Fora da Zona de Conforto

13 Dicas de Como Melhor Escolher a Hospedagem no Airbnb

Você ja usou o Airbnb? Tem medo de ficar na casa de um estranho? Quer tentar usar o Airbnb pela primeira vez e gostaria de algumas dicas para não passar sufoco? Então esse artigo é para você!

 

13 dicas de como escolher a hospedagem no airbnb

 

O Airbnb, uma plataforma que oferece acomodações de viagem em casa/apartamentos de particulares, se popularizou muito nos últimos anos.

Além de ser fácil de encontrar um bom espaço para o seu gosto e necessidades em qualquer lugar do mundo, a plataforma também é uma das mais securas e confiáveis para se alugar um apartamento, casa ou quarto para viagem.

Hoje estão disponíveis milhares de opções de hospedagem no Airbnb, com os mais diversos estilos e preços. No meio de tanta variedade é preciso saber fazer a escolha certa para não cair em furada.

Confira a seguir 13 dicas de como escolher a hospedagem ideal no Airbnb.

 

Como funciona o Airbnb?

Antes de mais nada, acho importante fazer uma breve introdução. Para fazer a escolha certa da hospedagem pelo Airbnb, você precisa entender como os cadastros são feitos e como são classificadas as opções.

A verdade é que qualquer pessoa pode se cadastrar como hóspede. Porém, assim como os anfitriões, o seu perfil deverá passar por algumas verificações. Desde confirmação de e-mail e telefone, até conferência de um documento de identidade. Quanto mais detalhes hóspede e anfitrião puderem confirmar com a plataforma, melhor. Feito isso, você deve criar um bom perfil, dica que vamos dar mais pra frente, e começar as suas buscas pela hospedagem perfeita.

Vale ressaltar que essas verificações são importantes também para a empresa, pois ela se torna responsável por todas as negociações realizadas dentro da plataforma. Isso inclui desde o pagamento, garantindo que o dinheiro chegue ao anfitrião, até a segurança. Portanto, se ao chegar no local e ele for totalmente diferente da foto, ou se você for furtado, você pode entrar em contato direto com o Airbnb para receber todo o suporte necessário.  

Já a receita da empresa é gerada, em grande parte, pela taxa de serviço, que é cobrada sobre o valor total da hospedagem.

 

Como criar um bom perfil de Hóspede no Airbnb?

Como disse anteriormente, é fundamental criar um bom perfil no Airbnb. Isso porque o seu perfil é a sua vitrine, ou seja, os anfitriões vão analisar as suas informações antes de aceitar recebe-lo em sua propriedade. Portanto, quanto mais claro você for e quanto mais informações você fornecer, melhor.

Você pode começar escrevendo sobre quem é você e o que gosta de fazer, a cidade onde mora e os idiomas que você fala. Não deixe de colocar também uma foto sua! 

Assim, com um perfil completo e verificado, as chances de você encontrar um bom anfitrião são muito maiores.

Aqui está um exemplo de um perfil que pode te ajudar a criar o seu próprio:

 

No fim, após as suas hospedagens, anfitriões podem também te avaliar e deixar comentários. Então busque sempre ser um bom anfitrião e respeitar as regras do espaço.

 

 

Para ganhar um desconto de até R$130,00 na sua primeira reserva no Airbnb, use esse link aqui. 

 

Como ganhar um dinheiro extra ao oferecer seu quarto, casa, ou apartamento no Airbnb

O Airbnb é bom para quem se hospeda mas também para quem recebe pois dá para fazer uma boa grana alugando algum imóvel extra que você tenha…ou até um quarto vazio na sua casa. Mas não é só o Airbnb que tem esse serviço para anfitriões. O Booking.com e outros sites também oferecem esse serviço para você promover sua casa, apartamento, ou quarto para aluguel

Para saber mais, dê uma olhada no meu artigo 3 Melhores Alternativas ao Airbnb para Alugar seu Apartamento, Quarto ou Casa.

 

Como Escolher a Hospedagem certa no Airbnb: 13 dicas

Agora que você já sabe como a plataforma funciona e já tem todas as informações para criar um bom perfil vamos ao que realmente importa! Confira abaixo as 13 dicas que separei para você não errar na hora de escolher a sua acomodação pelo Airbnb.

 

   1. Busque por um cupom de desconto para o Airbnb

Antes de começarmos, sabia que é possível ganhar até R$130,00 de desconto na sua primeira reserva?

Então, se você ainda não tem um perfil no Airbnb, você pode utilizar esse link para criar agora mesmo e já garantir o seu desconto! 

 

   2. Utilize todos os filtros para encontrar as melhores opções de hospedagem no Airbnb

O Airbnb possui uma infinidade de filtros que vão te ajudar a encontrar o lugar perfeito para a sua acomodação.

Você pode filtrar o preço, as comodidades como cozinha disponível para hóspedes, wifi, café da manhã, máquina de lavar e até mesmo cabides! Pode buscar por instalações específicas como piscina e estacionamento. Também pode definir o tipo da construção, pois saiba que é possível se hospedar em uma caverna, em um barco e até em um castelo!

Se for a sua primeira vez no Airbnb, recomendo filtrar pelos “Superhosts” ( sobre o que vou falar mais adiante na dica 10) e também o idioma do anfitrião, caso se hospede em outro país. Ao selecionar essas duas opções, marque o restante que você considera fundamental para a sua viagem.

 

 

   3. Defina o tipo de espaço para a sua acomodação no Airbnb

Independente de ficar em uma casa, caverna, barco ou castelo, você precisa definir o tipo de espaço. O Airbnb oferece algumas opções para você filtra, como verá abaixo, com diferentes níveis de preço e privacidade. 

 

Quarto privado: Para quem busca apenas um quarto, ou seja, aceita ficar na casa de alguém apenas com o quarto privado. Nesse caso, é comum compartilhar o banheiro, cozinha e outros espaços com os próprios moradores ou outros hóspedes.

Quarto compartilhado: Bem parecido com a opção acima, porém, nesta opção você aceita dividir o quarto com outras pessoas. Como em um hostel. Essa é normalmente a opção mais barata.

Espaço inteiro: Já o espaço inteiro é para quem quer reservar o local todo (sem que os anfitriões estejam lá ao mesmo tempo), ou seja, uma casa ou apartamento inteiros para passar o feriado com a família e amigos. Essa é normalmente a opção mais cara.

 

 

   4. Escolha a região que quer se hospedar

Assim como quando você escolhe um hotel, na hora de fazer a reserva pelo Airbnb você também precisa definir a região que quer se hospedar. Como grande parte das opções são casas e apartamentos, é bem comum que a maioria esteja localizada em bairros residenciais. No entanto, é muito fácil de encontrar acomodações nas regiões centrais.

Para te ajudar na escolha, utilize o mapa da plataforma para verificar as opções disponíveis em cada região. Vale ressaltar que conforme você interage com o mapa, ampliando ou reduzindo, por exemplo, novas opções aparecem.

 

 

   5. Leia atentamente as descrições do lugar e do anfitrião do Airbnb

Ao encontrar um lugar que você goste é muito importante que leia atentamente as descrições do espaço e do anfitrião. Assim como você precisa ter um bom perfil, o anfitrião precisa criar uma boa e completa descrição para o espaço.

Normalmente, você vai encontrar nessas descrições informações sobre o tipo de cama, horário do check-in e check-out e a distância dos principais pontos de interesse e transporte público. No fim, são informações importantes e que devem ser comparadas entre uma opção e outra. 

 

 

Feito isso, abra o perfil do anfitrião e analise também o perfil dele.

 

 

   6. Leia os comentários e avaliações de hóspedes anteriores

Essa pode ser a dica mais importante de toda a lista: tire um tempo para ler os comentários e avaliações sobre o lugar em que pode se hospedar!

Portanto, eu recomendo que você escolha sempre opções que já foram avaliadas por outros hóspedes (nós já corremos o risco de sermos os primeiros hóspedes de novos anfitriões algumas vezes, principalmente para ajudar os que estão começando. Para nós, sempre funcionou muito bem).

Leia atentamente o que eles dizem sobre o espaço e se condiz com a descrição oferecida pelo anfitrião.

 

Aliás, o próprio anfitrião recebe comentários e avaliações, então leia-os também. Você pode encontrá-los indo até o perfil do anfitrião como eu mencionei no tópico acima. Assim, você vai conseguir ter uma boa noção do que as pessoas acharam da recepção e do atendimento oferecido por ele.

 

   7. Veja as fotos disponíveis

Muitas pessoas leem a descrição do ambiente e não dão atenção para as fotos, outras focam apenas nas fotos e não se importam com a descrição. A verdade é que as duas coisas são muito importantes para você saber como é o espaço.

 

 

Ver as fotos disponíveis não é apenas passar por cada uma delas, mas sim olhar com atenção. Através dessas imagens você consegue imaginar como é o espaço e o que é oferecido. Em muitas cidades existe a opções de o local ser fotografado por um profissional do Airbnb, o que dá mais credibilidade ainda para aquele lugar.

 

   8. Envie uma mensagem para o anfitrião e tire todas as suas dúvidas

Outra grande vantagem do Airbnb é que você pode usar a própria plataforma para conversar com o anfitrião. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira alguma informação adicional, você pode enviar uma mensagem com tudo o que deseja saber.

Para isso, basta clicar em “contactar anfitrião” na parte inferior da descrição ou perto de sua bio.

 

 

O ideal é fazer contato com o anfitrião mesmo que tudo esteja claro e que você já tenha feito sua reserva. Apresente-se, diga o que vai fazer na cidade e quem vai com você na viagem.

 

   9. Fique atento com as políticas de cancelamento e outras taxas

É preciso ter muita atenção com as políticas de cancelamento do Airbnb, pois podem variar. Você pode conferir qual é a política de cancelamento do anfitrião na parte superior da página.

Na opção “Flexível” o hóspede pode ter reembolso completo se fizer o cancelamento em até 24 horas antes do check-in. Se decidir ir cancelar depois do check-in pode ter reembolso de 50%.

Na opção “Moderada” para ter reembolso completo o hóspede deve cancelar até 5 dias antes da viagem. Já nas opções “Super Rigorosa de 30 ou 60 dias” o hóspede só recebe 50% se cancelado com 30 ou 60 dias de antecedência. Caso decida cancelar após esse prazo ele não terá direito a reembolso.

Preste atenção também em todas as taxas que você pagará quando fizer a sua reserva. Alguns anfitriões possuem taxas de limpeza, o Airbnb tem uma taxa de serviço e várias cidades possuem também taxas de pernoite. É possível conferir todas essas taxas ao inserir as datas em que deseja se hospedar.

Vale também ressaltar que as taxas de serviços e limpeza nem sempre são reembolsáveis. Para saber mais sobre a política de cancelamento e como elas são aplicadas acesso o site do Airbnb.

 

 

   10. Dê preferência para os “Superhosts”

Como falei na dica número 2, acredito que esse seja um filtro muito importante e que você deve usar nas suas buscas. É classificado como Superhost um anfitrião com muitos comentários positivos, avaliações 5 estrelas e que responde com agilidade as mensagens. Portanto, um selo de Superhost é um selo de qualidade, que garante que você está negociando com um anfitrião experiente.

Porém, se preferir deixar a sua pesquisa mais ampla você pode não aplicar esse filtro. Isso porque existem muitos anfitriões excelentes que ainda não receberam o selo. No fim, o mais importante é, independentemente de ser Superhost ou não, ler atentamente todos os comentários e avaliações.

 

   11. Não faça nenhuma negociação fora do Airbnb

Essa é uma dica para evitar que você caia em furadas. Se durante as suas negociações o anfitrião te oferecer algum acordo fora da plataforma não aceite! Na hora de escolher a sua hospedagem no Airbnb faça todas as negociações dentro da plataforma. É isso que vai garantir os seus direitos. Caso você pague por fora e sofra um golpe a empresa não se responsabilizará.

Então evite problemas e, se possível, não troque nem mensagens por WhatsApp ou outros aplicativos e mantenha todo o contato dentro do Airbnb.

E mesmo que negociar por fora do Airbnb faça com que você evite as taxas, sua conta pode ser desativada. Portanto, tenha cautela.

 

   12. Crie a sua lista e salve as melhores opções de hospedagem no Airbnb

A verdade é que encontrar a hospedagem perfeita leva um tempo. São dias de pesquisas, às vezes semanas! E é aí que entra as listas do Airbnb.

Durante a sua pesquisa você pode encontrar diversas opções que você tenha interesse. Para não perder nenhuma você pode salvá-las dentro de uma lista clicando no coraçãozinho acima da lista de fotos. Isso vai te ajudar na hora de fazer a escolha final. Além disso, é sempre bom ter uma opção reserva, certo?

 

 

   13. Faça a sua reserva com antecedência no Airbnb

Por último, não deixe para fechar a sua hospedagem no Airbnb na última hora. Em alguns casos as opções ficam escassas e os preços sobem. Portanto, quanto antes você começar a sua busca e fechar a sua acomodação, melhor!

 

 

Resumindo…

Essa é a lista com as 13 dicas que demos acima:

  1. Busque por um cupom de desconto para o Airbnb
  2. Utilize todos os filtros para encontrar as melhores opções de hospedagem no Airbnb
  3. Defina o tipo de espaço para a sua acomodação no Airbnb
  4. Escolha a região que quer se hospedar
  5. Leia atentamente as descrições do lugar e do anfitrião do Airbnb
  6. Leia os comentários e avaliações de hóspedes anteriores
  7. Veja todas as fotos disponíveis
  8. Envie uma mensagem para o anfitrião e tire todas as suas dúvidas
  9. Fique atento com as políticas de cancelamento e taxas adicionais
  10. Dê preferência para os “Superhosts”
  11. Não faça nenhuma negociação fora do Airbnb
  12. Crie a sua lista e salve as melhores opções de hospedagem no Airbnb
  13. Faça a sua reserva no Airbnb com antecedência

 

Concluindo…

O Airbnb é uma plataforma mais segura, completa, fácil de ser utilizada do que a maioria das opções existentes. Sem falar que ela também possui milhares de opções de hospedagem literalmente no mundo inteiro. 

No entanto, escolher a opção ideal não é fácil. Portanto, comece explorando o site, entenda como funcionam os filtros e as políticas de cancelamento, por exemplo.

Na hora de escolher separe diversas opções na sua lista e leia com atenção as descrições. Compare e veja o que vale a pena para a sua viagem. Se você seguir essas 13 dicas que listei você com certeza vai ter uma ótima experiência para compartilhar.

Agora me diz, o que achou dessas dicas para encontrar a melhor hospedagem no Airbnb para a sua viagem? Tem alguma outra para acrescentar? Ou então alguma dúvida sobre como ser anfitrião no Airbnb? Deixa aqui nos comentários a sua opinião!

 

Sair da versão mobile