Entre Polos

6 Lugares Para Visitar no Vale do Sagrado Catarinense

Você já ouviu falar do Vale do Sagrado Catarinhense? Possivelmente não. Isso porque ainda não existe muita divulgação.

Trata-se de um roteiro religioso que compreende cinco cidades catarinenses que se encontram no Vale do Rio Tijucas. São elas: Brusque, Nova Trento São João Batista, Major Gercino e Angelina. Apesar de serem cinco cidades, todas são muito próximas e é possível conhecê-las em um fim de semana.

Como chegar no Vale do Sagrado Catarinense

Se você vem de longe, pode chegar aqui por dois aeroportos, o de Florianópolis ou o de Navegantes. Em ambos será possível alugar um carro para poder se locomover melhor.

O roteiro inclui vários locais como grutas e morros, assim uma condução própria é a melhor opção. Você pode escolher uma das cidades para se hospedar e fazer o roteiro em um ou dois dias dependendo da sua disponibilidade. Ao longo do texto indico hotéis que conheço e que podem ser uma boa opção.

Caso não seja possível se hospedar e alugar um carro, existe um passeio que faz quase todo esse trajeto em um dia. O passeio parte de Balneário Camboriú e retorna para lá no final do dia. Clique aqui para saber mais e reservar.

Veja no mapa abaixo que o Vale do Sagrado Catarinense está próximo às famosas praias do estado, como Porto Belo e Bombinhas, assim como da capital Florianópolis.

Veja também >>> Destinos para descobrir Santa Catarina

crédito: site do santuário

1. Nova Trento

A cidade foi fundada por imigrantes austríacos da região do Tirol. Falantes de italiano (trentinos) batizaram a colônia de Nova Trento, em homenagem à suas origens. Nos anos seguintes à fundação da nova colônia, italianos de outras regiões também se estabeleceram ali, formando uma comunidade com profundas raízes católicas.

Atualmente a cidade atrai muitos turistas que buscam o Santuário Santa Paulina. Nova Trento é o principal centro de turismo religioso do sul do Brasil e um dos cinco mais procurados do país.

O Santuário Santa Paulina teve sua construção iniciada no ano seguinte da canonização da Madre Paulina em 2002, pois já era grande o número de peregrinos que visitavam a cidade onde a imigrante italiana havia chegado com seus pais em 1875.

crédito: site do santuário

Além do santuário dedicado à Madre Paulina, a cidade conta ainda com várias igrejas, capelas e oratórios. Vale a pena seguir o roteiro organizado pela comunidade e conhecer a Igreja Matriz São Virgílio, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, as Capelas Santa Ágata, Santo Antonin, São Roque, Bom Jesus, Nossa Senhora Medianeira, São José, Cristo Rei, entre outras.

crédito: site do santuário

O Morro da Cruz (com 525 metros) merece um destaque especial. Além de proporcionar uma linda vista da cidade e da região, ele agrega 14 capitéis representando as estações da Via Sacra. É costume que peregrinos subam à pé, na quinta-feira que antecede a Páscoa. Mas também é possível fazer o trajeto de carro ou ônibus. No alto do morro está o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

crédito: site do santuário

A festa mais popular da cidade acontece em agosto e se chama Incanto Trentino. Uma boa dica para sua hospedagem em Nova Trento é o Hotel do Santuário.

Para maiores informações acesse o site oficial do santuário.

2. Brusque

A cidade de Brusque é muito conhecida pelo seu potencial em compras de vestuário. Tanto pela variedade das marcas, como pelos excelentes preços diretos de fábrica.

Além do forte comércio na área textil, a cidade tem muitas belezas naturais de uma herança cultural recebida dos imigrantes europeus.

O Santuário de Azambuja recebe peregrinos durante todo o ano, os quais são devotos de Nossa Senhora de Caravaggio.

O santuário conta ainda com o Morro do Rosário e uma Gruta, na qual está a fonte d’água que fez com que os imigrantes italianos definissem o local para a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio.

Outros locais para conhecer são a Paróquia São Luiz Gonzaga, a Casa de Retiro Padre Dehon e a Igreja Luterana. O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim guarda a história da colonização teuto-italiana da região.

O Parque das Esculturas conta com obras de Tomie Ohtake, Fernando Brennand e Oscar Niemeyer entre outras. A cidade também conta com outras 66 esculturas espalhadas pela cidade, que formam a Rota 66. Uma verdadeira galeria a céu aberto.

Para aproveitar bem a cidade eu recomendo que você se hospede no Monthez Hotel.

Para mais informações acesse o site da Secretaria de Turismo: www.brusque.sc.gov.br

3. Major Gercino

Major Gercino está na região da Grande Florianópolis e seus habitantes são majoritariamente descendentes de alemães. A cidade recebe muitos visitantes nos fins de semana que vão em busca de vinhos, sucos, uvas e também para aproveitar sua lindas canhoeiras.

Possui duas igrejas, sendo a que é conhecida como igreja velha, foi construída pelos moradores da cidade que se organizaram em mutirões para tal. Após um período de abandono, foi restaurada e novamente aberta ao público.

A festa mais tradicional da cidade é a do Padroeiro Senhor Bom Pastor que acontece em agosto.

Outro local muito popular em Major Gercino é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Toda construída em pedras, guarda a imagem de Nossa Senhora e de Santa Bernadete.

Mais informações você pode conseguir no site da cidade: www.majorgercino.sc.gov.br

4. São João Batista

Esse é mais uma cidade fundada por imigrantes italianos e mais tarde também colonizada por açorianos. Foram eles que mantiveram as tradições religiosas na pequena cidade, representada principalmente pela linda Paróquia de São João Batista.

Além de fazer parte do Vale do Sagrado Catarinense, a cidade também é um importante polo de produção de calçados. Assim é possível encontrar várias lojas especializadas e com preços especiais.

Voltando à religiosidade, a cidade celebra especialmente os santos São Crispim e São Crispiano, dois irmãos considerados os padroeiros dos sapateiros. A celebração do dia dos santos é em 25 de outubro, quando em acontece a Festa do Sapateiro, a qual atrai milhares de pessoas até a cidade.

Também está presente em São João Batista a Comunidade Bethânia, uma instituição que acolhe diversas pessoas que passam por momentos difíceis como a dependência de drogas, grávidas carentes, entre outros marginalizados da sociedade. A comunidade é aberta para visitantes.

Mais informações você consegue no site da cidade: www.sjbatista.sc.gov.br

5. Angelina

A pequena cidade de Angelina também foi colonizada por europeus. Atualmente recebe muitos turistas devido ao Santuário Nossa Senhora de Angelina. O santuário é composto pela igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Gruta de Angelina que fica nas imediações.

A gruta foi idealizada por um missionário franciscano, que acometido de uma doença e estava em estado muito grave. Com fé, bebia da água que havia trazido do Santuário de Lourdes, na França. Em certo momento em estado febril, havia tido uma visão de um local perfeito para uma gruta dedicada à Nossa Senhora. Quando ficou curado, começou a procurar pelo local da visão nos arredores de Angelina. Assim que encontrou o local, providenciou que ali fosse colocada uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes com as mesmas dimensões da que está na França.

A cidade conta ainda com a Concregação das Irmãs Franciscanas de São José. Além de fornecer um local extremamente agradável para meditação e comtemplação, ainda possui um restaurante e um hotel simples. O que é uma excelente opção para quem deseja relaxar em um local pacato, rodeado por uma natureza exuberante. https://blumengartenhaus.com.br/

Outra opção de hotel é Chalés na Fazenda Ritmos da Terra.

O evento mais importante de Angelina é a Festa do Queijo e do Mel que acontece em abril.

Maiores informações acesse o site da cidade: www.angelina-sc.com.br

6. Cicloturismo no Vale do Sagrado Catarinense

Se você é do pedal, vai gostar de saber que existe um roteiro especial do Vale do Sagrado Cicloturismo.



Este post faz parte do projeto 8on8 que participo. No dia 8 de cada mês um grupo de blogueiras faz uma postagem com 8 fotos, sobre um tema previamente selecionado. Este mês o tema é viagem de fim de semana. Abaixo está a lista com os links das demais participantes.

Chicas Lokas na Estrada – O que fazer no Rio de Janeiro apenas no fim de semana

Mulher Casada Viaja –  Viagens perto de São Paulo num bate-volta ou fim de semana  

Destinos Por Onde Andei… – Fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais 

Viajante Econômica – Sorocaba: o que fazer num final de semana

Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em São José dos Campos em um fim de semana

Travel Tips Brasil – Lugares para visitar em Campos do Jordão 

Let’s Fly Away – Fazenda no Vale do Café no Rio de Janeiro: Fazenda Cachoeira Grande

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave