Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Visitar uma Estação de Espionagem Americana da Guerra Fria em Berlim

Teufelsberg

Teufelsberg

Depois de visitar um amigo em Berlim na Alemanha, eu tive um último dia para aproveitar a cidade antes de pegar meu ônibus para Dresden naquela tarde. Ao decidir o que eu deveria fazer, meu amigo mencionou que, saindo um pouco da cidade, havia um grande parque onde se encontrava a maior colina de Berlim (e portanto, a melhor vista da cidade).

De acordo com seu guia, esta colina foi “construída” pelo homem, com uma pilha de escombros da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o seu guia de viagem não mencionou a melhor parte (e que eu aprendi com google) …..no topo da colina, havia UMA ESTAÇÃO ESPIÃ DA ÉPOCA DA GUERRA FRIA!! Na minha mente, havia poucas coisas que poderia ser mais legais do que isso. No meu “fetiche” (ok, má escolha de palavras) por coisas abandonadas, eu comecei a pesquisar um pouco mais sobre o lugar e aprendi algumas coisas úteis por meio de uma enciclopédia on-line gratuita….que irá permanecer anônima.

Embora muitos morros artificiais de escombros cerquem a Alemanha (afinal, depois da Segunda Guerra Mundial realmente havia um monte de entulho), Teufelsberg, ou “Montanha do Diabo” em alemão, é única pois foi literalmente construída sobre o topo de uma escola nazista de formação militar. Em vez de destruir a escola (aparentemente, era muito resistente para bombardear), a cobriram com quase 400.000 (!!!!) casas em tamanho de escombros causados ​​pelo bombardeio aliado….o que explicaria como ela veio a ser o morro mais alto de Berlim.

Embora localizada no setor britânico (então eu vou assumir que os britânicos estavam nessa jogada também) nossa amiga querida e sempre presente hoje, a NSA (Agência de Segurança Nacional Americana), tomou a posse do local e, utilizando sua estratégica localização e altura para captar melhores sinais de interceptação, eles começaram a construir este posto de vigilância no início de 1960.

Em seguida, foi usada por cerca de 40 anos durante a Guerra Fria e até a queda do Muro de Berlim. Embora esta base em particular ou esse determinado método de vigilância possam já não estar em serviço hoje, eu acho que nós podemos dizer com segurança que a NSA não mudou muito. 

No entanto, embora houvesse muita informação sobre o lugar, na minha tentativa de descobrir como chegar lá, eu estava com medo não conseguir alcançar o meu sonho. Os resultados eram vagos, nada recente, e ofereciam muitas informações conflitantes. Por um lado, ninguém realmente dizia exatamente como chegar ao topo (e com meu terrível senso de direção, eu precisava de instruções explícitas) e não diziam o que fazer quando você chegasse lá.

Algumas pessoas disseram que havia tantos buracos na cerca em torno do complexo que era fácil passar através de um e explorar por si mesmo. Outros disseram que sim, isso era possível, mas que também havia alguns “seguranças” meio estranhos e não oficiais de aparência esquisita que exigiriam quantias exorbitantes de dinheiro se eles te pegassem. Em vez disso, outros sugeriram que se os “guardas” estivessem se sentindo generosos, que eles iriam deixá-lo passar se você lhes oferecesse suborno.

Outros ainda diziam que havia um grupo de excursão que os levaria ao local mas, pesquisando, eu não consegui encontrar nada dizendo que isso era verdade. Então, eu parti ao morro sem estar inteiramente certa do quão bem sucedido o meu dia seria. Eu percebi que, o pior que podia acontecer seria não encontrar o lugar, mas pelo menos eu teria um agradável passeio pelo bosque. Então valia à pena tentar, certo? 

Ah, e se você quer visitar resto da Alemanha, mas de uma forma romântica, não perca esse excelente artigo sobre como fazer uma rota romântica na Alemanha.

 

Como visitar a estação espiã abandonada de Teufelsberg em Berlim

Eu comecei tomando um trem na Alemanha de meia hora do centro de Berlim até Grunewald, um enorme parque nos arredores da cidade. Depois de descer do trem, o pouco que eu tinha lido na minha “pesquisa” tinha me dito para ir sob a ponte da estrada e, em seguida, virar à esquerda no café até que eu visse um caminho largo sugerindo a entrada para o parque.

Agora, como este era supostamente o “maior morro de Berlim,” minha conclusão é que eu seria capaz de ver o morro e me orientar em direção a ele imediatamente ao entrar no parque. Bem, eu aprendi que não é grande coisa ser considerado o “maior morro de Berlim”, uma vez que não havia nenhuma colina à vista.

Em um esforço para não ficar irremediavelmente perdida na mata, optei por tomar o maior caminho, bem batido em linha reta através do centro do parque. Após cerca de 12 minutos de caminhada, avistei algumas estruturas assemelhando-se a duas bolas de golfe gigantescas que apareciam acima das árvores, e eu imaginei que não poderiam ser outra coisa senão o que eu estava procurando.

Eu fiquei surpresa como essas grandes bolas brancas tão flagrantes. Afinal, uma estação espiã não deveria ser um pouco mais discreta? Não é por isso que elas são “secretas”? 

Ao continuar andando, vi as grandes bolas de golfe desaparecerem entre as árvores. Eventualmente, eu cheguei no que parecia ser uma rua que me separava da base da colina. Notando que não havia mais nenhum caminho para seguir, eu procurei em torno da base do morro até que eu encontrei um local promissor e em seguida, mergulhei no meio da floresta. Pouco tempo depois, eu encontrei o que parecia ser um bom caminho para seguir.

Agora, nos poucos sites que eu tinha lido sobre como chegar ao topo, parecia haver um ponto consistente: “ah, se você continuar subindo, não importa qual direção ou o caminho que você tomar, você vai encontrá-lo em uns 30-45 minutos….no máximo”. Bom, tenho o prazer de anunciar que eu provei que isso era errado uma vez que me levou cerca de 70 minutos para navegar o meu caminho até o topo. Finalmente, porém, eu estava lá!

Ok, então tudo o que eu podia ver era o cerca. Ao começar a minha caminhada ao longo do perímetro, ficou claro que eles estavam tentando o seu melhor para manter fora visitantes indesejados.

No total, havia 3 camadas de cerca de arame farpado e, embora eu pudesse identificar os locais onde havia buracos no passado, eu poderia dizer que eles tinham feito um grande esforço para tapa-los de volta, ocasionalmente com itens “inovadores” como pedaços de bicicleta.

Então eu continuei andando, observando palavras pichadas do tipo “manter-se fora” e “sem vandalismo” (isso é extra engraçado como você vai ver muito em breve) em sinais quando, de repente, para minha surpresa, avistei algumas cores e ouviu o som de vozes ao lado! No começo eu parei pensando que eram os guardas “estranhos” que eu tinha lido sobre e perguntei-me se eu deveria dar meia volta. No entanto, eu decidi arriscar.

Quando me aproximei, percebi que havia um bom punhado (talvez 8 ou mais) de pessoas zanzando pelo que parecia ser um buraco aberto na cerca. Curiosa, perguntei a senhora mais próxima de mim se poderíamos entrar. Ela respondeu que, em cerca de 5 minutos, uma excursão de 7 Euros estava prestes a começar. Impressionada com a minha sorte, me aproximei da menina e perguntei se eu poderia visitar o lugar por mim mesma porque, você sabe, anti-social. Ela disse algo sobre “segurança” e me disse que não, eu não podia.

Embora eu estava desconfiada pela falta de qualquer tipo de nome de excursão ou da empresa com logotipo, o fato de que o uniforme dela e de seu “colega” não eram nada mais do que coletes refletores amarelos, e que eu tinha sido incapaz de localizar qualquer tipo de informação em qualquer lugar sobre passeios que operassem aqui, eu queria tanto visitar esse lugar que fiquei de boca fechada.

Eu paguei os meus 7 €, anotei meu nome, e-mail e endereço em uma folha de papel… mais uma vez, por questões de “segurança”. Se eu fui enganada ou não, eu nunca vou saber.

Quando começamos nosso passeio, duas coisas imediatamente se tornaram aparente. Uma: que a nossa “guia” ia dar pouca ou nenhuma informação sobre o local e o pouco que ela deu foi em alemão (embora, para lhe dar algum crédito, ela melhorou um pouco mais tarde, quando eu lhe perguntei algumas coisas sobre o local). Dois: Eu sei que eu disse antes que o lugar dava a impressão de realmente tentar manter os intrusos fora, mas era evidente que eles estavam falhando miseravelmente.

O local estava COBERTO de pichações e não estava nada vazio; do topo de uma torre, vi um homem entrar em um trailer dentro da propriedade (e eu não tenho certeza se ele tinha uma autorização para isso ou não), e havia uma série de outras pessoas, usaremos novamente o termo “alternativas”, andando pelo lugar. Naturalmente, eu estava um pouco irritada com isso. Se esses outros podiam ficar andando por lá sozinhos, por que eu não poderia?

De qualquer forma, vamos continuar. Como mencionei antes, este lugar tinha claramente se tornado um paraíso de grafiteiros, as cores brilhantes e vivas das imagens contrastando bizarramente com o cinzento branco e austero do lugar. Aqui está a prova de que as imagens são melhores do que palavras:

 

 

Quando eu estava do lado de fora da maior estrutura do local, tirando essa foto final e acompanhando a vento batendo de um lado ao outro, eu ouvi as seguintes belas palavras da guia: “você pode ir até o topo, se você quiser. O eco é incrível.”

Confiando em sua palavra de que toda a estrutura não ia desmoronar, eu alegremente segui o meu caminho até as cinco estreitos lances de escadas até o topo, e quase vomitei quando olhei para baixo no poço do elevador vazio a partir do topo.

Finalmente eu tinha entrado na “bola de golfe”. Como você deve ter adivinhado, ela também estava coberta de grafite….o maior dos quais sendo dois homens cujos olhos pareciam segui-lo ao redor do globo. 

E deixe-me dizer-lhe, assim como o guia disse, o eco era inacreditável. Ao andar ao redor da circunferência, eu podia ouvir o som dos meus passos continuando bem além do meu ponto de parada. E uma vez que eu estava lá dentro sozinha (bastante assustador), uma vez que o vento tinha parado de soprar lá fora, ficou calmo o suficiente para que eu pudesse ouvir o eco da minha própria respiração, dando-me a impressão de que alguém estava de pé ao meu lado.

Passado um tempo lá dentro, eu fui a uma das “sacadas” da torre para ver a bela vista de 360 ​​graus de Berlim, podendo apreciar todos os principais locais do centro da cidade, bem como alguns outros destaques, como o estádio dos Jogos Olímpicos de 1936 quanto o Hitler conseguiu enganar o mundo:


Em conclusão, sem dúvida, um dos lugares mais estranhos onde eu já estive.

 

Outras Atividades e passeios para fazer em Berlim

Se você estiver procurando por atividades e passeios em Berlim, eu recomendo que você dê uma olhada na Tiqets. Lá você pode encontrar e comprar ingressos, passeios e excursões em Berlim, com descontos.

 

Tiqets

E para outras atividades em Berlim, dê uma olhada neste super artigo com O que fazer em Berlim em 2 dias – Alemanha. 

 

 

Economize com os 14 Tickets Regionais de Trem da Alemanha

Se você vai explorar ainda mais a Alemanha e quer economizar, não deixe de ler o meu artigo os 14 passes regionais de trem da Alemanha! Nele, eu explico tudo sobre como você pode comprar esses tickets regionais mais baratos e quais são as 14 regiões e suas principais atrações. 

 

Para ler os nossos outros artigos sobre a Alemanha, dê uma olhada abaixo:

 

Como Economizar Viajando de Ônibus pela Europa entre Cidades e Países

21 Razões Pelas Quais Fazer Parte da União Europeia é Sensacional!

14 passes regionais de trem da Alemanha

Bom, o que você achou desse estranho lugar? Tem mais alguém aí que já esteve por lá? Ou você gostaria de ir? Se sim, você está na sorte pois em alguns dias vamos atualizar este artigo para mostrar exatamente como chegar lá. Assine a nossa newsletter para saber quando nós adicionaremos essas atualizações. 

Se você tiver alguma dúvida ou comentários, sinta-se à vontade para comentar abaixo!

*Este artigo foi escrito pela editora e escritora colaboradora do site, Nikki Elliott. Nikki é Americana e já fez várias viagens de mochilão e é atualmente professora de Inglês na Coréia do Sul. Se você deseja entrar em contato com ela sobre o artigo, por favor, comente abaixo.

button
Sair da versão mobile