Ceuta é cidade Espanhola localizada na África e cercada por Marrocos….bem diferente. E é exatamente por isso que você deve visita-la! Leia aqui um roteiro com tudo o que você precisa saber para visitar Ceuta. Incluindo mapas, atravessando o famoso Estreito de Gibraltar, acomodação, atrações, o que fazer, etc…
Fato: há uma parte da Espanha que compartilha uma fronteira terrestre com a África
Fato ainda mais interessante: o nome dessa cidade é Ceuta, é Espanhola, mas está África cercada pelo Marrocos….e é um lugar muito legal e fácil de visitar!
Além de merecer uma visita apenas pela estranha situação geopolítica, uma viagem a Ceuta também lhe dará a chance de:
- Pegar um ferry e atravessar o famoso Estreito de Gibraltar
- Colocar o seu pé no continente “Africano”
- Percorrer os muros e fortalezas de uma cidade de mais de 1.000 anos de idade
- Experimentar uma mistura única de cultura Espanhola e Norte-africana
- E muito mais!
Índice desta matéria
- 1 Como usar este roteiro de viagem para Ceuta
- 2 Fatos rápidos sobre Ceuta
- 3 Quando visitar Ceuta
- 4 Quanto tempo ficar em Ceuta
- 5 Como chegar a Ceuta
- 6 Como curtir Ceuta
- 7 Onde ficar em Ceuta
- 8 O que fazer em Ceuta (itinerário de Ceuta 1 dia)
- 9 Tem mais tempo em Ceuta? Alternativas de roteiro em Ceuta
- 10 Pensando na sua próxima parada? Onde ir (ou o que fazer) antes ou depois de Ceuta
- 11 Dicas bônus para sua visita a Ceuta
- 12 Outras Atividades e passeios para fazer em Ceuta
Como usar este roteiro de viagem para Ceuta
Como você verá abaixo, nosso itinerário detalhado é apenas para 1 dia inteiro em Ceuta – começando quando chegamos na noite anterior via ferry, dormindo apenas uma única noite, passando o dia seguinte vendo a cidade, e depois pegando o ferry de volta à Espanha no continente Europeu ainda naquela noite
Tecnicamente isso poderia ser feito como uma viagem de um dia da Espanha continental, uma vez que a viagem do ferry dura apenas cerca de 90 minutos cada trecho. Mas eu votaria em passar uma noite em Ceuta se você puder.
Além deste breve itinerário, também daremos algumas alternativas para o que fazer se você estiver estendendo a sua estadia em Ceuta ou a sua viagem em geral, indo para destinos próximos (você vai encontrá-los na parte final do artigo).
Fatos rápidos sobre Ceuta
O que e onde: Ceuta é uma cidade Espanhola autônoma e um enclave que está fisicamente localizada no continente Africano. Está situada na costa Mediterrânea do Marrocos e fica apenas há uma curta viagem de ferry de 14 km de distância da Espanha no Continente Europeu.
Quão grande é Ceuta? Bem pequena! Apenas 7,14 milhas quadradas (18,5 quilômetros quadrados) com uma população de cerca de 85.000 habitantes.
Qual é a moeda de Ceuta? Ceuta é tecnicamente uma parte da Espanha e, portanto, usa o Euro, assim como na Espanha.
Que idioma falam as pessoas em Ceuta? Espanhol, assim como na Espanha.
1.5 Então, Ceuta…..é Espanhola? Ou Marroquina?
Como você pode imaginar, este é um assunto bastante complexo.
No que diz respeito às fronteiras políticas, Ceuta é 100% da Espanhola. Eles falam Espanhol, seus cidadãos podem se mover livremente por toda a Espanha e no resto da União Européia, e não há um controle de fronteira bem básico para pessoas que passam da Espanha para Ceuta (e vice-versa).
Mas, no que diz respeito à localização geográfica, Ceuta é basicamente dentro de Marrocos e no norte da África. Ceuta não está fisicamente ligada à Espanha por terra e o único lugar com o qual compartilha uma fronteira (além do mar) é com o Marrocos (com um linha de 8,2 km que separa os dois).
Algumas pessoas chamam Ceuta de “Gibraltar Africano da Espanha” (Gibraltar é outra entidade geopolítica curiosa pois é um território Britânico localizado fisicamente na Espanha).
Como você já poderia esperar, as fronteiras da cidade são altamente fortificadas – consistindo em cercas de arame farpado de 30 metros rodeadas por holofotes, sensores de movimento e torres de guarda. O que também significa que a imigração entre os dois continentes é um tema super sensível…..então seja cauteloso ao falar sobre a imigração legal/ilegal com pessoal local de Ceuta durante sua viagem.
Como se Ceuta não fosse suficientemente original por si só, há mais uma cidade nesta mesma situação geopolítica – o enclave espanhol de Melilla. Melilla, como Ceuta, também está localizada na costa mediterrânica do Marrocos. Ela fica a uma distância de 4 a 5 horas de ferry/balsa de Málaga.
Naturalmente, Ceuta e Melilla têm um passado bastante interessante. Elas estão sob controle Espanhol há mais de 400 anos (antes pertenciam a Portugal), já foram utilizadas como portos para combater piratas e são de onde o ditador espanhol Francisco Franco lançou sua campanha de guerra civil na década de 1930.
Por toda essa história, quando Marrocos se tornou independente da França em 1956, a Espanha não as quis ceder.
Obviamente, há um debate entre ambos os lados. De uma forma excessivamente simplificada, o argumento da Espanha é que a cidade era Espanhola desde antes que Marrocos fosse oficialmente um país. E Marrocos também faz reivindicações territoriais afirmando que Ceuta e Melilla ainda são colônias e, portanto, deveriam ser devolvidas.
De qualquer forma, é uma situação única e relativamente complicada.
Quando visitar Ceuta
Ceuta tem um clima bastante agradável durante todo o ano mas pode ficar muito quente durante o verão. Nós fomos em dezembro e, embora fosse um pouco frio à noite, durante o dia o tempo estava ótimo e foi um grande alívio do inverno Sueco de onde saímos.
Quanto tempo ficar em Ceuta
Pessoalmente nós achamos que fomos capazes de fazer a maior parte do que queríamos fazer em Ceuta com apenas um dia. Mas se você quiser passar algum tempo caminhando nas montanhas próximas, fazer uma viagem de um dia para Marrocos, ou passar um tempo na praia ou piscinas (se você estiver lá no verão), você poderia facilmente prolongar sua estadia mais um ou dois dias.
Se você for para Marrocos, leia esse artigo do blog Explorandar com algumas dicas úteis para visitar o Marrocos.
Como chegar a Ceuta
Existem 3 maneiras de chegar a Ceuta.
# 1) Pegue a balsa de Algeciras na Espanha para Ceuta
Custa cerca de 30 Euros de ida (ou cerca de 60 Euros de ida e volta) e leva de 1 hora a 90 minutos, dependendo de qual ferry você escolher. Compre seu ingresso da Balearia aqui (em Espanhol, mas dá para mudar para Inglês no alto a direita da página).
Ou para página principal deles: Balearia
Código promocional com 10% de desconto para a Baleária: FLEX10
(PS: Leia mais aqui sobre como chegar a Algeciras e ver um ótimo artigo com roteiro de Ceuta, Gibraltar e Málaga que você pode usar para planejar sua viagem)
# 2) Vá de HELICÓPTERO de Algeciras para Ceuta (sim, isso mesmo!)
Por um pouco mais que o custo de pegar o ferry (35 Euros de ida), você pode pegar um helicóptero de Algeciras na Espanha para Ceuta.
Aqui está o cronograma com o preço de 35 Euros (custa uns 50 Euros ou mais todos os outros dias):
De Algeciras a Ceuta – SEXTA-FEIRA – 14: 30-14: 40 ou 15: 35-15: 45
De Ceuta a Algeciras – DOMINGO – 19:30 – 19:40
Infelizmente, descobrimos esta opção apenas depois que já tínhamos chegado. Caso contrário, definitivamente teríamos ido de helicóptero e voltado de ferry!
Você pode reservar o helicóptero aqui: www.helity.es (clique no botão superior direito para mudar o idioma do site para o Inglês)
# 3) atravessar por terra através do Marrocos
Não temos experiência pessoal com isso, infelizmente, mas sabemos que pode ser feito.
Como curtir Ceuta
A cidade é compacta o suficiente para que você possa chegar a muitos lugares a pé. No centro também há muitos ônibus. Para lugares fora do centro da cidade (como o mirador San Isabel II), você provavelmente precisará pegar um táxi.
Daremos mais detalhes de como chegar a lugares específicos assim no nosso itinerário abaixo.
Onde ficar em Ceuta
Não há muitas opções de acomodação listadas na internet para Ceuta.
Mas como sabíamos que íamos chegar tarde, queríamos ficar em uma lugar perto do terminal das balsas (mesmo que fosse um pouco longe do centro da cidade).
Então, ficamos no “Pension La Puntilla” (que também acabou por ser a acomodação mais barata que pudemos encontrar) e pagamos cerca de US $ 40 / por noite por um quarto duplo privado com banheiro compartilhado.
Foi um lugar bastante agradável e provavelmente a melhor opção se você estiver com orçamento limitado e quiser economizar na acomodação em Ceuta. Além disso, o proprietário foi muito gente boa e ajudou bastante!
Se você quiser ficar em um lugar com um pouco mais de conforto e mais perto do centro, o Hostal Plaza Ruiz também parece ser uma boa escolha.
Clique em qualquer uma das imagens acima para obter mais informações sobre os lugares ou para reservar seu quarto.
O que fazer em Ceuta (itinerário de Ceuta 1 dia)
Aqui está um mapa com o nosso roteiro recomendado de 1 dia com 7 paradas em Ceuta (você precisará clicar nele para aumentar e diminuir o zoom no mapa para ver todas as paradas mais próximas):
(Clique na imagem acima ou aqui para ver uma versão ao vivo do mapa)
Parada n°1: Visite o centro de informações turísticas de Ceuta
Sua primeira parada do dia provavelmente será no centro de informações de turismo para que você possa pegar um mapa e fazer as perguntas que você possa ter. Há um escritório de turismo perto da Plaza de África e outro perto do porto (você verá sinais para ambos, ou você pode verificar o mapa acima).
Parada n°2: Ande nas Paredes Reais
A uma curta caminhada de qualquer um dos escritórios de turismo está o marco mais famoso de Ceuta – as muralhas da cidade velha! Elas são totalmente gratuitas para visitar, então explore o quanto quiser.
Há também um museu que você pode visitar por uma pequena taxa, e há sinais com informação ao longo das paredes onde você pode ler mais sobre as muralhas à medida que você as vai explorando.
Parada n°3: Passeie pelo centro de Ceuta (da Plaza de África à Plaza de los Reyes)
O seu próximo passo será chegar à Plaza de África (pergunte ao redor ou siga os sinais – está há poucos minutos a pé das paredes).
De lá, siga a estrada principal (“Gran Vía”), que estará à sua esquerda, se você estiver olhando para a catedral da Plaza de los Reyes.
Depois de alguns minutos por esta movimentada via, você atingirá a Plaza de la Constitución à sua esquerda. Enquanto estiver aqui, sinta-se à vontade para visitar o mercado central se você quiser ou fazer um selfie com a gigante estátua de Hércules.
Continue pela mesma rua que antes (que agora se transformou na Paseo del Revellín, apenas para pedestres), passando pela “Casa dos Dragões” até chegar à Plaza de los Reyes.
Parada n°4: Aproveite o sol no Parque Marítimo del Mediterráneo (Parque Marítimo do Mediterrâneo)
Se você virar à esquerda em qualquer uma das ruas da Plaza de los Reyes e seguir em frente, você se encontrará neste parque de piscinas de água salgada, plantas e flores abundante e outras atrações (incluindo um restaurante e um cassino).
Se for inverno, uma visita aqui pode não ser o melhor uso do seu tempo pois as piscinas estarão todas vazias (embora ainda a tenhamos visitado e passeado pelos seus jardins). Mas se for verão ou quente o suficiente, acho que seria um ótimo lugar para passar um dia quente ao ar livre.
Nós não pagamos nada para entrar (provavelmente porque era inverno então não dava para nadar de qualquer maneira), mas caso contrário, acho que a taxa é de cerca de 5 Euros para adultos.
Veja como é o parque marítimo com água:
Parada n°5: veja a Europa a partir do mirante de San Antonio e passeie pela fortaleza de Ceuta no Monte Hacho
Para esta parada, você precisará primeiro chegar ao El Mirador de San Antonio (vista de San Antonio).
Da Plaza de la Constitución, você pode pegar o ônibus nº 1 (ao lado da calçada) até à última parada. Se você pegar o ônibus, diga ao motorista do ônibus “el mirador de San Antonio” para que ele possa mostrar-lhe quando descer. Mas mesmo com o ônibus, você ainda terá que caminhar muito e subir muito para chegar até o mirante.
Infelizmente não temos mais detalhes sobre como funciona esse ônibus, já que na verdade nós não o pegamos. Nós tentamos, mas depois de esperar na parada por mais de 20 minutos sem que ele passasse, decidimos parar de perder nosso tempo (especialmente com o ferry para pegar mais tarde) e pegamos um táxi na parada de táxis logo ao lado.
O taxista usou o taxímetro e nos custou 3,50 Euros para chegar ao mirante.
Uma vez que você chega ao miradouro, olhe direto à sua frente através do mar para ver a Europa e Gibraltar, o território Britânico na Espanha:
Em seguida, dê uma meia volta e aprecie Ceuta (embora a sua vista de Ceuta fique ainda melhor à medida que sua aventura continua):
Agora, é hora de chegar àquela fortaleza. Infelizmente, a própria fortaleza é uma base militar ativa então você não pode entrar. Mas você com certeza pode andar pelo lado de fora.
Logo que você sair do estacionamento do mirante, siga à esquerda até a colina. Depois de alguns minutos a pé, você verá uma pena rua íngreme e estreita à sua esquerda que se dirige para algo que se parece com uma torre de telefone celular.
Acompanhe-a para cima, e para cima, e para cima. Finalmente, você encontrará uma trilha que segue ao lado das altas muralhas da fortaleza e parece algo assim:
Continue a sua caminhada ao longo da muralha da fortaleza (acompanhada de algumas vistas maravilhosas de Ceuta logo abaixo), até encontrar uma estrada pavimentada que começa a te levar para baixo.
Nós seguimos esta estrada pavimentada (você verá muitos desvios – apenas continue andando e você encontrará o caminho) até a costa oposta do lado da cidade de onde você veio (a rua que você quer se chama Calle Recinto Sur – você pode encontrá-la marcada no mapa). Seguimos a Calle Recinto Sur até o centro. Havia algumas ótimas vistas costeiras pelo caminho (embora fosse um pouco longo), mas parecia que também havia paradas de ônibus para o ônibus n° 1 ao longo do caminho.
Aparentemente, também há um restaurante com preços razoáveis no topo do Monte Hacho, mas não o vimos.
Do outro lado da montanha há também outro forte (chamado Fort of El Desnarigado) que tem um museu militar. Nós não estamos inteiramente certos de como chegar lá ou se vale a pena ir, mas se alguém já tiver ido, nos avise!
Parada n° 6: Dirija-se ao Mirante Benzu e San Isabel II (Mirador Benzu / Mirado de San Isabel II)
Os últimos lugares que queríamos visitar enquanto estávamos em Ceuta eram o Mirantes Benzu e San Isabel II.
Porém, ônibus não vão lá, então você precisará pegar um táxi. Tomamos um táxi na Plaza de Los Reyes e negociamos uma taxa de 20 Euros por hora como se fosse um tour pela ilha.
O nosso motorista de táxi só falava Espanhol (o que estava bom para nós porque nós dois falamos Espanhol), mas talvez seja necessário pedir ou esperar pagar um pouco mais se precisar de um motorista que fale Inglês.
Ao longo do caminho fizemos muitas perguntas ao nosso motorista de táxi sobre a vida em Ceuta e ele nos contou parte da história e nos deu informação sobre as atrações que víamos durante o trajeto.
Se você não fala Espanhol, não se preocupa com esta informação extra e apenas quer chegar aos mirantes, diga ao seu motorista “mirador de Benzu” e “Mirador de San Isabel II” (ou mostre-os no seu mapa). Ele ou ela deverá saber onde ir e poderá talvez te levar por um preço mais baixo.
Nós teríamos preferido visitar esses pontos turísticos durante o dia…..mas mesmo à noite, eles ainda eram bastante adoráveis!
Parada n°7: Pegue suas malas e faça o seu caminho até o porto antes que você perca o seu ferry de volta a Europa!
Provavelmente você pode pedir ao mesmo motorista de táxi que te levou aos mirantes para deixá-lo direto na sua acomodação sem cobrar extra (desde que você ainda esteja dentro do tempo acordado).
A partir daí, pegue suas malas e vá até o porto para pegar o seu ferry (ou pegar o helicóptero!) de volta para Algeciras.
Tem mais tempo em Ceuta? Alternativas de roteiro em Ceuta
Se você tiver mais tempo em Ceuta, você pode adicionar essas alternativas ao seu itinerário. Ou, sinta-se livre para mudar nosso itinerário de 1 dia com algumas das atividades abaixo.
Lembrete: você pode ver exatamente onde todas as alternativas estão “ticando” as caixinhas no mapa ao vivo no topo do artigo
- Visite as praias
Ceuta tem mais de 13 milhas (21 km) de litoral…..o que significa que há muitas praias para você visitar!
Algumas das melhores incluem: La Ribera, San Amaro, El Chorrillo e o Parque de San Amaro (esta é ótima se você quiser praticar windsurf).
Como alternativa, você também pode passar o dia relaxando e nadando nas piscinas de água salgada do Parque Marítimo do Mediterrâneo (parada nº 4 em nosso itinerário acima).
- Se exercite na Montanha García Aldave
Na Montanha García Aldave (onde se localiza o San Isabel II), há um monte de trilhas para trekking e mountainbike.
Uma vez que visitamos a montanha à noite, não fomos capazes de explorar nenhuma delas sozinhos. Então, se você quiser explorar as trilhas você mesmo, sua melhor aposta é perguntar sobre elas no escritório de turismo. Este link do Lonely Planet aqui também fornece um pouco mais de informações sobre como visitar a montanha.
- Aprenda nos museus
Não há muitos museus em Ceuta porque a cidade não é tão grande assim, mas há alguns que você pode visitar como o Museu Revellín (ou o Museu da Cidade de Ceuta), o Museu Militar da Legião ou o Museu das Paredes Reais.
Pensando na sua próxima parada? Onde ir (ou o que fazer) antes ou depois de Ceuta
Obviamente, Ceuta não está super bem localizada para viagens contínuas. Os lugares mais fáceis para você ir / vir de Ceuta seriam Marrocos ou Espanha.
Marrocos – Tânger, Tetuão ou a cidade azul de Chefchaouen seriam as cidades interessantes mais próximas. De uma dessas, você provavelmente poderia encontrar o transporte para sua próxima parada em Marrocos.
Espanha – a única cidade na Espanha conectada via ferry a Ceuta é Algeciras. Mas de Algeciras você pode facilmente pegar um ônibus para Gibraltar ou Málaga (e de Málaga, você basicamente pode ir a qualquer outro lugar no sul da Espanha incluindo as cidades clássicas da Andaluzia, Granada, Sevilha, ou Córdoba).
Nós realmente recomendamos o nosso roteiro de Ceuta, Gibraltar e Málaga para um itinerário exclusivo que irá visitar 4 “cidades”, 2 “países” e 2 “continentes” em apenas 6 dias. Fique de olho no Blog que em algumas semanas mais ele estará online.
Dicas bônus para sua visita a Ceuta
- O Inglês não é amplamente falado por lá, por isso pode ser importante melhorar seu Espanhol se ele estiver enferrujado. Caso contrário, os funcionários no centro turístico falam Inglês e certamente podem ajudá-lo com o que você precisa.
- Seja um viajante esperto e seguro. Nos sentimos perfeitamente seguros enquanto estávamos em Ceuta, mas ouvimos que havia alguns lugares em Ceuta que você não deveria visitar à noite. No geral, Ceuta é mais pobre do que o resto da Espanha então fique atento ao seu entorno. Leia mais sobre nossas dicas de segurança de viagem aqui.
- Tire o seu visto. Você precisa de um visto para visitar a área de Schengen na Europa? Então você também precisará de um visto para visitar Ceuta.
- Reserve a sua acomodação (hotel ou albergue) com antecedência. Como dissemos, não há muitas opções de acomodação em Ceuta. Então, o melhor que você pode fazer é reservar o seu hotel com antecedência. Clique aqui para verificar e comparar preços e disponibilidade de acomodação em Ceuta.
- Veja nosso roteiro de 6 dias em Ceuta, Gibraltar e Málaga. Sério mesmo, é um ótimo itinerário e se você estiver por essa região, você não vai querer perde-lo!
Outras Atividades e passeios para fazer em Ceuta
Se você estiver procurando por atividades e passeios em Ceuta, eu recomendo que você dê uma olhada no Civitatis. Lá você pode encontrar diversos passeios de algumas horas ou até alguns dias para realizar em Ceuta.
O que você achou? Você já ouviu falar sobre essa curiosa cidade Espanhola de Ceuta antes? Você gostaria de visita-la? Dê a sua opinião ou faça qualquer pergunta que você quiser na área de comentários abaixo!