Atualizado em por Rodrigo @ OutofYourComfortZone
Quando a maioria das pessoas pensa em um destino para visitar no norte da África, Marrocos é aquele que costuma receber todo o amor.
Mas após minha recente visita à Tunísia, um país ao norte do continente africano, a apenas algumas fronteiras do Marrocos, estou aqui para confirmar que a Tunísia tem tanto – senão mais! – a oferecer.
Porque quando você visitar a Tunísia, você terá a chance de:
- Passar por ruínas de civilizações que abrangem milhares de anos (incluindo um anfiteatro romano que disputa com seu primo italiano, que é mais famoso; a maior coleção de mosaicos romanos do mundo, remanescentes da antiga cidade fenícia de Cartago; assentamentos berberes abandonados com mais de 500 anos, entre outros);
- Fazer uma viagem (ou até acampe!) nas famosas dunas douradas do deserto do Saara;
- Relaxar nas praias mediterrâneas intocadas que você escolher;
- Se perder e encontrar seu caminho novamente em uma das vibrantes e labirínticas medinas e souqs, que são os típicos mercados árabes do país;
- Confira os locais únicos e incríveis de filmagem de vários filmes de Star Wars (110% vale a pena uma visita, seja você fã ou não!);
- Explore tudo isso com menos turistas e com moradores mais amigáveis (ou menos “insistentes”) do que você pode encontrar no vizinho Marrocos.
Em outras palavras, há MUITA coisa pra fazer durante seu tempo na Tunísia. Então, para ajudar no seu planejamento, montei o artigo de hoje com os melhores roteiros da Tunísia para você escolher.
Mas primeiro…
Índice desta matéria
Fatos Rápidos Sobre a Tunísia
Onde fica a Tunísia?
A Tunísia é um pequeno país no norte da África situado entre a Argélia e a Líbia. Tem a costa mediterrânea ao norte e o deserto do Saara ao sul. É surpreendentemente perto da Itália – você pode até pegar uma balsa da capital, Tunis, para Palermo, na Sicília (também conhecida como “bota” da Itália).
É seguro visitar a Tunísia?
A Tunísia é, objetivamente, um dos destinos mais seguros que se pode visitar no Norte de África.
Sim, é recomendável evitar ficar muito perto das fronteiras da Tunísia e da Argélia ou da Líbia. Mas não há realmente nenhuma razão para você, como turista, chegar tão perto de qualquer maneira.
Na verdade, menos de uma década atrás, a Tunísia costumava ser um importante ponto de acesso para os britânicos de férias e outros europeus que buscavam o sol (além de uma boa dose de cultura e história). No entanto, em 2015 houve um punhado de ataques terroristas coordenados contra turistas na capital e resorts costeiros.
Isso, como você pode esperar, fez com que o número de visitantes despencasse. E o turismo, infelizmente, não se recuperou desde então e a abundância de resorts e hotéis à beira-mar mediterrâneos abandonados que você pode ver hoje é uma prova disso.
Vale ressaltar que a Tunísia está ausente de quaisquer ataques turísticos adicionais desde 2015. E se você visitar, notará que a presença da polícia é muito forte em qualquer zona turística.
Particularmente, nos sentimos muito seguros durante toda a nossa visita (mesmo em áreas mais “isoladas” onde éramos os únicos turistas) e, confortavelmente, recomendamos para qualquer pessoa visitar a Tunísia.
É seguro visitar a Tunísia como mulher?
Geralmente, eu diria que sim. Minha ressalva aqui é que eu estava com meu parceiro Rodrigo, um homem, durante a viagem, então me senti segura e tive o mínimo de atenção indesejada possível (além de alguns olhares).
Houve uma ocasião em que eu fui para o nosso carro sozinha e consegui ouvir alguns pequenos comentários de homens locais (apesar de ter sido apenas cerca de um minuto e meio sozinho). Mas eles não insistiram quando eu os ignorei e me senti segura o suficiente. Foi apenas irritante.
No entanto, como em muitos outros países predominantemente muçulmanos, me vestir de maneira modesta e conservadora provavelmente ajuda a evitar parte dessa atenção indesejada. Honestamente, usar óculos escuros para que os homens não possam fazer contato visual também ajuda.
Para ser franco, se eu tivesse viajado sozinha, como mulher, eu provavelmente teria ficado apenas nos lugares do roteiro de 5 dias abaixo. Eu provavelmente não teria feito o itinerário mais longo de 7 dias completamente sozinha, mas isso é apenas uma preferência pessoal.
Que língua eles falam na Tunísia?
A língua oficial na Tunísia é o Darija, um dialeto da língua árabe do norte da África. No entanto, muitas pessoas (particularmente nas cidades maiores) também falam francês, pois a Tunísia é uma ex-colônia francesa. Dito isso, eu não necessariamente esperaria ou confiaria que o francês funcionasse perfeitamente nas áreas mais remotas.
Nós nos comunicamos principalmente em francês, então não posso falar muito no nível médio de inglês. Mas nas cidades maiores e com os tunisianos mais jovens, você provavelmente encontrará falantes de inglês, o suficiente para sobreviver.
Embora, mesmo que você encontre um pouco de barreira linguística, os habitantes locais são amigáveis o suficiente e se esforçam para ajudar, não importa o que seja!
Como Planejar uma Viagem à Tunísia
Como chegar à Tunísia
Você pode encontrar voos para a Tunísia de praticamente qualquer lugar da Europa ou Oriente Médio (e como eu disse acima, se você estiver no sul da Itália, pode até pegar uma balsa).
Voos para a Tunísia dos Estados Unidos também podem ser surpreendentemente baratos! Na verdade, acabamos indo para a Tunísia por capricho de última hora.
Estávamos procurando voos para a Europa para um casamento e percebemos que na verdade seria mais barato comprar uma passagem para a Tunísia e depois pegar um voo separado para a Itália de lá … em vez de comprar uma passagem dos EUA para a Itália .
Então decidimos abraçar a descoberta e fazer uma pequena viagem à Tunísia 🙂
Como as fronteiras com a Argélia e a Líbia podem ser um pouco complicadas, você provavelmente não vai querer fazer nenhuma travessia terrestre para entrar na Tunísia.
Quanto tempo ficar na Tunísia
Se você está vindo de algum lugar que não é muito longe (como a Itália), até mesmo 3 dias na Tunísia podem te dar o suficiente para experimentar se você quer ficar em Túnis e fazer os passeios de um dia.
No entanto, recomendamos, pelo menos, cerca de 5 dias. Nós particularmente ficamos lá por 6 dias e nos sentimos um pouco apressados (o itinerário de 7 dias abaixo é o que fizemos, mas recomendamos adicionar outro dia, por isso sugerimos 7).
Mas se você quiser passar mais tempo no deserto ou na praia, poderá facilmente estender sua estadia para mais de 10 dias. Ou, se você planeja seguir nosso itinerário, mas o faz uso de transporte público, também convém adicionar mais tempo.
Quando visitar a Tunísia
A Tunísia fica QUENTE no verão, o que pode ser especialmente desafiador se você é uma mulher que quer se vestir de forma conservadora para evitar a atenção masculina.
Caso contrário, o clima é bastante agradável durante todo o ano. No entanto, se você quiser passar um tempo nadando na praia, evite o inverno, pois a água ainda não está quente o suficiente.
Ou se você está pensando em visitar na primavera, certifique-se de procurar as datas exatas do Ramadã na Tunísia para aquele ano. Caso contrário, você pode chegar apenas para descobrir que tudo está fechado!
Onde ficar na Tunísia
Nossa acomodação na Tunísia foi uma combinação de pousadas e Airbnb’s.
Encontramos todas as nossas pousadas no Booking.com e apreciamos imensamente todas elas, pois a maioria eram casas grandes e tradicionais, com belos azulejos e pátios comuns.
Uma das nossas estadias favoritas foi chamada Dar Ya, uma bela casa com um delicioso café da manhã e proprietários maravilhosos, bem situada no coração da medina de Tunis – uma cidade antiga na capital da Tunísia. Você pode encontrar os preços atuais e fazer sua reserva para Dar Ya em Booking.com aqui.
Como visitar os sets/locais de filmagem de Star Wars na Tunísia
Como eu disse na introdução, se você tiver tempo, vale a pena visitar esses sets, quer você goste ou não dos filmes.
Todos os sets de filmagem que recomendamos estão localizados na parte sul do deserto do país. Você pode ver exatamente onde eles estão em nosso mapa de itinerário aqui (listado no itinerário de 7 dias), ou dê uma olhada nas seções de Tozeur e Tatouinne na seção de itinerário de 7 dias abaixo para mais detalhes.
Opções de Transporte na Tunísia
Como se locomover na Tunísia
Você pode encontrar um sistema de ônibus decente na maioria das cidades da Tunísia. Na capital, Tunis, há um metrô acima do solo que o levará a praticamente qualquer lugar da cidade, bem como aos subúrbios vizinhos como Cartago (onde você encontrará as ruínas da antiga Cartago) e Sidi Bou Said.
Para ir de uma cidade para outra, nós decidimos alugar um carro, pois estávamos com pouco tempo para todos os lugares que queríamos ir (consulte a próxima seção para obter mais informações sobre aluguel de carro na Tunísia).
No entanto, existe um sistema de trem muito bom entre as cidades, e um sistema de táxi compartilhado barato (chamado “louages”) que pode te levar para a maioria dos lugares.
Portanto, apesar dos itinerários abaixo serem recomendados para viagens rodoviárias, se você se dedicar um pouco mais de tempo, provavelmente poderá fazer muitos deles de transporte público.
Como alugar um carro na Tunísia (e o que saber antes de alugar)
Alugar um carro na Tunísia é bem barato (confira nossas recomendações para os melhores sites de aluguel de carros aqui, usamos Expedia). Dito isto, dirigir na Tunísia NÃO é para os fracos de coração e os motoristas parecem gostar de fazer suas próprias regras.
E embora Rodrigo estivesse bem para dirigir (afinal, ele cresceu na gigante cidade de 20 milhões de pessoas, que é São Paulo), eu sei que eu teria surtado.
Portanto, se você é um motorista nervoso, pode querer confiar em ônibus e transporte público quando estiver em uma cidade (não usamos, por exemplo, nosso carro alugado em Túnis). E, em vez disso, use o carro alugado apenas quando estiver indo entre cidades ou indo para o deserto.
Nota: os pedágios na Tunísia só aceitam dinheiro. Portanto, se certifique de ter algumas moedas extras à mão se estiver dirigindo!
O que Fazer na Tunísia (Nosso Itinerário de Viagem de 5, 7 e 10 dias na Tunísia de Carro)
O que saber antes de começar
Algumas notas rápidas sobre esses itinerários antes de mergulharmos.
- Com exceção de Túnis, Sidi Bou Said e Cartago, fizemos todo esse roteiro de carro. Você provavelmente pode fazer a maioria das principais paradas deste itinerário de transporte público (ônibus, táxis compartilhados ou trens), mas levará muito mais tempo e talvez você não consiga encontrar o caminho para alguns dos destinos mais remotos, assim como várias atrações perto de Tozeur e Tatouinne. Nesse caso, você teria que contar com táxis ou passeios assim que chegar.
- Todos esses itinerários começam e terminam em Túnis, pois é provavelmente para onde você vai voar. No entanto, sua exploração de Túnis é no final de sua viagem e não quando você chega. Sempre gostamos de planejar nossos itinerários desta maneira, para estarmos o mais próximo possível do aeroporto nas nossas últimas noites, caso algo aconteça. Mas isso é com você.
- O itinerário de 7 dias abaixo é o que nós fizemos (embora o tenhamos amontoado em 6 dias, o que eu não recomendaria).
- Todos os lugares nos roteiros estão marcados no mapa abaixo. Clique no mapa para ampliar e marque/desmarque as opções à esquerda para ver o que está incluído em cada itinerário.
Roteiro de 5 dias na Tunísia de carro (ou transporte público)
De todos os itinerários listados aqui, este é o mais viável para transporte público (trem e/ou táxi compartilhado), pois as distâncias não são tão longas. No entanto, você provavelmente precisaria de mais de 5 dias para chegar a todas essas paradas se optar por não alugar um carro.
Como você tem apenas cinco dias e quatro noites, você passará duas dessas noites em Sousse (uma das minhas cidades favoritas!) e duas noites em Túnis com muitos passeios de um dia pelo meio.
Dia 1: Chegada em Túnis, dirija diretamente para Sousse com uma parada na cidade costeira de Hammamet (pernoite em Sousse, aproximadamente 2 horas de condução)
O QUE FAZER EM HAMMAMET
Hammamet é uma cidade à beira-mar popular na estrada principal entre Túnis e Sousse. Não é grande, mas vale a pena parar para passear pelo belo cais costeiro, pela medina histórica e pelo souq colorido.
O QUE FAZER EM SOUSSE
Sousse é a terceira maior cidade da Tunísia e provavelmente a minha favorita do país. Dependendo de quando você chegar neste primeiro dia, você pode começar a explorar Sousse hoje ou encaixá-lo no dia 2 ou na manhã do dia 3.
Enquanto estiver em Sousse, não deixe de visitar:
- A medina e o souq;
- Museu Arqueológico de Sousse (eu recomendo que você não perca este! Sua coleção de mosaicos romanos antigos é impressionante e é uma boa alternativa ao famoso Museu do Bardo de Túnis caso você não tenha tempo para chegar lá);
- A Grande Mesquita;
- Avenue Hedi Chaker e Bou Jaafar Beach (esta é a rua principal de Sousse e vai levá-lo diretamente ao longo da praia… e também é um lugar interessante para ver muitos hotéis abandonados à beira-mar);
Se quiser, também pode visitar o Ribat (ou fortaleza) de Sousse. No entanto, você estará indo para o que eu consideraria um ribat mais interessante em Monastir no dia 2, então talvez eu pule o de Sousse.
Dia 2: Viagem diurna de Sousse a El Jem e Monastir (pernoite em Sousse, aproximadamente 2,5 horas de condução)
O QUE FAZER EM EL JEM (COMO VISITAR O ANFITEATRO EL JEM)
Há uma razão pela qual El Jem é um dos lugares mais visitados de toda a Tunísia: é o lar de um magnífico anfiteatro que pode ser rival de seu primo mais famoso em Roma!
El Jem é considerado o terceiro maior anfiteatro já construído, depois do Coliseu de Roma e um anfiteatro que foi destruído em Cápua, Itália. Mas a melhor parte é que você explora este com uma fração dos turistas que encontrará em qualquer lugar da Itália 🙂
El Jem fica a apenas 1 hora de carro de Sousse, se tornando um passeio de um dia perfeito.
O QUE FAZER EM MONASTIR
O destaque de Monastir é o seu belo Ribat com vista para o mar. Se certifique de subir nas torres para uma excelente vista!
Bem ao lado, você encontrará o imponente Mausoléu de Habib Bourguiba, primeiro presidente da Tunísia e defensor de sua independência da França.
Nós não entramos no mausoléu (não tenho certeza se é possível), mas ainda é uma visão e tanto, mesmo de fora.
O Monastir fica a cerca de 1 hora de carro de El Jem e a 30 minutos de carro de Sousse, permitindo que você visite todos os 3 em um dia com cerca de 2,5 horas de condução no total.
Dia 3: Dirija de volta a Túnis com uma visita a Kairouan (pernoite em Túnis, aproximadamente 3 horas de condução)
O QUE FAZER EM KAIROUAN
Kairouan é uma das cdades muçulmanas mais sagradas do mundo (está em quarto lugar, depois de Meca, Medina e Jerusalém) e é um importante local de peregrinação islâmica.
Durante sua parada em Kairouan, você pode visitar:
- A Grande Mesquita de Kairouan (apenas muçulmanos podem entrar, mas não-muçulmanos podem entrar apenas no pátio);
- Um dos cafés ou lojas de tapetes/lembranças perto da Grande Mesquita que têm um terraço que você pode visitar (você terá vistas incríveis!);
- A medina em torno da Grande Mesquita;
- Zaouia de Sidi Sahab (a Mesquita do Barbeiro);
- Bacias de Aghlabides (uma rede de piscinas que fornece água potável aos moradores desde a era medieval… mas eu, particularmente, não beberia dela agora!).
O QUE FAZER EM TUNIS
Como a maior cidade da Tunísia, uma das melhores maneiras de passar o tempo aqui é simplesmente se perder na extensa medina da cidade e em muitos, muitos souqs (será um bônus se você encontrar o meu café favorito: o Cafe el Medina!).
Para um gostinho da Tunísia moderna, complemente seu passeio pela antiga medina com um passeio pela rua comercial mais famosa da cidade: a Avenida Habib Bourguiba.
Também posso recomendar fazer um passeio a pé (“free walking tour”) gratuito por Túnis com o Saber! Nós realmente gostamos do nosso passeio com ele, e nos deu uma visão fascinante de alguns dos cantos escondidos da cidade.
Para este itinerário de 5 dias, eu adicionei este passeio a pé gratuito no dia 5, na manhã anterior ao voo. Mas, claro, sinta-se à vontade para mudar esse passeio para outro dia se você tiver um voo cedo.
Dia 4: Viagem de um dia de Túnis a Sidi Bou Said e as antigas ruínas de Cartago (pernoite em Túnis)
COMO VISITAR RUÍNAS ANTIGAS DE CARTAGO
Com apenas uma curta viagem de metrô de Túnis, você encontrará as ruínas de Cartago, uma antiga cidade fonética que já foi uma das cidades mais ricas do mundo e importantes centros comerciais.
Hoje, você pode visitar o que restou desta cidade, outrora poderosa, com ruínas espalhadas por todo o subúrbio que ainda é chamado de Cartago.
Os vários sítios arqueológicos estão bem espalhados, então eu recomendo escolher apenas alguns para focar. Se tem um sítio que recomendo que você não perca, são os Banhos de Antoninus (também chamados de Banhos de Antonino).
Existem algumas paradas de metrô de Cartago diferentes nas quais você pode descer, então escolha a mais próxima de qualquer local em que você deseja começar. Você pode comprar um bilhete único em qualquer um dos sites para ter acesso a todos os sites.
O QUE FAZER EM SIDI BOU SAID
Com vistas turquesa e perfeitas que lembram Santorini na Grécia, Sidi Bou Said é um subúrbio à beira do penhasco de Túnis, lar de seus expatriados e cidadãos ricos.
Você pode chegar a Sidi Bou Said muito facilmente pelo metrô de Túnis em cerca de meia hora. Uma vez lá, a melhor maneira de passar o tempo é passear pelo centro de pedestres da cidade para apreciar as vistas (provavelmente com uma ou duas selfies ao longo do caminho).
Dia 5: passeio a pé gratuito em Túnis, partida da Tunísia
Se você tiver tempo, no seu último dia, faça o passeio a pé gratuito em Túnis que vinculei acima, no dia 3. De lá, você vai para o aeroporto!
Roteiro de carro com a duração de 7 dias, fora do comum na Tunísia.
Nosso itinerário de 7 dias inclui todas as paradas do itinerário de 5 dias acima (embora elas sejam um pouco reorganizadas), bem como alguns dias no deserto no sul da Tunísia. Por causa disso, há um gasto significativamente maior de transporte, embora eu tenha feito o meu melhor para alternar entre dias de condução curtos e longos.
Só clicar aqui para ver o mapa deste itinerario.
Felizmente, a paisagem nos longos dias de condução é bastante interessante… além de te levar a lugares onde você verá muito menos turistas! Então, se você tiver um tempo, eu recomendo seguir este itinerário mais longo e fora do comum na Tunísia, se puder.
Nota: o Google Maps é surpreendentemente preciso na Tunísia, mesmo para as paradas mais remotas. Então, apenas copiar os nomes das paradas que dei aqui no Google Maps deve levar você exatamente para onde deseja ir.
Dia 1: Chegada em Túnis, dirija diretamente para a cidade do deserto de Tozeur com uma parada no antigo sítio arqueológico de Dougga e El Kef (pernoite em Tozeur, aproximadamente 6 horas de condução)
Nosso primeiro dia aqui começa com muita baldeação entre os transportes. Portanto, se o seu voo chegar em Túnis no final do dia, você pode querer passar sua primeira noite em Túnis e só começar a viagem na manhã seguinte.
No geral, é um passeio adorável que leva você por colinas verdes antes de mudar para a paisagem desértica que muitos associam ao norte da África.
Ao longo do caminho, você terá duas paradas para interromper a viagem: Dougga e El Kef.
COMO VISITAR DOUGGA (TUNÍSIA)
A primeira parada é o impressionante sítio arqueológico de Dougga/Thugga, que você encontrará a cerca de 2 horas de distância, em sua viagem de Túnis. Dougga é um antigo assentamento púnico/romano/berbere que fica no topo de uma colina com vista para um vale de olivais.
É um Patrimônio Mundial da UNESCO por representar “a pequena cidade romana mais bem preservada do norte da África”.
Infelizmente, o local foi fechado durante nossa viagem, pois era Eid al-Fitr. Dito isto, ainda era bastante impressionante quando o vimos do lado da estrada!
O QUE FAZER EM EL KEF
Sua segunda parada do dia é a cidade de El Kef, que você encontrará a cerca de 1 hora de distância de Dougga.
El Kef é uma cidade pequena, mas singular, construída na montanha e longe de todos os turistas (nós éramos os únicos lá). Você provavelmente não precisará de muito tempo aqui, mas é uma boa parada para esticar as pernas enquanto passeia pela kasbah da cidade (uma fortaleza da Era Otomana construída em 1600) e pela medina para uma excelente vista do vale ao redor.
(A melhor parada para colocar no seu Google Map para isso é “Kasbah Square, El Kef.”)
Dia 2: Visite o set de filmagem de Mos Espa Star Wars, dirija sobre o lago salgado de Tozeur a Douz (passe a noite em Douz, aproximadamente 2-3 horas de condução)
A cidade de Tozeur em si é talvez menos interessante do que seus arredores (apesar de ter um belo parque chamado “The Oasis” que tentamos, mas não conseguimos encontrar).
Então, depois de sua noite em Tozeur, você começará sua manhã com um pouco de carro pelo deserto para visitar a cidade “alienígena” de Mos Espa. De lá, você vai dirigir pelo deserto e por um lago salgado seco e aparentemente interminável (Chott el Djerid) até Douz.
Alternativa: se você não quiser dirigir novamente hoje ou quiser passar mais tempo no deserto, considere ficar uma segunda noite em Tozeur e se inscrever para um passeio no deserto. Então, no dia 3, você pode dirigir diretamente de Tozeur para Tatouinne e pular Douz.
COMO VISITAR O MOS ESPA DE STAR WARS ABANDONADO NA TUNÍSIA
Mos Espa é um set de filmagem de cidade “alienígena” que foi construído no meio do nada a cerca de 40 minutos de carro pelo deserto de Tozeur. Há alguns lugares na estrada com bastante areia, então fique de olho e dirija com cuidado para não ficar atolado.
Você também pode organizar um passeio no deserto de Tozeur com uma parada aqui, se preferir.
Uma vez lá, a entrada é gratuita e você pode explorar à vontade. Como você pode ver pelas fotos, é bem legal conhecer o local, mesmo que você não seja fã de Star Wars!
Há também uma formação rochosa não muito longe chamada Ong Jemel (“Pescoço de Camelo”) que também foi destaque em Star Wars. Mas como estávamos com pouco tempo neste dia, pulamos essa atração.
Dia 3: Dirija de Douz a Tatouinne com paradas em Ksar Hadada, Ksar Beni Barka e Ksar Ouled Soltane (pernoite em Tataouine, aproximadamente 3 horas de condução)
Douz é considerada a “porta de entrada” da Tunísia para o Saara, pois fica ao lado do Parque Nacional de Jebil. Então, se você estiver interessado em excursões no deserto, considere estender seu tempo em Douz (já passamos muito tempo em desertos, como o Wadi Rum na Jordânia, então decidimos pular a aventura no deserto desta vez).
Caso contrário, as paradas neste dia podem muito bem ter sido minhas favoritas… incluindo estruturas berberes únicas, diferentes de tudo que eu já vi antes – e que mais tarde foram usadas como locações de filmes de Star Wars – e uma misteriosa fortaleza abandonada no topo de uma colina onde você, dificilmente vai encontrar outra alma!
O QUE FAZER EM TATAOUINE (OU COMO VISITAR OS LOCAIS DE FILMES DE STAR WARS DE TATOUINNE NA TUNÍSIA)
Tal como acontece com Tozeur, são os arredores e não a própria cidade que fazem valer a pena uma estadia. Então, antes de passar a noite em Tataouine, essas são as três paradas que eu recomendo que você faça (nesta ordem). E não se esqueça que você também pode ver exatamente onde eles estão no nosso mapa de itinerários aqui.
(P.S. E sim, o planeta chamado “Tatooine” em Star Wars foi tirado diretamente desta mesma cidade tunisiana chamada “Tatouinne”.)
Parada nº 1: Ksar Hadada (estrutura berbere de 500 anos, local de filmagem de Star Wars)
Outrora um celeiro fortificado construído pelos berberes, as estruturas semelhantes a cavernas agora abandonadas de Ksar Hadada foram usadas mais tarde como senzalas no Episódio 1 de Guerra nas Estrelas.
Atenção, há uma atualização sobre visitas a esse hotel na área de comentários abaixo!
Parece que houve brevemente um hotel aqui, mas isso parece ter sido esquecido há muito tempo. Não tínhamos certeza se estava aberto para visitantes ou não, pois estava murado e a porta principal estava fechada. No entanto, simplesmente batemos na grande porta de madeira e um homem que parecia ser o zelador nos deixou entrar.
Nota: isso foi um pouco difícil de encontrar, pois Ksar Hadada também é o nome da vila. Sua melhor aposta é provavelmente colocar “Mesquita Blacksmith Palace” no Google Maps. A parada que você está procurando será do outro lado da estrada (procure a parede e a placa de informações sobre os sets de filmagem de Star Wars que se parece com a imagem abaixo).
ATUALIZAÇÃO 2024: Um de nossos leitores nos informou que o hotel abandonado de Ksar Hadada oficialmente voltou a a funcionar!
O Google Maps ainda não foi atualizado, mas nos disseram que você pode pagar 2 dinares (cerca de US$ 0,60) por uma visita ou 135 dinares (cerca de US$ 40) para passar a noite em uma de suas estruturas tradicionais. Há também um pequeno café agradável que vale a pena visitar.
Parada nº 2: Ksar Beni Barka (a caverna e fortaleza abandonadas – e a parada mais legal de toda a nossa viagem!)
Ksar Beni Barka foi, sem dúvida, uma das paradas mais legais de toda a nossa viagem.
Localizada no final de uma estrada sinuosa remota, Ksar Beni Barka é uma caverna abandonada e fortaleza construída pelos berberes (no século XV?) como proteção contra ataques beduínos.
É um lugar incrível e, se você for, provavelmente terá o lugar inteiro para você, como fizemos. Não existe bilheteria, funcionários ou barreiras que tornem qualquer parte do complexo fora dos limites dos visitantes.
Infelizmente, conseguimos encontrar muito pouca informação sobre a fortaleza em si, pois não havia placas no próprio local e pouca informação on-line. Este site foi o melhor que conseguimos.
Então, se você puder aprender mais sobre a história deste lugar, por favor, deixe-nos saber nos comentários abaixo!
ATUALIZAÇÃO 2024: Recentemente, um de nossos leitores visitou o Ksar Beni Barka e comentou sobre. Já que cada um pode ter uma experiência diferente da nossa, queríamos compartilhar com vocês aqui.
Então, aqui está o que aconteceu. Depois que nosso leitor chegou ao topo da fortaleza, um homem começou a gritar raivosamente em árabe com eles.
Eles desceram o mais rápido possível e foram para o carro deles. Quando se aproximaram, o chamado islâmico para a oração começou no mesmo prédio onde o homem gritava com eles.
Observe que eles não especificaram isso nos comentários, mas suponho que o chamado para oração, que estava próximo, foi o motivo pelo qual o homem não queria os turistas por perto (a menos que agora tenham decidido que não querem visitantes na fortaleza, o que também é possível!).
Nós nos lembramos de ter visto um pequeno edifício branco atrás da fortaleza, no topo da estrada, com uma lua crescente e uma estrela (um símbolo tradicional do Islã). Meu palpite é que este é o prédio de onde nosso leitor ouviu o chamado para a oração (e de onde gritaram).
Portanto, a nossa recomendação daqui para frente é baseada nesta informação: não estacione perto desta estrutura branca. Estacione bem mais abaixo na estrada e depois suba a pé. E talvez evite visitar durante os horários programados de oração!
(Esses horários mudam diariamente, então basta pesquisar no Google “horários de oração islâmica na Tunísia” antes de sua visita para ter certeza.)
Parada nº 3: Ksar Ouled Soltane (estrutura berbere de 500 anos, local de filmagem de Star Wars)
Para terminar o seu dia, você vai fazer uma parada na, verdadeiramente, espetacular Ksar Ouled Soltane.
Como Ksar Hadada, este é outro celeiro fortificado construído pelos berberes há mais de 500 anos que também foi escolhido por George Lucas como local de filmagem de Star Wars.
E depois de ver algumas das fotos abaixo, acho que você vai entender o porquê!
Dia 4: Dirija de Tatouinne a Sousse com paradas no Anfiteatro El Jem e Monastir (passe a noite em Sousse > O percurso terá, aproximadamente, 6 horas de duração)
No dia 4, você terá um pouco de viagem pela frente. Mas, felizmente, você terá duas ótimas paradas para interromper a viagem!
Por favor, veja o dia 2 do itinerário de 5 dias na Tunísia acima para saber mais sobre o que fazer em El Jem e Monastir.
Dia 5: Visite a medina de Sousse e o museu arqueológico, dirija até Túnis com uma parada em Kairouan e Hammamat (pernoite em Túnis, aproximadamente 3,5 horas de condução)
Por favor, veja o dia 1 do itinerário de 5 dias da Tunísia acima para saber mais sobre como visitar Sousse e Hammamat, e o dia 3 para saber mais sobre como visitar Kairouan.
Dia 6: Viagem de um dia de Túnis a Sidi Bou Said e as antigas ruínas de Cartago (pernoite em Túnis, sem a necessidade de dirigir!)
Consulte o dia 4 do itinerário de 5 dias da Tunísia acima para obter detalhes sobre como fazer passeios de um dia de Túnis a Cartago e Sidi Bou Said.
Dia 7: passeio a pé gratuito em Túnis, o ponto de partida da Tunísia
Para o seu último dia em Túnis, participe de um passeio a pé gratuito (“free walking tour”) com o guia local Saber! Passeios a pé gratuitos são uma das melhores maneiras de dar uma olhada em algum lugar novo, e o passeio do Sabre não decepcionou.
Se você tiver um voo cedo no seu último dia, sinta-se à vontade para mudar este passeio para a manhã do dia 6 antes de visitar Cartago e Sidi Bou Said.
Roteiro de 10 dias na Tunísia de carro
Para prolongar sua estadia na Tunísia, recomendo primeiro usar nosso roteiro de 7 dias como base e depois adicionar alguns dias no deserto ou na praia.
Se você estiver interessado em excursões no deserto, como passeios de camelo, caminhadas ou acampamento/glamping noturno, consulte as empresas de turismo que operam em Douz ou Tozeur.
Se você estiver interessado em passar mais tempo na praia, procure em qualquer um dos muitos resorts à beira-mar perto de Sousse, Tunis, Hammamet ou a famosa ilha de festas de Djerba.
Só clicar aqui para ver o mapa com as opções para este roteiro de 10 dias.
Conselhos Finais Para Visitar a Tunísia
Antes de irmos, aqui estão algumas dicas finais a serem observadas antes de sua viagem:
- Poucos lugares aceitam cartões de crédito, portanto, mantenha dinheiro em mãos;
- Se você está tentando chegar à Europa de outro lugar do mundo (como em algum lugar na América do Norte ou do Sul), lembre-se de que um voo para a Tunísia e, em seguida, um voo separado para a Europa pode ser mais barato do que voar diretamente para a Europa. Foi para nós, pelo menos!;
- Se você estiver dirigindo e quiser que os dados usem um mapa em seu celular, você pode comprar um cartão SIM muito barato logo no aeroporto quando chegar (existem 3 fornecedores – que são todos mais ou menos iguais – logo no hall de entrada principal);
- Não subestime o calor do deserto… traga água, protetor solar e boas roupas!;
- O famoso Museu do Bardo (que abriga a maior coleção de mosaicos romanos do mundo) em Túnis foi fechado nos últimos anos sem planos aparentes de reabrir. O Museu Arqueológico de Sousse é uma boa alternativa. ATUALIZAÇÃO 2024: de acordo com um comentário deixado por um de nossos leitores, o Bardo está aberto novamente!
E é isso! Não cheguei à Tunísia com muitas expectativas, mas fiquei realmente impressionada com o meu tempo lá e tenho certeza de que você também ficará.
Se você já esteve na Tunísia antes e tem algum conselho adicional que queira compartilhar, ou se tiver alguma dúvida final antes de sua viagem, nos informe na área de comentários abaixo e entraremos em contato com você!
Atividades, atrações e passeios para fazer na Tunísia
Ok! Você planejou toda a sua viagem, mas ainda não sabe ao certo quais atividades, atrações ou tours que você pode fazer na Tunísia? Então eu recomendo o Get Your Guide ou o Civitatis para pesquisar e considerar quais são as melhores atividades para o seu perfil na região que está visitando.
Nesses sites, é possível encontrar as excursões perfeitas para suas necessidades, com tours curtos ou longos. Além disso, ainda é possível comparar os preços e escolher perfeitamente aquele que encaixa no seu bolso.
Abaixo, falo um pouco mais sobre eles.
No Get Your Guide é possível selecionar um país ou local, além da data desejada, e diversas atrações e atividades vão aparecer para você comparar e escolher o que mais te chamou a atenção.
O site ainda possui um sistema de filtros, que facilitam na hora de buscar o que você realmente deseja.
Muito semelhante a opção anterior, a Civitatis possui diversas opções de destino, com estatísticas que podem ajudar na hora de você tomar sua decisão, como quantidade de excursões e atividades oferecidas naquele local, quantos viajantes já o frequentaram e a nota e opiniões dos turistas que já passaram por ali.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button
muito úteis as tuas informações. Parabéns pela postagem. Só uma informação: dá pra fazer todo esse roteiro em um carro básico, ou é aconselhável um SUV ?
Oi Reinaldo, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Sim, pode ser um carro normal. As estradas são muito boas em geral. Nós tínhamos um desses carrosde aluguel pequenos econômicos. Do mais barato mesmo. Se for se aventurar no meio do deserto, aí aconselho fazer um tour mesmo com 4×4 e guia, só para não arriscar. Pegamos pequenos pedaços de areia no meio da pista em alguns lugares por causa do vento, mas super tranquilo.
Qualquer outra pergunta, é só falar!
Excelentes dicas! Estou começando a planejar uma viagem à Tunísia com algumas amigas e seu post certamente é o melhor em Português que encontrei até agora. Parabéns e obrigada!
Olá! Muito obrigada por essa dica de roteiro! Estou planejando uma viagem e não é fácil encontrar informações de viajantes brasileiros na Tunísia. Pequena atualização, aparentemente o Museu do Bardo reabriu.
Oi! Muito obrigado pela comentário e pela atualização! Sim, realmente não conheço muitos Brasileiros que estiveram na Tunísia. Um pena. País super interessante e baratinho de voar saindo da Europa. Bacana saber que o Museu do Bardo reabriu! Vai valar a pena visitar. Obrigado por me avisar. Tendo alguma pergunta sobre viajar para a Tunísia, é só falar! Boa viagem!
Boa tarde! Estou visitando a Tunísia neste exato momento, deixo algumas atualizações:
-O hotel abandonado de Ksar Hadada voltou a funcionar, mas parece que ha pouco tempo pois ainda não constam no Google maps. Estão cobrando 2 dinares para a visita, e 135 caso queira passar a noite numa das instalações típicas. Também incluíram um café legalzinho lá dentro.
-Em.Ksar Beni Barka deixamos o carro até onde era possível e subimos nas fortificacoes, mas quando estávamos lá em cima, um senhor começou a gritar conosco em árabe aparentemente bastante irritado. Descemos o mais rápido possível, e quando chegamos próximos ao carro, começou a locução de orações do Isla bem no momento na casa de onde ele gritava conosco. Pensamos que seria o mesmo senhor, e pegamos o carro o mais rápido possível para nos mandarmos dali kkkk
Já deixo o agradecimento pois o relato de vocês norteou bastante nossa viagem pelo país, bastante útil 🙏🏻
Oi, tudo bem? Super obrigado pela atualizações! Isso é super útil para os leitores terem a informação mais atualizada possível! Adoraria que todos os leitores fizessem o mesmo! 🙂
Fico feliz que o artigo tenha ajudado na sua viagem à Tunísia. Precisando de alguma outra informação, é só falar!! Grande abraço!
Passando só para agradecer! Foi o MELHOR roteiro que achei da Tunísia na internet. <3
Oi Phillipe! Show! Obrigado pelo comentário! Que ótimo que o itinerário ajudou. Se tiver alguma dúvida sobre a Tunísia, é só falar! Grande abraço!