Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Roteiro de Viagem de 7 Dias por Minas Gerais no Brasil

O Brasil é um país imenso, o quinto maior do mundo quando falamos em território e o sexto maior quando o assunto é população. Portanto, não é surpresa que cada canto do nosso país esconda um tipo de cultura diferente, costumes diferentes e uma surpresa diferente para os viajantes.

E de todos os belos lugares que nosso país possui, o estado de Minas Gerais com certeza é um dos mais notáveis. Seja por conta de suas belezas naturais, por suas cidades históricas ou mesmo pelo povo que recebe tão bem os turistas, esse lugar vale muito a visita. Sendo assim, se você está viajando pelo Brasil, uma passada por Minas Gerais é quase obrigatória e por isso eu preparei esse roteiro de viagem de 7 dias por Minas Gerais para te ajudar a explorar essa região do Brasil. 

Aqui você vai conhecer quais são as principais cidades a serem visitadas e os melhores pontos turísticos de Minas Gerais, além de algumas dicas básicas para tirar o máximo proveito da sua visita ao estado. 

 

roteiro de 7 dias por minas gerais

 

Por que visitar Minas Gerais?

Antes de falarmos do roteiro em si, acho importante pontuar por que visitar Minas Gerais pode ser uma boa ideia, independentemente do tipo de viagem que você queira fazer. Esse é um dos maiores estados do Brasil e, por conta disso, conta com uma grande diversidade não só geograficamente falando, mas também culturalmente. Ao mesmo tempo, você percebe uma união do povo de lá. O sotaque, os trejeitos, a arquitetura. E eu acho que a diversidade unida por esses pequenos pontos faz de Minas um lugar único. 

É claro que, além desses, há muitos outros motivos para se visitar esse belo estado. Como por exemplo a comida típica de Minas Gerais! Mas separei alguns tópicos para te explicar melhor. Eles são: 

  • Cidades Históricas Coloniais de Minas Gerais
  • Povo Acolhedor de Minas Gerais
  • Paisagens Naturais de Minas Gerais
  • Culinária Mineira

 

Cidades Históricas de Minas Gerais

Eu acredito que não há forma melhor de entender o presente do que conhecer o passado. E Minas pode te proporcionar uma verdadeira aula de história ao ar livre. São diversas cidades que contam com igrejas em Minas Gerais, monumentos, casarões e ruas históricas. Cada uma dessas coisas conta um pouco da história do nosso país, tanto a antiga quanto a mais recente.

E depois de uma visita como essa, eu tenho certeza de que você sairá com a sensação de que compreende melhor o lugar onde vive. Além disso, a visão que você tem da cidade muda completamente conforme você aprende mais sobre ela. E isso é maravilhoso!

 

Povo Acolhedor de Minas Gerais

Eu acho que uma das principais vantagens de fazer um itinerário de 7 dias por Minas Gerais é conhecer as pessoas que moram por lá. Os mineiros são conhecidos como um dos povos mais acolhedores do país. E não é por acaso. Não importa de onde você venha, você com certeza irá se sentir confortável durante sua viagem.

E isso faz toda a diferença para que você tenha uma visão positiva do destino pois na minha visão, as pessoas do lugar e não só as paisagens e museus, são uma parte essencial de como você vai eventualmente julgar se gostou de um lugar ou não. 

 

Paisagens Naturais de Minas Gerais

Já que estamos falando dos principais motivos para visitar Minas Gerais, as paisagens naturais não poderiam ficar de fora. Nesse estado, você pode apreciar quase de tudo: rios, serras, cânions, cachoeiras, cavernas e muito mais. Ou seja, um viagem por Minas Gerais pode ser um opção perfeita para aqueles que gostam de natureza ou praticar esportes de aventura na mesma.

Eu costumo brincar que para Minas ser perfeito, faltavam apenas as praias. Mas pode ter certeza de que tudo isso que você pode encontrar por lá substitui muito bem a areia e o mar….além de haver muitos rios e lagos para compensar. 

 

Culinária Mineira

A culinária é outro ponto extremamente importante de qualquer viagem à Minas Gerais. Não experimentar pelo menos um dos pratos típicos da região durante sua viagem é quase um pecado. E existem opções para todos os gostos. Desde feijão tropeiro e leitão à pururuca até o famoso bambá de couve, você com certeza vai comer até não aguentar mais. No café do café da manhã, nada melhor do que um pão de queijo no lugar de suas origens, típico Mineiro! Mas isso você também pode comer à tarde, de noite. Acredite, você vai querer pão de queijo o tempo todo!

Para os amantes dos doces, o lugar é realmente um paraíso. Doces de leite caseiros, doces de abóbora e goiabadas são apenas alguns exemplos do que você pode encontrar aos montes por lá.  

Ah, e para os apreciadores de uma boa cachaça, Minas é conhecida por ter algumas das melhores do mundo. Portanto, essa viagem pode ser uma boa oportunidade de visitar um alambique e experimentar um pouco. Que tal?

 

 

O que fazer em Minas Gerais: Roteiro de Uma Semana por Minas Gerais

Bom, acredito que os motivos que citei acima já tenham te convencido que fazer uma viagem para Minas é imperdível se você estiver viajando pelo Brasil. Então chegou a hora de mostrar para você o roteiro de 7 dias para viajar por Minas Gerais. Eu tentei colocar tudo o que o estado tem de melhor para oferecer, tanto para que você possa aproveitar ao máximo quanto para que você possa ter experiências diversas durante sua viagem.

Vale lembrar que esse roteiro é uma sugestão, não um manual que deve ser seguido à risca. Isso quer dizer que ele pode ser adaptado de acordo com seu tipo de viagem. Se você prefere ficar mais tempo na natureza, deixe mais dias para aproveitar o que esses lugares têm para te oferecer, por exemplo.

É claro, a ordem das cidades também pode ser invertida. Encare esse roteiro como um ponto de partida para que você possa fazer com que a sua viagem por Minas Gerais seja a mais completa possível.

O roteiro de 7 dias por Minas Gerais que separei é o seguinte:

  • 1º Dia – São João Del Rei e Tiradentes
  • 2º Dia – Ouro Preto
  • 3º Dia – Ouro Preto 
  • 4º Dia – Belo Horizonte
  • 5º Dia – Belo Horizonte
  • 6º e 7º Dia – Capitólio

 

Vou deixar também um mapa para que você entenda melhor de que cidades estou falando e onde cada uma delas está localizada:

 

 

Mas antes de eu te dar mais detalhes sobre isso…

 

Como chegar em Minas Gerais

Para qual cidade devo voar para chegar a Minas Gerais?

Se você estiver viajando para Minas Gerais, o aeroporto de Belo Horizonte é com certeza o mais fácil e barato para você pousar, já que é a capital de Minas Gerais e uma cidade com mais de um milhão de habitantes.

Uma dica interessante para quem for voar para Belo Horizonte para começar a viagem, é consultar essa lista dos estacionamentos próximos ao aeroporto de Confins, onde é possível comparar os preços das diárias. Já que o assunto aqui é fazer uma viagem fantástica mas a um baixo custo, por que não economizar no estacionamento?

E para ajudar na sua busca por uma passagem aérea barata, dê uma olhada no meu artigo com 17 dicas para economizar em passagens aéreas.

Posso pegar um ônibus para Minas Gerais?

Existem ônibus que partem de São Paulo e vão para várias cidades (incluindo as do itinerário) em Minas Gerais.

É importante saber que essas viagens ônibus são bastante longas (de São Paulo a Belo Horizonte, por exemplo, são mais de 9 horas). Mas se você quiser ir para Minas Gerais de ônibus, meu artigo com as 2 Melhores Empresas de Passagens de Ônibus de Longa Distância do Brasil pode ajudar.

 

Como posso viajar entre as cidades do roteiro quando eu estiver em Minas Gerais?

Para economizar tempo, ter mais flexibilidade em sua programação de viagens e poder chegar a todos os lugares que você deseja ir, eu recomendo alugar um carro para fazer esse itinerário (muitas das atrações naturais mencionadas não são acessíveis de ônibus, por exemplo).

Nesse caso, meu artigo com os sites melhores e mais baratos para alugar carros pode ajudar.

Como alternativa, há ônibus locais que circulam entre cada uma das paradas do itinerário (ou pelo menos as cidades … pode ser mais difícil chegar aos parques nacionais e outras atrações mais isoladas). Você pode perguntar na chegada ou consultar os sites das empresas brasileiras de ônibus aqui e tentar comprar seus bilhetes com antecedência.

 

   1º Dia – São João Del Rei e Tiradentes

Nada como começar o roteiro por Minas Gerais com algumas das cidades históricas mais conhecidas do Brasil. São João Del Rei, localizada no coração do estado e importantíssima durante o ciclo do ouro no Brasil, conta com casarões coloniais, museus e algumas igrejas de cair o queixo. Existem muitas atrações para se visitar na cidade.

O que fazer e ver em São João Del Rei:

  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Catedral de Nossa Senhora do Pilar
  • Rua das Casas Tortas
  • Museu Ferroviário

 

Caso você queira aproveitar mais da natureza, a cidade ainda fica do lado da Serra de São José, de onde você pode ter vistas de tirar o fôlego. É uma boa opção para desviar o caminho para chegar até Tiradentes, que fica localizada a mais ou menos 30 minutos de carro de São João Del Rei. Essa, inclusive, é outra cidade de igual importância histórica e beleza. Se tiver interesse, confira esse artigo do blog Expedições em Família sobre Tiradentes – Bate Volta de São João Del Rei.

O que fazer e ver em Tiradentes:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio
  • Chafariz de São José
  • Largo das Forras 

 

Para os amantes da natureza, a Cachoeira do Mangue é uma opção imperdível e que fica entre as duas cidades. Coloquei as duas no primeiro dia por serem pequenas e muito próximas, o que possibilita que você veja tudo rapidamente. Porém, perder-se pelas ruazinhas e apreciar um pouco mais do que elas têm para oferecer pode ser uma boa ideia, principalmente para quem gosta mais de cidades históricas.

 

 

   2º Dia – Ouro Preto

Ouro Preto é uma das principais cidades do estado de Minas Gerais e fica localizada mais ou menos a 160km de Tiradentes. A viagem dura em torno de 3 horas de carro (também existe a opção de ônibus para esse trecho), por isso você pode fazê-la no segundo dia pela manhã tranquilamente. 

Estar em Ouro Preto é realmente como estar em uma novela ou filme de época. Uma das principais cidades históricas do período colonial, a cidade foi por muito tempo um ponto estratégico para a economia e política do nosso país. A cada esquina que você vira, sente como se já tivesse visto aquele lugar, como se já conhecesse. E ao mesmo tempo, você também se encanta com a arquitetura única e a beleza natural que rodeia a cidade. Não à toa que Ouro Preto é um patrimônio da UNESCO no Brasil.

O que fazer e ver em Ouro Preto:

  • Museu da Inconfidência
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Mina de Ouro da Passagem
  • Mina do Chico Rei
  • Praça Tiradentes

 

São muitas coisas que você pode fazer por lá. Por isso, no primeiro dia, recomendo que você conheça mais o espírito da cidade. Visitar a Igreja de São Francisco de Assis e/ou o Museu da Inconfidência é uma ideia para entrar no espírito de Ouro Preto. Não deixe de aproveitar a noite da cidade passeando pela Praça Tiradentes e comendo em um restaurante típico. Como eu já falei, você nunca vai se arrepender das comidas mineiras. 

 

   3º Dia – Ouro Preto

Com um dia cheio, você pode aproveitar tudo o que de melhor a cidade possui. Eu recomendo um passeio por alguma das principais minas ao redor da cidade, que são atrações deslumbrantes e que ensinam muito sobre história ao mesmo tempo. Além disso, também recomendo que você tire um tempo para realmente apreciar a cidade, pois cada ponto traz uma visão diferente. Além disso, a beleza das casas antigas contrastadas com a natureza que rodeia Ouro Preto é algo único. 

Para quem deseja ficar mais tempo na cidade, uma ótima opção de passeio é o Parque Estadual do Itacolomi, que possui uma beleza natural incrível, além de uma enorme biodiversidade. A cidade de Mariana, que fica mais ou menos a 30 minutos de carro de Ouro Preto também é uma ótima opção de visita. Apesar de Mariana ter passado por uma tragédia há cerca de 4 anos, ela ainda é um forte pólo turístico e histórico, além de mostrar uma enorme resistência também. Confira o roteiro de um dia em Mariana!

 

   4º Dia – Belo Horizonte

É curioso que na maioria dos roteiros por Minas Gerais que você encontra pela internet, a capital do estado quase não aparece. Belo Horizonte é uma cidade grande e tem muito a oferecer, principalmente se você curte um pouco mais de agito em sua viagem. Por ser uma das principais cidades do país também, há muita coisa para se fazer, por isso eu separei algumas que acho essenciais para que você conheça melhor a cidade.

O que fazer e ver em Belo Horizonte:

  • Lagoa da Pampulha
  • Praça da Liberdade
  • Capela Curial de São Francisco de Assis
  • Mirante do Mangabeiras
  • Museu das Minas e do Metal 
  • Parque Nacional da Serra do Cipó (por volta de 2 horas de carro de BH)

 

Eu acho todas essas atrações que listei muito interessantes, mas se você quer sair desse turismo mais tradicional, acho muito válido conhecer melhor o centro da cidade, os mercados, as lojas, os restaurantes e a vida noturna. Aliás, uma grande dica que eu dou aqui é para aproveitar a vida noturna de Belo Horizonte, que é bastante agitada e eclética. 

Parque Nacional da Serra do Cipó: E como mencionei no último item, se você tiver mais um tempinho em Belo Horizonte e gostar de natureza e esportes de aventura, eu te aconselho a fazer um bate e volta até Santana do Riacho, um vilarejo que fica no meio do Parque Nacional da Serra do Cipó a um pouco menos de 2 horas de Belo Horizonte. Lá você vai tudo o que você precisa para explorar a região repleta de cachoeiras, riachos, cânions, e até animais típicos da região como o lobos-guarás e tamanduás-bandeira. 

Se você voou para Belo Horizonte e quer economizar para alugar um carro para ir ao Parque Nacional da Serra do Cipó, eu aconselho a dar uma olhada no meu artigo com os 5 melhores e mais baratos sites para pesquisar e alugar carros pelo Brasil

 

   5º Dia – Belo Horizonte

Assim como foi minha dica para o segundo dia de Ouro Preto, recomendo que você caminhe pela cidade e conheça melhor o que ela tem para te oferecer. É claro que você não vai conseguir visitar todos os principais pontos turísticos de Belo Horizonte no seu primeiro dia, por isso é legal também tirar esse para aproveitar e visitar tudo o que você ainda não viu.

Uma ótima opção de visita para quem vai ficar mais tempo em Belo Horizonte é o Instituto Inhotim, que além de conter um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil, é também considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Portanto, é claro que a visita vale a pena.

 

 

   6º e 7º Dia – Capitólio

Capitólio é um município localizado a cerca de 300km de Belo Horizonte. Isso significa que você vai levar entre 4 e 5 horas para chegar até lá. Mas acredite, a viagem vai valer a pena. Este se tornou um dos principais destinos de turistas do Brasil na última década por todas suas atrações e por ficar próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

A região conta com os cânions mais famosos do Brasil e também um dos mais bonitos que você vai conhecer. A cor da água e a vista dos mirantes vão fazer com que você fique abismado com tanta beleza. Se você tem filhos, saiba que conhecer Capitólio com crianças é uma ideia fantástica!

São diversas cachoeiras, lagoas e piscinas naturais para que você e a sua família possam aproveitar e relaxar. O aumento do turismo também fez com a infraestrutura da região melhorasse muito nos últimos anos. Por isso, não é difícil encontrar bons restaurantes, bares e hotéis bem próximos da natureza e que vão fazer com que sua viagem seja bastante tranquila.

Outra opção para quem quer um contato ainda maior com a natureza é acampar em um dos campings que a região possui. Por exemplo, a Cachoeira Lagoa Azul na Serra da Canastra fica apenas há 30 minutos de carro de Capitólio. São diversas opções e que sempre estão cheias de pessoas do mundo todo para se conhecer e aproveitar juntos, especialmente na alta temporada.

Por ter tantas coisas para se fazer e para aproveitar, eu acredito que dois dias em Capitólio (Confira também esse roteiro de 4 dias em Capitólio do blog Aprontando as Malas) e em partes da Serra da Canastra fecham esse itinerário de viagem de 7 dias por Minas Gerais com chave de ouro. Porém, como eu já disse por aqui, você pode moldar esse roteiro da maneira que preferir para aproveitar melhor alguma cidade específica ou alguma atração em Minas que você goste mais.

Para saber mais, confira este artigo com mais dicas para o que fazer em Capitólio MG.  

 

 

Se você busca outros lugares para conhecer em Minas Gerais, também indico algumas atrações que ficaram faltando mas valem uma visita se você tiver mais tempo para viajar pelo estado:

  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Itatiaia
  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas
  • Uberlândia
  • Juiz de Fora
  • Uberaba
  • Etc..

 

Confira também as dicas do blog Uma Viagem Diferente com 20 Cidades para conhecer em Minas Gerais.

 

Onde encontrar passeios, atrações e atividades em Minas Gerais

Uma das coisas que sempre recomendo ao organizar uma viagem é planejamento. Com um bom planejamento você pode economizar bastante dinheiro e ainda evita eventuais problemas durante a sua viagem. Uma ferramenta que uso para achar atrações e passeios nos mais diversos destinos é o GetYourGuide e o Viator. Esses sites tem diversas opções dela lazer em diversas faixas de preço e estilo. 

 

Viator

 

 

GetYourGuide

 

 

Concluindo…

Minas Gerais é um estado enorme, com uma diversidade cultural e geográfica igualmente grande. Por isso nunca é fácil fazer um resumo do que conhecer em apenas uma semana. Mas por favor, se acha que essa não é o roteiro ideal para quem tem apenas uma semana em Minas Gerais, me diga!

Eu também acho que Minas tem muito mais a oferecer do que a lista que eu coloquei acima, mas nem todo mundo tem tempo livre para viajar mais do que uma semana. Mas se esse fosse uma roteiro de 10 dias de viagem por Minas Gerais, teria alguma cidade ou atração que você incluiria ou até tiraria?

Se tiver qualquer dúvida para planejar sua viagem por Minas e fazer com que ela seja ainda mais específica ao seu estilo de viagem, é só deixar um comentário aqui. Eu sempre respondo com o maior prazer!

button
Sair da versão mobile