Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Melhores Atrações e Museus da União Europeia para Visitar em Bruxelas, Bélgica

[bloco adinserter = “1”][bloco adinserter = “11”]

Tem uma viagem planejada para Bruxelas, Bélgica – também conhecida como sede da União Europeia? Interessado em aprender mais sobre o funcionamento interno da UE enquanto estiver lá? Então, continue lendo para conhecer as melhores instituições, locais, museus e atrações da UE para visitar em Bruxelas. O artigo também inclui o que você precisa saber, como visitar, dicas “locais” e muito mais.

Os waffles, a extravagante Grand-Place, os mercados animados, o chocolate mundialmente famoso, uma presença histórica e cultural que se estende por quase um milénio…

 

Há muitas razões pelas quais Bruxelas, na Bélgica, vale uma visita.

Mas, como alguém que viveu em Bruxelas durante quase um ano, uma das muitas coisas que me fez apaixonar pela cidade foi a sua designação como sede principal – ou “capital” não oficial e centro político/económico – da União Europeia.

Em outras palavras, Bruxelas ocupa verdadeiramente um lugar único no cenário mundial.

Então, quer você seja um fã de história ou política europeia…

 

Se quiser ter uma ideia do funcionamento interno da “bolha da UE” de Bruxelas…

Ou se estiver simplesmente curioso(a) sobre este ambicioso projecto de paz que tem procurado unir a Europa política e economicamente desde o final da Segunda Guerra Mundial…

Depois leia algumas recomendações “locais” sobre as melhores instituições, museus e atrações da UE para visitar durante a sua estadia em Bruxelas.

Mas primeiro…

 

O que saber sobre visitar as instituições e atrações da União Europeia em Bruxelas, Bélgica

A maioria das instituições e museus da UE está localizada no Distrito Europeu de Bruxelas (também chamado de Bairro Europeu), um bairro movimentado que fica a uma curta distância de metrô, de bicicleta ou a pé do centro da cidade.

O coração do Bairro Europeu é a Rotunda Schuman, onde recomendo que comece a sua exploração na UE.

Embora a praça em si não seja nada de especial, ela lhe dará a chance de ver a bolha europeia em ação enquanto você convive com o multilíngue (sério, sente-se por um minuto e veja quantas línguas você ouve!), bem vestido da UE funcionários, diplomatas e burocratas vivendo seus dias.

Ao olhar ao redor da praça, você poderá avistar o edifício mais emblemático do Bairro Europeu, o edifício Berlaymont, cujos muros altos abrigam a sede da Comissão Europeia (o órgão executivo da UE).

Nas proximidades, você também vai encontrar o Edifício Charlemagne (outro edifício da Comissão Europeia), o Serviço Europeu de Ação Externa (também conhecido como SEAE, ou serviço diplomático da UE) e um punhado de outras instituições importantes da UE.

 

NOTA IMPORTANTE #1: Se houver uma reunião/cimeira do conselho com os vários chefes de estado da UE, você *não* conseguirá acessar Schuman. É provável que seja bloqueado por barricadas policiais por segurança.

Como dizem os moradores locais: “Fique longe de Schuman quando o circo estiver na cidade”.

Mas felizmente, como verá abaixo, ainda terá muitas atrações da UE para visitar se o “circo” estiver por perto e não conseguir entrar em Schuman

 

Pode visitar a União Europeia/instituições europeias em Bruxelas?

Tal como muitos edifícios governamentais em todo o mundo, muitas instituições da UE – incluindo a maioria das que veremos em Schuman – estão fechadas ao público em geral.

No entanto, existem algumas partes de secções de várias instituições (como centros de visitantes especiais ou o famoso Hemiciclo do Parlamento Europeu) que você *pode* visitar.

Vou Descrever abaixo quais das instituições da UE você pode visitar – e como você pode visitar.

No entanto, se certifique de trazer um documento de identidade válido (como o seu passaporte) e esteja preparado para uma verificação de segurança semelhante à do aeroporto para entrar!

 

Os melhores locais para aprender mais sobre a União Europeia durante a sua visita a Bruxelas: instituições da UE que pode visitar, museus gratuitos e muito mais!

 

  • Rotunda Schuman

Sendo o coração pulsante do Bairro Europeu de Bruxelas, recomendo que comece aqui a sua visita às atrações da cidade na UE.

Consulte a secção acima sobre “O que saber sobre como visitar as instituições e atrações da União Europeia em Bruxelas” para mais detalhes sobre o que ver e esperar em Schuman.

 

Rotunda Schuman

Fonte: Wikipedia

 

  • Centro de Exposições Experience Europe

Convenientemente localizada em Schuman, a Experience Europe é uma exposição permanente e interativa onde pode aprender tudo sobre a Comissão Europeia – que é responsável pela criação e aplicação da legislação da UE – bem como os valores e iniciativas da UE.

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Você pode obter mais informações sobre a exposição aqui.

(Note que esta exposição foi inaugurada depois que deixei Bruxelas, por isso não estive lá pessoalmente. Mas as críticas – bem como este artigo do The Guardian – sugerem que é uma excelente parada para adicionar ao seu itinerário pela UE em Bruxelas)

 

Fonte: Europa.eu

 

  • A Casa da História Europeia

A Casa da História Europeia – um edifício imponente e histórico situado no arborizado Parque Leopold, a poucos passos de Schuman – é um dos meus museus favoritos em todo o país.

No seu interior, você vai encontrar um mergulho abrangente e cronológico na história europeia contemporânea, incluindo a história do processo de integração europeia, o desenvolvimento da UE e os desafios enfrentados pela Europa hoje.

A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

 

Fonte: Europa.eu

 

  • O Parlamentarium (também conhecido como Museu do Parlamento Europeu)

O Parlamentarium é o centro de visitantes e museu oficial do Parlamento Europeu.

As suas exposições dinâmicas, interativas e práticas vão te proporcionar uma visão sólida do funcionamento interno do Parlamento Europeu e do papel da União Europeia no mundo de hoje.

 

 

Foto dos tempos de Covid. Agora você não precisa mais de máscara!

 

Embora a entrada seja gratuita, observe que você precisa reservar um horário para visitar aqui.

 

  • O hemiciclo do Parlamento Europeu

Uma visita ao famoso “hemiciclo” parlamentar de Bruxelas – ou à distinta câmara em forma de ferradura onde os deputados do Parlamento Europeu (MEP) se reúnem para debates e sessões de votação – dá-lhe a oportunidade de ver o verdadeiro coração da democracia europeia.

Veja como você pode visitar (e o que você precisa saber antes de visitar) o Hemiciclo do Parlamento Europeu:

  • Você pode optar por visitar com guia multimídia, como parte de uma palestra guiada ou durante uma sessão plenária (ou debate).
  • Embora a entrada seja gratuita, é necessário reservar antecipadamente o seu horário para qualquer uma das 3 opções acima (pode reservar esse horário e ler mais sobre as diferentes opções aqui)
  • Visitas guiadas multimídia estão disponíveis de segunda a sexta-feira, palestras guiadas estão disponíveis às 11h e 15h apenas às segundas-feiras
  • As visitas não são possíveis nos finais de semana, feriados ou durante outros fechamentos de escritórios
  • No dia do seu passeio, se certifique de trazer um documento de identidade válido com foto (seu passaporte, de preferência) e de não carregar nenhum item proibido em sua bolsa.
  • A partir daí… aproveite!

 

Fonte: Wikipedia

 

  • O Centro de Visitantes do Conselho Europeu

Não deve ser confundido com o Conselho da Europa, o Conselho Europeu é uma instituição que reúne os líderes dos Estados membros da UE para tratar de questões políticas e políticas importantes que afetam a união.

Embora muitas partes do Conselho estejam fechadas à visitação, o centro de visitantes gratuito é uma excelente oportunidade para conhecer o seu trabalho e o funcionamento da UE em geral – bem como para espreitar o interior do distinto edifício Justus Lipsius, com paredes de vidro.

 

Lembre-se de que você deve reservar um horário para sua visita com antecedência aqui.

 

Todas as sextas-feiras, às 8h, há também uma visita guiada gratuita que vai te dar informações adicionais sobre o Conselho, além de acesso exclusivo a partes do edifício Europa do Conselho (que você só pode ver nesta excursão).

Você pode reservar seu passeio na mesma página do link acima.

 

Outras ideias sobre o que fazer no Distrito Europeu de Bruxelas

 

  • Dê um passeio pelo Parc du Cinquantenaire

O Parc du Cinquantenaire é um clássico de Bruxelas que você não pode perder.

Escondido atrás de Schuman, a poucos passos das instituições europeias mais importantes, este encantador parque é um ótimo lugar para observar burocratas de salto alto passeando ao meio-dia, estagiários da UE tomando um pouco de sol ou moradores locais fazendo um piquenique enquanto desfrutam de um dos melhores espaços verdes da cidade.

 

  • Suba ao topo do famoso arco do Cinquentenário para ter uma vista panorâmica da cidade

Aqui está um segredo: com a taxa de entrada no Museu Militar Real de Bruxelas, você *também* terá acesso a uma vista panorâmica da cidade a partir do terraço no topo do famoso arco do Cinquentenário.

(Além disso, sendo um dos maiores museus militares da Europa, o museu também pode mantê-lo entretido por um bom tempo!)

 

  • Participe de um passeio a pé gratuito pelo Bairro Europeu de Bruxelas

Se você quiser ter informações privilegiadas sobre o Distrito Europeu, considere fazer um passeio a pé gratuito pela área, baseado em dicas.

(Aqui está uma opção altamente avaliada para dar uma olhada!)

 

  • Tome uma cerveja na quinta à noite na Place Jourdan

A Place Jourdan, uma praça animada e conhecida mesmo no coração do bairro europeu, é um local popular para diplomatas e funcionários da UE desabafarem (e fazerem acordos com a UE!) depois do trabalho.

Vá até lá numa quinta-feira à noite (a noite de saída mais popular para quem está na “bolha da UE”), inicie algumas conversas e veja o que você pode aprender.

 

  • Vá para o “Dia de Portas Abertas da UE” em Maio

Aproximadamente uma vez por ano (normalmente por volta do Dia da Europa, 9 de Maio), as instituições de Bruxelas normalmente fechadas ao público – incluindo o edifício Berlaymont, o Parlamento Europeu, o Comité das Regiões e várias outras instituições próximas – abrem os seus portas para visitantes por um dia.

Paralelamente a esta oportunidade anual de olhar por trás da cortina, há também exposições interativas, eventos culturais, sessões informativas da UE e muito mais para você participar.

~~~

E já que estou aqui, aqui estão algumas outras listas que podem te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem a Bruxelas.

 

As 10 melhores coisas pra se fazer em Bruxelas

(além de visitar as instituições e museus da UE acima)

 

  • Se delicie com o chocolate belga: Bruxelas (e a Bélgica em geral) é famosa pelo seu chocolate. Faça um tour de chocolate, visite uma loja de chocolates ou reserve algum tempo para provar alguns dos melhores chocolates do mundo.
  • Passeie pela cidade velha: desde a icônica praça central da cidade (a Grand-Place) meio decepcionante – mas ainda assim muito famosa! – Estátua do Manequim Pis, o centro histórico de paralelepípedos de Bruxelas tem muito para você ver.
  • Saboreie waffles belgas: experimente os autênticos waffles belgas, geralmente servidos com uma grande quantidade de coberturas de sua escolha. (Embora o verdadeiro jeito belga seja com apenas um pouco de açúcar de confeiteiro!)
  • Participe de um passeio a pé gratuito: obtenha informações privilegiadas sobre os principais locais da cidade participando de um dos excelentes passeios a pé gratuitos aqui:
  • Explore o cenário artístico de Bruxelas: Dos Museus Reais de Belas Artes da Bélgica ao Museu de Arte Abstrata René Magritte, o cenário artístico de Bruxelas tem algo para todos.
  • Prove um pouco de cerveja belga: A Bélgica possui uma cultura cervejeira impressionante, com uma grande variedade de cervejas tradicionais para você escolher. Basta parar em qualquer um dos muitos pubs, cervejarias e bares de cerveja da cidade para ver o que você encontra!
  • Dê um passeio (ou ande de bicicleta) por um dos muitos parques e espaços verdes da cidade: além do lindo Parc de Cinquentennaire do Distrito Europeu, meus favoritos são o pitoresco Parc de Bruxelles – bem no coração da cidade – e o parque Bois de la Cambre.
  • Admire a vista do Mont des Arts: a “Colina das Artes” de Bruxelas é um belo local com vistas panorâmicas da cidade e muitos dos principais museus da cidade.
  • Visite o futurista Atomium: Situado no adorável Parc de Laeken/Royal Park, em Bruxelas, este edifício e museu icônico oferece vistas deslumbrantes da cidade, juntamente com algumas exposições fascinantes sobre ciência e inovação.
  • Faça uma viagem de um dia: Dada a localização central de Bruxelas na Bélgica, é uma excelente base para viagens de um dia a outras cidades e regiões do país. (Veja a próxima seção para algumas das melhores recomendações de viagens de um dia em Bruxelas!)

 

[bloco adinserter = “2”][bloco adinserter = “11”]

 

Os 10 melhores passeios de um dia saindo de Bruxelas (na Bélgica e além!)

 

  • Bruges, Bélgica: Conhecida como a “Veneza do Norte”, Bruges é famosa por sua arquitetura medieval bem preservada, canais encantadores e aconchegante centro histórico (cerca de 1h20 de trem de Bruxelas)
  • Gante, Bélgica: Explore o centro histórico desta cidade universitária com as suas impressionantes catedrais, história medieval e vibrante cenário cultural (a cerca de 50 minutos de trem de Bruxelas)
  • Antuérpia, Bélgica: Descubra a capital da moda, dos diamantes e das belas artes da Bélgica, a apenas 1 hora de trem de Bruxelas
  • Waterloo, Bélgica: Entre na história no local da Batalha de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte foi derrotado em 1815 (a cerca de 30 minutos de trem de Bruxelas… ou um agradável passeio de bicicleta de 1 hora em cada sentido!)
  • Leuven, Bélgica: Sendo o lar de uma das universidades mais antigas da Europa, a rica herança cultural de Leuven, a vibrante população estudantil e a atmosfera acolhedora fazem com que valha a pena visitar (a cerca de 30 minutos de trem de Bruxelas)
  • Dinant e Namur, Bélgica: Aprecie a beleza cênica do Vale do Rio Muese com uma visita à pitoresca cidade de Dinant. No caminho de volta a Bruxelas, faça uma parada em Namur para explorar seu encantador centro da cidade e sua localização ribeirinha (cerca de 1h45 e 1 hora de trem de Bruxelas, respectivamente).
  • Liège, Bélgica: Sendo uma das maiores cidades da Bélgica, a mistura de história, cultura e beleza cênica de Liège faz dela outra excelente viagem de um dia a considerar (cerca de 1 hora de trem de Bruxelas)
  • Paris, França: Pegue um trem de alta velocidade para a capital francesa (a menos de 2 horas de Bruxelas!) e explore marcos icônicos como a Torre Eiffel e o Louvre
  • Lille, França: Esta antiga Capital Europeia da Cultura, localizada no norte de França, perto da fronteira com a Bélgica, é uma excelente viagem de um dia a partir de Bruxelas devido à sua rica história, arquitectura deslumbrante e excelente cozinha (afinal, esta é a França!)
  • Amsterdã, Holanda: a apenas 2 horas de trem de Bruxelas você chega a Amsterdã, onde você pode desfrutar dos museus de classe mundial, dos canais graciosos e da vida vibrante da cidade.

~~~

E é isso! Você já esteve em alguma das atrações da UE em Bruxelas que eu mencionei? Você tem alguma recomendação ou pergunta adicional? Fale pra gente na área de comentários abaixo e vamos entrar em contato com você!

button
Sair da versão mobile