Em minha última viagem à Portugal tive a agradável surpresa de conhecer o Santuário do Sameiro. Estávamos indo de Fátima, em Portugal à Santiago de Compostela, na Espanha.
Como é uma viagem longa, houve uma parada para o almoço na cidade de Braga. Lá, no alto de uma linda colina de onde se pode ter uma linda vista da cidade está o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, o qual também é chamado de Santuário da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro.
A vista a partir do monte, que é o mais alto de Braga, com 572 metros, é especial. Dizem que em dias mais claros, quando a visibilidade é maior, se pode avistar o mar.
A história da fundação do Santuário do Sameiro começou em 1863 quando o vigário de Braga, fez erguer um pedestal para colocar a imagem de Nossa Senhora da Conceição no alto daquele monte chamado de Sameiro.
A imagem só foi colocada anos mais tarde, e logo começou a chegada de peregrinos. Como o número de peregrinos aumentava a cada ano, foi então construída uma capela. Esta, se tornou pequena em pouco tempo e em 1890 deram início à construção da atual igreja. A construção só finalizou em 1953 e nos anos 1970 teve que ser ampliada, sendo então construída uma cripta no subsolo.
Interior da Basílica do Sameiro
O altar-mor é de granito branco e abriga a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de 2,5 quilogramas em ouro maciço. Nas laterais encontramos os altares do Sagrado Coração de Jesus e de São José.
O Santuário do Sameiro é o segundo maior Santuário Mariano em Portugal. Recebe grandes peregrinações desde sua fundação. Em 1982 recebeu a visita do papa João Paulo II.
Em 2004, na comemoração aos 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, o Papa João Paulo II, distingue o Santuário do Sameiro com a Rosa de Ouro.
O santuário abriga uma pequena relíquia do Santo Papa João Paulo II.
A data da comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Sameiro é 12 de junho, dia em que o Papa Pio X, através do Núncio Apostólico, coroou a imagem em 1904.
Além dessa data principal, também no primeiro domingo de junho de cada ano, acontece uma peregrinação, com partida da Sé de Braga.
Em agosto realiza-se outra peregrinação, desta vez partindo do Santuário de Bom Jesus do Monte, que fica ali perto.
Área Externa do Santuário
O Santuário do Sameiro possui uma vasta estrutura com lindos jardins, uma capela de ex-votos e outros edifícios de apoio como a loja de venda de lembranças, a casa do reitor, um restaurante e um hotel.
Foi neste hotel que almoçamos uma comida maravilhosa, vale a pena conferir.
Para reservar hotel em Braga com preços especiais use nosso link 👉 Booking.com
Logo na entrada do santuário, está o Pórtico dos Doutores. São essas esculturas representando os doutores da Igreja: Santo Antônio de Lisboa, São João de Claraval, São Cirilo de Alexandria e Santo Afonso Maria de Ligório.
A Cripta, no subsolo da basílica, foi inaugurada em 1979 e é usada nos períodos das celebrações especiais.
A escadaria de 265 degraus liga o santuário à estrada do Bom Jesus, de onde pode-se ir até o Santuário Bom Jesus do Monte. No alto e a cada lado da escadaria se vê dois enormes pedestais, cada um com as estátuas que representam o Sagrado Coração de Jesus e a Virgem Maria.
Horários do Santuário do Sameiro
Tirei esta foto do quadro de avisos da Basílica, assim você pode programar melhor a sua visita.
Vai estar no Porto e gostaria de conhecer Braga? Abaixo estão alguns passeios que eu recomendo.
Para ter uma visão melhor de todo o santuário, coloco abaixo um vídeo muito bem feito que vale a pena ser visto.
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U
SaveSave