Entre Polos

8 Viagens ao Redor do Mundo que te Farão Sonhar

Mapa Mundi

Muitas viagens ao redor do mundo que amigos, parentes e até desconhecidos realizam, me fazem sonhar. Algumas vezes já tive a chance de repetir roteiros feitos por outras pessoas, então não me canso de ler blogs de viagens, para sonhar e planejar. 

Clique aqui para ver as 8 Viagens dos Sonhos que já realizei.

O momento não poderia ser mais oportuno para isso, enquanto estamos em casa aguardando a pandemia do COVID-19 passar.  Para mantermos o ânimo, este mês no projeto 8o8 falaremos de viagens que ainda não fizemos, mas que estão em nossos sonhos. Assim vamos concentrar nossa energia em algo esperançoso e positivo. 

Acompanhe a seguir as 8 viagens ao redor do mundo que ainda não realizei e me fizeram sonhar…

1. Alasca

O melhor de sonhar com viagens é que a gente pode se ver em situações que nem seriam muito realistas para a pessoa que você é. Eu por exemplo, detesto frio, mas sonho com viagens para a Antártica e o Alasca. Dois locais que mesmo que você vá no verão, certamente estará frio.

Já li vários posts da Márcia do blog Mulher sobre o Alasca e sempre me deliciei com cada um deles. Ela tem um post onde ela conta como organizar uma viagem para o Alasca.

No post a Márcia conta como organizar roteiros com 7 e 10 dias e fala que a viagem ao Alasca, normalmente é feita como uma extensão de outra viagem ao Canadá. Então ela já deixou tudo mastigadinho para quem quiser preparar uma viagem semelhante à que ela fez e ainda dá outras informações sobre a história e a temperatura local.

Já fica aqui a principal informação que a temporada de verão no Alasca é curta e que a maior parte das excursões acontece entre maio e setembro. 

Clique aqui para ler o Roteiro de 7 dias no Alasca

2. Banff

Outra viagem da Márcia que me fez sonhar, foi para Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá. Aliás, não foi outra viagem, e sim a mesma onde ela incluiu o Alasca.

O Canadá é um país queridinho meu, já tive a oportunidade de visitá-lo por duas vezes, mas ele continua sempre no meu radar. As Montanhas Rochosas, também já visitei, mas nos Estados Unidos, então sei como é uma paisagem lindíssima.

A Márcia é uma excelente escritora, fornecendo dados importantes para quem está planejando uma viagem, como melhor época pra ir, temperatura e custos, sem deixar de incluir fotos maravilhosas e uma pitada de perspicácia em seus comentários. Ela ainda tem um post que explica como pegar o visto canadense pela internet.

Clique aqui para ler o post sobre Banff.

3. Ouro Preto

Por incrível que pareça, até hoje ainda não consegui conhecer Ouro Preto em Minas Gerais. E olha que não foi por falta de planejar, mas sim porque todas as vezes aconteceu alguma coisa que me impediu de realizar a viagem. Assim a cidade segue na minha lista de desejos.

Felizmente a Gisele do bloco Destinos por Onde Andei tem vários posts sobre esse destino. Vou destacar aqui um onde ela comenta sobre os vários museus que existem em Ouro Preto, o que me deixou com mais vontade ainda de conhecer.

A Gisele destacou como o Museu da Inconfidência, como sendo o ela considerou o mais bem cuidado da cidade. Eu imagino que deve ser mesmo, pois é comum a gente ver a sua foto nas divulgações turísticas. 

Eu fiquei interessada em conhecer a Casa de Thomaz Antônio Gonzaga, o poeta autor da obra Marília de Dirceu. Me atrai muito esse tipo de museu porque gosto de ficar imaginando como era a vida daquela pessoa que residia ali.

Para saber mais sobre a viagem para Ouro Preto, clique aqui.

4. Viagem de Trem no Brasil

Minas Gerais é um estado que me chama muito a atenção, talvez por ele ser um dos mais importantes da nossa federação e por eu conhecer tão pouco dele.

Andando lá pelo blog da Gisele (minha amiga mineirinha) encontrei o post com o título Trem de Minas, é claro que aquele trem chamou minha atenção.

No post a Gisele conta de uma viagem de trem que ela fez para passar o natal com a avó, ensina como comprar a passagem online e ainda mostra as acomodações, as estações e a paisagem.

Imagina se eu não fiquei morrendo de vontade de fazer uma viagem de trem. Quem sabe eu consigo fazer isso quando for realizar meu sonho de conhecer as cidades históricas mineiras?!

Leia mais sobre a viagem do trem de Minas.

5. Capitólio

Felizmente já consegui visitar a maioria do estados brasileiros, mas um estado que fui muito pouco é Minas Gerais. Nos últimos anos tenho ouvido falar muito em Capitólio, um pequeno município do estado, que se tornou famoso por conta de seus rios de águas claras e suas cachoeiras.

A Juliana do blog Turistando.in foi até lá em um feriadão e aproveitou muito a experiência. Como ela estava com a família e um grupo de amigos fez um passeio de lancha exclusivo para eles.

Ela passeou pelo Cânion de Furnas que é a principal atração e muitas outras como a Cascatinha e a Lagoa Azul.

No blog a Juliana escreveu mais de um post sobre Capitólio, onde ela lista todas as cachoeiras e dá dicas de onde reservar os passeios e de onde se hospedar.

Veja como é o passeio de lancha em Capitólio.

6. Cinque Terre

Nem sei a quanto tempo sonho em conhecer as Cinque Terre, na Itália. Como o nome já diz, são cinco vilarejos, localizados na costa acidentada da Ligúria, a Riviera Italiana, unidos por trilhas e estradas estreitas.

Os vilarejos são centenários, com casas coloridas construídas na beira de terraços íngremes à beira-mar. Sua costa é repleta de barcos de pesca e charmosos restaurantes que servem frutos do mar e o famoso molho originário daquela região, o pesto.

Em cada uma das 5 cidades, casas coloridas e vinhedos agarram-se aos terraços íngremes, os portos estão repletos de barcos de pesca e as trattorias servem especialidades de frutos do mar juntamente com o famoso molho da região de Ligúria, o pesto. A trilha para caminhada Sentiero Azzurro, ladeada por penhascos, liga as vilas e oferece vistas panorâmicas para o mar.

Essa é mais uma daquelas viagens ao redor do mundo que algum amigo fez e me fizeram sonhar. Assim que esse sonho puder se tornar realidade é esse post da Juliana que eu vou buscar para me planejar. 

No post ela descreve seis trilhas que ligam os vilarejos, dando informações sobre o grau de dificuldade, se envolve muitos degraus e ainda fornece a indicação de trilhas alternativas. Além de muitas outras informações para quem estiver planejando uma viagem dos sonhos para as Cinque Terre.

Saiba mais sobre as trilhas em Cinque Terre.

7. Antártica

Esse é um destino que possivelmente ficará apenas nos meus sonhos, por não ser tão fácil de realizar. Contudo para que servem os sonhos se não para sonhar?

No site Chika Lokas tem um post que conta a viagem do Flávio, irmão da Denise, uma das colunistas. Ele como militar, um dia recebeu um envelope que dizia: “Parabéns! Você faz parte de 2% da população mundial que vai para a Antártica!”.

Eu imagino a emoção que ele sentiu quando recebeu essa convocação. Não é toda hora que se tem a oportunidade de pertencer a um grupo seleto de pessoas.

O Flávio participou da OPERANTUR, que é uma operação da marinha brasileira, cuja finalidade é apoiar as atividades dos pesquisadores na Antártica. Mas qualquer pessoa com grana pode visitar a Antártica.

Para visitar a Antártica sem participar das expedições militares ou científicas, recomendo que você consulte uma agência de turismo. Existem vários navios de pequeno porte, que partem do Ushuaia, na Argentina e fazem roteiros com diferentes números de dias.

Como se pode imaginar, são roteiros caros, que só acontecem no verão do hemisfério sul e que devem ser agendados com grande antecedência. 

Leia mais sobre essa aventura na Antártica.

8. Ilha de Páscoa

Esse é outro destino que me faz sonhar acordada. Também encontrei essa viagem lá no blog das ChicasLokas. Quem fez a viagem para a Ilha de Páscoa foi a Giselle Fontes.

Ela conta que ficou quatro dias na ilha, sendo que dois deles foram de chuva constante e dois de sol.  Mesmo com a chuva torrencial que ela experimentou já desde o pouso, ela ainda conseguiu fazer o passeio e visitou o Rano Raraku, aquele local onde estão os corpos dos moai e registrou a foto abaixo.

Em um dia de sol ela visitou o Ahu Akivi que é um local sagrado onde estão sete moais, com a mesma forma e tamanho. Ela diz que essa é a única plataforma onde os moais estão mirando o mar e não a ilha.

Ela fez uma viagem encantadora que nunca saiu da sua memória. Vale lembrar que essa não é uma viagem difícil de organizar usando a internet, apesar de ter um custo relativamente elevado. Você consegue facilmente reservar, voos, hotéis e passeios direto da sua casa.

Clique aqui para ler o relato mais sobre a viagem à Ilha de Páscoa.

8 Viagens ao Redor do Mundo que te Farão Sonhar

É um post do projeto coletivo 8o8, onde algumas blogueiras de viagem se unem para fazerem uma postagem sobre o mesmo tema com publicação sempre no dia 08 de cada mês, incluindo apenas 8 fotos.

Participaram este mês, os seguintes blogs: