Sempre que estou em alguma cidade onde acontece algum tipo de troca de guarda, procuro dar um jeito de ir assistir. Acho bem interessante e gosto de ver as tradições mantidas ou resgatadas como é o caso da Troca da Guarda Palácio Real de Madri.
A Cerimônia da Troca da Guarda acontecia diariamente no Palácio Real de Madri até 1931 e só bem recentemente (na década de 90) esta tradição foi resgatada.
A Guarda Real é formada por representantes das Forças Armadas espanholas e tem como função a proteção do Rei e da Família Real. É composta por homens e mulheres, do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A mais antiga Guarda Real foi criada ainda no reinado de Fernando de Aragão (1506). Desde então a história da Espanha teve altos e baixos, os quais consequentemente afetaram as Tropas Reais.
A cerimônia, chamada de Relevo Solene da Guarda Real, acontece apenas na primeira quarta-feira do mês, ao meio dia na Praça da Almeria em frente ao Palácio Real de Madri.
É bom chegar cedo para conseguir um lugar dentro da praça. Caso contrário é possível ver por fora das grades ou das escadas da Catedral de Almueda. Eu cheguei cedo e entrei na praça, não pela Porta de Santiago, onde havia uma fila e sim pela entrada de visitação do Palácio, onde não havia nenhuma. Minha filha chegou mais tarde e não conseguiu entrar, assim assistiu das escadas da catedral. Disse que pode ver bem, mas não conseguia ouvir a narração.
Antes da Unidade de Música dar início à cerimônia, já é possível ouvir os tambores marcando o passo e o trotar dos cavalos se aproximando do Palácio Real de Madri. Então, mesmo quem está do lado de fora e nas ruas próximas, já vai tendo a oportunidade de ver o desfile.
O desfile de lanceiros, fuzileiros, artilharia e carros de munição, dura uns 50 minutos. Revivendo a troca da Guarda Real como era realizada nos reinados de Alfonso XII e Alfonso XIII. São aproximadamente 400 pessoas vestindo uniformes de gala iguais ao daquela época.
Ao final, a Unidade de Música da Guarda Real realiza um concerto próximo a Porta do Príncipe na Calle Bailen. Acabei ficando só para as duas primeiras músicas, pois estava um pouco molhada e sentindo frio.
Anote aí:
Horário do Relevo Solene do Palácio Real de Madri:
Na primeira quarta-feira de cada mês, às 12.00 horas – exceto nos meses de janeiro, agosto e setembro. Exceto também nos dias em que aconteça algum ato oficial ou ainda quando as condições meteorológicas não permitirem. No dia que fui estava chovendo fraco o tempo todo e não houve alteração.
Duração aproximada: 50 minutos.
A entrada é gratuita pela Porta de Santiago, que dá acesso à Plaza de Armería. Ou como falei acima pela entrada de visitação do Palácio.
Troca da Guarda Semanal:
Caso você não possa estar em Madri em datas onde aconteça a Troca da Guarda, ainda é possível ver uma cerimônia menos formal nas demais quartas-feiras. Esta não acontece na praça da Almería e sim na Porta do Príncipe (em frente à Praça do Oriente). Á partir da 11:00 horas, a cada 30 minutos, até as 14:00 horas. Também tive a oportunidade de comparecer a uma delas, a qual não dura mais do que 5 minutos. Contudo também é considerada uma atração turística em Madri.
Não se esqueça que a para visitar a Europa é necessário um seguro de viagem.
Talvez você também se interesse por Museus de Madri ou sobre os Pintores Espanhóis ou ainda sobre o Dia de Reis na Espanha.
SaveSave