Atualizado em por Talita
Tem planos de visitar Jeddah, talvez em uma parada de cruzeiro ou uma escala de voo? Se perguntando como aproveitar seu tempo na cidade mais liberal da Árábia Saudita? Continue lendo para todos os detalhes de recomendações e outras dicas no nosso itinerário de 1 dia em Jeddah.
Vou começar esse artigo de forma honesta: Eu não exatamente curti minha visita curta a Jeddah.
Foi um lugar interessante, com certeza. E fiquei feliz por ter tido a chance única de “abrir a cortina”, mesmo que por um dia, sobre a vida dentro de um dos países mais fechados do mundo: o Reino da Arábia Saudita.
Mas como mulher, também foi uma experiência um pouco surreal (se não desconfortável, de alguma forma) estar em um lugar que eu sabia que se importava tão pouco comigo como pessoa. Estar em um lugar onde os homens não falariam comigo, mas apenas com meu marido (considerando o fato de que falo árabe e conseguiria me comunicar com eles na língua, enquanto meu marido não.)
Agora, eu realmente não queria entrar tão fundo naquele assunto para o artigo de hoje.
Eu tive apenas um dia em Jeddah e eu não sou uma expert no país, mas ainda acho que poderia oferecer algumas dicas e truques neste artigo. Especialmente considerando que o turismo ainda está nascendo na Arábia Saudita, então sei que pode ser difícil conseguir informações corretas.
Dito isto, vamos começar.
Mas primeiro…
Índice desta matéria
- 1 Turistas podem entrar em Jeddah ou na Arábia Saudita?
- 2 Como eu posso solicitar um visto de turista para a Arábia Saudita?
- 3 O que vestir em Jeddah sendo uma mulher?
- 4 O que vestir em Jeddah sendo um homem?
- 5 Como chegar no centro da cidade de Jeddah do terminal de cruzeiros de Jeddah
- 6 Como se locomover em Jeddah para um itinerário de 1 dia
- 7 Você pode usar Uber em Jeddah, Arábia Saudita?
- 8 O que fazer com 1 dia em Jeddah (itinerário de cruzeiro de 1 dia em Jeddah)
- 8.1 ITINERÁRIO JEDDAH DE 1 DIA PARTE 1: CAMINHADA MATINAL (OU PEDALADA!) AO LONGO DA CORNICHE
- 8.2 ITINERÁRIO DE JEDDAH DE 1 DIA PARTE 2: EXPLORANDO AL-BALAD, CIDADE VELHA PROTEGIDA PELO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO DE JEDDAH
- 8.3 ITINERÁRIO JEDDAH DE 1 DIA: Uma recomendação um tanto estranha…
- 8.4 Outras atrações opcionais para adicionar ao seu 1 dia em Jeddah
- 9 Em suma…
- 10 Para concluir…
- 11 Está planejando a sua próxima viagem?
Turistas podem entrar em Jeddah ou na Arábia Saudita?
Sim, turistas podem visitar a Arábia Saudita!
No entanto, fique atento que o turismo ainda é uma indústria relativamente nova no país.
Anteriormente, o turismo era quase estritamente baseado em religião, o que significa que pessoas não muçulmanas precisavam passar por um processo de longa burocracia para conseguir um visto de turista e não podiam visitar o país de forma independente sem um guia. E mulheres, é claro, não eram permitidas visitar o país sem um acompanhante masculino.
Nos últimos anos, isso está mudando. Algumas partes do país continuam firmemente fechadas para não muçulmanos, como Meca.
Mas em geral, turistas não muçulmanos agora podem visitar várias partes do país livremente. E em 2019, a Arábia Saudita finalmente lançou um novo programa de vistos para turistas onde cidadãos de 49 países podem fazer a solicitação.
Como eu posso solicitar um visto de turista para a Arábia Saudita?
Se você está indo para Jeddah de cruzeiro como fizemos, então seu cruzeiro deve enviar instruções para solicitação do visto por e-mail antes de você embarcar.
No entanto, preciso avisar que o processo de visto do nosso navio foi incrivelmente caótico e desorganizado. Muitos passageiros não receberam o visto a tempo para desembarcar (nós apenas recebemos o nosso na noite anterior antes de chegarmos a Jeddah). Então eu recomendo checar com seu navio de antemão para solicitar seu visto com a maior antecedência possível.
De outra forma, dê uma olhada no site do governo da Arábia Saudita aqui para ver qual tipo de visto você está qualificado para solicitar.
O que vestir em Jeddah sendo uma mulher?
Como uma estrangeira, não é obrigatório que você cubra seu cabelo ou use uma abaya (a longa roupa esvoaçante que você verá a maioria das mulheres usando).
Mas mesmo que Jeddah seja a cidade mais liberal da Arábia Saudita, ainda pedirão para que você se cubra e se vista de uma maneira mais conservadora, mesmo com o calor de mais de 32 ºC.
Isso significa uma saia ou vestido que desça até os tornozelos e uma manga 3/4 ou uma camiseta mais longa que se ajuste livremente e cubra totalmente o peito. Se você optar por usar calças, certifique-se de combiná-las com uma camisa longa o suficiente para cobrir totalmente o traseiro.
Para se ter uma ideia, você pode ver uma foto do que eu vesti e me senti confortável. (Observação: esqueci de tirar uma foto exatamente do que eu estava vestindo em Jeddah, mas vesti algo semelhante na Tunísia, embora lá fosse cerca de um zilhão de graus mais quente do que na Arábia. Outra diferença é que mantive minhas mangas desenroladas para que elas descessem mais perto dos meus pulsos, minha camisa para fora da calça e acrescentei um lenço fino para não mostrar nenhuma forma.)
O que vestir em Jeddah sendo um homem?
Geralmente, homens não usam shorts. Mas tirando isso, qualquer tipo de calça ou camiseta está ótimo.
Dito isto, a maioria dos homens locais optam por um thobe: uma roupa branca tradicional e esvoaçante feita de linho ou algodão.
Como chegar no centro da cidade de Jeddah do terminal de cruzeiros de Jeddah
Sem trânsito, o terminal de cruzeiro de Jeddah fica a cerca de 15 a 20 minutos de carro de Al-Balad, o centro histórico.
Dito isto, pode demorar MUITO mais caso tenha muito trânsito. Descobrimos isso de forma difícil, quando estávamos tentando voltar para nosso navio de forma desesperada antes que ele saísse. Então se certifique de planejar tudo com um tempo extra!
Até onde sabemos, não há nenhum ônibus indo ou saindo do porto. Então, sua melhor aposta é um táxi.
Felizmente, terá vários táxis esperando por você logo na saída do porto. Infelizmente, eles são MUITO insistentes e tentarão tirar dinheiro extra de você… Então tenha certeza de que está preparado para negociar e fique firme.
Nós pagamos mais ou menos $20 a $25 dólares para irmos até Al-Balad. Embora provavelmente seja um pouco mais se você for direto para a corniche, como recomendamos no artigo abaixo.
Se possível, veja se você pode compartilhar uma carona com alguns dos outros passageiros do cruzeiro para dividir o custo.
Você pode, hipoteticamente, caminhar do porto até a cidade velha em cerca de 50 minutos. Mas com o calor, não tenho certeza se você gostaria!
Como se locomover em Jeddah para um itinerário de 1 dia
Quando temos apenas uma estadia limitada em algum lugar, geralmente gostamos de alugar um carro para nos ajudar a aproveitar ao máximo nosso tempo. E em nossos artigos, muitas vezes recomendamos que outros viajantes façam o mesmo. (Como no nosso itinerário de viagem de 1 dia nas Maurícias ou no nosso itinerário de 1 dia em Guam de carro).
No entanto, embora tenhamos alugado um carro em Jeddah, NÃO recomendamos que você alugue um carro lá.
Apesar de muitas vezes termos alugado carros em lugares com motoristas malucos (*cof cof* Armênia *cof cof*) e trânsito absurdo, Jeddah estava em um nível totalmente acima.
E quem acha isso é o Rodrigo, que estava dirigindo e tem muita experiência dirigindo nesses tipos de lugares (incluindo sua cidade natal, de 20 milhões de habitantes).
Nossa experiência alugando um carro em Jeddah foi, em uma palavra, terrível. Os motoristas eram basicamente insanos e tinham pouco ou nenhuma preocupação com a segurança, ficamos terrivelmente perdidos e o tráfego era horrível, fazendo com que quase perdêssemos nosso navio. (Eu gostaria de estar brincando).
Realisticamente, provavelmente será mais fácil se você pegar um táxi (só não se esqueça de negociar!) entre cada uma das paradas do seu itinerário. Os táxis são fáceis de encontrar, então você provavelmente não precisa se preocupar em reservar um motorista por um dia ou ter um esperando por você.
Fora isso, existem alguns ônibus públicos, mas o sistema não parece ser tão grande. No entanto, imagino que poderia colocá-lo entre as duas principais paradas do itinerário (a cidade velha e a corniche) se você tentasse.
Se você conseguiu descobrir como funciona o sistema de ônibus, deixe um comentário abaixo e conte-nos como foi!
Você pode usar Uber em Jeddah, Arábia Saudita?
O Uber tecnicamente existe em Jeddah e em outras grandes cidades da Arábia Saudita.
Quando tentamos usá-lo nós mesmos para ir da locadora de carros de volta ao porto, foi um fiasco. Chamamos vários carros que nunca vieram. E os que disseram que estavam lá, não conseguimos encontrar.
Em nosso desespero para voltar ao navio a tempo, não pudemos esperar mais e tivemos que pegar um táxi na rua.
Dito isto, os preços no Uber são definitivamente melhores do que os táxis normais. Além disso, você pode pular a negociação insistente que obtém com os motoristas de táxi normais.
Portanto, esperamos que você tenha uma experiência melhor do que a nossa se optar por experimentar o Uber. Apenas certifique-se de não fazer isso se tiver um lugar sensível ao tempo para estar!
O que fazer com 1 dia em Jeddah (itinerário de cruzeiro de 1 dia em Jeddah)
Para ser honesto, não sentimos que houvesse muito o que fazer em Jeddah, pelo menos no momento.
Atualmente, Jeddah está passando por MUITAS construções no que parece ser uma tentativa de se transformar em uma cidade moderna e brilhante que pode rivalizar com a extravagante Dubai.
Infelizmente, esta construção parece incluir a destruição de muitas das tradicionais medinas da cidade e sinuosos bairros históricos. Portanto, é difícil dizer como a cidade estará daqui a alguns anos.
Mas, por enquanto, vou começar recomendando as duas partes “imperdíveis” de Jeddah às quais recomendo dedicar a maior parte do seu dia: a famosa Jeddah Corniche/beira-mar e Al-Balad, a cidade velha.
Abaixo, você encontrará uma lista de algumas das principais atrações que você pode adicionar ao seu itinerário de Jeddah como quiser.
ITINERÁRIO JEDDAH DE 1 DIA PARTE 1: CAMINHADA MATINAL (OU PEDALADA!) AO LONGO DA CORNICHE
A Corniche de Jeddah é um popular passeio marítimo que se estende ao longo da costa do Mar Vermelho por mais de 30 quilômetros (18 milhas). Um passeio ao longo da corniche levará você a vistas do mar, parques verdes com famílias fazendo piquenique à sombra e vários marcos importantes da cidade.
Como Jeddah é extremamente quente, não importa a época do ano, recomendo ir logo pela manhã, enquanto ainda está um pouco mais frio.
Também nos disseram que é possível alugar uma bicicleta na corniche, o que pode ser uma alternativa mais refrescante do que ver os locais com os próprios pés.
Infelizmente, não descobrimos exatamente como isso funciona, pois tínhamos nosso próprio carro. Mas talvez entre em um dos hotéis chiques da região e veja se eles podem direcioná-lo para uma loja de bicicletas.
Há muito para ver e visitar ao longo da orla, para que você possa se divertir facilmente o dia inteiro. Mas para tornar as coisas um pouco mais fáceis, aqui está um rápido resumo das 7 principais atrações e pontos para visitar na corniche de Jeddah:
- A Fonte do Rei Fahd
- Fakieh Aquarium
- Parque North Corniche
- Island Mosque
- Shopping Mar Vermelho
- Jeddah Art Promenade
- A Mesquita Flutuante (Mesquita Al Rahma)
Observação: você pode encontrar cada um desses pontos facilmente digitando-os no Google Maps, embora eu os coloque em ordem do centro da cidade (A Fonte do Rei Fahd) ao mais distante (A Mesquita Flutuante) para ajudá-lo a planejar.
ITINERÁRIO DE JEDDAH DE 1 DIA PARTE 2: EXPLORANDO AL-BALAD, CIDADE VELHA PROTEGIDA PELO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO DE JEDDAH
Embora muitos passeios e turistas cheguem a Al-Balad pela manhã, recomendamos ir até lá um pouco mais tarde, quando as lojas estão abertas e os souks locais estão cheios de compradores.
Honestamente, não há muitos pontos de referência ou lugares “imperdíveis” específicos em Al-Balad.
Em vez disso, simplesmente perca-se entre as ruas estreitas e becos, admirando os designs intrincados e o artesanato da arquitetura tradicional de madeira e as tranquilas mesquitas históricas à medida que avança.
ITINERÁRIO JEDDAH DE 1 DIA: Uma recomendação um tanto estranha…
Se você tiver a chance, tente encaixar uma visita a um dos grandes shoppings, seja o Shopping Mar Vermelho, na corniche, ou o Mall of Arabia (o maior Mall of Arabia Saudita, aparentemente).
Embora eu não seja uma grande compradora, sempre que estou em um novo país, sempre adoro dar um passeio rápido pelo shopping local para ter uma boa noção da vida e da cultura social.
Como era de se esperar, nossa ida ao Mall of Arabia me proporcionou exatamente isso, pois foi um dos mais estranhos desencontros de tradição e modernidade que já vi.
Eles tinham praticamente todas as cadeias de lojas e restaurantes internacionais que você possa imaginar – de H&M a Gucci, de Dunkin ‘Donuts a TGI Fridays. (E sim, as lojas de roupas tinham roupas da moda e atualizadas como você encontraria em qualquer outro lugar… Ainda não tenho certeza de quem as usa aqui na Arábia!)
Mas ao lado dessa exibição em massa de modernidade e comercialismo, você também tem mulheres locais visitando as lojas e comendo com suas famílias – totalmente cobertas, exceto por uma pequena fenda no tecido para os olhos.
Um contraste estranho, com certeza.
Outras atrações opcionais para adicionar ao seu 1 dia em Jeddah
Além de reservar um tempo para a Corniche e Al-Balad, o resto do seu dia em Jeddah está aberto para o que você quiser fazer.
Então, aqui estão algumas outras ideias de lugares para visitar enquanto estiver em Jeddah:
- Al Tayebat International City (nota: só vimos isso de fora porque parecia estar fechado, e não estamos totalmente claros se você deve ou não reservar com antecedência… Mas como você pode ver na foto acima, esse complexo de museus é lindo!)
- Fakieh Aquarium, bem na Corniche
- O Shopping Mar Vermelho ou The Mall of Arabia
- Parque Atallah Happy Land ou Al Shallal Amusement Parks
- Fakieh Planetarium, o Planetário de Jeddah
Em suma…
Se você tiver apenas um dia em Jeddah, recomendo que visite, no mínimo, a Corniche e Al-Balad, o centro histórico da cidade, classificado pela UNESCO.
A partir daí, você pode adicionar o que lhe interessar, incluindo:
- Al Tayebat International City (um lindo complexo de museus)
- Fakieh Aquarium
- Shopping Mar Vermelho ou o The Mall of Arabia
- Atallah Happy Land Park ou Al Shallal Amusement Parks
- Fakieh Planetarium, o Planetário de Jeddah
Para concluir…
E é só isso, pessoal!
Você já esteve em Jeddah antes? Ou você tem alguma dúvida antes de sua viagem? Coloque na área de comentários abaixo e entraremos em contato com você.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button
Parabéns pelo post, em se tratando de um destino pouco procurado pelos brasileiros e com acesso permitido ao turismo há poucos anos, achar um relato desse é uma grata surpresa.
Oi Maíra, obrigado pelo comentário. Que ótimo que você gostou do artigo! Verdade! A Arábia Saudita passou de ser um dos países mais fechados do mundo para turistas a querer se tornar uma nova Dubai! Então quanto mais conteúdo, melhor! 🙂
Se tiver alguma pergunta sobre visitar a Arábia Saudita, é só falar! Tudo de bom!
Ótimo ter te achodo na net. Dificil saber desse destino.Vamos em Jeddah em fevereiro 2024 com parada do Cruzeiro, como voce. Ótimas dicas. Não entendi de quem é o blog , Rodrigo ou um mulher, rsrs.
Oi Maria, tudo bem? Que ótimo que o artigo pode ajudar! O blog é meu, Rodrigo. Porém, minha esposa Nicole escreve muitos artigos para ele também. 🙂 Se tiver alguma pergunta sobre o artigo ou qualquer outra dúvida de viagem, é só falar! Bom cruzeiro!