10 Dicas para Viajar sem Falar Inglês

Atualizado em por Talita

Existem muitas questões que acabam nos travando quando vamos escolher um destino para viajar. A língua é, sem dúvidas, uma delas, ainda mais quando esse não é um dos nossos pontos fortes. Nesse caso, para muitos, a saída é a língua inglesa, considerada universal e falada no mundo inteiro. Mas mesmo assim, muitas pessoas não sabem inglês o suficiente para se virar em outro país. O que fazer então? Acompanhe aqui as 10 dicas para viajar sem falar inglês que separei para você.

Depois de ler, tenho certeza de que sua vontade de viajar vai crescer ainda mais. Mas antes, é necessário responder uma dúvida que é bastante frequente:

 

É possível viajar para o exterior sem falar inglês?

 

Muita gente acha que não, mas e se eu te disser que sim? Apenas a questão da língua não pode ser um obstáculo que te impeça de conhecer outros países. Existem muitas formas de se comunicar, muitas alternativas para conhecer atrações turísticas e literalmente um mundo inteiro para se descobrir.

Portanto, a resposta para essa pergunta é sim. E quer saber como tornar tudo isso ainda mais fácil? Aqui vão as minhas 10 dicas para viajar sem falar inglês.

 

  1. Viaje para lugares em que você não vai precisar muito do inglês
  2. Aprenda frases básicas em inglês
  3. Aprenda frases básicas da língua do país que vai visitar
  4. Procure por hotéis que te atendam em português
  5. Use sua criatividade na hora de se comunicar
  6. Não tenha vergonha de falar inglês
  7. Tenha aplicativos de tradução durante as suas viagens no exterior
  8. Tenha sempre conexão com a internet ao viajar 
  9. Contrate guias no exterior que falem português
  10. Nunca deixe de treinar seu inglês

 

inglês básico para viagem

 

   1 – Viaje lugares onde você não vai precisar muito do inglês

Apesar de o inglês ser a língua mais falada no mundo, existem muitos lugares em que você pode se virar muito bem apenas com a língua portuguesa. Um ótimo exemplo disso é Portugal, país de origem da nossa língua e que possui opções turísticas para todos os gostos, desde praias paradisíacas até montanhas com neve para esquiar. Mas se você quer fugir do óbvio, existem muitos outros países que falam português, como:

  • Moçambique
  • Angola
  • Cabo-verde
  • Macau
  • Guiné-Bissau
  • Timor Leste
  • São Tomé e Príncipe

 

No entanto, você não precisa visitar apenas esses países só porque não fala inglês. É bem possível se virar com a nossa língua em países que falam espanhol, já que muitas das palavras são parecidas. É claro que você não terá uma pronúncia perfeita e dificilmente entenderá tudo, mas é possível sim viajar com tranquilidade.

Todos os nossos vizinhos da América do Sul têm espanhol como sua língua oficial, além da própria Espanha e de outros países na América Central e na América do Norte. É uma ampla gama de destinos que podem ser visitados. Portanto, viajar sem falar inglês para esses lugares não deve ser nenhum problema para você.

 

   2 – Aprenda frases básicas em inglês

Viajar sem falar outro idioma não significa ter que viajar sem falar nada. É bem possível aprender pelo menos algumas frases básicas em inglês para que você possa se virar em qualquer lugar do mundo sem passar por muitos problemas. Algumas sugestões de temas que você pode estudar para aprender essas frases são:

  • Pedir comida em restaurantes
  • Pedir informações sobre ruas
  • Falar sobre sua reserva no hotel
  • Aprender cumprimentos, saudações e palavras de agradecimento
  • Aprender os números
  • Aprender os dias da semana e os horários

 

Essas são coisas básicas, mas que podem servir principalmente se você precisar de qualquer tipo de ajuda. Eu te aconselho também a treinar as frases que estudou para que seu inglês fique cada vez melhor e para que você tenha cada vez menos dificuldades com a língua.

Para aprender essas frases em Inglês, é só usar o Google Translate….super fácil!

 

Viajar para o Exterior sem falar Inglês

 

   3 – Aprenda frases básicas da língua do país que você vai visitar

A mesma lógica do tópico anterior pode ser usada aqui. E aprender frases em línguas diferentes tem vários benefícios. Primeiramente, nem todas as pessoas de outros países falam inglês, como na França, por exemplo. Falar com elas através de seu idioma nativo pode ser muito mais tranquilo. Muitas delas valorizam seu esforço de se aprofundar mais na cultura delas e se sentem até mais dispostas a te ajudar.

Além disso, aprender outra língua é um tipo de conhecimento bastante útil e que acaba fazendo com que fique mais fácil falar outros idiomas. Conhecimento nunca é demais, né? Por isso, aprender frases básicas em outra língua é sempre uma ótima alternativa para quem quer viajar sem falar inglês.

 

   4 – Procure por hotéis que te atendam em português

Hoje em dia não é incomum existirem hotéis que possuem funcionários que atendam em português, até porque isso acaba sendo um diferencial para o estabelecimento. A oferta tende a ser ainda maior em cidades mais turísticas ou em regiões do mundo em que os brasileiros mais gostam de ir.

Conversar com os funcionários do hotel pode ser ótimo para tirar qualquer dúvida que você possa ter sobre a cidade, como funciona o transporte, a localização dos pontos turísticos e qualquer outra coisa que você queira saber. Dessa forma, a sua experiência de viagem acaba ficando muito mais rica.

E para pesquisar hotéis e albergues, eu aconselho o meu artigo com os 6 melhores sites para pesquisar e reservar hotéis e albergues pelo mundo

 

   5 – Use sua criatividade na hora de se comunicar

Quando você vai viajar sem falar inglês, muitas vezes você vai precisar se virar para conseguir passar certa informação ou fazer uma pergunta. Vale tudo, fazer mímica, apontar para placas, usar o celular para mostrar imagens ou números, apontar para direções ou até mesmo arriscar algumas palavras no idioma local.

O mais importante é que você saiba usar sua criatividade para conseguir as informações que precisa e não deixar de fazer nada por conta do obstáculo da língua. Usar o Google Translator no seu celular e mostrar à pessoa é uma boa opção.

 

aplicativos para viajar sem falar inglês

 

   6 – Não tenha vergonha de falar inglês

O tópico anterior nos leva diretamente a esse ponto. Não tenha vergonha, seja de usar a criatividade para expressar o que precisa ou mesmo de arriscar o seu inglês quando ele não é muito bom. Quando as pessoas percebem que você precisa de ajuda, elas tendem a ser mais pacientes para tentar compreender suas necessidades e te ajudar da melhor forma possível. Acredite, você vai acabar conhecendo muita gente legal e disposta a fazer com que a sua viagem seja uma boa experiência. Por isso, não tenha vergonha de se comunicar.

 

   7 – Tenha sempre conexão com a internet durante as suas viagens no exterior

Se você vai viajar sem falar inglês é sempre bom ter conexão com a internet, porque você vai depender dela sempre que precisar fazer alguma tradução. Nesse caso você pode ter acesso a internet através de um chip no seu celular, ou então usar o wifi disponível nos lugares. É bem provável que tenha no hotel, nos restaurantes e até mesmo nos transportes públicos. Em algumas praças nas grandes cidades você também pode encontrar pontos de acesso, portanto, você dificilmente estará desconectado.

Aproveite essa conexão para procurar frases que irá usar em breve, como na hora do check in ou de fazer o seu pedido no restaurante.

Se você está interessado em Chips internacionais de viagem para ter acesso à internet durante as suas viagens, não deixe de conferir o meu artigo com um comparativo dos 3 melhores SIM cards internacionais para viagens pelo mundo

 

   8 – Tenha aplicativos de tradução ao viajar

Outra maneira de viajar sem falar inglês e sem passar por perrengues é baixar, antes da viagem, aplicativos de tradução. Hoje existem diversas opções, mas sem dúvidas a opção mais comum é o aplicativo do Google Tradutor que eu já mencionei no ítem 2. Além de poder usar o aplicativo online, você também pode baixar um idioma específico para usar offline no seu celular, nesse caso o inglês. Ou seja, se estiver em um lugar em que não há acesso à internet você consegue usar o tradutor da mesma forma, sem problemas.

Esses aplicativos são ótimos para traduções rápidas, como placas e menus de restaurantes, por exemplo. Além disso, você também pode usar quando quiser dizer algo para alguém, se não souber como falar é só mostrar a frase traduzida para a outra pessoa.

Ah, e você também pode literalmente apontar o seu celular para algo escrito em Inglês na rua e o aplicativo vai traduzir a frase instantaneamente. Bom, às vezes a tradução não é perfeita, mas dá para entender a idéia geral. 

 

Como usar o Google tradutor

 

   9 – Contrate guias que falem português

Uma outra maneira de aproveitar ainda mais a sua viagem sem falar inglês é contratar um guia que fale português. Muitas cidades ao redor do mundo possuem passeios guiados para que você conheça a história do lugar, as curiosidades e os principais pontos turísticos. Muitos deles são oferecidos em inglês, mas há também muitos guias brasileiros ou que falem português. Essa é uma forma bem legal de você aproveitar e aprender ainda mais sobre o lugar que está visitando.

Em grandes pontos turísticos e museus, como o Vaticano (confira o post do blog Viver no Mundo com um guia completo para visitar o Vaticano) e o Coliseu, em Roma, você vai encontrar diversos guias prontos para te atender. No entanto, é importante escolher um bom profissional e que realmente tenha conhecimento do que irá apresentar, afinal, você irá pagar por esse serviço.

Um bom lugar para buscar passeios e atrações com guias em Português é na Viator (https://www.viator.com/). Lá, dá para listar os passeios em um determinado destino e ver se oferecem a língua Portuguesa

 

Atrações em Paris em Português

 

   10 – Nunca deixe de treinar seu inglês

Quem viaja sem falar inglês sempre volta com alguma bagagem extra. São novas palavras, novas frases e novas experiências na tentativa de se comunicar no idioma. No fim, tente aproveitar ao máximo e absorver tudo o que puder. Continue praticando, se for possível comece a fazer aula ou então a praticar em algum aplicativo grátis de inglês como o Duolingo. Com o tempo a sua fluência e entendimento vão aumentar e já não será mais tão difícil na hora de viajar. Por mais que pareça impossível, mantenha a calma e continue, afinal esse é um idioma que temos muito contato no nosso dia a dia e, aos poucos, vamos aprendendo cada vez mais.

 

Conclusão…

Sim, é possível viajar sem falar inglês, principalmente se você seguir as dicas que dei aqui. É claro que cada viagem é uma experiência diferente e cada pessoa pode passar por dificuldades específicas ao longo delas. Mas isso não quer dizer que você precisa ter medo do que está por vir. O mais gratificante é saber passar por essas dificuldades e perceber que você é mais forte do que imaginava.

Portanto, posso concluir que falar inglês é de grande ajuda em qualquer parte do mundo. Por outro lado, o fato de você não ser fluente nessa língua não quer dizer que você não pode conhecer outros lugares. É importante que você não tenha vergonha e que faça disso uma experiência inesquecível para sua vida. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

E então, o que achou dessas dicas? Já viajou sem falar inglês? Se sim, conta aqui nos comentários como foi a sua experiência! 

 

Está planejando a sua próxima viagem?

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada! 

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão. 

 

 

button

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.