Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Guia Completo para Visitar Paraty no Brasil

Está pensando em conhecer o charme dessa cidade histórica? Abaixo, você encontrará tudo que precisa saber para sua viagem – o que fazer, como chegar lá e muito mais!

 

visitar paraty

Cidade de Paraty

 

O Rio de Janeiro é um lugar realmente incrível, com cidades maravilhosas para se visitar como Búzios, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, e é claro, Paraty. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de Paraty reserva muita beleza natural e história embutida em suas ruas de pedra e arquitetura impecável mantida muito bem preservada desde o período colonial!

A cidade foi fundada em 1667 e sua importância econômica foi devido aos mais de 250 engenhos de cana-de-açúcar que existiam ali. Além disso, o porto da cidade foi uma importante rota para exportação de ouro e pedras preciosas no século XVIII.

O encanto do centro histórico é perfeitamente contrastado com a beleza natural da cidade, que possuí uma grande diversidade de opções para o turismo ambiental e ecológico.

Gostou? Venha conferir um guia completo para visitar Paraty!

 

Como ir à Paraty? (e como se locomover quando estiver lá)

 

Se você está vindo do Rio, existem vários ônibus que podem levá-lo a Paraty em aproximadamente 4 horas.

Também há muitos ônibus entre São Paulo e Paraty (que levam cerca de 6 horas no total).

Você pode ver quais empresas de ônibus eu recomendo no meu artigo com os 2 melhores sites de compra de passagens de ônibus do Brasil.

A cidade conta com uma rodoviária, um pouco distante do centro histórico, para quem viaja sem carro o ideal é se hospedar perto dela: além das hospedagens mais baratas, as melhores praias de Paraty ficam um pouco distantes, e é possível chegar facilmente de ônibus em todas elas!

Alugar um carro é outra ótima opção – especialmente porque o trajeto o levará por belas vistas e cidades pitorescas pelo caminho! Um bom exemplo disso é a cidade de Cunha, que fica próxima de Paraty e pode ser uma ótima opção para parada. Existem diversas opções de atrações e coisas para fazer, além de ótimos restaurantes em Cunha, e o melhor de tudo, ela é facilmente acessível de carro.

Dependendo de onde estiver vindo, você também pode voar para o Rio de Janeiro ou São Paulo e depois alugar um carro para chegar a Paraty. Se você está interessado em alugar um carro, meu artigo com os 5 melhores e mais baratos sites para alugar carros no Brasil pode te ajudar.

Uma vez em Paraty, um carro não é necessário. A cidade é bastante plana, o que a torna o lugar perfeito para longas caminhadas. Afinal, caminhar muitas vezes é a melhor maneira de conhecer um novo lugar! Mas não se apresse: o calçamento “pé-de-moleque” é muito famoso por quebrar os chinelos!

Além disso, você deve saber que os carros NÃO são permitidos no centro histórico (o que certamente aumenta a sensação de ter voltado para séculos atrás enquanto você anda pelas ruas). No entanto, um carro alugado ainda é uma ótima opção para levá-lo até lá e explorar a área.

Caso tenha interesse em algo mais no estilo aventura, é possível fazer um Passeio de 4×4 em Paraty. Você pode conferir no blog Chicas Lokas, que passearam por cachoeiras e alambiques usando o jipe.

 

Qual é a melhor época para visitar Paraty?

 

Assim como todas as cidades turísticas do mundo, dependendo da época que você a visita, é possível conhecer diferentes lados da cidade no mesmo lugar. Mas uma coisa é certa: em todas as épocas você vai encontrar muitos gringos!

Se você é do tipo que curte muito calor e badalação, o momento perfeito é entre dezembro e março. Durante a alta temporada a cidade fica cheia e há também opções de festas e baladas. Apesar do verão ser uma época chuvosa, basta que você se programe e fique de olho na previsão do tempo para escolher a melhor semana. Mas, é claro que será necessário desembolsar uma grana maior para viajar nessa época pois a maioria dos albergues e hotéis ficam lotados.

Portanto, se você decidir vir durante esse período, provavelmente precisará começar a planejar sua viagem com antecedência. E como o verão pode ser bastante chuvoso, fique de olho na previsão do tempo para escolher a melhor semana para sua viagem.

Para quem é mais chegado na calmaria e tranquilidade, mas não abre mão de um calorzinho, o ideal é visitar Paraty entre setembro e outubro. Nessa época a cidade está mais vazia e é possível aproveitar muito gastando menos!

Já quem se interessa por atividades culturais, uma boa pedida é ir à Paraty entre abril e junho. Nesse período ocorrem três eventos típicas da cidade: FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), Semana Santa e Bourbon (Festival de Jazz). Uma desvantagem é que nessa época as temperaturas já estão mais baixas. Por outro lado, o tumulto não é tanto.

 

O que fazer em Paraty: 8 atividades

Visitar Paraty é interessante pois há diversas opções de atividades para fazer, de todos os públicos. Além das belas praias, que falarei mais a diante, conhecer a cultura e atividades locais também é uma experiência super prazerosa.

 

Centro histórico de Paraty

 

   1. Caminhe pelo Centro Histórico

O centro histórico é caminho para diversos locais e é também onde se concentram a maioria dos bares e restaurantes, então você com certeza passará por ele. Mas recomendo dedicar um momento especial para admirar a bela arquitetura maçônica e se perder pelas vilelas encantadoras.

Um dos pontos mais procurados é a Igreja de Santa Rita, onde atualmente funciona o Museu de Arte Sacra. A igreja mais antiga da cidade foi construída em 1722 e em seu interior os elementos do barroco compõe o cenário característico.

O Museu de Arte Sacra funciona de terça a domingo, das 9h ao 12h ou das 14h às 17h. Sugiro a visita na terça-feira, pois a entrada é gratuita, e não é possível tirar fotos em seu interior. Mas já adianto que lá você encontra peças de barro, madeira, metal e prata dos séculos XVII até o início do século XX.

 

   2. Dance ao som da Roda de Samba da Benção

Toda segunda-feira às 20h, em frente à Igreja Matriz – na mesma região da Igreja de Santa Rita –, acontece a maravilhosa Roda de Samba da Benção. O encontro fica bem cheio com todos os tipos de pessoa, famílias, jovens, idosos, casais, turistas, etc. É uma experiência incrível desfrutar da nossa música brasileira e apreciar o talento dos incríveis integrantes do grupo. Essa é uma atração indispensável para quem pretende visitar Paraty!

 

   3. Curta uma noite nos bares da cidade

Ainda na mesma região, é possível encontrar alguns bares ótimos com muita música de qualidade! Há diversas opções de estilos musicais, dependendo do dia da semana. Tem forró, MPB, rock, samba… e não pense que a galera fica curtindo o som nas mesas. Você está no Rio de Janeiro! A galera dança mesmo e curte muito a noite!

Duas opções de bares famosos para quem curte dançar ou até mesmo apenas para tomar um cerveja e conversar nas mesas de fora: Sarau Bar e Paraty 33. Não deixe de experimentar a bebida típica da cidade, o famoso Jorge Amado feito com Cachaça Gabriela.

 

   4. Vá ao mar em um passeio de barco em Paraty 

 

As praias do Jabaquara e Pontal estão localizadas na própria cidade, mas apesar de terem seu charme natural e contar com quiosques e bares, não são ideais para banho. Isso porque a areia é muito espessa e forma uma espécie de lama embaixo do mar. É bizarro!

 

Porto de Paraty

 

Uma opção incrível é desfrutar de um passeio de barco com a família para alguma ilha. Passando pelo centro histórico você chega no porto da cidade, onde há uma infinidade de barcos e lanchas para você escolher o melhor passeio de acordo com seus gostos. Eu recomendo que você pesquise as praias que gosta mais antes de ir ao porto.

A Praia da Lula, Praia Saco da Velha e Praia Vermelha são muito conhecidas. Se você não conhece nenhuma delas, pode apostar que não vai se arrepender! Além do passeio de barco ser uma delícia, é incrível poder se sentir dentro da natureza selvagem.

O Saco de Mamanguá é outra área famosa para considerar uma visita. Como uma espécie de “fiorde” tropical, a área é conhecida por sua natureza intocada e águas claras.

 

Saco do Mamanguá – Paraty

 

Se você visitar Paraty durante a alta temporada, fique esperto! Os preços dos barcos muitas vezes são super altos, uma média de R$100 por pessoa chutando baixo. Uma dica é conversar com os marinheiros e pechinchar! Tudo em Paraty é resolvido na base da conversa.

 

   5. Visite as melhores praias de Paraty

Além das praias que só podem ser acessadas pelo mar, Paraty também não deixa a desejar quanto se trata das praias acessíveis por terra. De carro ou mesmo estando de ônibus, visitar Paraty e andar por suas estradas é uma viagem deliciosa.

Para os econômicos, a rodoviária de Paraty conta com diversas linhas que levam a diferentes locais da região.

Mesmo em alta temporada, as viagens não costumam levar mais do que 40 minutos em dias de trânsito.

 

   6. Explore o ar livre na Vila de Trindade

Conhecer a Vila de Trindade, é algo que você não pode deixar de fazer! Uma comunidade ecológica e alternativa com belíssimas praias, cachoeiras e trilhas. Para depois do passeio, a vila também conta com diversos restaurantes e bares com preço bem acessível.

Descendo no último ponto de ônibus, você se depara com uma vegetação e uma trilha marcada. Seguindo nessa trilha por cerca de 10 minutos, você chega na Praia do Meio, muito conhecida por suas formações rochosas atípicas.

 

Praia do Meio, Trindade – Paraty

 

Ao final da Praia do Meio você encontra mais uma trilha, que em cerca de 15 minutos você atravessa e chega na praia do Caixa D’aço. Uma trilha fácil, porém, um pouco íngreme. O exercício vale a pena, pois ao chegar você se encontra com uma praia extensa e mais vazia.

Ao final desta praia, ultrapassando as pedras, é possível fazer mais uma trilha. Essa possuí um grau de complexidade um pouco maior, mas nada impossível. Garanto que a aventura vale a pena: uma imersão incrível na mata atlântica! No final da trilha mais rígida, você chega na piscina natural do Caixa D’aço.

Nadando em direção às pedras maiores, você encontra um caminho de pedras que te leva a um píer, onde descem os tripulantes que vão de barco até a piscina natural.

 

   7. Aproveite o sol na Praia do Sono e Laranjeiras

O acesso à Praia do Sono pode ser feito de diversas formas. De barco sem dúvida é o mais fácil deles, mas também o mais caro. Saindo de Paraty o percurso não é tão próximo, então o valor pode ser exorbitante.

Para ir de carro ou ônibus, o percurso à praia se inicia dentro do luxuoso condomínio de Laranjeiras. É um bom passeio pois você pode conhecer a belíssima praia de Laranjeiras antes ou depois, uma dica que vale super a pena! A praia, além de muito bonita, é frequentada pela high society do Rio de Janeiro e elite de São Paulo, então é possível encontrar muitos artistas.

A trilha para Praia de Laranjeiras é uma caminhada deliciosa em meio à mata, com a infraestrutura necessária e sem perrengues. Tem até duas cachoeiras no caminho.

Voltando à Praia do Sono, você para o carro em um estacionamento dentro do condomínio, e a própria van do condomínio os leva gratuitamente ao píer da onde saem os barcos – cerca de R$50 na alta temporada-, ou até a trilha. O trajeto até a Praia do Sono de barco é bem rápido, e leva cerca de 10 a 15 minutos. Por trilha, depende da sua velocidade. É possível levar entre 1 e 3 horas.

A Praia do Sono é uma pequena comunidade, com certa de 200 habitantes, que vive basicamente do turismo. Como o acesso é feito somente por horas de trilha ou de barco, eles vivem realmente isolados do resto da sociedade, diferentemente dos moradores de Trindade, por exemplo.

É um paraíso que apenas conhecendo para entender. É impressionante ver a comunidade local, suas crianças e os animais vivendo completamente em paz e harmonia com a natureza. Para as famílias, o ideal é procurar um passeio uma semana antes ou após a véspera do ano novo, pois nesse período a tranquilidade é substituída por muitos jovens e festas.

 

   8. Vivencie o ecoturismo abundante da área (arvorismo, rafting, caiaque e muito mais!)

 

A cidade de Paraty está num ponto geográfico muito privilegiado para ecoturismo devido à grande quantidade de parques ecológicos de preservação em sua região. Você estará próximo a 5 parques: Parque Nacional da Serra da Bocaína, Reserva Ecológica da Joatinga, APA do Cairuçú, Área de Lazer Paraty-Mirim e Área de Preservação Ambiental da Baía de Paraty.

Todos eles já estão abertos ao público, para que você e sua família possam aproveitar momentos deliciosos em meio à natureza e animais (é possível encontrar muitos bichos em seu habitat natural dentro dos parques ecológicos).

 

Canoagem

 

Em meio a tantos parques, é claro que existem diversas opções de atividades e esportes radicais a se fazer ao visitar Paraty. Mas lembrem-se: para esportes radicais ou trilhas mais difíceis, é importante contratar um guia ou uma agência de turismo….e estar coberto por um seguro de viagem para esportes de aventura como esse aqui

Existem várias opções de agências de atividades de aventura em Paraty:

 

Abaixo estão mais detalhes sobre algumas das atividades de aventura que você pode realizar durante sua viagem para Paraty.

 

Arvorismo em Paraty

O Paraty Spot Aventura é o maior parque de arvorismo em meio natural do Brasil! Que tal explorar a Mata Atlântica das alturas, em meio a 10 hectares de vegetação preservada?

 

Rafting em Paraty

Esse é um esporte em que você desce rios em botes infláveis junto com um grupo. Muita emoção e adrenalina acompanharão você nessa incrível experiência! Lembre-se: para realizar o Rafting, é preciso tempo firme.

A Casa de Aventura de Paraty oferece essa atividade.

 

Rafting

 

Caiaque ou Canoa em Paraty

Os passeios de caiaque ou canoa são uma ótima opção para famílias (especialmente para crianças pequenas) … e qualquer pessoa que queira apenas passar algum tempo ao ar livre!

É uma atividade mais tranquila e relaxante, apesar de ser necessário um pouco de esforço físico braçal.

Quase todas as agências acima oferecem esse esporte, com destaque para Paraty Explorer que oferece tours de mais de um dia em caiaque!

Além dos listados acima, existem ainda muitas opções para o ecoturismo em Paraty que vale a pena pesquisar e encontrar um grupo, como por exemplo bike mountain, passeio de Jeep, mergulho, observação de aves etc!

 

Conclusão…

E é isso! Esperançosamente, este artigo deu a você uma idéia do que pode esperar durante sua viagem a Paraty.

E isso aí, curtiu?

Deixe aqui nos comentários quais as dicas desse guia para visitar Paraty que você mais se interessou ou se tem alguma pergunta.

button
Sair da versão mobile