Entre Polos

Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Subir a Table Mountain

Table Mountain - Cidade do Cabo

Subir a Table Mountain na Cidade do Cabo (ou Montanha da Mesa) sempre foi um sonho meu. Acho que era bem pequena quando ouvi falar pela primeira vez desse lugar. Vi fotos e achei incrível, como uma montanha podia ser assim tão reta.

A Table Mountain é considerada uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza, segundo votação feita pela internet entre 2007 e 2011. Para chegar lá é bem fácil, visto que o ônibus hop on hop off tem uma parada na estação de onde sai o teleférico. Contudo, se você de decidir usar o ônibus, talvez só seja conveniente comprar o ticket para dois dias, pois precisa dispor de algum tempo para conhecer a montanha.

Nós fomos de carro e foi bem fácil chegar lá e estacionar, pois era baixa temporada e o estacionamento não estava cheio. O estacionamento é gratuito, mas não muito grande, o que pode ser um problema nos dias de maior movimento.

O teleférico é bem moderno e inclusive gira durante o percurso de cinco minutos.  Na estação existe um pequeno museu mostrando modelos antigos que já operaram o serviço.  Apesar da viagem ser bem rápida, acredito que na alta temporada deve haver uma grande fila, pelo que vi de infraestrutura para isso. Fomos em abril, havia pouca gente e o processo foi bem tranquilo. Há sessão de fotos (que podem ser compradas no retorno) tudo bem organizado.

Dicas antes de ir ao Parque Nacional Table Mountain na Cidade do Cabo

A Table Mountain é um Parque Nacional administrado pelo governo, e congrega  vários parques como o Jardim Botânico Kirstenbosch e o do Cabo da Boa Esperança. Para confirmar o horário de funcionamento na época que você estiver indo e os preços, acesse o site oficial.

Eu recomendo ir cedo pela manhã, para poder dar uma boa caminhada e apreciar as diversas vistas da Cidade do Cabo. Você pode almoçar lá ou apenas fazer um lanche, pois há um bom restaurante/lanchonete com bastante variedade, ou até mesmo fazer um pic nic.

Também recomendo que você vá preparado para uma caminhada, ou seja, calçados adequados, roupa confortável e filtro solar.  O terreno é bem acidentado e cheio de pedras, mas também há uma trilha calçada se você não quiser se aventurar muito.

Se você for do tipo de pessoa que gosta de comprar souvenirs, vai achar a lojinha que tem lá super legal, com muita variedade de produtos e bons preços.

Gostei muito desse dia que passamos na Table Mountain. A vista é maravilhosa e faz você entender a geografia do local. Fomos na parte da manhã, demos uma boa caminhada, almoçamos e retornamos ainda em tempo de curtir um pouco do V&A Waterfront.

Victoria e Alfred Waterfront é um complexo de entretenimento, lojas,  restaurantes e hotéis, tudo integrado ao porto de Cape Town. A atmosfera é fantástica, pois além de estar repleto de turistas a população local também é amplamente vista.

São mais de 80 restaurantes com todo tipo de cozinha. Você pode sentar em um mais sofisticado, ou comprar alguma coisa take away e ir comer em um dos diversos locais ao ar livre. Podendo assistir a alguma das apresentações  que acontecem o tempo todo por lá. 

Do porto saem os barcos para Robben Island, a ilha onde está a antiga prisão de segurança máxima, na qual Nelson Mandela esteve por 18 anos e atualmente é um museu. Para ir até a ilha é necessário comprar um ticket que dá direito ao transporte de ida e volta, a uma visita à prisão e um tour de ônibus pela ilha. A Ilha Robben foi declarada Patrimônio Mundial em 1999. Para saber mais acesse o site da Ilha Robben. Decidimos não fazer esse passeio, pois julgamos que não seria apropriado para nosso filho menor.

Dentre as muitas atrações do V&A Waterfront ainda tem o Two Oceans Aquarium e o Red Shed Craft Workshop que é um grande pavilhão para venda de arte e artesanato da África do Sul, além da Nobel Square ou Praça do Nobel, que foi criada em homenagem aos sul-africanos que já foram laureados com o Prêmio Nobel da Paz.  Em 1961 foi Albert Luthuli, em 1984  Desmond Tutu e em 1993 Frederik Willem de Klerk dividiu o com Nelson Mandela.

Com certeza você pode passar o dia todo no Victoria & Albert Waterfront e não conseguir desfrutar de tudo o que eles oferecem, mas vale a tentativa.