O voluntariado no exterior está cada vez mais na moda entre os estudantes universitários. Hoje, milhares de programas de voluntariado estão sendo implementados em todo o mundo em vários campos, e qualquer pessoa pode se tornar parte da experiência de viagem.
Além dos benefícios sociais, o trabalho voluntário enriquecerá sua vida e lhe dará bônus específicos para estudos adicionais e trabalho no exterior.
Embora o voluntariado no exterior geralmente não forneça um salário, o que às vezes é vital para estudantes universitários, você pode encontrar os melhores programas de voluntariado no exterior onde os organizadores pagam por acomodação, refeições e até dinheiro voluntários.
E além de passar por uma viagem inesquecível no exterior, vivenciando ao máximo seus anos de faculdade ou universidade, você pode conhecer muitas pessoas novas, voluntários internacionais, que podem se tornar seus melhores amigos. Sri Lanka ou Costa Rica? Se você é estudante, pode escolher entre muitas oportunidades de voluntariado no exterior.
Há muitos benefícios de viajar para estudantes que desejam ser voluntários no exterior. A primeira é a chance de sair de uma zona de conforto, pois as oportunidades de voluntariado estão espalhadas por todo o mundo. Você pode viajar, escolher quantos passeios quiser e tudo isso enquanto faz coisas boas.
O segundo benefício para os alunos é ter um bom verão. Muitos estudantes universitários decidem fazer voluntariado no estrangeiro apenas quando têm férias. E o melhor programa de voluntariado no exterior é com certeza o voluntariado de verão.
O terceiro benefício está relacionado à comunicação: como há muitos grupos diferentes em cada programa, eles geralmente criam atividades comuns para ajudar uns aos outros a aprender melhor durante as viagens.
Saiba mais sobre as oportunidades de voluntariado no exterior que você pode participar.
Índice desta matéria
O que é Voluntariado no Exterior?
O voluntariado no exterior é uma atividade socialmente valiosa realizada de forma voluntária e gratuita. O trabalho voluntário pode assumir muitas formas diferentes nos dias de hoje. Cada voluntário pode escolher a área e o grau de complexidade do trabalho que lhe convém.
Aqui estão alguns exemplos de programas de voluntariado no exterior para estudantes universitários:
- Arborização e paisagismo
- Ensinar no exterior
- Proteção da flora e da fauna
- Assistência em áreas afetadas por cataclismos e desastres naturais
- Trabalhar com crianças pequenas
- Trabalhar com refugiados
- Trabalhar com idosos
- Trabalhar com famílias socialmente desfavorecidas
- Ajuda em escolas, hospitais, internatos, centros sociais, etc.
Existem também programas de voluntariado acessíveis mais altamente especializados, onde os estudantes universitários podem participar. Por exemplo, estudantes universitários com especialização em arqueologia se juntarão a projetos arqueológicos.
Estudantes universitários podem ensinar inglês, ou aqueles com experiência excepcional podem cuidar de uma determinada espécie animal em reservas naturais.
Para ir ao exterior de graça, você precisa visitar os centros de voluntariado e responder um formulário. Antes de enviá-lo, cada candidato deve preencher um questionário.
Atenção considerável é dada às qualidades pessoais dos voluntários: simpatia, sociabilidade e desejo de trabalhar. Após o envio da candidatura, deverá aguardar uma resposta. Existem algumas melhores opções de viagens voluntárias, mas cada uma envolve muitas pessoas e muito poucos lugares são oferecidos.
Condições para Participação em Programas de Voluntariado no Exterior
Qualquer pessoa pode se tornar um voluntário internacional. No entanto, você precisa avaliar suas capacidades ao escolher um projeto com sobriedade. Existem muitas inscrições para vagas oferecidas em países europeus e nos EUA, principalmente se não exigirem custos.
Portanto, os organizadores podem recusar um potencial participante sem explicar os motivos. Quais são os requisitos para voluntários?
1. Idade e qualificação educacional
Quase todos os melhores programas de voluntariado no exterior, exceto os programas de estudantes universitários, declaram os limites de idade mais amplos possíveis para os candidatos: de 18 a 99 anos. Claro que, na realidade, os requisitos são mais específicos. Na maioria das vezes, os voluntários são jovens de 20 a 35 anos.
Mas isso não significa que a geração mais velha não encontrará um lugar para si no movimento voluntário. Eles têm projetos que exigem profissionalismo e experiência. Na maioria das vezes, eles são de longo prazo. Qualquer estudante universitário pode pesquisar opções no site.
Alguns programas no exterior favorecem pessoas mais velhas com rica experiência profissional. Para estudantes universitários, a idade não é o ponto. Vá em frente se você faz parte do processo de estudo e tem as habilidades físicas necessárias.
Embora os alunos menores de idade geralmente não possam ser permitidos, há exceções. Nesse caso, a ênfase principal não está no trabalho, mas na formação de uma atmosfera amigável e na educação da tolerância nacional.
2. Educação
Não há requisitos rígidos para o nível de educação dos voluntários na maioria dos programas. Um projeto que será interessante e útil será encontrado tanto pelo calouro da universidade quanto por seu professor.
E trabalho físico simples, por exemplo, em uma fazenda, está disponível para todos. Mas em programas que envolvem trabalho qualificado, os universitários precisam apresentar um documento sobre educação especializada.
3. Linguagem
É dada especial atenção ao conhecimento da língua inglesa (às vezes outra). Para um acampamento de voluntários, um nível de conversação será suficiente. Quando um trabalho sério deve ser feito, é necessário um bom domínio do idioma. Em muitas demandas de voluntariado no exterior, o nível é especificado nas condições para os participantes.
4. Saúde e Estresse
Os alunos como futuros voluntários devem considerar que não vão viajar de férias. Às vezes, eles terão que trabalhar em um clima incomum, muito quente ou muito severo e fazer trabalho físico. Nem todo morador da cidade pode cultivar vegetais na Tailândia ou na Costa Rica. Isso requer boa saúde.
“O voluntário deve estar preparado para estresse físico e moral significativo. Alguns tipos de trabalho envolvem tensão no sistema nervoso. Por exemplo, ser voluntário em um acampamento não é tão fácil quanto parece”, diz Jane Swift, escritora especialista em PapersOwl especializada em programas estudantis.
Aqueles que desejarem terão que encontrar uma linguagem comum com crianças criadas em um ambiente diferente. Não é menos desafiador trabalhar com pessoas com deficiência e socialmente desfavorecidas.
Portanto, antes de escolher um projeto, avalie o quão forte, resistente e paciente você é para o trabalho proposto.
5. Qualidades pessoais
Um voluntário deve ser uma pessoa atenciosa e amigável que se adapta rapidamente a um novo ambiente. Caso contrário, seu bom empreendimento está fadado ao fracasso.
Não se esqueça de adicionar às principais qualidades a simpatia do voluntário. Independência e responsabilidade também são valorizadas no ambiente de voluntariado. E, claro, simpatia e energia incansável voltadas para uma boa causa serão úteis.
Como se tornar um voluntário internacional no exterior
Um estudante universitário que queira se tornar um voluntário deve entender claramente o significado desse movimento. É impossível dedicar-se a servir as pessoas se você não as ama.
Portanto, os misantropos devem ficar em casa. Se os princípios do voluntariado são claros e próximos de você, se você tem força, tempo livre e uma certa quantia de dinheiro, você precisa traçar um plano de ação para realizar seu sonho:
- Decida quanto tempo você, como estudante universitário, está disposto a dedicar ao programa no exterior. A escolha do projeto depende disso – de curto ou longo prazo.
- Avalie suas habilidades e interesses. Decida quais programas o atraem e para qual país você, como estudante universitário, se voluntaria para ir.
- Determine se você tem alguma restrição ou barreira com relação a sua participação no programa (saúde, traços de personalidade).
- Responda à pergunta, o que você espera da participação no projeto.
- Estime despesas futuras, calcule quanto dinheiro você pode gastar.
- Inicie você mesmo sua busca por um programa adequado na Internet ou entre em contato com uma agência especializada.
Programas de Voluntariado no Exterior
1. European Voluntary Service
Este é um programa para estudantes universitários que já completaram 17 anos e desejam ser voluntários no exterior. Todos os projetos acontecem na Europa. O voluntariado é geralmente uma atividade social e cultural, e o voluntário precisa conhecer a língua do país anfitrião pelo menos no nível básico.
A organização reembolsa todos os custos de documentação e voo. Alojamento e serviços públicos também são pagos, e uma pequena quantia monetária também é distribuída.
2. HF Holidays
Você vai gostar especialmente dos programas de voluntariado desta organização se for fã de recreação ao ar livre como voluntário internacional. A HF Holidays recebe mais de 60.000 convidados do exterior todos os anos e mais de setecentos voluntários entusiasmados sem experiência anterior.
A organização garante aos voluntários condições de vida dignas, treinamento físico e compensação de voo.
3. UN Volunteers
Este projeto global da ONU é projetado em muitas áreas e também para estudantes: desenvolvimento comunitário, proteção ambiental, desenvolvimento de programas e projetos, gerenciamento de projetos, monitoramento, direitos humanos, reassentamento, reintegração, repatriação, determinação do status de refugiado, proteção infantil e muito mais .
Porém, você deve ser selecionado para participar do programa de voluntariado.
4. Sudan Volunteer Program
O mais importante para uma seleção bem-sucedida para este programa é falar inglês em um nível muito alto, porque os alunos desses programas no exterior terão que ensinar o idioma ao povo do Sudão. Você terá que pagar pela mudança, papelada e taxas do programa de adesão de £ 80, mas você pode contar com moradia e pagamento pelo seu trabalho.
Isso deve ser suficiente para organizar a vida cotidiana na África do Sul. O anfitrião fornece programas com 20-25 horas de trabalho por semana. Você poderá organizar o processo de aprendizagem a seu critério e ter liberdade criativa suficiente
5. Peace Corps
Os programas de voluntariado do Peace Corps no exterior oferecem voluntariado na África e na Eurásia. Cada voluntário recebe alojamento e uma bolsa da organização, o que lhes permite viver no mesmo nível que os cidadãos do país escolhido. Além disso, os voluntários recebem assistência médica e o direito de sair.
Durante o programa, você poderá adquirir habilidades relacionadas a idiomas, culturas de diferentes povos e segurança da vida.
Resumindo…
Os 5 melhores programas de voluntariado no exterior para estudantes universitários são:
- European Voluntary Service
- HF Holidays
- UN Volunteers
- Sudan Volunteer Program
- Peace Corps
Conclusão
O voluntariado é uma coisa boa em sua forma mais pura, e há oportunidades de voluntariado para estudantes universitários começarem outra vida e visitarem os cantos mais remotos do mundo. Claro que é preciso conhecer o idioma e trabalhar com as pessoas para participar dos programas de voluntariado, mas em todos os lugares há uma especificidade.
Fazer parte dos programas no exterior pode fazer com que qualquer aluno se sinta único e ao mesmo tempo pertencente não apenas ao ambiente de um estudante universitário, mas também a um grupo de pessoas que são conhecidas como habitantes do mundo.