3 Melhores Alternativas ao Airbnb para Alugar seu Apartamento, Quarto ou Casa

Atualizado em por Lohanna Reis

Tudo que você precisa saber para alugar sua acomodação no Airbnb + 3 outros sites de aluguel para experimentar. Você pode listar em todos eles ao mesmo tempo!

 

 

É muito comum ouvir histórias de quem largou tudo para ir viajar. Mas será que você precisa desapegar da sua casa? Bem melhor seria transformar sua propriedade em renda passiva, não é mesmo?

Por isso o Airbnb e outras plataformas de aluguel de temporada fazem tanto sucesso.

É uma ótima alternativa para quem viaja e deixa o apartamento vazio por um tempo, ou ainda mora no apartamento ou casa, mas tem um quarto sobrando. Isso porque garante uma renda que pode não só ajudar nas despesas (viagens ) e no aluguel, como também gerar lucro.

Não por acaso, já existem várias pessoas que transformaram o aluguel temporário de casas, apartamentos e quartos em sua maior fonte de renda. Inclusive investindo mais dinheiro para oferecer imóveis descolados e alternativos.

E o melhor é que hoje em dia, com as plataformas de aluguel online, você não precisa se preocupar com boa parte das burocracias. Os sites oferecem maior visibilidade para o seu imóvel, garantem a segurança do pagamento online, e te dão acesso às avaliações dos hóspedes.

Um dinheirinho a mais é sempre bem vindo, e se você não tem ideia por onde começar, aqui vão algumas dicas das melhores plataformas online (incluindo o Airbnb) para aluguel temporário e como utilizá-las para alugar seu imóvel ou quarto.

Vamos começar!

 

Como eu posso alugar a minha casa, apartamento, ou quarto no Airbnb?

 

Airbnb

 

Talvez a mais conhecida plataforma de aluguel de temporada no mundo, o Airbnb começou em São Francisco, quando dois amigos disponibilizaram colchões infláveis e café da manhã em seu apartamento durante um evento de design que tinha lotado todos os hotéis da cidade.

A ideia deu tão certo que o pequeno “Air Bed and Breakfast” tem um valor atual estimado de 38 bilhões de dólares! E continua crescendo.

 

 

E como funciona o processo para colocar a minha casa ou quarto para alugar no Airbnb?

 

O Airbnb funciona como um intermediário entre pessoas que querem alugar um espaço (anfitriões) e viajantes (hóspedes) que estão procurando um lugar para ficar.

O lucro deles vem, em sua maioria das taxas pagas tanto pelos hóspedes quanto pelos anfitriões. O negócio é bastante lucrativo para quem aluga porque a taxa de serviço para anfitriões é só de 3% do valor da reserva.

Já a taxa de serviço para os hóspedes varia de 0 a 20%. Mesmo assim, alugar um apartamento pelo Airbnb continua sendo uma das opções mais baratas para quem quer viajar.

 

Quem pode ser um anfitrião no Airbnb? 

 

Os criadores do Airbnb quiseram manter a ideia inicial do site. Lembra que eles começaram com colchões infláveis pelo apartamento? Então, a ideia é que todo tipo de hospedagem seja válida.

Por isso, é possível ser bastante criativo na hora de criar um espaço para alugar no Airbnb. O próprio site dá umas ideias como casas na árvore, barcos, castelos encantados…

O site separa todas as essas opções em três categorias: lugar inteiro, quarto inteiro, e quarto compartilhado.

 

É importante lembrar que é preciso respeitar os padrões da comunidade Airbnb e atender a alguns requisitos básicos estipulados pelo site.

 

Por fim, não há limites mínimos de tempo para a hospedagem, e você pode disponibilizar seu espaço pelo tempo que lhe for conveniente. Inclusive bloqueando datas em que você não quiser hospedar ninguém.

 

E é seguro anunciar meu quarto ou minha casa para alugar no Airbnb?

 

O Airbnb oferece um seguro próprio à propriedade dos anfitriões, com uma cobertura altíssima de 1 milhão de dólares americanos contra danos materiais e 1 milhão de dólares americanos de seguro contra acidentes.

Além disso, o site te dá total liberdade para estabelecer requisitos super rigorosos, inclusive exigir documento de identificação oficial antes da reserva.

Você também pode criar as regras que achar convenientes (horários de silêncio, uso de cozinha ou não, horário de check-in e check-out, etc.) e contar com a central de ajuda do Airbnb, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

 

Sem contar que o Airbnb é uma plataforma de renome, conhecida justamente pela segurança e confiabilidade. Então, tomados os devidos cuidados, usar o Airbnb é sim muito seguro.

E uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir a segurança da sua casa? Verifique os comentários sobre qualquer hóspede que faça uma reserva com você para ver o que os anfitriões anteriores dele disseram sobre ele(a) (e se você desconfiar da pessoa, cancele a reserva).

 

Como fazer para anunciar minha acomodação no Airbnb?

 


Para começar a disponibilizar seu espaço para hospedagem você só precisa acessar o site do Airbnb e preencher um questionário bem simples e rápido.

Porém, antes disso, o ideal é que você já tenha em mãos:

 

  • Boas fotos do local;
  • O valor estipulado para as diárias;
  • As datas em que o imóvel estará disponível;

 

Depois que você tiver essas informações, basta entrar no site do Airbnb e clicar na opção “Torne-se um anfitrião”, na parte superior direita, e em “Anuncie seu Espaço”.

 


O site te levará para uma nova página, solicitando que você entre na sua conta do Airbnb (pode ser a mesma que você utiliza como hóspede), ou crie uma, caso ainda não tenha.

Depois disso, você terá que responder um questionário bem simples respondendo algumas perguntas sobre seu imóvel. 

 


Depois de responder o questionário, você será levado para uma nova página, para finalizar a Etapa 2 e 3: fazer o upload das fotos e estipular as configurações de reserva (preço, disponibilidade, regras…).

O Airbnb te oferece ainda uma média de preço para o local do seu imóvel, mas é aconselhável que você faça também sua própria pesquisa e considere as particularidades do seu quarto ou imóvel.

 


Depois disso, seu anúncio já vai estar disponível! Sim, simples assim!

Caso ainda restem dúvidas, o próprio Airbnb oferece uma página com todos os detalhes e até um simulador para você estipular quanto pode ganhar com seu imóvel.

 

Por que o Airbnb é a melhor opção para quem quer alugar o seu imóvel?

 

O Airbnb é a plataforma de maior renome no âmbito dos aluguéis de temporada. Não só pelas garantias que oferece aos anfitriões, mas por garantir segurança no pagamento para ambas as partes e por oferecer um suporte que realmente funciona.

Assim, a melhor opção para quem não quer ter dores de cabeça indesejadas é utilizar o Airbnb.

No entanto, vale a pena considerar também as opções abaixo!

 

Outros sites como o Airbnb:

  1. Booking.com
  2. AlugueTemporada
  3. TripAdvisor Rentals

Opções Bônus: 

 

Melhores Alternativas ao Airbnb para Alugar a sua Casa, Apartamento, ou Quarto

 

Melhor Alternativa ao Airbnb № 1: Booking.com

 

Booking.com/

 

O Booking.com é um site já bem conhecido por viajantes, mas como site destinado à reserva de hotéis e albergues. A novidade é que você também pode agora ser anfitrião pelo Booking e anunciar sua casa, apartamento ou quarto para alugar de curto período!

 

 

O Booking funciona como uma renomada “página de classificados” na qual você pode promover seu imóvel.

O site deixa bem claro que não participa como parte contratante, mas só como um “modelo de agência”. Assim, não oferece qualquer garantia a danos, acidentes, entre outros.

O lucro deles também vem da comissão que cobram dos usuários. No entanto, há algumas diferenças: o Booking não cobra taxa/comissão dos hóspedes, e o cálculo não é igual ao do Airbnb. 

A comissão que você vai pagar ao Booking.com vai depender do local do imóvel (entre 10-25%), e é calculada sobre o valor de todas as reservas que forem confirmadas e pagas, bem como as não reembolsáveis, independentemente da efetiva estadia do hóspede.

Assim, o Booking é uma opção legal para quem quer ter maior visibilidade e oferecer um preço mais atrativo para os hóspedes, já que o preço final será estipulado por você, sem taxa adicional alguma.

 

E é seguro anunciar a minha acomodação e alugar a minha casa no Booking.com?

 

O Booking não oferece seguro próprio como o Airbnb, mas oferece a possibilidade dos anfitriões estabelecerem um depósito caução aos hóspedes.

Claro que isso torna o imóvel menos atrativo e mais caro a quem queira aluga-lo, sem contar que o valor do caução dificilmente alcançará a garantia de 1 milhão de dólares oferecida pelo Airbnb.

Além disso, a confirmação das reservas é imediata. Então você não consegue ter controle absoluto de quem ficará hospedado no seu imóvel (e não há avaliações sobre os inquilinos como há no Airbnb … apenas avaliações sobre as propriedades).

Cumpridos os requisitos gerais que você colocar no cadastro, todos os que estiverem dispostos a pagar terão sua estadia confirmada automaticamente.

Logo, o Booking não é tão seguro quanto o Airbnb. No entanto, oferece um canal de suporte 24 horas e possui uma equipe que avalia a genuinidade das avaliações dos hóspedes (porém não explica como essa avaliação é realizada).

 

Quais os benefícios de alugar meu quarto, casa ou apartamento com o Booking?

 

O diferencial da Booking, de acordo com o próprio site, é o de promover o imóvel em mecanismos de busca de forma gratuita, aumentando as chances de visibilidade e ofertas.

 

 

Usando o Airbnb, seu imóvel só pode ser encontrado através da busca interna do site. Já no caso do Booking, seu imóvel pode ser encontrado diretamente através do Google, Yahoo, entre outros sites de busca.

Um dos benefícios citados pelo próprio site é a confirmação imediata de reservas. No entanto, esse benefício deve ser relativizado. Claro que a confirmação imediata diminui em muito o trabalho do anfitrião, no entanto, também inviabiliza um controle mais assíduo dos possíveis hóspedes.

Os demais benefícios são semelhantes àqueles oferecidos pelo Airbnb: suporte 24h, site e aplicativos periodicamente atualizados, avaliações reais de hóspedes (porém, como eu disse acima, os anfitriões não conseguem deixar avaliações sobre quem alugar)….talvez no futuro o Booking.com adicione essa ferramenta.  

Assim, o benefício mais interessante do Booking é a visibilidade dada ao imóvel em mecanismos de buscas. Além disso, considerando que não é cobrada taxa de serviço dos hóspedes, é possível disponibilizar seu imóvel a um preço mais atrativo que no Airbnb, onde a taxa para o hóspede é bem mais alta que para o anfitrião.

 

Como anunciar meu imóvel para alugar no Booking?

 

como ser anfitrião em Booking.com

 

Você só precisa acessar a página de anfitriões do Booking.com (clicando no botão “anuncie seu apartamento” no topo da página) e iniciar seu cadastro criando um login e senha.

Depois você será enviado a uma segunda página, onde poderá escolher o tipo de propriedade que será anunciada.

Alguns critérios de cadastro mudam a depender do tipo de propriedade, mas se dividem, basicamente, em:

 

 

 

Depois de finalizado o cadastro, seu formulário será processado e analisado pela equipe da Booking e, caso aprovado, um email será enviado com os dados para um sistema onde você poderá atualizar tarifas e a disponibilidade do imóvel.

Só depois dessa segunda etapa é que seu imóvel estará disponível para aluguel no portal do Booking.

Caso ainda existam dúvidas, é possível acessar o centro de ajuda do Booking.com.

 

Melhor Alternativa ao Airbnb № 2: AlugueTemporada

 

AlugueTemporada

 

Por fim, outra plataforma que pode te ajudar a alugar seu imóvel temporariamente é o AlugueTemporada, um site que faz parte da família HomeAway, que agora faz parte do Vrbo, líder mundial em aluguel por temporada. 

Isso o torna um dos principais concorrentes do Airbnb para aluguéis de temporada ou longos períodos. 

 

Você pode utilizar a plataforma de duas formas distintas: colocando seu anúncio gratuitamente, pagando 5% do valor da reserva, ou contratando o plano anual por R$699, sem nenhuma comissão adicional.

Você pode habilitar o pagamento online ou, se preferir, estabelecer a forma de pagamento com o hóspede.

 

 

E é seguro anunciar a minha casa, apartamento ou quarto no AlugueTemporada?

 

O AlugueTemporada é o site que oferece menos opções de segurança dos 4 sites listados aqui. O proprietário é basicamente responsável por todos os cuidados. Por isso, é altamente recomendável que você redija um contrato de aluguel temporário, estipulando as garantias que achar necessárias.

A única ferramenta de segurança oferecida é a opção de pagamento online. Além disso, você pode decidir se as reservas serão automáticas ou se estarão todas limitadas a sua aprovação prévia.

 


Por fim, você pode contar com uma equipe de suporte, disponível 24 horas por dia.

 

Como anunciar meu imóvel no AlugueTemporada?

 

Basta acessar a área do proprietário do AlugueTemporada e preencher um formulário com as informações a respeito do imóvel, dos valores, formas de pagamento, e políticas de cancelamento.

 

 

Se dúvidas surgirem, é possível contatar o site através do e-mail oficial e do 0800. Porém, o formulário é bem simples e explicado passo a passo.

 

 

Após o preenchimento, seu cadastro é enviado para análise e depois publicado na plataforma.

 

Melhor Alternativa ao Airbnb № 3: TripAdvisor Rentals

 

TripAdvisor

 

O TripAdvisor é um dos maiores sites especializados em viagens do mundo, principalmente por ter a maior parte do seu conteúdo produzida pelos usuários, responsáveis pelas recomendações de locais para acomodação, alimentação, tours, excursões, passeios, entre outros tópicos relacionados à viagem.

O que você talvez não saiba é que o TripAdvisor também funciona como uma plataforma para anúncio de imóveis para aluguel de temporada.

 

 

A taxa cobrada é de 3% sobre o valor da reserva (incluindo possíveis taxas de serviço e limpeza estipuladas pelo proprietário).

 

E é seguro anunciar o meu imóvel para aluguel no TripAdvisor?

 

O TripAdvisor também não oferece seguro próprio. No entanto, é possível estipular um depósito caução que será retido pelo site e poderá ser reivindicado em até 7 dias do check-out do hóspede.

Se o hóspede causar algum dano ou der um motivo para você manter o depósito de segurança dele, você pode registrar uma reclamação junto ao TripAdvisor.

Essa reivindicação deverá conter recibos e provas do dano, bem como a aprovação do hóspede, que poderá contestar o valor e a cobrança. Caso você e o hóspede não cheguem a um acordo, o TripAdvisor oferece serviço de mediação.

Além disso, como com o Airbnb, a reserva através do site pode ou não ser automática. Assim, caberá ao proprietário decidir se prefere ter controle prévio dos hóspedes, ou se deseja permitir a reserva sem necessidade de contato prévio. É a chamada “Reserva Rápida”.

 

Como anunciar a minha acomodação para alugar no TripAdvisor?

 

Você só precisa visitar a página de cadastro de proprietários e preencher seus dados básicos.

 

 

A partir daí, o cadastro é bem simples e auto-explicativo. Você irá fornecer os detalhes sobre o imóvel, bem como sobre os critérios específicos de reserva que você desejar estabelecer, como o prazo de dias para pagamento antes do cancelamento da reserva, e a política de reembolso.

 

 

Depois de finalizado o cadastro, você só precisará confirmar seu e-mail e telefone celular. A partir daí, seu anúncio estará disponível em até 48 horas.

 

Opções bônus:

 

 

Uma outra ótima opção de site para alugar a sua casa, apartamento ou quarto enquanto você viaja é a Plum Guide. Eles têm um sistema bem parecido com o Airbnb, você se inscreve para se tornar um anfitrião e o site o indica para hóspedes interessados. 

O ponto onde essa plataforma se diferencia das demais é por conta do seu sistema de avaliação. Todos os imóveis listados no Plum Guide passam por vistorias e testes de qualidade feitos por funcionários da empresa, tudo é verificado nos mínimos detalhes para que a sua experiência de acomodação seja perfeita. 

Além disso, a Plum Guide iguala os seus preços diariamente sempre verificando que oferece os menores orçamentos do mercado e possuem um atendimento especial 7 dias por semana para dúvidas e dicas caso o seu anfitrião não esteja disponível. 

 

Plum Guide

 

  • FlipKey e VRBO

 

Não vou falar muito do FlipKey e do VRBO pois eles pertencem a duas empresas já mencionadas aqui.

A FlipKey foi adquirida pela TripAdvisor e a VRBO pertence à AlugueTemporada/HomeAway.

Mas, definitivamente são duas outras alternativas que você pode usar para alugar sua casa.

 

Aqui está o site da Flipkey

Alugue casa temporada

 

 

E aqui está o site da VRBO

 

Alugue casa Airbnb

 

 

  • CasaiCasai

 

Outra alternativa para alugar o seu apartamento, casa ou quarto é a Casai. Uma das principais vantagens da Casai é que eles realizam contratos de longo prazo e gerenciam unidades individuais ou múltiplas que você deseja alugar.

Isso significa que eles serão responsáveis pela administração, manutenção, e cuidados com os hóspedes durante as estadias. Diferente do Airbnb, onde essas responsabilidades recaem sobre os proprietários.

Infelizmente a Casai apenas funciona em algumas cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, no Brasil. E a Cidade do México e Tulum, no México.

 

Casai

 

Como escolher o site ideal para anunciar a minha casa, apartamento ou quarto online para alugar?

 

Como deu para ver, as opções de anúncio de acomodação de viagem são muitas: desde plataformas tradicionais como o Airbnb, a sites novos no ramo como o Booking.com. Pode parecer difícil decidir qual deles utilizar, mas a verdade é que você nem precisa escolher.

É possível utilizar todas as opções acima de forma gratuita, então você pode usufruir de todas elas simultaneamente, para aumentar as suas chances de ter a sua acomodação alugada.

Claro que, se você nunca alugou, o melhor é que você escolha pela opção mais segura, que ainda é o Airbnb.

Por fim, caso você queira escolher somente uma plataforma, segue uma tabela comparativa dos 4 sites descritos nesse artigo. É só escolher e começar a ganhar dinheiro alugando seu imóvel.

 

Airbnb Booking TripAdvisor AlugueTemporada
Comissão 3 a 5% 10 a 25% 3% 5%

(ou taxa anual)

Seguro próprio Sim

 (1 milhão de dólares)

Não

 

Não

(intermedia depósito caução)

Não

 

Taxa de serviço para os hóspedes Sim

(0 a 20%)

Não Não Sim
Reserva Imediata Não Sim Pode ser ativada

(chamada Reserva Rápida)

Não

 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a tomar a decisão de alugar parte do seu imóvel (ou todo ele) para fazer uma grana extra.

Realmente não é tão difícil e complicado quanto parece e, tomando a iniciativa, em pouco tempo você já vai começar a ver o dinheiro entrando….então aproveite!

Ficando ainda alguma dúvida, é só usar a área de comentários abaixo que respondo sempre!

Bons alugueis!

 

Está planejando a sua próxima viagem?

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada! 

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak e Momondo. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão. 

 

 

button

7 Responses

  1. 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar a Sua Acomodação de Viagem

    […] Eu acabei de escrever um artigo com tudo o que você precisa saber para alugar a sua acomodação com a Airbnb e fazer uma graninha extra. Além disso, eu dou 3 outros sites onde você também pode anunciar o seu imóvel por curtos períodos online. É só dar uma olhada aqui: 3 Melhores Alternativas ao Airbnb para Alugar o Seu Apartamento, Casa ou Quarto.  […]

  2. Anônimo
    Anônimo at |

    Muito bom seu artigo! Prático e elucidativo.
    Só tenho um ponto a adicionar. Pelo Airbnb é possível fazer a Reserva Instantânea, mas o hóspede tem que ser rankeado (ter bons comentários e estrelas) para isso.

    Responder
  3. Anônimo
    Anônimo at |

    Adorei o artigo. Muito pratico!
    Minha pergunta é: Quando vc anuncia seu imóvel em mais de um site (3 por exemplo), existe algum mecanismo que automaticamente, já deixa indisponível nos outros 2 nas datas em que o imóvel foi alugado num primeiro site?
    Ex: uma pessoa aluga de 10 a 18 de fevereiro, automaticamente as datas ficam indisponiveis nos outros sites?
    Desculpa a pergunta, mas sou nova no negócio.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.