Com o nome literalmente sendo Montenegro, esse local não decepciona com penhascos dramáticos e escarpados com vista para a deslumbrante costa do Adriático. No entanto, esta minúscula nação balcânica tem muito mais a oferecer do que apenas paisagens montanhosas impressionantes.
De desfiladeiros de tirar o fôlego, os maiores e mais belos lagos da região, encantadoras praias de areia e calçada, pitorescas cidades históricas e alguns dos destinos mais luxuosos do Mediterrâneo para se viver, Montenegro está repleto de joias escondidas e lugares lindos que todo viajante ávido deve visitar.
Se você decidiu explorar o Adriático, aqui estão alguns dos lugares mais bonitos de Montenegro que você simplesmente não deve perder:
Índice desta matéria
1. Budva e Sveti Stefan
Sendo um dos destinos mais visitados em Montenegro, Budva é conhecida por seus luxuosos hotéis e iates ancorados na marina, uma vida noturna diversificada e agitada, bem como praias deslumbrantes para qualquer turista.
Mas, além disso, Stari Grad (Cidade Velha) de Budva é uma área listada pela UNESCO cheia de caminhos de paralelepípedos, becos de pedra e paredes venezianas, uma parte pitoresca da cidade ideal para caminhadas relaxantes e aprender mais sobre a interessante história da área .
Apenas alguns quilômetros ao sul de Budva está Sveti Stefan, uma linda ilhota que representa um dos locais mais bonitos e icônicos de Montenegro. Com uma história rica e colorida que remonta ao século 15, esta vila única em uma ilha é uma combinação perfeita de telhados vermelhos medievais, caminhos de paralelepípedos e praias de areia rosa que se orgulha de ser o lar de um dos resorts de luxo mais espetaculares do mundo.
Se você estiver interessado na região, a Dani do blog Dani Turismo tem um artigo bem bacana sobre Budva, o balneário mais badalado de Montenegro.
2. Boka Bay
De Perast e Kotor a Tivat e Herceg Novi, Boka Bay é o lar de alguns dos mais belos locais históricos de Montenegro, por isso, não se esqueça de adicioná-lo ao seu roteiro em Montenegro. Com charmosas e pitorescas cidades antigas, uma impressionante arquitetura antiga, litorais inspiradores, bem como alguns locais que são Patrimônio Mundial da UNESCO, esta região combina perfeitamente uma história colorida com uma cultura local fascinante e realmente representa o melhor que Montenegro tem a oferecer.
No entanto, o destino mais popular em Boka Bay tornou-se recentemente Porto Montenegro, um bairro promissor construído com luxo e indulgência em mente. Aqui, muitos locais e estrangeiros decidem encontrar belas casas e residências à venda na Baía de Boka e começar sua nova vida em uma área tranquila e sofisticada, cercada por praias deslumbrantes e vistas impressionantes da natureza.
Se você deseja experimentar um lado mais luxuoso e indulgente de Montenegro, esta pode ser a área ideal para você.
3. Lago Skadar
Entre outros lugares incríveis para se mudar no Mediterrâneo, está também o Lago Skadar, o maior lago do sul da Europa que também representa uma fronteira natural entre Montenegro e a Albânia.
O destino ideal para qualquer amante da natureza, o Lago Skadar e o Parque Nacional ao redor oferecem águas calmas e cristalinas, picos de montanhas cobertos de floresta, bem como prados deslumbrantes que certamente deixarão qualquer um pasmo.
A melhor maneira de conhecer o Lago Skadar é de barco, navegando através dos encantadores nenúfares (plantas que crescem em águas paradas), apreciando as vistas maravilhosas e até mesmo avistando a Fortaleza de Besac, uma das fortificações mais antigas de Montenegro. Embora a área também ofereça uma série de cruzeiros e excursões, fazer uma caminhada até o mirante Pavlova Strana é a melhor opção para vivenciar este panorama deslumbrante em toda a sua glória.
4. Parque Nacional Durmitor
A verdadeira beleza natural de Montenegro talvez pudesse ser melhor vivenciada no maravilhoso Parque Nacional Durmitor, localizado na parte norte do país.
Além da cidade de Žabljak, conhecida por oportunidades de caminhadas maravilhosas no verão e pistas de esqui brilhantes no inverno, o Parque Nacional também está repleto de maravilhas naturais inspiradoras que simplesmente não devem ser perdidas.
Por exemplo, o Lago Negro, também conhecido como Crno Jezero, é um lago glacial de 50 metros de profundidade cercado por uma floresta exuberante que representa uma das maiores atrações naturais do Parque Nacional Durmitor, embora seja realmente verde esmeralda.
Por outro lado, o Tara River Canyon tem 1.300 metros de profundidade, oferecendo não apenas vistas deslumbrantes de formações naturais deslumbrantes, melhor observadas da Ponte Đurđevića, mas também muitas oportunidades de rafting, tirolesa e canionismo adequadas para qualquer aventureiro.
5. Parque Nacional Lovcen
O Parque Nacional de Lovcen é outro belo destino natural que você não pode perder, especialmente para quem gosta de passar o tempo ao ar livre. Localizado logo acima de Kotor, o Monte Lovcen pode realmente ser o motivo do nome de Montenegro, já que as paredes negras da montanha realmente justificam o apelido.
Além de oferecer um ambiente natural deslumbrante e caminhadas incrivelmente agradáveis ao longo de trilhas mais íngremes, os viciados em adrenalina também podem ter a oportunidade de fazer tirolesa pelas montanhas.
No entanto, o destaque de Lovcen pode realmente ser seu aspecto histórico, já que este parque nacional abriga o Mausoléu de Petar II Petrović-Njegoš.
Dedicado a um dos mais valiosos heróis nacionais de Montenegro – um filósofo, poeta e governante nascido na vizinha Cetinje – o mausoléu é realmente uma peça única de arquitetura que só pode ser alcançada subindo um longo lance de escadas e, sem dúvida, vale a pena uma visita devido à sua natureza divisória. Alguns odeiam e outros absolutamente adoram – por que não tomar essa decisão por si mesmo?
6. Mosteiro de Ostrog
Situado perto da cidade de Nikšić, Ostrog é o mosteiro cristão ortodoxo mais sagrado e importante de Montenegro, que atrai inúmeros visitantes ávidos a cada ano. Mas mesmo que a religião não seja a principal motivação, os turistas costumam vir aqui pelo incrível valor histórico e arquitetônico do ponto de referência.
Empoleirado em um penhasco de montanha, o Mosteiro de Ostrog é milagrosamente construído em uma face vertical de um penhasco, a fachada branca mal aparecendo na pedra ocre.
Datado do século XVII, o mosteiro é composto por várias varandas abertas e claustros à luz de velas aparentemente esculpidas nas falésias circundantes. No entanto, os mosaicos iconográficos coloridos feitos de pequenos pedaços brilhantes de pedra e vidro na superfície da rocha podem ser uma característica ainda mais bonita e impressionante do Mosteiro de Ostrog.
Mapa dos melhores e mais bonitos pontos turísticos de Montenegro
Para ajudá-lo a se planejar melhor, fiz esse mapa com os melhores locais para visitar em Montenegro. Espero que ajude! (para dar zoom, basta clicar na imagem)
Concluindo
Mesmo que esta área do Adriático seja frequentemente esquecida, Montenegro evidentemente oferece uma série de belos destinos, de lagos deslumbrantes, parques nacionais, praias imaculadas e resorts luxuosos. Todos os quais merecem um lugar na lista de desejos de qualquer pessoa!
Se você tem interesse nessa região, confira também o artigo completo sobre Montenegro do blog Turismo de Primeira.
button