalhes dos vitrais. Também é possível alugar um audioguia, infelizmente nenhum deles em português.

A roseta que forma a janela sobre a porta principal é típica da arquitetura gótica, contudo esta da Sainte Chapelle, é mais complexa e sofisticada, com detalhes finos e delicados.


As imagens reproduzem o livro do Apocalipse de São João e está posicionada simbolicamente em oposição ao vitral mostrando a Paixão de Cristo.


Sainte Chapelle – Exterior

Pelo exterior é que podemos ver melhor como é a estrutura da construção. O peso da abóbada é suportado pelas colunas de tijolos que estão projetadas para fora. Contudo ainda seriam muito estreitas para suportar o peso do telhado, assim barras de ferro foram adicionadas horizontalmente entre os vidros para reforçar a estrutura.

Sainte Chapelle – Acesso e Tickets

Como a Sainte Chapelle está localizada dentro dos muros do Palácio da Justiça, todos os visitantes devem passar por controle policial e raio x. Os itens proibidos incluem objetos metálicos, pontiagudos e capacetes de motocicleta.

Devido ao grande número de visitantes em determinadas épocas do ano, principalmente no verão, reserve além de, pelo menos, uma hora para a visita, mais algum tempo para as filas.

Você pode comprar seu ingresso antecipadamente pelo site Tiqets, parceiro do blog, pelo mesmo preço da bilheteria. Além de ajudar o blog, que recebe uma pequena comissão, você ainda evita ficar na fila da compra do ingresso. 

Fila para comprar ingresso, quem compra antecipado pode entrar direto.

Clique aqui para comprar o ingresso antecipado.

Comprando o ingresso antecipadamente não salva você de passar pela fila da segurança, mas já vai economizar algum tempo com certeza, e em viagem o tempo é um bem muito precioso.

Considere conhecer também a Conciergerie que era a antiga prisão onde Maria Antonieta esteve detida antes da sua execução. Você pode comprar o ingresso conjugado, economizar e conhecer mais um pouco da história da França.

Sainte Chapelle – Horários e Como Chegar

Diariamente das 9h às 17h
de abril a setembro fica aberta até as 19h.

Endereço: 8, boulevard du Palais – Paris
Metrô: Métro 4, Estação Cité

Espero que você tenha gostado deste post sobre a Sainte Chapelle, tanto quanto eu gostei de visitá-la. Se puder, não deixe de compartilhar com seus amigos. 😍

A foto abaixo é ideal para salvar no seu Pinterest e poder encontrar este post novamente mais tarde.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave