Conhecer os museus de Roma pode ser uma tarefa bem complicada. Em todos eles as filas são longas e os preços um pouco salgados. Contudo ainda é possível ver muitas obras de arte, apenas visitando as igrejas de Roma.
Algumas delas requerem uma pequena contribuição, mas na maioria, a entrada é gratuita. Já escrevi aqui no blog sobre minha visita a várias igrejas de Roma, como: São João de Latrão, sobre a Nossa Senhora das Neves e sobre a Basílica de São Pedro no Vaticano.
Boa parte das igrejas de Roma são verdadeiros museus e se visitadas com o respeito que se deve a um local sagrado, não deixam nada a desejar em termos de arte.
Com a Basílica de Santa Maria sobre Minerva não é diferente. Seu interior em estilo gótico nos reserva grandes surpresas.
O nome Santa Maria Sobre Minerva é uma referência à primeira igreja construída ali, sobre as ruínas de um templo dedicado à deusa Ísis, erroneamente identificada como a deusa Minerva.
A igreja foi desenhada pelos mesmos padres Dominicanos que projetaram a Basílica de Santa Maria Novella em Florença.
Como é possível ver na foto acima ela fica na praça de mesmo nome, logo atrás do Panteão.
Igrejas de Roma – Fachada
A maioria das igrejas de Roma da era medieval foram reformadas e perderam suas características originais. Por alguma razão a Igreja de Santa Maria ficou esquecida e hoje é a única igreja gótica original na cidade eterna.
A fachada deve ter sido reformada no período renascentista e esconde o interior em estilo gótico. Contudo o teto sofreu uma restauração em estilo neogótico e foi pintado de azul e decorado com estrelas douradas. Maravilhoso!
Santa Catarina de Siena
Abaixo do altar-mor está o túmulo de Santa Catarina de Siena (1347-1380), à quem é atribuído o encargo de haver convencido o Papa Gregório XI a retornar de Avignon para Roma.
“Vem, vem, e não mais resista à vontade de Deus que chama; as ovelhas com fome aguardam a sua vinda para segurar e possuir o lugar de seu antecessor (…), o Apóstolo Pedro. Vossa Santidade, como o Vigário de Cristo, deve permanecer em seu próprio lugar. Venha, então, venha, e não mais se atrase,(…) e não tema qualquer coisa que possa acontecer, pois Deus estará contigo”. (Trecho de uma de suas cartas ao Papa. Fonte: ocatequista.com.br)
Próximo ao altar está a estátua de Cristo, esculpida por Michelangelo em 1514, onde ele representa um Cristo como, segundo a tradição, foi visto por São Pedro na Via Áppia. Ela mostra Cristo inteiramente nu, em pé, abraçando os instrumentos do seu martírio. Mais tarde sua nudez foi considerada ofensiva e um manto de bronze foi agregado à obra.
Obelisco de Minerva
Na Piazza della Minerva em frente à Igreja está o Obelisco de Minerva. O Papa Alexandre VII encomendou essa obra ao famoso Bernini, logo após o obelisco egípcio ter sido encontrado nas imediações.
Acredita-se que Bernini se inspirou em desenhos do livro “Hypnerotomachia Polyphili” de 1499, e colocou o obelisco nas costas de um elefante. O elefante deve ter sido esculpido pelo seu assistente Ferrata.
Roma é uma cidade tão rica de história e arte, que basta andar um pouco para a gente ficar fascinada por ela.
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U
Salve este artigo no Pinterest usando a imagem abaixo.
Fonte foto de capa: Por Livioandronico2013 – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSaveSaveSave