Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Maneiras de Evitar Covid ao Esquiar (ou Snowboard) – Experiência pessoal!

Vamos direto ao ponto. Inverno passado no hemisfério norte (2020/21) eu esquiei 18 dias em 9 estações de esqui diferentes por todos os Estados Unidos e não tive problema algum com Covid-19. Sem contar que ainda não estava vacinado!

E nesse começo de inverno agora (2021/22), depois de esquiar (ou fazer snowboard) 3 dias em 2 estações diferentes, eu peguei Covid! E isso tendo sido vacinado com 3 doses da BioNTech/Pfizer.

(Nota: não se preocupe… eu me sinto bem agora! Minha esposa e eu só tivemos sintomas mínimos graças à vacinação.)

 

ski com Covid mascara

 

O que mudou? Sim, a variante Omicrôn é mais contagiosa. Mas a verdade é que eu também baixei a guarda.

Então aqui eu vou dizer exatamente como eu esquiei tanto em 2020/21 em tantos lugares e não peguei Covid.

Então, se você está se perguntando “é seguro esquiar com covid?” … aqui está o que tenho a dizer.

Se você seguir À RISCA essas dicas, eu diria que é MUITO difícil de pegar Covid fazendo esqui ou snowboard em uma estação de esqui normal. O que significa que sim, você pode esquiar com segurança durante os tempos de covid e aproveitar o inverno indo ao ar livre, fazendo algum exercício e sem ficar escondido em casa com medo da pandemia.

Mas, se você não se importa em pegar Omicron porque ela é mais leve (geralmente para aqueles vacinados), acho que este artigo não é para você. Mas se você ainda quiser evitar (minha recomendação…), então…

Vamos lá….

 

  1. Ao esquiar, máscara cirúrgica ou duas máscaras de esqui de pano…100% do tempo!!!

 

Em 2020/21 eu sempre estava usando máscara, cirúrgica ou duas de pano, por todo o tempo: na montanha, enquanto esquiávamos, no banheiro, esperando a cadeirinha teleférica (nas filas inclusive era obrigatório usar e o pessoal do resort dava bronca em quem não estava usando!).

Em 2021/22 só usei máscara quando estava dentro de um local fechado, como nos banheiros ou nos restaurantes. Enquanto a gente esquiava ou estava nas filas do lift ou nas gôndolas, nós não estávamos usando máscara (também já não são obrigatórios este ano…e pensámos que estávamos seguros porque estávamos do lado de fora).

Bom, então sem frescuras com o uso de máscaras, ein! Em 2020/21 eu passei horas esquiando, há mais de 3 mil metros de altura, usando duas máscaras, e sobrevivi. Então você também consegue! Não venha com o papo de restrição de liberdade individual, difícil de respirar, incomoda, etc….

 

  1. SEMPRE tomar a Gôndola ou cadeirinhas sozinho ou com sua família e amigos….sem estranhos!

 

Em 2020/21 os próprios resorts estavam controlando a ocupação das filas pelo uso das gôndolas ou cadeirinhas e deixavam você subir com seu grupo fechado por segurança (sozinho, amigos que viajaram com você ou família). Sentar-se ao lado de estranhos não era algo com que você precisasse se preocupar.

Em 2021/22 tinham muitas filas longas e não havia essa vigilância sobre a ocupação, então estávamos sempre sentados ao lado de estranhos (que podem ou não estar usando máscaras).

Então esteja pronto para filas mais longas, mas não deixe de pedir para usar esses as cadeirinhas ou gôndolas somente com quem você já está viajando e convivendo, ou sozinho!

 

Em 2022, nós estávamos sempre usando duas máscaras de esqui…

 

  1. Vai ao banheiro do resort? SEMPRE de máscara!!

 

Em 2020/21 usamos máscaras 100% do tempo nos banheiros de restaurantes nas montanhas!

Em 2021/22 o cenário estava mais flexibilizado, então pediam somente o comprovante de vacinação na entrada e depois era liberado o não-uso de máscaras (e muito mais pessoas não os usaram este ano do que no ano passado).

Tenha certeza que, mesmo com as flexibilizações do local, você estará utilizando a máscara dentro de locais fechados nas montanhas para se proteger.

 

…ou usando máscara cirúrgica na gôndola

 

  1. Esqueça comer em restaurantes!! (Desculpe…)

 

Em 2020/21 os restaurantes de montanha não estavam abertos ao público ainda, então você não poderia comer em um restaurante mesmo se quisesse (ou se pudesse, provavelmente precisava de uma reserva, pois a capacidade era limitada).

Em 2021/22 eles estão abertos na maioria dos resorts e não há limite de ocupação. Mesmo com o controle do comprovante de vacinação, ainda é um vírus extremamente transmissível quando as pessoas estão comendo sem máscara…obviamente.

 

Ou seja, sinto muito ao pessoal que trabalha nos restaurantes, mas é um fator de risco muito grande comer em lugares muito cheios, onde é necessário retirar a máscara para se alimentar e beber. Minha dica é que se for preciso beber água ou comer algo, faça isso ao ar livre e com distanciamento social dos outros hóspedes.

Mas e aí, como você compensa isso? O que nos leva…

 

  1. Leve sanduíches, barras de proteína, e castanhas no bolso/mochila como snacks

 

Em 2020/21 como não havia restaurantes, nós levamos castanhas, sanduíches e alimentos no bolso do casaco ou na mochila para ir consumindo ao longo do dia e não precisar parar em algum lugar para comer.

Em 2021/22 continuamos fazendo isso, e aconselho muito! Não apenas para preocupações com o Covid, mas para também economizar pois comer em resorts de esqui é sempre bem caro! 

 

Mas e na hora do almoço e das refeições? Veja o próximo item…

 

  1. Volte para o carro ou hotel para descansar e comer algo no almoço

 

Em 2020/21 voltamos para o estacionamento/hotel perto da estação e nos alimentamos nesses lugares isolados, com calma e segurança. Não somos chiques o suficiente para ficar em hotéis na montanha… mas se você for, pode voltar ao seu hotel e almoçar lá.

Em 2021/22 continuamos fazendo isso, o que economiza tempo e dinheiro , já que você já terá sua marmita pronta! Tipo uma farofa mesmo durante as suas férias de esqui.

 

Mas 2022, normalmente sem máscaras ao ar livre…

 

  1. NÃO coma o café da manhã do hotel!!

 

Em 2020/21 a maioria dos cafés dos hotéis ou não eram abertos ou eram servidos kits fechados, com muffins e bagels individuais em plásticos ou sacolas de papel.

Em 2021/22 com um buffet aberto, tendo pessoas sem máscaras e entrando em contato direto com alimentos, é onde achamos que pegamos o COVID dessa vez…

 

Infelizmente, buffets abertos tipo self-service não são uma boa escolha para se prevenir contra o COVID-19. Mas eles são tão bons!! Como alternativa…

 

  1. Leve mantimentos para preparar o seu próprio café da manhã

 

Em 2020/21 levamos nossos próprios alimentos de café da manhã, leite, cereais, proteínas em pó para misturar em iogurtes e etc. 

Em 2021/22 dependemos do hotel para os cafés da manhã….deu no que deu. 

 

Caso você esteja em um airbnb ou um studio alugado com uma cozinha equipada, leve ovos, pão e todos os suprimentos que te agradem e prepare seu próprio café da manhã. Muitos hotéis também têm microondas e geladeira para guardar tudo. 

 

  1. Aulas de esqui ou snowboard? Honestamente eu não faria

 

Em 2020/21 não fizemos nenhuma aula.

Em 2021/22 repetimos o mesmo do ano passado e também não fizemos aula, afinal, a Nikki já tem o instrutor de esqui particular dela. . Se bem que eu estou precisando de umas dicas…

 

Falar isso pessoalmente me dói, já que já fui instrutor de esqui e sei quão valorizada deve ser a profissão, mas entrar em contato direto com outras pessoas de fora do seu grupo de convivência durante o dia inteiro em tempos como este não é recomendado. 

Se for fazer, faça com alguém de confiança, 100% do tempo de máscara e em sessões particulares, que mesmo sendo mais caras é uma segurança a mais que vale a pena gastar. Não devemos bobear com nossa saúde.

 

…má idéia

 

  1. E obviamente, esqueça o après-ski…

 

Em 2020/21 não teve em lugar nenhum, já que os resorts estavam fechados para festas.

Em 2021/22 a mesma experiência do ano passado. Não chegamos a ver nenhuma festa/aglomeração, mas também não tínhamos o interesse de ir atrás para procurar.

 

Tente segurar a tentação de ir em grandes festas, principalmente os après-ski onde as pessoas ficam bebendo sem máscaras e em grandes aglomerações. Em lugares assim é certo que você pegará o COVID.

 

Importante! Não se esqueça de uma BOA apólice de seguro de viagem para sua viagem de esqui/snowboard!

Em viagens de snowboard ou esqui, um plano de seguro de viagem para esportes de neve é ​​essencial para garantir que você esteja coberto e possa obter ajuda caso se machuque na montanha!

Além disso, em tempos de pandemia o seguro viagem é ainda mais importante. Com ele você pode ter mais segurança caso você ou alguém da sua família contraia o vírus durante a sua viagem de esqui.

Dito isto, nem todas as apólices de seguro de viagem oferecem cobertura para o tratamento do Covid-19, portanto, leia todos os detalhes do plano antes de comprar.

Eu recomendo o Atlas Travel ou IMG porque possuem seguros com cobertura a esportes de aventura e ao COVID-19. Para saber mais dos melhores seguros de viagem para a sua viagem de esqui, cheque este meu artigo sobre seguros de viagem com mais detalhes.

 

Resumindo…

Aqui estão minhas 10 dicas de evitar covid na sua viagem de esqui (ou snowboard) : 

  1. Ao esquiar, máscara cirúrgica ou duas máscaras de esqui de pano…100% do tempo!
  2. SEMPRE tomar a gôndola ou cadeirinhas sozinho ou com sua família e amigos….sem estranhos!
  3. Vai ao banheiro do resort? SEMPRE de máscara!
  4. Esqueça comer em restaurantes!! (Desculpe…)
  5. Leve sanduíches, barras de proteína, e castanhas no bolso/mochila como snacks
  6. Volte para o carro ou hotel para descansar e comer algo no almoço
  7. NÃO coma o café da manhã do hotel!
  8. Leve mantimentos para preparar o seu próprio café da manhã
  9. Aulas de esqui ou snowboard? Honestamente eu não faria
  10. E obviamente, esqueça o après-ski…

 

Concluindo…

Parece que o Covid faz parte de todas as nossas vidas agora, e cada pessoa encontrou sua própria maneira de lidar com isso.

Não acho que nenhuma dessas dicas acima seja muito difícil de seguir, e estou confiante de que você ainda pode ter uma ótima viagem livre de Covid se as seguir.

Você já esquiou durante a pandemia? Qual tem sido sua experiência? Você tem alguma outra dica a acrescentar? Deixe-me saber na área de comentários abaixo … nós adoraríamos ouvir de você!

button
Sair da versão mobile