Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 Lições de Vida que Eu Aprendi Sendo Professora de Inglês na China

English Class in China

Antes de começar, um enorme obrigado ao Rodrigo por me apresentar aqui! Eu amo tudo no site dele, da página sobre mim até as categorias fáceis de navegar – mesmo, você pode planejar uma viagem inteira apenas seguindo o passo-a-passo através dos artigos aqui! Estou animada em me adicionar a esta ferramenta maravilhosa. 

Escola de Inglês na China

Imagem cortesia de FrontierOfficial, sob licença CC BY 2.0

Dar aulas no exterior é uma ótima maneira de expandir sua zona de conforto, conhecer uma nova cultura e obter uma grande experiência de ensino. Você vai aprender muito sobre si mesma, seu estilo de ensino, e você viverá alguns momentos especiais que você não poderia ter em nenhum outro lugar. E mesmo sendo tudo tão divertido, cada dia tem sido uma experiência de aprendizagem nova para mim. Das frustrações às alegrias, há muito o que apreciar. Aqui estão sete coisas que eu aprendi durante meu tempo aqui na China:

 

  1. O professor às vezes é o aluno.

Muitas vezes eu vou escrever um plano de ensino com as metas estabelecidas na minha cabeça – os alunos precisam aprender isso, isso e isso, a fim de passar ao próximo nível. No entanto, eu também estou preparada para reconhecer os momentos em que meus objetivos precisam ser postos de lado porque as necessidades de aprendizagem dos alunos não combinam muito bem com o que eu planejava. Seja porque o nível de aprendizagem dos alunos foi avaliada incorretamente (eles estão à frente ou atrás de onde eu esperava que eles estivessem) ou porque o currículo muda no meio do ano (o que definitivamente é algo que pode acontecer, infelizmente!). Eu preciso estar pronta para adaptar-me e montar a melhor classe possível para atender às necessidades de meus alunos.

 

  1. Que o meu trabalho não é dar respostas, mas sim iniciar uma conversa que os meus alunos podem continuar em seu próprio tempo. 

Claro que, se um aluno tem uma pergunta, é o meu trabalho lhe responder, mas um bom professor é alguém cujas lições não estão limitadas à sala de aula. Eu costumava esperar que os alunos naturalmente entendessem porque eles devem aprender Inglês. Você sabe, porque é basicamente uma língua franca, ou porque eles querem ser capazes de compreender filmes de Hollywood, canções pop, ou algo parecido. Mas se os alunos não vêm as aplicações do mundo real no aprendizado do Inglês da mesma forma que você ensina suas aulas, muitas vezes eles vão ficar desencantados e entediados. Algumas escolas permitem mais flexibilidade no planejamento da lição, mas mesmo se não houver um currículo pronto que você tenha que seguir, veja se você não pode tentar criar formas de compartilhar essas informações que sejam relevantes e interessantes para os seus alunos.

 

  1. As pessoas tendem a ver-me como valente e / ou sortuda.

Eu não quero menosprezar o que eu fiz, mas eu realmente não o vejo como algo particularmente especial e definitivamente não é impossível! Há tantas maneiras fáceis de se manter em contato com amigos e família nos dias de hoje. Eu não tenho que esperar meses entre cartas da minha família; ao invés disso, eu posso chamá-los via Skype semanalmente se eu quiser. E é tão fácil de encontrar emprego, seja procurando on-line ou por outros meios. E honestamente, em vários aspectos, não é tão diferente de qualquer outro trabalho. Você trabalha todo dia, aprende o método e espera entregar um bom trabalho. E, além disso, você tem a oportunidade de comer um monte de comida gostosa e fazer novos amigos, o que também é muito fácil. Saia com seus colegas de trabalho ou procure encontrar-se com grupos do Facebook ou de outros sites, e aventure-se o tanto quanto puder.

 

  1. Haverá momentos frustrantes.

Eu nunca pensei que ser professora no exterior fosse fácil, mas pelo fato de eu ter viajado muito no passado, acho que subestimei exatamente o quão desafiador alguns dias poderiam ser. Imagine ser entregue um formulário para preencher em um idioma que você tem zero de conhecimento, quanto mais escrever – e essa é a menor das suas preocupações. Colegas de trabalho esqueceram acidentalmente de me dar informações importantes de reuniões que foram realizadas em uma língua que só tenho compreensão rudimentar, eu me perdi mais vezes do que posso contar, os alunos têm chegado tarde para classes (principalmente devido a outros compromissos que duraram mais do que o previsto em suas agendas lotadas) e muitos outros obstáculos estiveram no meu caminho. Dito isto, um dos benefícios desse trabalho é que eu aprendi a ser uma pessoa mais paciente, relaxada e tolerante, e isso para mim definitivamente valeu a pena.

 

  1. Nem todo momento deve ser voltado para desenvolvimento pessoal e profissional. 

Eu acho que quando eu comecei a ensinar fora do meu país, eu tive esse pensamento que cada momento ia ser gasto para me tornar uma professora melhor ou explorar a China….e mais nada fora disso. Mas isso não é realmente uma forma realista de se viver. Você iria esgotar-se em poucas semanas. Algumas noites, eu gosto de relaxar e assistir Netflix. A única diferença em comparação à minha casa é que eu preciso usar VPN para assistir com a minha conta uma vez que o Netflix te bloqueia dependendo do lugar do exterior de onde você estiver assistindo. Eu não sinto que eu esteja perdendo meu tempo aqui ou que eu seria melhor se eu estive no meu país. Eu já vi, aprendi e experimentei muito mais dando aulas no exterior do que se eu tivesse aquelas duas semanas tradicionais de férias na China.

 

  1. Às vezes, as coisas vão se perder na tradução. 

Ensinar Inglês como segunda língua (ESL) tem sido muito divertido, e eu gosto de manter um registro de todas as interações engraçadas que eu tive ou placas diferentes que eu vi. Houve aquela vez em que eu perguntei a um estudante qual era a sua ocupação e recebi de resposta, “pepino”. Ou quando um outro aluno me disse que o oposto de “acender a luz” era “acender o escuro!” Ou aquele lugar chamado “Destruir Cabeleireiro”. Você nunca sabe o que os seus alunos vão dizer em seguida ou quais as conexões eles vão fazer em suas cabeças, e isso faz com que cada dia seja uma surpresa diferente.

 

  1. Esses sorrisos são imbatíveis. 

Honestamente, eu amo ensinar – mais do que eu jamais poderia ter esperado. Não há nada mais satisfatório do que o momento em que o aluno vai e diz, “Aahhhhhh, professora, eu entendi!” Eles podem não passar todos os exames com notas máximas, e alguns dias eles podem ser verdadeiramente desagradáveis, mas não há nada melhor do que ver seus alunos se divertindo enquanto aprendem Inglês.

Você dá aulas no exterior? Nós te convidamos a compartilhar algumas de suas experiências e conselhos abaixo!

 

Informação sobre a autora:

Esse artigo foi escrito pela nossa colega blogueira Jess Signet. Ela é uma viajante eterna e nômade digital que adora escrever, ler e fazer tirolesas pelo mundo . Você pode seguir suas aventuras em seu blog https://www.tripelio.com.

 

Veja abaixo alguns artigos que podem ser do seu interesse:

25 Coisas para Saber Antes de Visitar a China

Como Nós Planejamos Nossa Super Barata Viagem de 3 Meses pela Ásia e Micronesia

Como Visitar o Tibete Sem a Permissão do Governo Chinês

 

button
Sair da versão mobile