Quando alguém decide viajar com seu animal de estimação, há muito trabalho a ser feito. Múltiplas formalidades para manter e documentos para obter podem esgotar até mesmo o dono de animais mais paciente. No entanto, se isso não o desanimou, a próxima etapa da preparação da sua viagem pode ser confusa.
Como escolher um hotel adequado para você e seu animal de estimação? Boas notícias primeiro: isso não é muito difícil. No entanto, existem certas nuances para você saber se quiser evitar surpresas desagradáveis e mudanças repentinas em seus planos.
Aqui abaixo, você encontrará um pequeno guia sobre como encontrar e escolher uma acomodação para que sua viagem com um animal de estimação seja confortável e tranquila.
Índice desta matéria
1. Pesquise os documentos para viajar com seu animal de estimação
Bem, a decisão está tomada. Você quer viajar com seu animal de estimação. Então, você precisa de documentos, especialmente quando vocês dois estão viajando para o exterior.
Aqui está uma lista de verificação:
- Um certificado veterinário internacional
- Microchip de animal de estimação inserido
- Vacina anti-rábica
- Outros procedimentos exigidos pelos regulamentos do país de destino
- Mais formalidades dependendo do seu país e para onde você vai
Depois que todos os documentos estiverem em mãos, é hora de cuidar da acomodação. Vamos tentar encontrar um hotel adequado!
2. Verifique se o hotel realmente acomoda animais
Depende da administração do hotel se eles permitem ou não que os donos de animais utilizem seus serviços. Não existem leis ou regulamentos específicos para proprietários de empresas. A decisão é apenas deles.
No caso de haver uma proibição claramente visível de acomodação de animais de estimação no site do hotel, Booking.com, Airbnb ou outros perfis de serviço prováveis, comece a procurar outras opções imediatamente. Não há nada que você possa fazer para alterar as regras internas do hotel.
Permitidos animais
Se o local escolhido permitir que os tratadores tragam seus animais de estimação, as regras podem variar novamente. O ponto mais crítico para você é entender todos os pagamentos necessários. A acomodação do animal de estimação pode ser:
- Paga: Nesse caso, eles terão um preço fixo ou algum pagamento extra especificado, dependendo do custo do seu quarto. A administração do hotel lhe dará mais informações com certeza.
- Depósito: Antes de fazer o check-in, você paga a quantia definida. Caso seu animal de estimação se comporte bem e não cause danos, eles devolverão o dinheiro para você. Mas se algo der errado, o dinheiro servirá como compensação para o hotel.
- Livre: Sim, alguns hotéis que aceitam animais de estimação oferecem acomodação gratuita para animais. Sem custos adicionais.
Limitações Adicionais
No entanto, mesmo que o hotel deva permitir animais de estimação de acordo com as informações públicas, podem ser aplicadas restrições adicionais. Por exemplo:
- Por espécie: Alguns hotéis podem permitir cães e gatos, mas não pássaros ou répteis.
- Por raças: A permissão de acomodação para cães pode funcionar apenas para Yorkshire terriers ou dachshunds, por exemplo. Bem, sim, seu malamute ou pastor não encontrará aceitação aqui.
- Por tamanhos: Normalmente, os hotéis permitem animais de estimação com peso não superior a 12 ou até 7 libras (3 a 5 kg). Porém, os cães-guia estão além de todas as limitações.
Nenhuma informação
Caso as informações disponíveis não especifiquem a acomodação do animal de estimação no hotel escolhido, você pode pedir ajuda ao seu serviço de reservas ou aos oficiais de suporte do hotel.
Use seu e-mail, número de telefone, perfil do Facebook, mensagens diretas do Instagram, etc., para descobrir tudo o que você precisa saber.Escolha a forma mais confortável de entrar em contato.
Algumas vezes é possível visualizar perguntas e comentários de antigos clientes, sempre vale a pena dar uma olhada nesses relatos. Algumas vezes todas as suas dúvidas já foram esclarecidas ali e você não terá a necessidade de entrar em contato com a acomodação.
3. Escolha bem o tipo de acomodação
Esse é um ponto essencial, se você vai viajar com o seu gato é necessário conferir se a sua acomodação terá grades nas janelas ou se é possível fechar todas as saídas, dessa forma o seu companheiro de viagem não irá fugir.
Pequenos quartos de hotel normalmente não têm redes de proteção, mas são ótimos caso você precise fechar todas as portas e janelas já que normalmente contam com ar condicionado.
Se você está viajando com o seu cachorro, uma acomodação com varanda ou quintal pode ser perfeita para dar mais liberdade ao seu amigo peludo e aliviar o estresse da viagem que a viagem pode causar.
4. Prepare seu animal de estimação
Caso seu animal seja ativo e expressivo, certifique-se de passear com ele antes do check-in. Mesmo que o hotel aceite animais de estimação, os membros da equipe têm o direito de rejeitar a acomodação de animais que sejam muito barulhentos ou agressivos.
Por isso, recomendamos que você canse o seu amigo peludo antes de ir para o seu quarto. Uma caminhada, brincadeira ou jogo de pegar bola podem ser ótimas opções para gastar a energia do seu pet.
5. Dicas para viajantes com animais de estimação
Aqui estão algumas recomendações adicionais. Segui-las vai economizar tempo, dinheiro e nervos durante a viagem com seu amado animal.
Leve sua tigela
Leve a tigela do seu animal de estimação com você. Você não pode alimentar animais com a louça do hotel. É proibido devido aos regulamentos sanitários. A propósito, você pode querer verificar um dos comentários online para escolher alimentos de alta qualidade para seu pet. Os donos de animais podem achar útil ver uma pilha de comentários deixados por outros.
Encontre um tapete de dormir e uma toalha
Eles podem pedir que você pague uma multa se usar lençóis e toalhas do hotel. Muito provavelmente, você gostaria de evitar esse problema.
Por isso, leve uma cama para o seu melhor amigo peludo ou traga um lençol, toalha ou tapete para colocar sobre a cama, caso o seu animal durma na cama com você.
A focinheira é necessária?
Bem, se seu cachorro é de médio ou grande porte, sim. Você deve caminhar apenas com a focinheira colocada. Além disso, tente escolher suas rotas com sabedoria: não chegue perto de piscinas e playgrounds para evitar transtornos e desconfortos.
Não deixe animais de estimação sozinhos
Caso necessite sair, avise os funcionários do hotel. E certifique-se de não fazer seu animal de estimação ficar muito tempo sem você. Não se esqueça: você não pode deixar um animal no quarto na hora da limpeza.
Além disso, o seu animal pode apresentar um comportamento instável durante a viagem e você pode ter uma surpresa desagradável ao voltar e encontrar o seu animal com móveis destruídos, roupas de cama rasgadas ou se o seu amigo peludo esquecer o local certo para realizar as suas necessidades.
Resumindo
As nossas dicas para escolher um hotel ao viajar com animais de estimação são:
- Pesquise os documentos necessários para viajar com seu animal de estimação
- Verifique se o hotel realmente acomoda animais
- Escolha bem o tipo de acomodação
- Prepare seu animal de estimação
- Dicas para viajantes de animais de estimação
Concluindo
Viajar é incrível e com os cuidados necessários pode ser uma ótima experiência junto com o seu animal de estimação. Siga a nossa lista acima, e caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários, vamos adorar te ajudar a viver uma aventura com o seu amigo peludo.