Se você está planejando a sua primeira visita a Utrecht, saiba que você terá um passeio encantador no centro da Holanda medieval. A cidade desempenhou um papel importante na história do país, e muito disso ainda pode ser visto hoje nos incríveis marcos de Utrecht já que esse local costumava ser o principal centro político, econômico e cultural da Holanda.
Como o turismo é uma das principais indústrias aqui, as melhores coisas para fazer em Utrecht envolvem muitas caminhadas, passeios turísticos, comer e beber, e apenas apreciar a beleza encantadora desta cidade pitoresca, especialmente na Cidade Velha, onde você pode encontrar uma série de edifícios históricos.
Há muitas coisas para fazer e desfrutar aqui, mas se você está limitado a fazer apenas algumas, aqui estão as que eu mais recomendo.
Índice desta matéria
- 1 1. Passeie ao longo do Oudegracht, o antigo canal
- 2 2. Visite os antigos e importantes marcos religiosos
- 3 3. Saiba mais sobre o passado de Utrecht
- 4 4. Visite outros pontos históricos interessantes em Utrecht
- 5 5. Faça compras em Hoog Catharijne em Utrecht
- 6 6. Tome uma bebida ou um lanche nos muitos bares e cafés de Utrecht
- 7 Concluindo…
1. Passeie ao longo do Oudegracht, o antigo canal
Um dos destaques da estadia de qualquer pessoa em Utrecht é um adorável passeio ao longo da bela Oudegracht – um antigo canal que atravessa o coração da cidade. Os historiadores dizem que este canal traça o que antes fazia parte da rota original do Reno, vindo da seção sudeste da cidade.
Na seção norte, você pode ver segmentos de um canal construído por volta de 1000 dC que conectava o Reno ao Rio Vecht.
A rede de eclusas foi concluída em 1275 e levou ao surgimento do cais de e armazéns. Desde então, as hidrovias se tornaram parte integrante da cidade. Oudegracht significa “canal antigo” em holandês.
Caminhar ou andar de bicicleta ao longo do Oudegracht irá apresentá-lo a moradias, pontes centenárias, edifícios medievais e adegas que agora são cafés, restaurantes, galerias e boutiques. Nada se compara a caminhar em antigas ruas de paralelepípedos e tirar uma selfie em frente à intrincada alvenaria dos prédios antigos.
Você também pode ganhar um ou dois novos amigos, já que os bares e cafés normalmente ficam lotados de gente e viajantes, o que os torna uma parte divertida e vibrante da cidade.
2. Visite os antigos e importantes marcos religiosos
Catedral de São Martinho
Encontrada no coração de Utrecht, na Praça da Catedral, a Catedral de São Martinho ou mais popularmente conhecida pelos habitantes locais como Igreja Dom (Domkerk), é considerada uma das igrejas mais importantes da Holanda. Esta impressionante catedral foi construída em 1254.
Venha aqui para ver um coro do século 14, transectos do século 15 e duas capelas, bem como vários túmulos antigos e uma cripta conhecida por conter os órgãos internos dos imperadores Conrado II e Henrique IV. Além disso, os turistas adoram o claustro do século 14 que conecta a catedral à universidade. A entrada aqui é gratuita e todos são bem-vindos para assistir aos cultos de domingo.
O Domtoren: a torre da catedral
A Catedral de St. Martin é apenas uma parte da antiga torre da catedral, a maciça Dom Tower (ou Domtoren) que assoma sobre a cidade. As pessoas vêm aqui por vários motivos, um deles é ouvir a música celestial do impressionante carrilhão de 50 sinos da Torre, muitos dos quais com séculos de idade.
A Torre Dom é tão alta que você pode ver até Roterdã e Amsterdã em um dia claro, mas esteja preparado para subir 465 degraus. Existe uma regra geral entre os construtores modernos – eles não têm permissão para construir nada que seja mais alto do que a Torre Dom.
Existem duas capelas que você pode ver dentro da torre: St. Michael’s (a capela doméstica do bispo) e a Capela Egmond. Este último apresenta uma exposição sobre a história desta estrutura espetacular e um centro de visitantes.
O Dom Tower nunca para de surpreender os turistas, tanto locais como internacionais. Um deles descreveu a experiência:
“Foi um passeio agradável até o topo da torre. Você passa por várias salas diferentes, onde nossa guia Evie nos deu o pano de fundo do uso original de cada sala e como ele mudou ao longo do tempo. A escada torna-se cada vez mais estreita à medida que você chega aos andares superiores. As escadas são estreitas, mas regulares e há muitos corrimãos, por isso é adequado para a maioria. O ponto de vista é fechado, por isso é muito seguro (também para crianças). ”
3. Saiba mais sobre o passado de Utrecht
Museu do Convento de Santa Catarina
Este lugar é uma parada importante em Utrecht, pois abriga a maior coleção de tesouros de arte medievais do país. O museu trata da história do cristianismo na Holanda, com seções que apresentam interiores de igrejas, crenças religiosas e mosteiros medievais.
Caminhe para ver artefatos dos séculos 17 e 18, livros históricos e manuscritos, um modelo da Catedral de St. Martin original e paramentos bordados da igreja flamenga do final da Idade Média. Ele também tem uma loja no local, um café e uma biblioteca de referência.
O Museu do Convento de Santa Catarina “é sempre ótimo para visitas”, disse um visitante. “Todas as exposições são relacionadas à religião, de todas as formas, ao longo dos tempos. Há uma exposição mais ou menos permanente sobre religião e exibições que mudam regularmente sobre vários assuntos. Ele lhe dará muitas informações básicas sobre as tradições cristãs na Holanda ao longo dos tempos. ”
Museu Speelklok
Sua viagem a Utrecht não está completa sem visitar o popular Museu Speelklok. Em inglês, significa “Museu do Relógio Musical” e é dedicado a caixas de música, órgãos de barril e outros dispositivos e instrumentos capazes de tocar música sem que ninguém os toque.
Construído em 1956, o museu também abriga relógios musicais, pianolas e um relógio de torre com carrilhão. Visitas guiadas e demonstrações em inglês são gratuitas.
Se você gosta de música, vá até o Tivoli Vredenburg, a maior casa de shows da cidade com cinco palcos separados que foram feitos sob medida para acomodar vários gêneros musicais. O local se orgulha de ter o que poderia ser a melhor acústica de todo o país. Venha para o Tivoli para desfrutar também de seus bares e cafés em várias áreas de observação muito altas que permitem a você ver o centro de Utrecht.
Cinco outros museus que você pode querer ver são o Museu Centraal, com as excelentes coleções municipais de Utrecht, o Museu Ferroviário (Spoorwegmuseum), que é imperdível para os amantes de trens, e o Museu Miffy, uma exposição permanente para crianças em homenagem ao criador do personagem infantil popular na região. Ele é encontrado dentro de uma antiga casa da cidade Agnietenstraat.
As crianças adoram Miffy e quem visita o museu acha que a experiência vale a pena, mesmo para os adultos. Um pai visitante disse:
“Nosso filho adora Miffy. Então, nós o levamos para ver seu ídolo na vida real. Ele adorou e ficou absolutamente louco quando viu um Miffy gigante no corredor. Espere muitas crianças sensacionais. Também é muito interessante saber mais sobre seu criador Dick Bruna. Não sabia que ele se inspirou nas obras de Picasso, Matisse e outros do gênero, por exemplo. Devo confessar que, mesmo depois de adulto, achei muito legal ver todas as criações de Miffy no museu. ”
Confira o Museu Oud Amelisweerd, localizado em uma mansão rural do século 18, cercada por uma propriedade charmosa e com várias coleções do moderno artista holandês Armando.
E, finalmente, visite o Museu Catharijnconvent dentro de um antigo convento católico que foi fundado durante o século 12. O museu é conhecido por sua coleção de obras de arte cristãs da Holanda e algumas criadas por figuras holandesas famosas, como Rembrandt, Jan van Schorel e Frans Hals.
4. Visite outros pontos históricos interessantes em Utrecht
Quando desejar se aprofundar ainda mais na história do país, vá para DOM Under, em parte museu, sítio arqueológico e passeio interativo localizado abaixo de Domplein – a praça principal da cidade. Com uma tocha em mãos, essa experiência única o levará de volta a mais de 2.000 anos.
Do subterrâneo, dê uma olhada nas estrelas acima de você passando algum tempo no Observatório de Sonnenborgh. Fundado pela Universidade de Utrecht em 1853, o Observatório Sonnenborgh foi aberto ao público recentemente. Você pode espiar o aparelho de observação das estrelas ou apenas caminhar e aprender com uma das exposições especializadas do observatório.
5. Faça compras em Hoog Catharijne em Utrecht
Uma visita a uma nova cidade na Europa nunca está completa sem um dia de compras. O local de compras mais popular de Utrecht é Hoog Catharijne, um dos maiores shopping centers fechados em todo o país. Está convenientemente localizado próximo à Estação Central de Utrecht, não muito longe do centro da cidade.
Mime-se com cerca de 100 lojas diferentes, com vários cafés, restaurantes e locais de fast-food.
6. Tome uma bebida ou um lanche nos muitos bares e cafés de Utrecht
Utrecht nunca tem falta de lugares para uma refeição rápida e uma cerveja gelada. Venha para De Bierverteller, que oferece mais de 700 variedades de cerveja, organizadas por sabor, em vez de proveniência. Outro lugar popular para beber é o Kafé België, com sua famosa estátua da Madonna em tamanho real para cumprimentá-lo antes de experimentar suas cervejas Benelux e outras cervejas em garrafa.
Concluindo…
Estas são apenas algumas das coisas a fazer em Utrecht. Se quiser mais algumas dicas, recomendo que passe um dia no belo e histórico Grand Hotel Karel V Utrecht, com seu excelente restaurante, spa chique com sauna e banheira de hidromassagem, uma bela piscina coberta e academia.
Se você estiver com orçamento limitado, há vários hotéis econômicos também. Visite o Holiday Inn Express Utrecht – Papendorp, famoso por seu design contemporâneo e equipe simpática, ou o Stayokay Utrecht Centrum para acomodações em estilo albergue.
Caso queira aproveitar ainda mais a Holanda, dê uma olhada nesse Roteiro de 1 dia em Rotterdam. A menos de 1 hora de carro de Utrecht, Rotterdam é outro destino imperdível.
BIO: Ask The Dutch Guy é o seu guia preferido quando se trata da Holanda. O objetivo do Ask The Dutch Guy é mostrar a beleza da Holanda e inspirar outras pessoas a explorar o país. Siga-o no Facebook, Instagram e Pinterest.