O Santuário de Lourdes é um Santuário Mariano, e uma das localidades de maior destaque na França. É também um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, exatamente como o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O santuário é composto por vários locais de culto. Veja abaixo:
1. Basílica de Nossa Senhora do Rosário
Logo ao cruzar o portão principal de acesso ao Santuário de Lourdes, podemos ver a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e acima dela a Basílica da Imaculada Conceição. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi projetada como se fosse um pedestal para a Basílica da Imaculada Conceição, a qual está localizada acima da Gruta.
Construída em estilo românico-bizantino, recebeu posteriormente uma ornamentação de mosaicos venezianos.
2. Basílica da Imaculada Conceição
A Basílica da Imaculada Conceição é também conhecida apenas como Basílica Superior. Foi consagrada em julho de 1876. Seus vitrais mostram a história da Virgem Maria até a proclamação do dogma da Imaculada Conceição e as aparições de Lourdes.
3. Cripta
A Cripta está localizada no Rochedo de Massabielle, entre a Basílica do Rosário e a Basílica Superior. Foi o primeiro santuário ali construído e inaugurada em 1866. Tem capacidade para 120 lugares. Em minha última viagem ao Santuário de Lourdes foi ali que uma missa foi celebrada exclusivamente para o nosso grupo. Acima da porta de entrada está um lindo mosaico de São Pio X.
4. Basílica de São Pio X
A Basílica de São Pio X é subterrânea e foi construída para as celebrações dos 100 anos das aparições. Como não havia um grande espaço para receber todos os peregrinos que iam chegar ao santuário naquele ano, a solução encontrada, foi construí-la abaixo do santuário.
A gente nem percebe que ela existe e no entanto, ela tem a capacidade para receber até 25.000 pessoas. Ela foi consagrada em março de 1958 pelo futuro Papa João Paulo II.
Todas as quartas e domingos: missa internacional na Basílica São Pio X, às 09:30h.
5. Igreja de Santa Bernadette
A Igreja de Santa Bernadette foi construída no local onde Bernadette estava no momento da última aparição. Fica do outro lado do Rio Gave de Pau, de frente para a Gruta de Massabielle. Lamentavelmente, acabei não visitando, por isso nenhuma foto.
Não Esqueça que Seguro Viagem é Obrigatório na Europa
Se você está planejando conhecer o Santuário de Lourdes de forma independente, sem uma excursão organizada, não esqueça do Seguro de Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa. Clique neste link e faça um orçamento e viaje tranquilo.
Ritual dos Peregrinos que visitam o Santuário de Lourdes
Visitar a Gruta
Todo peregrino quando chega ao Santuário de Lourdes, procura logo saber onde está a Gruta. É nela que ocorreram as aparições de Nossa Senhora de Lourdes em 1858.
A gruta das aparições é o coração do santuário. A nascente e a estátua de Nossa Senhora de Lourdes são o centro das atenções. A rocha é negra e o sol nunca penetra na Gruta, em contraste com a aparição da Virgem Maria, que é apenas luz.
O nicho onde a estátua está colocada, marca o lugar onde a Virgem Maria mais se destacava.
As aparições de Nossa Senhora ocorreram entre 11 de fevereiro de 1858 e 16 de julho de 1858.
Beber a Água da Fonte e Tomar o Banho nas Águas da Nascente
Vá e beba na fonte e lave-se lá!
Estas palavras foram ditas pela Virgem Maria à Bernadette, durante as aparições. Foram elas que inspiraram a criação dos banhos aos peregrinos em Lourdes.
O banho é uma experiência única que se tem no Santuário de Lourdes. Apesar de ser rápido, o grande número de pessoas que busca por eles, faz com que as filas sejam imensas.
Quando fui, aguardei por pelo menos duas horas. Este tempo é aliviado com orações e músicas cristãs. Pense nisso, na hora de organizar sua visita.
As piscinas estão abertas diariamente das 09h às 11h e das 14h30 às 16h. Aos domingos, das 14h às 16h.
Para que tudo possa acontecer com tranquilidade, um grande número de voluntários, se encarregada do cuidado desses banhos que, desde o início, foram uma fonte de oração, renovação, alegria e às vezes cura para milhões de peregrinos.
Acender uma Vela
Outro costume dos peregrinos que visitam o Santuário de Lourdes é acender uma vela perto da Gruta. Ali deixam suas intenções de orações e lembram de seus entes queridos.
A tradição se criou, seguindo o exemplo de Bernadete, que na quarta aparição, chegou à Gruta com uma vela, a qual segurou em suas mãos até o final.
Você pode pegar uma vela nas cabines e deixar uma oferta. As ofertas são uma receita importante para a manutenção do Santuário. Não deixe de colaborar.
Procissão da Eucaristia
As procissões também foram instituídas devido ao que a Virgem Maria disse à Bernadete durante uma das aparições:
Vá e diga aos Sacerdotes que uma capela deveria ser construída aqui e que as pessoas deveriam vir em procissão.
A procissão da Eucaristia acontece todos os dias às 17h. Inicia na Esplanada do Santuário e segue até a Basílica de São Pio X, onde acontece a benção dos peregrinos. Em dias de mau tempo, vá direto para a Basílica para o “louvor eucarístico”.
Procissão das Velas
A procissão das velas é a celebração mais popular do Santuário de Lourdes, e conhecida no mundo inteiro. Acontece todas as noites às 21h.
Para participar da procissão, você pode levar uma vela, com um protetor de papel no qual está impresso a Ave Maria de Lourdes. Elas podem ser adquiridas nos quiosques próximos ao santuário. A minha foi um presente do hotel onde estava hospedada. Aliás, recomendo, pois é excelente e ao lado do santuário.
A Ave Maria e outros hinos podem ser ouvidos em muitas línguas. A procissão sempre ocorre independentemente do tempo, então seja precavido e leve um guarda-chuva ou capa.
Passeios Guiados no Santuário de Lourdes
O Santuário de Lourdes oferece diversos passeios guiados como um tour pelo Santuário ou o tour Nos Passos de Bernadete, entre outros.
Os passeios não são cobrados, mas espera-se que cada peregrino faça uma doação para ajudar a manter a estrutura do santuário.
Eu e o grupo que estava, fizemos o passeio Nos Passos de Bernadete. O valor sugerido para a doação é de 5 euros por pessoa. No nosso caso, a doação já havia sido feita pela Obra de Maria, a qual organizou a nossa viagem.
Nossa guia era uma freira que falava muito bem português. Todos os guias são pessoas voluntárias, de várias partes do mundo. O ponto de partida é no Centro de Informações às 14h.
Toda a história de Lourdes está atrelada à vida de Bernadette Soubirous, a única testemunha das aparições. O passeio leva aos lugares reais onde ela viveu. É uma experiência muito agradável percorrer as pequenas ruas de Lourdes e ver como Bernadete passou boa parte de sua vida.
Se por alguma razão você não puder fazer o tour guiado, é muito fácil fazê-lo por conta própria. Basta seguir a linha azul demarcada nas ruas.
Como Chegar ao Santuário de Lourdes
Trem: Partindo de Paris (da Gare Montparnasse) são vários horários por dia. A viagem é longa mas muito confortável. Com o TGV o percurso dura 6 horas. Há também muitas opções partindo de outras cidades da França.
A estação de trem de Lourdes é pequena mas com todo o conforto necessário para quem vai viajar. Inclusive com estrutura para receber enfermos já à saída dos trens.
Avião: A viagem de avião desde Paris dura 1:15h, até o aeroporto Tarbes-Lourdes-Pyrénées, o qual é internacional e também uma referência em transporte de passageiros com dificuldades de mobilidade. É fácil encontrar voos pela Air France e muitas outras cias aéreas, com ligações para diversas cidades da Europa.
Carro: A região onde Lourdes se encontra, quase na divisa com a Espanha e próxima aos Pirineus, é muito bonita. Então uma viagem de carro saindo de Paris e passando pelo Vale do Loire até chegar lá pode ser uma excelente opção para quem tem tempo disponível.
Na primeira vez que fui à Lourdes, fizemos uma viagem de carro, partindo de Madri. É uma viagem muito bonita que vale a pena ser feita. Clique neste link para fazer um orçamento de aluguel de carro na Europa. Na RentCars você paga em reais ficando isento do IOF e ainda pode parcelar.
Melhor Época para Visitar o Santuário de Lourdes
As atividades religiosas do Santuário funcionam melhor nos meses em que o clima está mais agradável para atividades ao ar livre. Particularmente, acho que os meses de primavera e outono na Europa, são os meses mais adequados. Mas qualquer viagem entre abril e outubro, certamente será um sucesso.
Espero que tenha gostado deste artigo e que compartilhe com seus amigos. Basta clicar no botão de uma das redes sociais.
Você pode salvar este artigo no seu Pinterest para encontrar mais tarde, quando quiser ler novamente. Use a foto abaixo para isso.