Ícone do site Fora da Zona de Conforto

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 2

North Korea Pyongyang Kim il-Sung and Kim Jong-il portrait workers marching

Workers marching under the portraits of Kim il-Sung and Kim Jong-il

Como prometido, aqui está a parte 2 das fotos de Pyongyang durante a nossa viagem à Coreia do Norte.

Se você ainda não viu, certifique-se de dar uma olhada na parte 1 primeiro para ler a introdução e saber um pouco mais sobre a viagem em si.

Então vamos lá:

Transporte Público Coreia do Norte

Parte do transporte público em Pyongyang

 

Os guias fizeram o máximo para se certificar de que nós só víssemos as partes mais “agradáveis” da cidade, mas ocasionalmente nós acabamos encontrando algumas partes que eles provavelmente prefeririam que nós não documentássemos (como este banheiro logo ao lado da entrada do metrô)

 

Uma estranha, porém comum atividade em Pyongyang

 

Os apartamentos de Pyongyang, um mural de propaganda, e o infame Hotel Ryugyong

 

Ao longo da viagem, nosso guia mandava regularmente frases como “imperialistas americanos” e “líder supremo Kim Jong-un”. Segundo um de nossos guias, esses cartões-postais diziam coisas como “Se os Norte-americanos provocarem uma guerra na Coreia, eles não poderão evitar de serem esmagados por nosso país. “
Apesar de ouvir regularmente coisas como esta, eu nunca em qualquer momento me senti excluída ou intimidada por ser Americana. Também não achei que os nossos guias (ou as pessoas locais) sentissem qualquer má vontade em relação a mim. Acho que este é um dos casos em que a distinção entre as pessoas e o seu governo é extremamente importante.

 

Muitas das estações de metrô de Pyongyang eram extravagante (embora antiquadamente) decoradas

 

Passageiros Norte-coreanos viajando no metrô de Pyongyang

 

Rodrigo fazendo amigos dentro do metrô

 

Uma vez que você deve visitar Coreia do Norte fazendo parte de um passeio organizado, todas as acomodações serão arranjadas para você. Aqui está uma pequena amostra de um dos hotéis onde ficamos.

 

Enquanto estávamos em Pyongyang, ficamos no Yanggakdo Hotel, que está localizado no meio de uma ilha no rio principal de Pyongyang. Uma vez que você não estávamos autorizados a deixar o hotel após o fim do dia (justificado nas palavras dos nossos guias: “é melhor se vocês não sairem do hotel porque os moradores não falam inglês e você pode ser incomodado”), o hotel está cheio de outras actividades para ocupar o seu tempo. Uma delas é boliche (e uma placa que parece que não foi atualizada faz algumas décadas).

 

Dentro da pista de boliche no Yanggakdo Hotel

 

Um dos dias mais estranhos de todos foi a nossa visita ao “Palácio Kumsusan do Sol”, ou o mausoléu dos falecidos líderes Kim il-Sung e Kim Jong-il. Embora tivéssemos algumas “regras” básicas a seguir no nosso dia-a-dia (não vagueie muito longe do grupo, ser respeitoso, etc…) você podia ver que os guias estavam mais tensos do que o habitual neste dia.
Primeiro, foi pedido que nos vestíssemos relativamente “bem”. Quando entramos no mausoléu, nós passamos pela segurança (eu foi instruída a tirar o meu cachecol porque foi considerado “casual” demais) e deixamos para traz tudo o que estávamos carregando – incluindo as câmeras.
De lá, nós tomamos uma seqüência GIGANTE de esteiras rolantes super lentas para entrar realmente ao centro do edifício. Enquanto estávamos nessas esteiras, nos pediram para sussurrar, para não debruçar no corrimão, e ficar parado no lugar (ao invés de caminhar…..como qualquer pessoa normal faria).
Por esse motivo, parecia que estávamos nessas esteiras por um tempo interminável sem ter muito o que fazer a não ser sussurrar aos outros membros do grupo, ou admirar os inúmeros retratos da família Kim e fotos diversas expostas por esse corredor interminável.
Eventualmente, nós nos aproximamos de um salão com uma iluminação baixa que continha os corpos. Primeiro, passamos por um “desinfetante” ventoso e, em seguida, fomos levados para o quarto onde nos esperavam para nos curvarmos, em grupos de 4. Primeiro aos pés, depois do lado esquerdo, e do lado direito do corpo… mas não na parte da cabeça.
Como você pode provavelmente imaginar, as fotos não foram permitidas dentro do mausoléu, significando que nós só capturamos os momentos do exterior.

 

Um grupo de soldados da RPDC se preparando para reverenciar os líderes.

Em homenagem ao aniversário de Kim il-Sung, fomos levados a uma elaborada exposição de flores feita apenas em homenagem a ele.

 

Rosas, slogans comunistas e foguetes Norte-coreanos – que combinação maravilhosa

 

Um photoshop horrível de uma foto de um representante Indonésio apresentando uma flor “especialmente criada” para Kim il-Sung – chamada Kimilsungia (na verdade, é uma flor real que é realmente é chamada assim…..o google irá dizer-lhe tudo o que você precisa saber).

 

Uma visão geral da exposição de flores do aniversário de Kim il-Sung

 

Achei! O carro do embaixador brasileiro na Coreia do Norte!

 

Posando com o nosso guia no “Victorious Fatherland Liberation War Museum”(Museu da Guerra de Libertação da Pátria Vitoriosa) em Pyongyang – durante a nossa visita, assistimos a um vídeo que nos deu alguns “fatos alternativos” sobre a história por trás da Guerra da Coreia. Bem diferente do que a maioria de nós provavelmente aprendeu.
Isto incluiu noções de que antes da Guerra da Coreia os Estados Unidos estavam ocupando a Coreia do Sul sob o governo militar (e assim a Coreia do Norte teve que intervir) e que o número de tropas americanas que morreram ou se renderam durante a guerra foi algo em torno de 405.000 (estimativas oficiais: por volta de 35.000).

 

Parte da excursão consistia em uma “Exposição de Armas Capturadas”

 

Um tanque Americano destruído pelos Norte-coreanos e capturado durante a Guerra da Coreia

 

Este é o USS Pueblo – um navio de espionagem Americano capturado pelos norte-coreanos em 1968 … e orgulhosamente em exibição hoje em dia.

 

EUA e Coreia do Norte em uma única imagem

 

Nossa parada seguinte nesse dia foi este edifício “High-Tech” em Pyongyang como visto acima.

 

Alunos de escola Norte-coreanos passeando pelo exterior do edifício de ciências e tecnologia.

 

Computadores no centro High-Tech

 

Página online do centro High-Tech da Coreia do Norte na intranet da RPDC. Como sabemos que a internet é completamente inacessível na Coreia do Norte, eles criaram sua própria intranet no país, apenas com material que foi aprovado pelo governo.

 

Uma réplica do foguete da RPDC no centro do prédio de ciências

 

Infelizmente esta foto está tremida …. mas esse cara é um dos atores mais famosos da Coreia do Norte!

 

Vista da praça Kim il-Sung do alto da Torre Juche

 

Placas de comunidades aparentes “Juche” ao redor do mundo

 

Norte-coreanos locais se preparando para uma apresentação em homenagem ao aniversário do falecido líder Kim il-Sung

 

Uma apresentação na base da Torre Juche em homenagem ao aniversário de Kim il-Sung

 

A mesma apresentação vista de acima

 

– Trabalhadores marchando sob os retratos de Kim Sung-il e Kim Jong-il

 

O Rodrigo decidiu encarar um corte de cabelo ao estilo Norte-coreano. E não, ao contrário da crença popular, os Norte-coreanos NÃO têm de escolher entre uma lista de cortes de cabelo pré-sancionados pelo Estado. O poster aqui serve apenas para alguma inspiração (super na moda por sinal).

 

O corte de cabelo em processo

 

Mais algumas inspirações de moda….dessa vez para as senhoras

 

Monumento ao Partido do Trabalhador em Pyongyang. Representa o trabalhador (com o martelo), o camponês (com a foice) e o intelectual (com o pincel). O slogan nos edifícios à esquerda e à direita do monumento é “100 batalhas, 100 vitórias.”

 

Vendo o Monumento ao Partido do Trabalhador de perto

 

Locais em seu dia de folga dançando no aniversário de Kim il-Sung, vestidos com o traje tradicional coreano.

 

Esta garota sabia bem como posar

 

Alguns dos turistas do nosso grupo se juntando à diversão.

 

Amigáveis senhoras nos acolhendo calorosamente….

 

….e meio que contra a minha vontade, me puxando para (desajeitadamente) juntar-me a elas!

 

Um artista coreano local participado da celebração e aproveitando o dia de sol.

 

Famílias Norte-coreanas relaxando no parque durante a celebração de aniversário.

 

Fogos de artifício por trás da Torre Juche foram o grande final da festa de aniversário do finado líder Kim il-Sung

 

Além de ter o maior estádio do mundo e o maior prédio abandonado do mundo, Pyongyang na Coreia do Norte também abriga o Arco do Triunfo mais alto do mundo (sim, é ainda mais alto do que o homólogo mais famoso de Paris!).

 

O “arco do triunfo” de Pyongyang de um outro ângulo.

Fique ligado para as partes 3 e 4 desta série de fotos: além de Pyongyang.

PS: Curtiu as fotos e quer saber como visitar a Coreia do Norte de uma forma econômica? Então confira nosso artigo aqui.

 

Para ler mais sobre a Coreia, confira nossos outros artigos:

Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 1

A Forma Mais Barata de Visitar a Zona Desmilitarizada (DMZ) na Coreia do Sul

button
Sair da versão mobile