Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Roteiro Perfeito de 2 dias no Kuwait, Oriente Médio

Tem uma viagem planejada para o Kuwait? Quer saber o que fazer por lá? Então continue lendo para saber tudo o que precisa! Incluindo um curto itinerário no Kuwait, onde ficar, como alugar um carro e muito mais. 

De antigas maravilhas arqueológicas a arranha-céus imponentes…. 

Da invasão iraquiana que marcou o país há apenas 30 anos às suas cidades ricas e modernas e às lucrativas reservas de petróleo… 

O Kuwait é um país fascinante e cheio de contrastes.  

Se você tem uma viagem planejada para este pequeno Estado do Golfo e está se perguntando o que fazer, então esse artigo deve ajudar.  

Mas antes de falar sobre um itinerário no Kuwait…  

 

Kuwait Airlines 

O que é e onde fica o Kuwait?  

O Kuwait é um país pequeno, mas rico (na verdade, é um dos países mais ricos do mundo per capita!) localizado no canto nordeste da Península Arábica, no Oriente Médio.  

O país faz fronteira com o Iraque ao norte (com Basra, no Iraque, chegando a apenas 110 quilômetros da Cidade do Kuwait), Arábia Saudita ao sul (com a capital saudita, Riad, chegando a 450 quilômetros de distância), e o Golfo Pérsico ao leste.  

Devido à sua localização estratégica, abundantes reservas de petróleo e infraestrutura moderna, o Kuwait desempenha um papel significativo na região e na geopolítica/economia global em geral.  

 

Como o Kuwait se compara a outros países na área do Golfo, como Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e etc.?  

O Kuwait compartilha muitas semelhanças com seus países vizinhos do Golfo, como Bahrein e Arábia Saudita,  particularmente em termos de sua riqueza, ricos depósitos de petróleo e abundância de expatriados/trabalhadores estrangeiros. (Na verdade, os cidadãos kuwaitianos representam menos de 50% da população total!)  

Embora não seja tão conservador quanto a Arábia Saudita, o Kuwait ainda é bastante tradicional e religioso. Também não  é, por exemplo, conhecido por sua vida noturna, “liberalidade” ou facilidade de comprar álcool como o Bahrein é!  

No entanto, um dos maiores diferenciais do Kuwait em relação aos seus vizinhos é que sofreu a invasão iraquiana, liderada por Sadaam Hussein, nos anos 90.  

Essa invasão inicial se transformou na Guerra do Golfo, que foi um conflito armado entre o Iraque e uma coalizão liderada pelos EUA composta por dezenas de outros aliados de todo o mundo que ocorreu em solo iraquiano e kuwaitiano.  

Embora o Kuwait tenha se recuperado e “saído na frente” como um dos países per capita mais ricos do mundo hoje, as marcas dessa guerra cruel ainda podem ser vistas no país.  

 

Qual a língua falada no Kuwait?  

Semelhante a outros Estados do Golfo, o árabe é a língua oficial do Kuwait.  

No entanto, como há muitos trabalhadores estrangeiros e expatriados por lá (que constituem mais de 50% de toda a população), o inglês também é muito falado.  

 

Onde ficar no Kuwait?  

Dado o pequeno tamanho do Kuwait, sugiro ficar na capital, Kuwait City. Se você optar por seguir o itinerário que deixei abaixo, será mais fácil se você estiver hospedado na Cidade do Kuwait.  

 

Qual é a melhor maneira de se locomover no Kuwait?  

Como o Kuwait é um país compacto, alugar um carro é uma boa opção (leia a seção abaixo para saber mais sobre isso).  

Caso não queira alugar um carro, os ônibus locais também são uma ótima maneira confiável e fácil de navegar para levá-lo aonde você quiser ir. Além disso, muitas das atrações dentro da Cidade do Kuwait ficam a uma curta distância uma da outra, se você quiser ir a pé.  

Para o itinerário abaixo, caminhei e peguei ônibus locais no dia #1 enquanto explorava a Cidade do Kuwait e, em seguida, aluguei um carro no dia #2, quando me aventurei além da cidade.  

 

 

Como é alugar um carro no Kuwait? (E como alugar um carro no Kuwait)  

Alugar um carro é bastante fácil no Kuwait, embora os motoristas possam ser um pouco agressivos.  

Também vale a pena mencionar que, além do preço de um carro alugado, por lei você será obrigado a comprar uma apólice de seguro de licença de condução do Kuwait através de sua empresa de aluguel de carros.  

Não há soluções alternativas para isso (ou seja, você não pode usar o seguro incluído no seu cartão de crédito como na maioria dos outros países). Portanto, certifique-se de incluir essa cobrança extra no seu orçamento!  

Para uma apólice de seguro de 1 mês (o período mais curto que você pode comprar, mesmo que você só precise dela por 1 dia), você pagará USD $ 43 por locatário.  

Para uma política de 2 e 3 meses, você pagará USD $55 e USD $60, respectivamente.  

Se você está interessado em alugar um carro, você pode dar uma olhada no meu artigo aqui para os melhores sites para alugar um carro no Kuwait.  

 

O Kuwait é seguro?  

Sim! Kuwait é geralmente considerado um país seguro para os viajantes.  

Em comparação com muitos outros países, o Kuwait tem uma baixa taxa de criminalidade e uma estabilidade política significativa.  

No entanto, como acontece com uma viagem de qualquer tipo, certifique-se de tomar suas precauções de segurança habituais (incluindo obter uma apólice de seguro de viagem boa para o Kuwait!).   


 

Como passar 2 dias no Kuwait 

Como mencionei acima, fiz o primeiro dia do roteiro abaixo de transporte público e a pé. No segundo dia, aluguei um carro.  

No entanto, você pode facilmente fazer os dois dias de carro alugado ou ambos os dias de transporte público e ônibus locais.  

Se você resolver usar ônibus nos dois dias, certifique-se de reservar um pouco de tempo extra para encaixar tudo, pois pode levar um pouco mais de tempo para chegar nos lugares. (E também pode valer a pena obter um eSIM antes da sua viagem para que você possa ter acesso a dados e, assim, acesso aos horários de ônibus em movimento, imediatamente após o desembarque no país!)  

Dito tudo isso, vamos ao roteiro!  

 

KUWAIT ITINERÁRIO DIA #1: LOCAIS DA CIDADE DO KUWAIT  

Primeiramente, aqui está o mapa do itinerário no Kuwait (as paradas do dia #1 estão marcadas em laranja e você pode clicar para ampliar!):  

 

 

Parada #1: Mercado Velho de Mubarakiya & Praça Safat  

O início do seu primeiro dia na Cidade do Kuwait começará na “cidade velha”, onde você encontrará o movimentado e centenário Mubarakiya Souq.  

Depois de dar um passeio pelas ruas sinuosas do souq e conferir sua grande variedade de produtos, você pode caminhar deste “velho” souq até a “nova” Praça Safat, um dos centros comerciais e financeiros mais importantes da cidade.   

 

Parada #2: Museu Nacional do Kuwait  

Da Praça Safat, faça uma caminhada de 15 minutos até o Museu Nacional do Kuwait para um fascinante mergulho profundo na história, cultura e arte do país.  

Observe que os horários de funcionamento do museu são um pouco incomuns, então certifique-se de verificá-los antes de ir!  

 

Parada #3: Grande Mesquita do Kuwait  

Localizado a 15 minutos a pé do Museu Nacional, você encontrará a Grande Mesquita do Kuwait, uma das maiores e mais icônicas mesquitas do país.  

E o melhor de tudo? Você pode obter uma visita guiada gratuitamente!  

Os passeios gratuitos geralmente começam às 14h ou 15h. No entanto, esse horário às vezes variam, então certifique-se de perguntar antes de ir.   

 

 

Parada #4: Souk Sharq 

Da mesquita, você pode sair a pé (cerca de 40 minutos a pé) ou fazer uma curta viagem de ônibus até Souk Sharq, um popular complexo comercial localizado na água.  

Na verdade, esta não foi a minha parada favorita na Cidade do Kuwait. Mas se você tiver algum tempo extra, pode valer a pena uma passada rápida se você estiver andando por lá de qualquer maneira.  

 

Parada #5: Kuwait Towers 

Essas três torres azuis foram fortemente danificadas durante a Guerra do Golfo e, desde então, passaram por uma restauração significativa para torná-las o marco icônico que são hoje.  

Verdadeiramente, nenhuma visita ao Kuwait está completa sem uma visita às Torres do Kuwait… É por isso que você precisa terminar o seu primeiro dia no Kuwait aqui!  

Do topo deste local imperdível, você terá uma incrível vista panorâmica da cidade e do Golfo Pérsico. A taxa de entrada para o deck de visualização rotativo é de pouco menos de US $ 10 USD. No entanto, se você optar por comer no restaurante buffet à vontade na torre, a taxa de entrada é isenta. 
 

ITINERÁRIO KUWAIT DIA #2: ARREDORES DA CIDADE DO KUWAIT  

Aqui está o mapa para o dia #2 do seu itinerário no Kuwait (as paradas para o dia #2 estão marcadas em amarelo):   

 

 

Para visitar as paradas abaixo, optei por alugar um carro (o que falei sobre como fazer perto do início do artigo). No entanto, com um pouco de planejamento, você provavelmente poderia chegar a todos os lugares de ônibus. Você pode facilmente passar um pouco de tempo em cada uma das paradas, pois há apenas 3 listadas para o dia. 

 

Parada #1: Museu dos Mártires de Al-Qurain  

Sua primeira parada do dia o levará ao Museu dos Mártires de Al-Qurain.  

Este museu, também conhecido como Museu dos Mártires do Kuwait, cobre os trágicos eventos da invasão iraquiana do Kuwait nos anos 90 e comemora os combatentes da resistência kuwaitiana que perderam suas vidas.  

O museu em si fica perto de um local onde um grupo especial de combatentes da resistência kuwaitiana, conhecidos como os “Leões de Qurain”, fez sua última oposição contra as forças iraquianas em 1991.  

Embora algumas partes do museu possam ser difíceis de ver, certamente vale a pena uma visita para entender mais sobre este recente evento histórico que moldou o Kuwait (e grande parte do Oriente Médio em geral).  

 

Parada #2: KOC Ahmed Al Jaber Oil & Exposição de Gás  

Do Museu dos Mártires do Kuwait, você seguirá para o sul para uma exposição fascinante, bem organizada e 100% gratuita (que inclui até um guia gratuito em inglês para mostrar a você) organizada pela maior empresa estatal de petróleo do Kuwait, a KOC.  

Para mim, uma das partes mais interessantes da exposição foi o vídeo que compartilhava como, no final da Guerra do Golfo, as tropas iraquianas incendiaram um monte de poços de petróleo do Kuwait… O que essencialmente incendiou todo o país.  

Como o vídeo explica, uma enorme equipe internacional de todo o mundo (incluindo americanos, chineses e até húngaros) veio ao Kuwait para apagar os incêndios dos poços de petróleo. Realmente uma história incrível!  

 

 

Parada #3: Arabian Gulf Street & O Centro Científico  

Sua parada final o levará à Arabian Gulf Street (também conhecida como Gulf Road), que é uma pitoresca estrada costeira e corniche que corre ao longo da costa da Cidade do Kuwait.  

Você terá belas vistas do horizonte em praticamente qualquer lugar que você caminhar nesta área. No entanto, eu recomendo que você vá para o Centro Científico e comece sua caminhada lá pelo tempo que você puder lidar com o calor 🙂 Na área, você encontrará o Centro de Ciências, vários parques e calçadões à beira-mar e o Dhow Harbor (uma área de exposição ao ar livre que apresenta os tradicionais dhows/veleiros kuwaitianos). 
 

BÔNUS: SE VOCÊ TIVER OUTRO DIA NO KUWAIT… ENTÃO CONSIDERE ADICIONAR A ILHA FAILAKA AO SEU ITINERÁRIO!  

A Ilha Failaka é um tesouro arqueológico e histórico localizado no Golfo Árabe, a apenas 20 quilômetros da costa da Cidade do Kuwait.  

A ilha tem sido habitada por várias civilizações que remontam aos tempos antigos, incluindo os mesopotâmicos, os gregos e os persas.  

Mais recentemente, a ilha de Failaka foi ocupada pelas forças iraquianas durante a Guerra do Golfo na década de 90.  

Hoje, você encontra um pouco de tudo em Failaka, desde antigos sítios arqueológicos (alguns dos quais foram danificados durante a Guerra do Golfo) até relíquias de guerra modernas (como um cemitério de tanques).  

Infelizmente, não consegui descobrir como chegar à Ilha Failaka durante minha viagem, pois foi surpreendentemente difícil encontrar informações.  

Existem algumas empresas que realizam passeios para Failaka (dê uma olhada aqui e aqui para ver se você encontrar alguma).  

Até onde eu sei, é tecnicamente possível chegar lá de forma independente, pois há uma empresa que tem uma balsa fazendo essa rota. Aparentemente, há também uma balsa pública que parte de perto do Centro Científico. No entanto, parece ter um cronograma muito estranho.  Enfim, era tudo um mistério para mim. Então, se você conseguir descobrir como chegar à Ilha Failaka por conta própria, por favor, deixe-me um comentário abaixo para que eu possa atualizar o artigo!  

 

~~~ 

 

E isso é tudo por hoje!  

Como você pode ver acima, o Kuwait tem bastante a oferecer, desde aprender sobre sua história recente durante a Guerra do Golfo até se perder em souks tradicionais para admirar o horizonte da cidade e as vistas costeiras.   

Se você tiver mais alguma pergunta ou dúvida sobre como visitar o Kuwait, deixe na área de comentários abaixo e eu entrarei em contato com você! 

 

button
Sair da versão mobile