Visitando as Maurícias por apenas 1 ou 2 dias em um cruzeiro? Quer aproveitar ao máximo seu tempo e ver o máximo que puder da bela natureza e cultura única da nação insular? Abaixo, leia o melhor itinerário de carro de 1 dia nas Maurícias. Não são necessários táxis particulares caras ou excursões de navio superfaturadas!
Maurícias é, em uma palavra, adorável.
Esta pequena nação insular – localizada a leste de Madagascar, no Oceano Índico – tem várias reivindicações de fama. É o lar de praias de classe mundial e uma rica herança cultural, o maior PIB per capita da África e o famoso pássaro dodô – um pássaro grande e incapaz de voar que foi extinto em 1700 (que eles continuam a colocar em tudo – seu brasão o inclui!).
Embora haja o suficiente para fazer na ilha que você poderia facilmente explorar por uma semana ou mais…
Se você estiver visitando em um cruzeiro como fizemos, talvez não tenha muito tempo. No nosso caso, pernoitamos nas Maurícias, o que nos deu apenas (quase) dois dias completos para explorar.
Para o nosso primeiro dia, alugamos um carro (que é algo que falaremos um pouco mais abaixo). E para o segundo, fizemos mergulho/snorkel. Para este artigo de hoje, veremos os destaques que visitamos e recomendamos naquele primeiro dia.
Portanto, se você também tiver tempo limitado nas Ilhas Maurício (ou planeja alugar um carro apenas por um ou dois dias durante sua estadia mais longa), continue lendo para obter o melhor itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício.
Mas primeiro…
Índice desta matéria
- 1 Como se Locomover nas Ilhas Maurício
- 2 Como Alugar um Carro nas Ilhas Maurício
- 3 Como é Dirigir nas Ilhas Maurício?
- 4 Como Passar o dia nas Ilhas Maurício
- 4.1 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 1:
- 4.2 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 2:
- 4.3 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 3:
- 4.4 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 4:
- 4.5 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 5:
- 4.6 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 6:
- 4.7 Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 7:
Como se Locomover nas Ilhas Maurício
Como em muitos outros destinos que visitamos, optamos por alugar um carro nas Ilhas Maurício, pois acreditávamos que isso nos daria flexibilidade para visitar todos os lugares que queríamos.
(Observação: se você está procurando outros roteiros “de carro”, pode encontrar alguns dos nossos melhores aqui: Guam, Tunísia, Chipre e Armênia.)
Embora o transporte público seja bastante decente ao redor da capital, Port Louis, e entre as principais cidades, ele não o levará a muitas das atrações naturais mais isoladas neste itinerário (ou, se o fizer, o tempo de ida e volta provavelmente faria você perder seu navio!).
Como opção final: se você não estiver interessado em alugar um carro, considere também contratar um táxi particular ou um motorista e, em seguida, usar este roteiro como inspiração para direcioná-los para onde deseja ir.
Como Alugar um Carro nas Ilhas Maurício
Felizmente, alugar um carro nas Maurícias é fácil!
Para comparar preços e ver suas opções, recomendamos dar uma olhada em nosso artigo sobre as 5 melhores e mais baratas locadoras de carros aqui.
Ao reservar seu carro, informe à empresa que você chegará de cruzeiro. Na maioria dos casos, eles irão diretamente ao porto de cruzeiros em Port Louis para buscá-lo e levá-lo ao seu carro gratuitamente.
Como é Dirigir nas Ilhas Maurício?
Em comparação com muitas outras ilhas onde alugamos carros, dirigir nas Ilhas Maurício é muito fácil.
(Embora esteja ciente de que eles dirigem no lado *esquerdo* da estrada, caso isso não seja algo que você esteja acostumado!)
Os motoristas podem ser um pouco agressivos, mas as estradas em geral são bem conservadas e fáceis de dirigir.
DICA IMPORTANTE: o trânsito voltando para Port Louis pode ficar bem ruim no final do dia. Portanto, se você tiver um navio de cruzeiro para pegar, certifique-se de retornar à cidade com muito tempo extra de sobra.
(Embora se você passar a noite nas Ilhas Maurício como fizemos, não precisará se preocupar com isso!)
Como Passar o dia nas Ilhas Maurício
(ou o melhor itinerário de 1 dia no sul das Maurícias de carro!)
Para os propósitos deste itinerário, concentramos nosso tempo no lado sul de Maurício.
Vimos um pouco do norte no dia seguinte quando fomos mergulhar. Mas como o norte é basicamente apenas praias, definitivamente sentimos que o sul de Maurício era mais impressionante.
A ilha é grande o suficiente para que você não consiga dirigir tudo em um dia. Portanto, se você tiver tempo limitado, recomendamos que também se concentre no sul, como fizemos.
E antes de mergulharmos, aqui está um mapa do itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício que eu vou mostrar para você (você pode clicar no mapa, ou aqui, para aumentar o zoom):
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 1:
Port Louis (conhecida como a movimentada capital das Ilhas Maurício)
Para a maioria das pessoas, sua aventura nas Ilhas Maurício começará em Port Louis, a movimentada capital do país.
Se o seu navio de cruzeiro estiver chegando e partindo no mesmo dia, recomendo fazer suas explorações distantes primeiro e deixar Port Louis para o final do dia.
Nota: Se vier de avião e pretender alugar um carro direto do aeroporto, na verdade já estará no lado sul da ilha. Nesse caso, você pode querer considerar inverter este itinerário para terminar o seu dia em Port Louis.
COMO CHEGAR AO CENTRO DE PORT LOUIS A PARTIR DO TERMINAL DE CRUZEIROS
Se você estiver vindo para Maurício de cruzeiro, seu navio fará uma parada a apenas 20 minutos a pé do centro da cidade.
Aqui está um mapa de como é a caminhada:
Mas, como mencionei acima, se você alugar um carro, a maioria das locadoras irá buscá-lo gratuitamente no porto de cruzeiros.
O QUE FAZER EM PORT LOUIS, ILHAS MAURÍCIO
Aqui está uma lista rápida de algumas das principais atrações e coisas para fazer em Port Louis:
- Visitar qualquer um dos modelos hindus pintados de forma vibrante na cidade;
- Admirar a vista do porto enquanto passeia pela Caudan Waterfront;
- Explorar a Fort Adelaide Citadel do século XIX (recomendo esta – vistas muito legais da colina, mesmo que você não entre no forte!);
- Visitar o Aapravasi Ghat: um Patrimônio Mundial da UNESCO que serviu como o primeiro depósito de imigração das Ilhas Maurício;
- Passear pelo animado mercado central.
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 2:
Le Morne Beach & Le Morne Brabant Hiking Trail (também conhecido como as melhores trilhas de caminhada das Ilhas Maurício!)
De todas as nossas paradas nas Maurícias, esta foi provavelmente a minha favorita.
Mesmo que você não goste de caminhadas, ainda recomendo fazer o passeio pelas vistas.
A caminhada em questão começa na base de Le Morne Branant, um Patrimônio Mundial da UNESCO e um símbolo da resistência da ilha à escravidão.
A trilha então sobe a montanha, passando por terreno rochoso, vegetação densa e vistas deslumbrantes da ilha.
É uma caminhada de ida e volta, e há apenas uma trilha para que você realmente não se perca. Mas dependendo de quanto tempo você tem, existem alguns pontos de retorno diferentes que você pode escolher.
OPÇÃO 1: Caminhe apenas o suficiente para que as árvores se abram, oferecendo uma bela vista da lagoa ao sul da ilha.
Espere gastar pelo menos 30 a 40 minutos de ida e volta se quiser obter qualquer tipo de visão.
OPÇÃO 2: Termine sua caminhada na base da rocha, onde você será recompensado com vistas de quase 360 graus da água azul-turquesa, recifes de coral e arredores montanhosos exuberantes.
Essa foi a opção que escolhemos e eu recomendo.
Infelizmente, esqueci de marcar exatamente quanto tempo levamos. Mas, para garantir, planeje de 90 minutos a 2,5 horas, dependendo da velocidade com que você caminha.
Você saberá que chegou ao ver um pavilhão de madeira e um portão de entrada com uma cerca que leva até a própria face da rocha.
OPÇÃO 3: Suba até o topo da rocha. (Observação: parece que este requer um pouco de escalada de pedras e não é seguro se tiver chovido recentemente, então prossiga com cuidado.)
Reserve de 3 a 4 horas se planeja fazer essa escalada. Embora, honestamente, se você tiver um navio de cruzeiro para voltar não arrisque!
IMPORTANTE: COMO CHEGAR A TRILHA LE MORNE BRABANT
Por alguma razão, a estrada de cascalho ao longo da costa que leva você ao início da trilha de Le Morne não aparece no Google Maps. Em vez disso, o Google Maps informará que essa estrada não existe e fará com que você volte atrás.
No mapa abaixo, destaquei a estrada que falta em amarelo para que você saiba onde pode continuar dirigindo. Basicamente, continue passando pela Le Morne Public Beach.
Você saberá que chegou ao início da trilha quando vir um estacionamento de cascalho à sua direita e uma placa de boas-vindas à trilha Le Morne Brabant à sua esquerda.
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 3:
Maconde Viewpoint
Situado na curva de uma curva fechada na orla da costa, você encontrará um dos pontos de vista mais famosos das Ilhas Maurício: Maconde Viewpoint.
Certifique-se de parar, subir o pequeno lance de escadas (prometo que não são muitos!) E apreciar a paisagem.
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 4:
Chamarel Seven Earth Geopark & Waterfall (se fôssemos fazer este itinerário novamente, provavelmente pularíamos esta parada)
Embora esta seja uma das atrações mais populares das Ilhas Maurício, nós pessoalmente não ficamos muito impressionados. Se tivéssemos a opção de fazer isso de novo, provavelmente pularíamos para ter mais tempo para nossas outras paradas.
Embora as dunas de “sete cores” fossem interessantes o suficiente, elas eram bem pequenas (e também totalmente cheias de turistas e filas – algo que não vimos em nenhum outro lugar nas Ilhas Maurício!).
Se você já teve a oportunidade de ver o deserto americano em Dakota do Norte ou do Sul (que são incríveis, a propósito!), provavelmente também não achará este tão interessante.
Claro, depende de você. E quer você decida parar aqui ou não, ainda terá que passar pela entrada para chegar ao seu próximo destino.
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 5:
Parque Nacional Black River Gorges (o ponto de vista dos “desfiladeiros”)
Você não vai querer perder este lindo mirante verde até onde a vista alcança!
Apenas tome cuidado se estiver andando com alguma comida, pois os residentes locais de macacos são um pouco agressivos.
(Observação: você pode encontrar esta parada diretamente no Google Maps digitando “ponto de vista do desfiladeiro”.)
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 6:
Grand Bassin (Ganga Talao) Complexo do Templo Hindu
Dado que quase metade dos habitantes de Maurício são hindus – como descendentes dos trabalhadores indianos que foram trazidos no século XIX para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar – o país é rico em belos locais hindus.
E o complexo do templo Grand Bassin pode ser um dos mais bonitos de todos, com seus inúmeros templos, santuários e a segunda maior estátua do Senhor Shiva do mundo (confira emergindo da névoa na foto abaixo!).
Observação: este é um local sagrado de peregrinação hindu e um local de culto ativo, portanto, vista-se com respeito. (Simplesmente enrolei uma saia em volta da cintura para cobrir os joelhos.)
Itinerário de 1 dia nas Ilhas Maurício, parada nº 7:
Gris Gris Beach and Cliffs
A costa acidentada de Gris, as falésias rochosas e as ondas selvagens tornam Gris o local perfeito para terminar o seu dia nas Maurícias.
Devido às ondas e à correnteza, não é recomendado nadar. Mas assistir ao pôr do sol aqui ainda é uma experiência bastante mágica!
Se você tiver tempo antes de escurecer, não deixe de caminhar um pouco pelo parque florestal para observar de perto algumas das formações rochosas únicas da região.
~~~
E aí está, pessoal!
Como você pode ver por este pequeno itinerário rápido, se você está procurando por natureza, cultura, aventura ou relaxamento, você certamente encontrará um pouco de tudo nas belas Ilhas Maurício!
Mas agora, nos conte: o que você achou do roteiro? Ficou alguma dúvida que possamos responder? Ou se você já foi para as Ilhas Maurício antes, algo que acrescentaria?
Deixe sua resposta nos comentários abaixo e responderemos você!